

ANÁLISE: Sapphire NITRO+ RX 590 Special Edition
Aprimoramento da Polaris faz modelo abrir vantagem sobre a GTX 1060A AMD Radeon RX 590 8GB é uma placa do segmento intermediário voltada aos gamers que querem alta qualidade em FullHD e boa qualidade gráfica em resolução QuadHD. Essa é a mais nova GPU "não tão nova assim" do mercado, pois utiliza a Polaris 30, nova interação do chip usado na RX 580 e também na RX 480. A grande novidade é a troca da litografia, deixando os 14nm da Samsung para uma fabricação em 12nm por conta da Global Foundries.
O intuito desse produto é aproveitar as melhorias que a litografia mais refinada possibilitam e "dar um up" no desempenho das Radeon nesse segmento, algo que é bastante útil já que temos nessa faixa de preço uma disputa acirrada entre a Radeon Rx 580 e a GeForce GTX 1060, com os lançamentos mais recentes tanto de AMD (linha Vega) quanto Nvidia (placas RTX) sendo concentrados em segmentos mais caros, é bom ver alguma novidade por aqui.
O modelo que recebemos para testes através da AMD é a Sapphire Nitro+ RX 590 Special Edition, uma placa que traz um bom sistema de resfriamento e que busca elevar ainda mais as frequências, já que essa característica é justamente um dos avanços que o uso dos 12nm possibilitaram para essa "RX 580 2".
Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:
Comparativo
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Sapphire NITRO+ RX 590 Special Edition | AMD Radeon RX 590 | AMD Radeon RX 580 | NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB |
Preços
Preço no lançamento | U$ 279,00 | U$ 279,00 | U$ 199,00 | U$ 299,00 |
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Preço atualizado | R$ 1.600,00 | R$ 1.300,00 | R$ 830,00 | R$ 860,00 |
Especificações da GPU
Processo de fabricação | 12nm FinFET | 12nm FinFET | 14nm FinFET | 16nm FinFET |
---|---|---|---|---|
PCI-Express bus | 3.0 | 3.0 | 3.0 | |
Chip | Polaris 30 | Polaris 30 | Polaris 20 (Ellesmere) | Pascal GP106 |
Clock do GPU | 1469 MHz | 1469 MHz | 1257 MHz | 1506 MHz |
Clock do GPU (Turbo) | 1560 MHz | 1545 MHz | 1340 MHz | 1708 MHz |
Especificações das Memórias
Tecnologia da RAM | GDDR5 | GDDR5 | GDDR5 | GDDR5 |
---|---|---|---|---|
Interface de largura de BUS | 256 bit | 256 bit | 256 bit | 192 bit |
Quantidade de RAM | 8GB | 8GB | 4GB, 8GB | 6GB |
Clock das memóriass | 2100 MHz | 2000 MHz | 2000 MHz | 2002 MHz |
Clock efetivo | 8400 MHz | 8000 MHz | 8000 MHz | 8008 MHz |
Largura de banda | 268.8 GB/s | 256 GB/s | 256 GB/s | 192.2 GB/s |
Características Gerais
Shading Units | 2304 | 2304 | 2304 | 1280 |
---|---|---|---|---|
TMUs | 144 | 144 | 144 | 80 |
ROPs | 32 | 32 | 32 | 48 |
Pixel Rate | 49.92 GPixel/s | 49.44 GPixel/s | 42.9 GPixel/s | 72.3 GPixel/s |
Texture Rate | 224.6 GTexel/s | 222.5 GTexel/s | 193 GTexel/s | 120.5 GTexel/s |
Performance de pontos flutuantes FP16 | 7.188 TFLOPS | 7.119 TFLOPS | 6.175 TFLOPS | 3.855 TFLOPS |
Design
Pinos de alimentação | 1x 8 pinos 1x 6 pinos | 1x 8 pinos | 1x 8 pinos | 1x 6 pinos |
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Suporte à combinação de placas | Até quatro placas | Até quatro placas | Até quatro placas | Sem suporte |
Tipo de Slot | Dual-slot | Dual-slot | Dual-slot | Dual-slot |
Comprimento da placa | 260 mm | 241 mm | 241 mm | 250 mm |
TDP | 175 W | 175 W | 185 W | 120 W |
Fonte recomendada | 550 W | 550 W | 450 W | 400 W |
Conexões de vídeo | 2x DisplayPort 1.4, 2x HDMI 2.0b, 1x DVI | 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0b | HDMI 2.0b, DisplayPort 1.4 | 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI |
Recursos
DirectX | 12.0 | 12.0 | 12.0 | 12.0 |
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OpenCL | 2.2 | 2.2 | 2.2 | 1.2 |
OpenGL | 4.5 | 4.5 | 4.5 | 4.5 |
Shader | 6.0 | 6.0 | 5.0 | 5.0 |
Extras
Fotos
Abaixo algumas fotos da placa, que diga-se de passagem, é muito bonita, usando cores diferente das tradicionais que as fabricantes usam, preto, branco, cinza e vermelho. O acabamento é muito bom, com um sistema de cooler com 2 FANs. Seu tamanho ficou levemente maior do que a versão RX 580 Pulse da própria Sapphire, mostraremos elas lado a lado mais embaixo.
A placa possui 2 conectores de energia, um de 6 pinos e outro de 8 pinos, diferente da RX 580 que tem apenas de 1 de 8 pinos. Ainda tem um seletor de BIOS, interessante para quem pensa em colocar uma versão de BIOS com a placa overclockada.
Os FANs podem ser removidos facilmente para limpeza
Sapphire RX 590 vs RX 580
Nas fotos abaixo temos os modelos NITRO+ Special Edition da RX 590 ao lado da RX 580 Pulse, ou como chamamos por aqui, "Adrenaline Edition". Poucas mudança entre elas, o destaque fica por conta do tamanho do PCB e das conexões de energia.
Sistema utilizado
Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard ASUS X99 String Gaming com processador Intel Core i7-6950X e 32GB de memórias através de 4 módulos de 8GB em quad-channel e frequência de 3000MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.
Abaixo algumas fotos da placa instalada no sistema utilizado para os testes.
Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes.
Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i7-6950X - Análise
- Placa-mãe Asus X99 Strix - Análise
- Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 32GB 3000Hz (4x8GB) - Análise
- SSD Kingston HyperX Savage 240GB - Análise
- SSHD Seagate 2TB SATA3 - Site oficial
- Sistema de refrigeração liquida Thermaltake Water 3.0 Riing RGB 280 - Site oficial
- Fonte de energia Thermaltake Toughpower DPS G RGB 850W Gold - Site oficial
- Gabinete Thermaltake Core P3 - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial
Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits + Update
- NVIDIA GeForce 416.64
Aplicativos/Games:
- 3DMark (DX11/DX12)
- Assassin´s Creed Origins (DX11)
- Battlefield 1 (DX11)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Middle-Earth Shador of War (DX11)
- Project Cars 2 (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)
- The Witcher 3 (DX11)
GPU-Z
A tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa, que vem levemente overclockada de fábrica.
Overclock
As frequências do GPU RX 590 subiram consideravelmente como já colocamos, graças ao novo processo de fabricação, já as memórias ficaram iguais, apesar desse modelo analisado trazer um leve overclock. Mas como sempre, subimos um pouco mais o clock visando ver até onde a placa aguenta.
Nesse RX 590 começamos tentando subir apenas 40MHz, vários testes rodavam, já outro não finalizavam, isso sempre seguindo nosso processo mudando apenas o power limit, aumentando um pouco ele, como o overclock era baixo e mesmo assim não estabilizava 100%, fizemos algumas pesquisas e depois constatamos que praticamente todos os sites que overclockaram a placa aumentaram também a tensão da placa em 100+ no Afterburner ou software similar, isso mesmo para overclock básicos como o que testamos, dependendo da placa. Sendo assim fizemos o mesmo e colocamos a placa em 1625MHz no GPU e 9GHz nas memórias, um bom overclock, apesar de algumas reviews subirem para 1650MHz, que em nossos testes não apresentou nenhuma mudança pratica.
Normalmente não aumento a tensão, porque por lógica está forçando ainda mais o GPU e não é o recomendado para uso contínuo, sendo assim não é a proposta de nossos testes, porém foi a única forma de alcançar um clock superior, mas não recomendo pelos resultados apresentados e por diminuir o tempo de vida da placa.
Overclock requer aumento da tensão destinada ao GPU
"Faça overclock por sua conta e risco".
Consumo de energia
Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.
Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.
OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.
Temperatura
Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.
É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.
Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.
Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.
Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:
Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.
OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.
3DMark
Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.
3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com três testes, o Fire Strike em modo normal e também em modo 4K além do novo Time Spy baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:
Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:
Testes em games
Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.
Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"
Assassin´s Creed Origins
Assassin's Creed Origins representa o retorno da importante franquia após uma pausa de dois anos. O jogo desenvolvido pela Ubisoft Montreal utiliza o motor gráfico AnvilNext 2.0 e é baseada em DX11, com belos gráficos que representam um desafio e tanto para placas de vídeo. Por conta da complexidade das cidades e vilarejos o jogo também não facilita a vida dos processadores, que passam trabalho para lidar com tanta arquitetura e também pessoas ativas pelo mapa.
Battlefield 1
Como um dos games com a melhor qualidade gráfica já lançados, não teria como deixar ele de fora de nossa bateria de testes. Sendo assim, abaixo estão o comportamento das placas rodando o novo game da DICE.
Grand Theft Auto V
GTA V está entre os maiores sucessos dos últimos anos, trazendo entre seus destaques ótima qualidade gráfica. Confiram abaixo o comportamento das placas rodando o game:
Middle-Earth Shadow of War
Desenvolvido pela Monolith Productions e distribuído pela Warner Bros. Entertainment, Shadow of War é a continuação do bem-sucedido Sombras de Mordor, game que se destacou por uma excelente otimização. Seu motor gráfico é o LithTech, e o jogo roda em DX11.
Project Cars 2
O game de corrida é desenvolvido pela Slightly Mad Studios e traz entre seus principais destaques a LiveTrack 3.0, um motor gráfico que promete interações realistas com condições climáticas, algo que é utilizado em nosso teste ao simular uma tempestade durante a corrida. O game é baseado em DX11 e está disponível no PC, Xbox One e Playstation 4.
Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.
Tom Clancy's The Division
O game da Ubisoft é uma proposta bastante ambiciosa de criar uma Nova Iorque "viva" em partidas com multiplayer totalmente online. The Division usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, e precisa lidar com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela, com destaque para a neve que ocasionalmente cai em alguns momentos. Com suporte a DX12 adicionado posteriormente, utilizamos essa API para nossa bateria de testes.
The Witcher 3 Wild Hunt
The Witcher 3 chegou como nova referência em qualidade gráfica para PC, sendo um dos games mais interessantes da atualidade para medir desempenho de placas de vídeo. O game é baseado em DX11.
Comparativo em vídeo
Mesmo sem ser um produto completamente novo, a RX 590 conseguiu trazer melhorias relevantes de desempenho. Graças as frequências mais altas de operação, ela abre uma vantagem de 10 a 20% em cima da rival GeForce GTX 1060 6GB e também de sua antecessora, a Radeon RX 580.
Link com modelos Radeon na Pichau
Porém a mudança na litografia não foi suficiente para mudar uma característica da placa, que é o consumo. Ela consome consideravelmente mais que sua rival direta, a GTX 1060, então considerando que os níveis de performance não são muito distantes, a placa da Nvidia fica na vantagem quando o assunto é eficiência energética. O modelo da Sapphire tem o consumo na tabela de especificações descrito como "inferior a 250W" e fonte sugerida uma de 500W, enquanto a GTX 1060 derruba para 120W o consumo e a fonte sugerida passa a ser uma de 400W.
Falando especificamente desse modelo da Sapphire, a empresa fez um bom serviço com esse projeto. A placa é bem silênciosa e mantém as temperaturas em excelente patamar sem precisar reduzir frequências, como fica evidente no vídeo comparativo. Outro destaque é a facilidade de se retirar as fans, algo que é sempre bem-vindo na hora de dar limpeza ou manutenção nesse hardware.
A introdução novamente de um chip semelhante com apenas aprimoramentos não seria um grande problema se não entrasse em ação o fator preço. A RX 590 não é uma substituição da RX 580, ela chegou com um preço sugerido mais caro, subindo dos US$ 229 da RX 580 para US$ 279. No Brasil, felizmente, o produto não chegou tão mal. Com um custo na casa dos R$ 1.5 mil, ele não está tão acima dos preços cobrados na RX 580 e próximo do cobrado das GTX 1060, que em geral pode ser encontrada um pouco mais barato que isso. Porém é importante destacar que mesmo trazendo mais desempenho, ainda está em um patamar de performance parecido com os outros produtos citados, então só compensa se a diferença não for grande.
Mesmo com mais performance, essa placa só compensa se estiver com um preço próximo ao cobrado na RX 580 8GB e a GTX 1060 6GB
Uma boa dica na hora de pesquisar o preço de placas de vídeo é ficar de olho no Adrenaline FOR SALE, tópico no fórum onde os usuários compartilham as melhores ofertas.
PRÓS |
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Melhor desempenho do segmento |
Boas temperaturas |
Silenciosa |
CONTRAS |
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Consumo muito maior que a GTX 1060 |
Atualização de tecnologia chegou com atualização de preço |