Índice do Artigo

AMD

ANÁLISE: ASUS ROG Crosshair VII Hero

Como já destacamos em outras análises de mainboard com chipset X470, a AMD aproveitou o lançamento dos novos processadores Ryzen 5 e 7 da linha 2000 para também lançar esse novo chipset de alto desempenho para placas socket AM4. Com esse lançamento uma série de novas placas-mãe chegaram ao mercado, hoje iremos analisar o modelo topo de linha da ASUS, a Crosshair VII Hero WIFI, destacamos que também existe o modelo sem WIFI e Bluetooth.

Como destaque a placa traz um acabamento mais refinado do que os modelos mais simples, visual gamer e projeto melhorado para overclock. A placa-mãe foi lançada por US$ 275 dólares, no Brasil ela chegou custando cerca de R$1650.

Site oficial da placa-mãe ASUS Crosshair VII Hero WIFI

Tecnologias


Abaixo temos as principais tecnologias/conexões destacadas direto no PCB da placa-mãe.

É importante falar que toda X470 é compatível com TODOS os processadores socket AM4, seja ele um Ryzen de primeira geração série 1000 como o Ryzen 7 1800X, os novos Ryzen 2000G ou até mesmo os recém lançados Ryzen 2000 sem vídeo integrado. Também é de se esperar que todos os modelos futuros para esse mesmo socket sejam suportados, necessitando apenas de uma atualização de BIOS.

Como destacado, a mainboard utiliza o chipset X470, modelo topo de linha entre os quatro disponíveis atualmente (A320, B350, X370 e X470). Como principais diferenças práticas, o chipset X470 traz como novidade sobre o X370 o suporte a tecnologia Precision Boost Overdrive 2 e StoreMI, melhora no suporte as frequências de memórias mais altas (chegando a 3600MHz) e nas latências.

Assim como aconteceu com a X470-F Gaming a Crosshair VII Hero destaca o suporte a memórias com frequência de 3466MHz+, outras fabricantes já destacam o suporte a 3600MHz.

Aguarde: Em breve publicaremos explicando a tecnologia StoreMI

Fotos

Visualmente a placa é evidentemente mais refinada que a X470-F Gaming da linha STRIX que analisamos faz alguns dias, mas nada que faça muita diferença além da questão visual.

Os modelos Crosshair sempre se destacaram frente a concorrência, mas a Gaming 7 da Gigabyte tem acabamento tão bom quanto, trazendo ainda um backplate parcial, inexistente na Crosshair.

A principal diferença é o suporte a WiFi/Bluetooth disponível na Crosshair e não suportado pela STRIX. De resto, são tecnologias já conhecidas nos modelos atuais, tais como USB 3.1 Gen1 e Gen2 (via chip ASMedia já que o chipset não tem suporte a essa versão), rede Gigabit, suporte a SSDs NVMe de alto desempenho via PCI-Express ou conexões M.2.

O sistema de áudio SupremeFX traz o tradicional chip Realtek 1220 + Sabre ESS ES9023P além de componentes da mais alta qualidade para som onboard, suportando até 8 canais.

Como conexões para drives de armazenamento, a placa traz as tradicionais SATA3 e duas M.2, sendo uma delas com dissipador em tamanho 2280 e outra podendo chegar até 22110.

Se a STRIX já trazia o painel traseiro fixo, essa característica era obrigatória nesse modelo, porém com acabamento um pouco mais refinado. A principal diferença fica por conta das conexões, com destaque para a ausência de conexões de vídeo.  Logo, ao utilizar um modelo da linha 2000G o vídeo integrado ficará “morto” como aconteceu com a Gigabyte X470 Gaming 7. Esta é uma estratégia das fabricantes, já que esses modelos tendem a ser opção para quem busca os produtos de maior desempenho que não possuem vídeo integrado.

Com isso, a pergunta que fica é: precisava de 11 USB Tipo A? Não poderiam ser retiradas uma ou duas para colocar ao menos uma HDMI? Vai entender… Como demais conexões temos que destacar as antenas Wifi/Bluetooth, uma PS/2, que tem sido deixada de lado em muitos modelos, e as conexões de áudio banhadas a ouro.

BIOS


Como sempre destacamos, a ASUS continua com sua interface já tradicional, sendo uma das melhores do mercado, tanto no quesito facilidade de uso, como em opções. A Crosshair VII Extreme traz algumas opções extras sobre modelos abaixo dela, especialmente voltadas a usuários extremos.

Durante os testes utilizamos a versão 0509, a mais recente até então, baseada no AGESA 1.0.0.2a. Para baixar novas BIOS basta acessar o site da placa clicando aqui.

Sistema Utilizado


Aqui embaixo você confere fotos e também as configurações da máquina utilizada por nós em todas as análise de placas-mãe com mesma série de chipset, além de drivers e aplicações utilizadas nos testes.

Máquinas utilizadas nos testes:
Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:

– Processador: AMD Ryzen 7 2700X
– Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1080 (referência)
– Memórias: 16 GB G.Skill TrindentZ RGB 3200MHz (2x8GB)
– SSD: Kingston Savage 240GB Sata 6Gb/s
– HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM Sata 6Gb/s
– Cooler: Noctua NH-U12S
– Fonte de energia (PSU): Thermaltake Toughpower 850W GOLD PSU

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 10 64 Bits Redstone 2
– AMD Chipset 18.10
– GeForce 391.35

Aplicativos/Games:
– AIDA 5.xx
– AS SSD Benchmark 1.9.x
– CPU-Z Bench
– wPrime 2.10
– WinRAR 5.4x
– 3DMark (DX11)
– Grand Theft Auto 5 (DX11)

CPU-Z
Confira abaixo as telas do CPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e parte do sistema utilizado nos testes, já com dados do sistema overclockado e memórias em 3200MHz.

Overclock


Como já destacamos na análise dos processadores Ryzen 7 2700X e do Ryzen 5 2600X, eles são modelos que já trabalham próximo do máximo que a tecnologia oferece, sendo assim não vão chegar muito longe em overclock.

Porém, conseguimos com a Crosshair VII Hero colocar o Ryzen 7 2700X um pouco acima da STRIX e da Gaming 7, com todos os núcleos em 4.3GHz, veremos se na prática terá alguma diferença, já que é muito pouca coisa acima. As memórias ficaram em 3200MHz.

Testes

Consumo de energia
Fizemos os testes do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema. Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso (IDLE).

Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, obtivemos os seguintes resultados de consumo:

Testes de desempenho
Abaixo temos uma série de testes de desempenho com o sistema, comparando a placa com outros modelos do mercado utilizando os mesmos componentes e fazendo exatamente os mesmos testes – com exceção de overclock, que é diferente em cada placa-mãe/sistema!

AIDA64 
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o AIDA64 e seu teste de memórias, mostrando o resultado de leitura, escrita, cópia e latência. Confira abaixo:

AS SSD Benchmark
Dando sequência, um teste de desempenho do mesmo SSD utilizado em todas as placas:  

Crystak Disk Mark
Com o aplicativo CrystalDiskMark, utilizamos o teste “Seq”. Confira abaixo os resultados em modo leitura e escrita:

CineBench
O próximo teste é de renderização de imagem com multi-core, todos os núcleos são colocados para trabalhar:  

WinRAR
Outro teste indicado que pode ser utilizado para medir o comportamento do processador é o WinRAR, que consegue fazer bom uso de todos os cores.

wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:  

3DMark
Começamos nossos testes com foco em vídeo com o 3DMark, mas por enquanto com a placa de vídeo dedicada.

Grand Theft Auto 5
O game GTA V para PC é um bom teste para mostrar diferença de desempenho em processadores, já que ele faz bastante uso desse componente. Confiram abaixo o comportamento dos sistemas rodando o game e como fica a diferença, sempre considerando a resolução FullHD que é onde vemos diferenças reais:


Esse é o modelo topo de linha da Asus quando se trata de placa-mãe AM4 com chipset X470, sendo a placa com melhor acabamento e maior quantidade de tecnologias, todas também consideradas as melhores frente a soluções utilizadas em outros modelos da Asus.

O destaque é o acabamento muito bom, este modelos traz o que existe de melhor em componentes com um visual muito bonito. Como já destacado anteriormente, tratando-se de quantidade de tecnologias, esta placa também merece um destaque, sendo uma das opções mais completas do mercado para quem vai montar um sistema topo de linha baseado em processador AM4. É uma bela combinação para um Ryzen 7 2700X por exemplo.

Entre as melhores placas-mãe X470 do mercado

Agora vamos falar das memórias. Assim como outras empresas, a ASUS divulga a placa com suporte a memórias com frequência de 3466MHz+ em alguns locais, chegando a 3600MHz via overclock. A Gigabyte já divulga que suas placas suportam memórias com frequência de 3600MHz direto, porém todas as placas com esse chipset alcançam 3600MHz, isso com módulos certificados.

O chipset de som é o tradicional Realtek ALC1220 utilizado por praticamente todos os modelos de alto desempenho, aliado ao SABRE ES9023P, com suporte para 8 canais de áudio. Ela ainda traz conexões USB 3.1 Gen1 em formato Tipo C e Tipo A na parte traseira, além de uma conexão 3.1 Gen2 no PCB da placa compatível com gabinetes. Rede Gigabit Intel, conexões de áudio banhadas a ouro e botões para atualização da BIOS e clear CMOS também fazem parte do ótimo espelho traseiro fixo da placa. Ela ainda conta com conexões M.2 NVMe como toda mainboard que se preze atualmente, mas não traz nenhuma conexão de vídeo. Muitos acham que não faz diferença por se tratar de um modelo de alto desempenho, mas fato é que ela nunca vai suportar o vídeo integrado de nenhum modelo atual e futuro desse socket, assim como aconteceu com a Gigabyte X470 Gaming 7. Ela suporta multi-GPS e também traz uma série de LEDs e suporte a “mangueiras” externas de LED controlados pelo software AURA.

Não fizemos testes com a tecnologia StoreMI, presente em todos os modelos com esse chipset. Ela promete aumentar muito a velocidade dos HDs, algo semelhante ao Optane da Intel, porém com alguns benefícios, como possibilidade de ativar e desativar sem perda de dados. Em breve faremos um artigo a respeito, especialmente porque o software ainda precisa de algumas melhorias e correções.

Como foi possível ver nos comparativos, apesar da diferença em projetos, comparado com a STRIX, por exemplo, na prática elas entregam a mesma coisa, inclusive em overclock, ficando por parte das tecnologias e acabamento o maior diferencial.

Bastante completa, mas com preço acima da concorrência

Seu preço em cenário internacional é de U$275, nada menos que U$60 acima da Gaming 7 da Gigabyte, que tem o mesmo perfil, são modelos que brigam diretamente em tudo, inclusive em mesmo nível de qualidade e tecnologias oferecidas. Logo, a indicação é optar pelo modelo da Gigabyte. Isso não desmerece em nada a Crosshair VII Hero, que assim como a Gigabyte X470 Gaming 7 é uma das melhores mainboards com chipset X470 do mercado, mas o preço nesse caso é fator crucial pela alta diferença, possibilitando comprar até um SSD de 240GB Sata3. O lado curioso é que esses $US 60 se convertem em cerca de R$150 no Brasil, normalmente a conversão daria bem mais. A Crosshair cerca de R$1650 por aqui, já a Gaming 7 fica na casa de R$1.500 (pesquisa feita dia 09/05/2018), deixando a briga um pouco mais equiparada, mas ainda pendente a favor da placa da Gigabyte.

{galeria::asus_crosshair_vii_hero,Galeria da análise da ASUS Crosshair VII Hero}

Conclusão

{notas}

Prós

Suporte a todos os processadores Ryzen AM4

Belo design e excelente acabamento

Entre as placas-mãe socket AM4 mais completas do mercado

Componentes de boa qualidade

Bom suporte para overclock

Espelho traseiro fixo

Contras

Frequências de memórias mais baixas que placas Intel

Sem nenhuma conexão de vídeo

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções