Índice do Artigo

Análises

ANÁLISE: Motorola Moto X4

O Moto X4 é um aparelho do segmento “intermediário premium”, um dispositivo que busca trazer características do segmento topo de linha como boa câmera, design e performance, porém sem atingir os altos patamares de preços como os cobrados nos aparelhos mais caros. Depois de um bom tempo “sumida”, a linha X retorna para fazer um “meio de campo” entre a linha G (intermediários) e a Z (topo de linha), apesar que as coisas andam um pouco mais confusas ultimamente no line-up da Motorola. Com um preço de R$ 1.699, ele é um concorrente direto do Moto Z2 Play, por exemplo.

A principal novidade desse aparelho é que a empresa partiu para um design com materiais que vem se tornando o padrão desse segmento de preço: bordas em metal e traseira de vidro. Também estreiam nesse aparelho a proteção à água e poeira IP68 e o sistema duplo de câmeras..

Design e Tela


Repaginado, mas com aspectos a melhorar ainda

A principal novidade do Moto X4 comparado ao restante do line-up da Motorola é sem dúvida seu visual. A linha Moto C, E e G possuem um estilo bastante semelhante com traseiras em metal, enquanto os Moto Snaps padronizaram o formato da linha Z. Esse aparelho sai dessa fórmula ao dispensar os Snaps e partir para uma combinação que vem se tornando hegemônica nesse segmento dos intermediários premium: traseira em vidro com bordas em metal. 

{galeria::284}

A ergonomia é bem confortável, com uma tela de 5.2″ é possível segurá-lo confortavelmente com uma mão. Apesar da traseira em vidro ser um tanto lisa e ficar suja com marcas de dedos, as bordas em metal com acabamento arredondado ajudam a firmar a pegada. Além do novo formato e materiais, o X4 se destaca por trazer resistência à água IP68, ou seja, ele aguenta até ser submergido em água doce por períodos de até 30 minutos a profundidade de 1 metro. Não que você vá ficar cronometrando o tempo ou medindo a profundidade, mas essa certificação garante que você não se preocupe se for surpreendido por uma chuva ou se derrubar seu aparelho dentro de uma poça d'água.

O elemento mais notável de seu design é a protuberância na parte traseira onde ficam as duas lentes da câmera, algo presente em praticamente toda a linha da Motorola atualmente. Outro fator que chama a atenção são suas bordas um pouco maiores nas laterais da tela, algo que poderia ter sido melhor trabalhado mas não chegam a comprometer o design.

A tela tem boa densidade de pixels com sua resolução FullHD, e sua única desvantagem mais clara é o uso do LCD IPS como tecnologia, frente a outros aparelhos do segmento que já trazem o AMOLED. Por conta disso esse aparelho não alcança os excelentes graus de saturação de cores que outros dispositivos com aquela tecnologia são capazes, porém o IPS garante bons ângulos de visão e a luminescência da tela está em patamares regulares, suficientes inclusive para uso confortável do aparelho. 

O som fica por conta de uma caixinha na parte frontal, onde fica o speaker tradicional para ligações. Esse posicionamento tem a principal vantagem de direcionar o som para o usuário e ficar em um lugar que é difícil de ser obstruído por seus dedos, mesmo se segurado na posição horizontal para jogar ou ver vídeos. O som tem a qualidade regular do mercado, ou seja: é ruim.

Câmera


Boa evolução da empresa

Na hora de fazer fotos, o Moto X4 conta com uma câmera frontal de 16MP com abertura de f/2.0 com um flash de LED e duas câmeras traseiras, sendo uma de 12MP f/2.0 com abertura tradicional e outra complementar grande angular (120º) com abertura de f/2.2 e resolução de 8MP. 


Boa luz


Pouca luz


Flash

Os resultados das fotos são bem interessantes em situações favoráveis de luz, com excelente captação de detalhes e cores. Em cenas mais escuras a perda de qualidade é notável, principalmente com granulação evidente da imagem, perda de detalhes e borrões eventuais por tempos de exposição excessivos. Apesar de não bater câmeras do segmento topo de linha, os resultados estão dentro da média do segmento intermediário.

 


Fotos com a câmera frontal

A presença de uma lente adicional grande-angular é sempre bem-vinda ao trazer possibilidades de novos enquadramentos e de colocar mais objetos na cena, algo bem útil em ambientes internos onde “dar um passo para trás” nem sempre é uma opção. A lente wide-angle sofre das mesmas limitações que vemos em outros aparelhos com esse recurso adicional: objetos muito próximo das bordas podem sofrer algumas distorções e a captação de luz é menos eficiente, como fica evidente nesse comparativo.



Foto com câmera tradicional e grande-angular

Talvez o que mais me aborreceu nesse aparelho foram alguns vídeos em que o foco automático mostrou clara dificuldade em acertar a imagem, e ficava fazendo o chato desfoque buscando o melhor contraste seguidamente, o que gerou um vídeo bem instável. O tempo de resposta da câmera também é meio estranho quando aciona o HDR ou quando a situação de luz não é favorável, o que gera uma demora para tirar a foto. Mais uma vez a Lenovo não implementou também a estabilização óptica, um recurso que faz falta especialmente nesses momentos em que o smartphone busca expor por mais tempo uma foto.

A câmera deveria ser mais ágil, e o foco se perde em alguns vídeos

O Moto X4 também conta com um modo manual, para quem quiser brincar de mudar tempo de exposição, balanço de branco e ISO. Dá pra fazer alguns experimentos, mas gostaria de mais liberdade em alguns aspectos. Exposição, por exemplo, vai até no máximo 1/3, o que impede experimentos mais exóticos com tempos de obturação que levam diversos segundos.

Performance


Bom desempenho para uso cotidiano

A performance do Moto X4 fica por conta da dupla Snapdragon 630 e 3GB de memória RAM, dois hardwares com um desempenho bastante consistente para uso cotidiano. Em nossos benchmarks o Moto X4 “se embola” com todos os modelos equipados com Snapdragon 625, 626 e 630. O único aparelho fora da curva nesse comparativo é o Zenfone 4, porém sempre é bom lembrar que testamos o modelo com Snapdragon 660. A versão com 630 do aparelho da Asus deve trazer patamares de desempenho semelhantes ao do Moto X4.

Olhando a performance do chip gráfico Adreno 506, também não é nenhuma surpresa que temos níveis praticamente idênticos de desempenho entre todos esses modelos.

Em termos práticos o Moto X4 entrega uma excelente experiência no uso diário e tem performance para encarar aplicações um pouco mais pesadas como games. Apesar de passar longe do altíssimo desempenho dos aparelhos topo de linha, no uso prático ele não apresenta lentidão ou engasgos, se mostram a escolha mais sensata para o consumidor que quer um aparelho ágil mas não quer gastar demais. Em nosso período de testes o aparelho não apresentou travamentos ou problemas de desempenho.

O Moto X4 tem boa peformance e alterna de forma ágil entre apps

Autonomia


Regular

Os aparelhos do segmento intermediário tem se mostrado os melhores disponíveis quando o assunto é duração de bateria. Com 3.000 mAh e um processador com bom balanço entre performance e economia, o Moto X4 entrega uma autonomia regular para esse segmento. Uma pena ver ele perder até mesmo para o Zenfone 4 equipado com um chip mais potente e, por consequência, com maior consumo.

Na prática o Moto X4 tem uma duração de bateria sólida, com capacidade de segurar um dia de uso sem problemas. Com uso intenso ele descarregará em menos de 8 horas, mas o uso comum do cotidiano ele entrega uma estimativa de 20 horas, algo suficiente para ficar um dia todo fora da tomada. Se a autonomia não for o suficiente, o aparelho acompanha na caixa um carregador turbo que consegue uma carga suficiente para 6 horas de uso em apenas 15 minutos na tomada.

Recursos e extras


Mexidas pontuais e muito bem-vindas

A Motorola quase “não toca” no Android em seus aparelhos, uma política que agrada muito aos consumidores que buscam uma “experiência pura” com o sistema da Google. Muitos dos menus e interfaces estão inalterados comparado ao Android padrão. 

Algumas das poucas mudanças já são bem conhecidas de consumidores da linha de smartphones da Motorola, e são concentradas no app Moto. Elas incluem um conjunto de funcionalidades adicionais, boa parte delas acionadas de forma reativa através de sensores como acelerômetro e microfones. Isso faz com que o Moto X4 acenda automaticamente a tela para mostrar últimas notificações quando você move o aparelho ou acena para ele, busca por voz são acionadas através de comandos pré-definidos e movimentos como torcer ou balançar o aparelho abrirão a câmera e acenderão os LEDs do aparelho, respectivamente.

O Moto X4 é muito reativo, fazendo excelente uso dos sensores para mostrar notificações ou inciar comandos por voz

Essa pouca intervenção da Motorola na parte de software tem suas vantagens, ao agradar os consumidores que gostam da experiência do Android sem alterações, mas também tem efeitos negativos como menos recursos adicionais na câmera ou um gerenciamento menos eficiente de consumo de energia pelos aplicativos (algo que muitas fabricantes implementam em suas modificações do sistema e trazem efeitos bem interessantes). Aqui fica por conta das preferências do consumidor: se quer um smartphone sem mexidas, e ficar por sua conta buscar aplicativos adicionais para enriquecer a experiência com o aparelho, com certeza o Moto X4 é uma opção a ser cogitada.

Os gestos no sensor de digitais funcionam, mas são menos práticos que botões reais

O Moto X4, como muitos dos aparelhos mais recentes da linha Moto, possui um sensor de digitais que pode atuar como os botões básicos da interface Android através de gestos. Assim é possível fazer o equivalente ao botão voltar com um deslizar para a direita ou o multitarefa com o deslizar para a direita, por exemplo. Essa função é bem útil ao evitar de se perder espaço no display para exibir esses botões, dando mais espaços aos conteúdos, porém ainda acho menos prático do que dedicar os espaços ao lado do sensor para servir como esses botões, como fazem a Samsung e a Asus, por exemplo. Funciona, mas poderia ser mais prático. Quem não se acostumar com esse recurso pode reabilitar os botões virtuais.

A implementação dos Snaps é a melhor solução criada em smartphones até o momento para modularidade, porém ao mesmo tempo vem limitando os designs de produtos como o Moto Z2 Play e o Moto Z2 Force. O Moto X4 aproveitou a liberdade de não precisar seguir esse molde e, se pelo lado ruim deixou de ter suporte a módulos, em troca ganhou um design mais interessante.

A resistência à água e o design em vidro e metal são recursos que serão bem-vindos por alguns consumidores, porém eu gostaria de ver evoluções maiores, como bordas mais finas em torno da tela ou uma câmera menos protuberante. Apesar desses defeitos, ele com certeza é mais interessante que os vários designs quase idênticos e um tanto espessos e pesados da linha Moto G ou jeito grandalhão dos Moto Z.

A tela fica um pouco atrás dos displays AMOLED disponíveis em aparelhos desse segmento, mas felizmente mantém um nível de qualidade suficiente para não comprometer a experiência. A performance do Snapdragon 630 fica dentro do esperado e é um chip bastante consistente para um usuário que deseja um aparelho rápido, mas que não precisa das extravagâncias de um topo de linha. 

Na fotografia ele tem excelentes resultados em boas condições de luz, mas ainda fica um pouco atrás de rivais quando precisa lidar com situações mais desafiantes, como fotos noturnas. Mesmo assim seus resultados estão dentro do nível que vemos nesse segmento de preço.

O Moto X4 foi lançado por R$ 1.699, algo que me faria optar talvez pelo Moto Z2 Play, porém como é comum no mercado brasileiro, seu preço já caiu para R$ 1.499 antes mesmo de eu finalizar os testes com ele. Nessa faixa de preço ele pode ser uma opção melhor para quem prefere um design mais compacto, uma câmera grande-angular e resistência à água, e não vê problema em uma tela com cores menos vivas do que o AMOLED do Z2 Play.  

Prós

Design melhorado

Resistência à água

Boa performance

Fotos com boa qualidade

Poucas mexidas no Android e bons recursos extras

Contras

Câmera lenta e sem estabilização

Sem a saturação de cores de telas AMOLED

Câmera protuberante

Sem Moto Snaps


Conclusão

{notas}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções