ANÁLISE: D-Link HD Wi-Fi Camera DCS-936L

Modelo de entrada é fácil de instalar e tem bons recursos online

Já se foi o tempo em que ter um sistema de vídeo de segurança em casa era algo caro e difícil, que apenas as pessoas com alto poder aquisitivo podiam contratar. Com a evolução da tecnologia e o barateamento dos custos, hoje existem várias opções de câmeras IP de segurança caseiras e simples, sem sequer necessidade de um DVR ou sistema que faça o gerenciamento das câmeras.

Entre elas está um modelo que recentemente recebemos para análise da D-Link, o DCS-936L, que se encaixa no mercado de entrada como uma das opções mais baratas disponíveis.

Link oficial D-Link HD Wi-Fi DCS-936L

Mas o quanto a companhia economizou na hora de fazer o produto? Ele tem o mínimo de recursos e qualidade para monitorar a sua casa, ou você deve investir num modelo mais caro? Essas são perguntas que buscamos responder nesta análise.

Vale lembrar que na data de publicação da análise ela ainda não estava sendo comercializada por canais oficiais, sendo assim está com sobrepreço ao valor médio de R$600.

Especificações


Abaixo as principais especificações da câmera retiradas do site oficial:

Alimentação Elétrica Entrada: 100-240V, Saída: 5V/1.2A
Características da imagem Janelas de detecção de movimento configuráveis, tamanho da imagem, qualidade, velocidade de projeção e velocidade de transmissão configuráveis, registro de tempo e texto
Compactação H.264
Conectividade WirelessN
Frequência Wi-Fi 2,4 GHz
Garantia 3 anos
Padrões Wi-Fi 802.11b, 802.11g e 802.11n
Protocolo DNS, HTTPS, IPv6, NTP, SMTP e Servidor HTTP
Resolução de vídeo 1280 x 720
Segurança Acesso protegido Wi-Fi (WPA/WPA2) e criptografia HTTP digest
Visão noturna Sim
Áudio microfone integrado

Design


Simples e discreta, até demais

A DCS-936L possui um projeto visual extremamente simples que combina bem com sua faixa de preço e com a proposta de parte das câmeras. A câmera sai da caixa dobrada através de uma dobradiça central e é preciso levantar a peça frontal para colocá-la em operação. Isso expõe a conexão micro USB utilizada para alimentação de energia e os botões WPS, ligar e reset. A construção é toda feita num plástico simples, com a clara intenção de reduzir custos. Mesmo assim, o acabamento é bom e o mecanismo, apesar de simples, funciona bem.

- Continua após a publicidade -

  

Em geral, o design do produto é simples e discreto - o que pode ser uma bela vantagem ou um problema incômodo. A câmera acaba combinando com qualquer ambiente e dificilmente é percebida se este for o objetivo. Porém, se a ideia é intimidar possíveis invasores ou algo do tipo, ela acaba ineficaz.

O modelo não possui qualquer resistência a água ou poeira e portanto serve apenas para uso interno. Ele não oferece opção de movimentos como panorâmica ou tilt e portanto monitora apenas um ponto fixo. No lado esquerdo da câmera há um espaço para inserir cartão microSD ou SDXC, que pode ser utilizado para salvar as imagens de maneira local. Porém, ele é bastante acessível e poderia ser roubado por um ladrão que invadir o local protegido pela câmera. Também há a possibilidade de salvar em um servidor NAS ou vincular em um dispositivo como HDVR por exemplo.

Instalação e Funcionalidades


A instalação é muito simples, ainda mais se o seu roteador tiver suporte a WPS. Basta ligá-lo na tomada e abrir o aplicativo para smartphones e tablets. Então é só criar uma conta e fazer com que o roteador e a DCS-936L se comuniquem. Após isso, toda a configuração da câmera é feita através do próprio app ou do site mydlink.

- Continua após a publicidade -

É lá que o usuário vai assistir o que está sendo filmado ao vivo, com algumas opções de interação. Dá para diminuir a resolução de transmissão, ajustar o brilho, colocar o som no mudo, alternar entre os modos diurno e noturno e até mesmo aplicar um zoom digital. O portal permite até mesmo acessar o conteúdo do cartão microSD da câmera, eliminando a chatice de ficar tirando-o o tempo todo.


Visão noturna permite enxergar no escuro a até 5 metros de distância

Na aba configurações é que estão os recursos mais avançados do dispositivo. Existe a opção de habilitar notificações por e-mail, onde o usuário é alertado toda vez que algum movimento ou som for detectado no ambiente monitorado. Ao ativar a detecção de movimento, você é levado para uma tela onde se seleciona uma área específica onde será monitorado se algo se mexe. As notificações também são enviadas para o celular através do aplicativo.

Diferentemente de alguns outros modelos da categoria, não existe qualquer custo mensal para utilizar o serviço. Tudo que foi mencionado nesta seção já está incluso no preço da câmera e nos serviços da conta grátis da D-Link. A DCS-936L não possui nenhuma integração com assistentes virtuais como a Amazon Alexa, por exemplo. Uma última funcionalidade está numa luz que muda de cor para indicar onde a conexão Wi-Fi está mais forte. Seria um recurso brilhante, caso a câmera não fosse limitada a estar perto de uma tomada, por causa de seu curto cabo de alimentação. Algo que pode ser melhorado usando um cabo microUSB maior ou uma extensão de tomada.

Qualidade de imagem


O aceitável com o bônus de visão noturna

A câmera de entrada da D-Link possui um sensor CMOS de tamanho 1/4", que não oferece nem a melhor definição e nem a melhor qualidade de imagem. Ele até filma em resolução HD (1280 x 720), mas o resultado final é uma imagem sem muita clareza e com muita granulação, comum em grande parte dos modelos concorrentes.


Screenshot do aplicativo para Android, que permite visualização da resolução máxima (720p)

- Continua após a publicidade -

A DCS-936L possui LEDs infra-vermelho que proporcionam um modo de visão noturna, que opera a até 5 metros de distância mesmo no escuro. Claro que a qualidade de imagem fica ainda mais prejudicada e sem cores, mas é uma ótima adição. A lente possui um ângulo decente de 120º, o que significa que pode observar uma área relativamente grande do ambiente.


Aplicativo Android tem todas as opções de visualização do site myDlink

A DCS-936L serve como um modelos mais simples e baratos que podem ser comprados para quem quer começar a vigiar sua casa ou seu escritório por conta própria. O problema é que o modelo tem aparecido por R$ 589,62 ultimamente (no momento em que esta análise foi escrita), o que já é um investimento considerável. Existe uma série de modelos semelhantes por valores inferiores, sendo esse fator crucial para a escolha desse tipo de produto.

A companhia fornece de maneira gratuita o acesso ao serviço na nuvem MyDlink, não havendo qualquer custo adicional. A qualidade de imagem é HD, mas sem muita definição, ficando no mínimo que se pode esperar. A câmera oferece o básico para quem não espera muito desse tipo de produto, aqueles que realmente precisam de uma proteção mais séria vão querer investir num modelo com funções mais avançadas, como pan e tilt que permite inclusive controlar a câmera em 360º.

Conclusão

 

Avaliação: D-Link HD Wi-Fi Camera DCS-936L

Funcionalidades
8.5
Qualidade de imagem
7
Design
7.5
Preço
9

PRÓS
Preço competitivo
Suporte a cartão microSD
Instalação simples
Serviços gratuitos na nuvem
Possibilidade de vincular em sistema HDR
Visão noturna
CONTRAS
Cartão microSD pode ser acessado por invasores
Qualidade de imagem deixa a desejar
Não possui pan ou tilt
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.