ANÁLISE: ASUS Radeon RX 580 Strix OC

Na prática, nada mais do que uma Radeon RX 480 overclockada

Sempre que chega uma nova geração de GPUs de AMD ou NVIDIA imaginamos novidades em tecnologias e desempenho, porém, com a geração Radeon RX 500 da AMD não foi bem assim. Entre as supostas novidadea em tecnologiaa sobre a série Radeon RX 400 está na melhor eficiência energética, questionável, outra seria sobre desempenho, mas... na prática nada mais que produtos overclockados de fábrica; Sim, essa é a grande mudança que veremos em praticamente todas as RX 500 sobre as placa anteriores RX 400.

Sistema DirectCU foi renomeado para MaxContact

Recebemos da Asus a Radeon RX 580 Strix OC com 8GB, modelo topo de linha da empresa com o GPU Radeon RX 480, ops, RX 580. A placa é muito, muito parecida com a RX 480 Strix OC na parte visual, com pequenas mudanças na parte interna do cooler, agora com sistema chamado de MaxContact (antigo DirectCU. Aliás, boa mudança, o nome para o português não ficava legal indecision ) que o deixou um pouco mais alto, se tornando um cooler que ocupa três slots PCI-E e não dois com da geração passada. De resto ela é praticamente a mesma placa. Por se tratar do modelo OC, ela vem overclockada.

Site oficial da Asus Radeon RX 580 Strix OC

Lembramos ainda que o lançamento da série RX 500 aconteceu depois de 10 meses do lançamento da primeira placa Polaris, a RX 480. A AMD afirma que as evoluções na produção de seus chips possibilitam novos patamares de desempenho, mas não é algo que deve acontecer na prática. Em questão de preços, a RX 580 veio exatamente com os mesmos preços da RX 480 no que se refere ao modelo de 4GB e 8GB, sendo U$199 e U$229 respectivamente.

Especificações das placas
Começamos pelas especificações da placa comparada a outros modelos:

Comparativo

ASUS Radeon RX 580 Strix OCAMD Radeon RX 580ASUS Radeon RX 480 Strix OCAMD Radeon RX 480

Preços

Preço no lançamentoU$ 280,00 U$ 199,00 U$ 259,00 U$ 229,00
Preço atualizadoR$ 1.500,00 R$ 830,00 R$ 1.200,00 U$ 229,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação14nm FinFET 14nm FinFET 14nm FinFET 14nm FinFET
PCI-Express bus3.0
ChipPolaris 20 (Ellesmere) Polaris 20 (Ellesmere) Polaris 10 XT Polaris 10 XT
Clock do GPU1257 MHz1257 MHz1266 MHz1120 MHz
Clock do GPU (Turbo)1360 MHz1340 MHz1310 MHz1266 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR5 GDDR5 GDDR5 GDDR5
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM|8GB| 4GB, 8GB |8GB| |4GB||8GB|
Clock das memóriass2000 MHz2000 MHz2000 MHz2000 MHz
Clock efetivo8000 MHz8000 MHz8000 MHz8000 MHz
Largura de banda256 GB/s256 GB/s256 GB/s256 GB/s

Características Gerais

Shading Units2304 2304 2304 2304
TMUs144 144 144 144
ROPs32 32 32 32
Pixel Rate43.5 GPixel/s42.9 GPixel/s41.9 GPixel/s40.5 GPixel/s
Texture Rate195.8 GTexel/s193 GTexel/s188.6 GTexel/s182.3 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes6.267 TFLOPS6.175 TFLOPS6036 TFLOPS5.834 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 6 pinos
Suporte à combinação de placasAté quatro placas Até quatro placas Até quatro placas Até duas placas
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa298 mm241 mm298 mm241 mm
TDP150 W185 W150 W150 W
Fonte recomendada450 W450 W450 W450 W
Conexões de vídeo2xHDMI 2.0b, 2xDisplayPort 1.4, 1xDVI HDMI 2.0b, DisplayPort 1.4 2xHDMI 2.0b, 2xDisplayPort, 1xDVI 1xHDMI, 3xDisplayPort

Recursos

DirectX12.0 12.0 12.0 12.0
OpenCL2.2 2.2 2.2 2.2
OpenGL4.5 4.5 4.5 4.5
Shader5.0 5.0 5.0 5.0

Extras

ExtrasSistema de cooler com 3 FANs Sistema de cooler com 3 FANs

As novidades da série 500


A AMD apresenta a série 500 como uma "Polaris Evoluída". Ela é resultado de duas evoluções principais: uma das fabricantes e outra da própria AMD. Fornecedores como GlobalFoundries e Samsung vêm refinando a fabricação em 14 nanômetros, e como resultado os chips baseados nessa litografia são capazes de atingir maiores frequências de forma mais eficiente, abrindo margem para clocks mais ousados.

O processo em 14 nanômetros evoluiu e agora possibilita chips com frequências mais altas

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Além da evolução na fabricação, a AMD introduziu um novo estágio de energia para as memórias, criando um intermediário entre o modo ocioso e o "full load". Com isso, a empresa pode reduzir o consumo da placa de vídeo nos momentos em que ela não está sob uso intenso, trazendo melhorias no consumo nesses momentos. 

Sim, a lista de inovações acaba aqui. Nó avisamos lá na introdução que não havia muitas novidades

Tecnologias


Abaixo algumas das principais tecnologias, incluindo tecnologias exclusivas da ASUS, na RX 580 STRIX:

ASUS FanConnect II - Refrigeração complementar direcionada
Durante o jogo, a temperatura da GPU frequentemente é maior que a da CPU. Contudo, as ventoinhas do gabinete geralmente atuam somente em referência ao CPU, o que resulta em um resultado ineficiente de refrigeração do sistema.

Para otimizar a performance térmica, as placas de vídeo ROG Strix possuem dois conectores de 4 pinos que podem ser conectados às ventoinhas do gabinete, tornando possível um gerenciamento das fans do gabinete para atender as demandas da placa de vídeo.

Processo de fabricação automatizado Auto-Extreme e resfriamento MaxContact
Hoje, todas as placas de vídeo da Asus são produzidas com a tecnologia Auto-Extreme. Trata-se do primeiro processo de produção 100% automatizado da indústria, removendo assim possíveis falhas humanas. Isso resulta em placas de vídeo consistentes, com melhor desempenho e maior longevidade. O processo também é ecologicamente correto, pois elimina o uso produtos químicos mais agressivos e reduz o consumo energético em 50%.

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O processo também conta com a tecnologia MaxContact, nova metodologia de resfriamento que garante um contato do heatsink com a GPU duas vezes maior se comparado a sistemas tradicionais. A tecnologia aumenta a eficiência de refrigeração e durabilidade dos componentes.

Outras características que contribuem para o resfriamento otimizado da placa é a arquitetura que garante 40% a mais de área de dissipação, refrigerando 30% a mais do que sistemas tradicionais com 3X mais silêncio. Outro recurso é a tecnologia patenteada Wing-Blade, garantindo mais circulação de ar por ter pás de ventoinhas otimizadas. Além, é claro, da tecnologia exclusiva 0dB, que interrompe a rotação da ventoinha quando a placa está com temperatura agradável para garantir o maior silêncio possível da placa.

Iluminação Aura RGB 
A iluminação Aura RGB com Blindagem Modular garante uma personalização única do seu PC. São várias opções para personalizar a luzes como quiser. Além da customização feita pela Asus, o usuário pode fazer suas próprias.

Portas HDMI para a experiência imersiva na Realidade Virtual (VR)
As placas de vídeo ROG Strix possuem duas portas HDMI para conexão de dispositivos de Realidade Virtual (VR) e Monitor ao mesmo tempo, então você pode se divertir com experiências imersivas o tempo todo sem a necessidade de trocar cabos.

7+1 Fases com Super Alloy Power II + GPU Tweak II
Os componentes Super Alloy Power II aumentam a performance, reduzem a perda de eficiência, oferecem 2X menos ruído de componente e alcança níveis térmicos aproximadamente 50% mais refrigerados que os designs anteriores. Já a GPU Tweak II é uma ferramenta de overclock e streaming que permite que o usuário melhore o desempenho da placa e compartilhe o que está passando por sua tela em tempo real.

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Fotos


Como já destacamos na introdução, a RX 580 Strix é muito parecida com a RX 480 Strix na parte visual. A maior diferença fica por conta da mudança na parte interna do sistema de cooler para o tornar mais eficiente devido aos clocks mais altos da série 500, mas que consequentemente fez ele ficar mais alto. Ao invés de ocupar 2 slots PCI-Express, agora ocupa 3 slots. De resto é muito fácil de confundir as duas placas.

Como acontece com outras placas da série Strix da Asus, temos um produto muito bem refinado, tanto visualmente como em materiais e tecnologias.

Visual bonito e discreto, sem muitos LEDs e luzes

A placa traz uma conexão DVI, duas DisplayPort 1.4 e duas HDMI 2.0B, já suportando 4K em 60Hz. A Asus tem colocado 2 conexões HDMI em placas de médio / alto desempenho, visando melhor suporte à tecnologia VR, como é o caso desse modelo.

Asus RX 580 Strix OC vs Asus RX 480 Strix OC
Nas fotos abaixo colocamos lado a lado a RX 580 Strix com a RX 480 Strix, onde vemos a semelhança das placas. Porém, ao ver uma foto de cima é possível notal que a RX 580 Strix tem sistema de cooler mais alto, como já destacamos, algo que aconteceu em praticamente todas as RX 580 quando comparadas com as versões RX 480 de mesma linha. No caso da Strix, ela passou de uma placa dual slot para uma placa triple slot. Na prática não deve ser um problema para a maioria das pessoas, já que poucas utilizam a tecnologia Crossfire - porém não será possível fazer um Crossfire com 4 placas iguais por exemplo.


Sistema utilizado

Como de costume, utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard ASUS Rampage V Extreme com processador Intel Core i7 5960X para os testes. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.

Abaixo algumas fotos da placa no sistema utilizado:

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i7 5960X 3.0GHz - Análise
- Placa-mãe Asus Rampage V Extreme - Análise
- Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 2133Hz (2x8GB) - Análise
- SSD Kingston HyperX Savage 240GB - Análise
- SSHD Seagate 2TB SATA3 - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cooler Master Nepton 120M - Site oficial
- Fonte de energia Cooler Master V1200 Platinum - Site oficial
- Gabinete Cooler Master HAF EVO XB - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits Redstone2
- AMD Crimson 17.5.2
- NVIDIA GeForce 382.33

Aplicativos/Games:
- 3DMark (DX11/DX12)
- VRMark (DX11)
- Battlefield 1 (DX11)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Hitman (DX12)
- Rise of Tomb Raider (DX11)
- The Division (DX11)
- The Witcher 3 (DX11)

GPU-Z
Vejam a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da RX 580 Strix OC comparada com a RX 480 Strix OC. As diferenças técnicas são pouquíssimas e ficam relacionadas aos clocks mais altos da RX 580.

Em placas AMD o clock default mostrado no GPU-Z
é o clock máximo(turbo) que ela vai atingir

Overclock


Como já destacado na análise da RX 570 Strix, a AMD elevou os clocks das placas da série RX 500 colocando as mesmas mais próximas do limite que alcançam. Sendo assim, o overclock das placas se torna limitado. No caso da RX 580 Strix OC, que tem clock do GPU trabalhando em 1360MHz, conseguimos subir para 1414MHz forçando um leve aumento da tensão. Mais do que isso teríamos que subir mais a tensão e naturalmente não é indicado para uso contínuo, ou seja, é um overclock que força demais a placa e pode diminuir seu tempo de vida. As memórias subimos de 8GHz para 8.8GHz.

Não é recomendado subir muito a tensão para um overclock contínuo

Abaixo a tela do GPU-Z com o overclock aplicado através do aplicativo GPU Tweak da própria Asus. Também utilizamos o Afterburner que apresentou o mesmo resultado.


Consumo de energia


Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS #1.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura


Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem um sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.


3DMark / VRMark


Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com três testes, o Fire Strike em modo normal e também em modo 4K além do novo Time Spy baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Agora o resultado em modo 4K: 

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

VRMark

O teste VRMark consiste e ver como o sistema se comporta quando rodando cenas em Realidade Virtual. Caso o score atinja 5.000 pontos ou mais, o sistema está apto para, em teoria, rodar bem games com essa tecnologia.


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Battlefield 1


Como um dos games com a melhor qualidade gráfica já lançados, não teria como deixar ele de fora de nossa bateria de testes. Sendo assim, abaixo estão o comportamento das placas rodando o novo game da DICE.


GTA5


GTA V está entre os maiores sucessos dos últimos anos, trazendo entre seus destaques boa qualidade gráfica. Confiram abaixo o comportamento das placas rodando o game:


Hitman


A franquia clássica ganhou mais um episódio em 2016, com desenvolvimento por conta da I/O Interactive e distribuição da Square Enix. Entre os destaques do game está o uso da API DirectX 12 já em seu lançamento, sendo um dos primeiros jogos a já contar com essa tecnologia. Com fases complexas e até 300 personagens em cada cenário, o game é um interessante desafio para o hardware.


Rise of Tomb Raider


O mais recente game da franquia da Lara Croft, Rise of Tomb Raider trouxe um grande salto na qualidade sobre a versão anterior, prometendo exigir muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12, mas ainda não consegue tirar proveito dessa API de forma que justifique seu uso (sendo assim, não fizemos os testes com essa versão da API), mesma situação de Hitman. Sendo assim, os testes são em DirectX 11.


The Division


O game da Ubisoft é uma proposta bastante ambiciosa de criar uma Nova Iorque "viva" em partidas com multiplayer totalmente online. The Division usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, e precisa lidar com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela, com destaque para a neve que ocasionalmente cai em alguns momentos.


The Witcher 3


The Witcher 3 chegou como nova referência em qualidade gráfica para PC, sendo um dos games mais interessantes da atualidade para medir desempenho de placas de vídeo.


A conclusão é a mesma da análise da RX 570 Stric OC, pra quem já tem uma placa da série 400, não há muito para se ver aqui. A série 500 explora o potencial de frequências que a fabricação em 14nm FinFET ao seu limite, algo que possibilita frequências mais altas mas, em contrapartida, aumenta consumo e aquecimento desses chips. Para balancear essa mudança, as fabricantes estão usando projetos mais "parrudos" em termos de alimentação e dissipação de calor.

Apesar do aumento de frequências trazer um aumento de performance, essa relação não é linear. Isso quer dizer que mesmo que tenhamos aumentos de 20% nas frequências base, o ganho não atinge o mesmo patamar, e em geral podemos esperar um incremento de mais ou menos 10% na performance em casos específicos. Comparado ao que vemos em equivalentes da série 400, no caso da RX 580 Strix OC para a RX 480 Strix OC, essa diferença ficou na casa de 5% ou menos, já que a placa da geração 400 da Asus é bastante overclockada. A briga contra a NVIDIA continua em cima da comparação com a GTX 1060 de 6GB, e não podemos dizer que existe uma melhor que a outra - ainda são bastante parecidas em projetos semelhantes como esse da placa analisada, intercalando a posição na tabela de acordo com o game.

Se você tem uma RX 480, não tem sentido algum mudar para uma RX 580

O modelo RX 580 Strix OC como seu nome já diz traz overclock de fábrica, com GPU trabalhando em 1360MHz. Na prática, é apenas 20MHz acima de um modelo referência e 94MHz acima de uma RX 480 referência, a RX 580 Strix OC também fica apenas 50MHz acima da RX 480 Strix OC, por isso o desempenho dessa placa não justifica em absolutamente nada um upgrade.

O projeto da Strix é muito bom, com um sistema de cooler eficiente e visual imponente. Como já destacamos em outras análises, a Asus também sabe mexer muito bem com os LEDs, sem forçar a barra para quem não curte, e com efeitos bonitos para quem gosta dessa característica. Porém, pelas limitações do GPU, o overclock sem forçar a placa através de mudança de tensão não será alto, na faixa de 1400MHz ou pouco mais para o GPU, e no máximo em 9GHz para as memórias. Vale lembrar que a Strix normal tem exatamente o mesmo projeto, porém sem overclock de fábrica, mas com preço também menor, sendo assim pode subir sem problemas nos mesmos clocks que a versão OC.

Um belo projeto em uma placa muito semelhante ao modelo da geração anterior

O foco de placas com esse GPU está em usuários de placas mais antigas, como R300 ou anteriores. Para esses, é importante destacar que há um benefício em performance ao optar por uma RX 500 comparado a uma RX 400, porém com margens tão pequenas de ganho e com praticamente nenhuma inovação. As diferenças de preço precisam ser mínimas para compensar a compra das placas mais recentes. Como já aconteceu em gerações anteriores, a série RX 500 na prática nada mais é do que uma belo "rename" geral com leve overclock da geração RX 400.

Os preços estão caindo, e devem cair ainda mais

O lado bom é que após poucas semanas já vemos placas com preços mais competitivos do que no lançamento. No Brasil, é possível encontrar o modelo de 4GB por R$ 950, até menor em promoções. Lembramos que é bom ficar de olho nas placas RX 480 também, que podem ter corte de preço para limpar o estoque...ou não, afinal, são praticamente idênticas. O modelo de 8GB da RX 580 pode ser encontrado por aproximadamente R$ 1200, já a Strix OC, entre R$ 1300 e R$ 1400. Lembrem-se que a concorrente direta dela é a GTX 1060 de 6GB, que pode ser encontrada por R$ 1000.

Uma boa dica na hora de pesquisar o preço de placas de vídeo é ficar de olho no Adrenaline FOR SALE, tópico no fórum onde os usuários compartilham as melhores ofertas.

PRÓS
Overclock de fábrica
Baixo aquecimento e produção de ruído
Tecnologias mais recentes do mercado
Modelo com excelente projeto
CONTRAS
Nenhuma inovação comparada a serie 400
Pouca margem para overclock adicional
Preço ainda alto por se tratar de lançamento
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

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