Índice do Artigo

Depois da análise da Maximus IX Formula, hoje iremos analisar a Asus Z270E Strix Gaming, placa-mãe que também possui socket LGA 1151 mas com perfil um pouco diferente. Esta placa busca conquistar o usuário que não pretende investir em um modelo topo de linha, mas ainda assim preza por um bom acabamento e grande quantidade de tecnologias.

O nome “Strix” passou a ser utilizado em placas-mãe com o lançamento da X99 Strix Gaming, que, assim como a Z270E, tem a proposta de um perfil gamer com tecnologias e preço competitivo.

Site oficial da placa-mãe Asus Z270E Strix Gaming

Em cenário internacional, a placa foi lançada custando U$ 200. Já no Brasil ela chegou com preços na casa de R$ 1.250, um preço “na média” por se tratar de um produto lançamento e que traz as principais tecnologias do mercado, inclusive WiFi/Bluetooth.

Tecnologias


Abaixo podemos ver em destaque o layout da placa com algumas de suas principais tecnologias, em sequência o que a Asus destaca como algumas das principais características da placa.



USB 3.1 frontal para gabinetes
A Z270 Strix Gaming é primeira placa-mãe a implantar um conector frontal USB 3.1 tipo-C para utilizá-lo com gabinetes. O USB 3.1 frontal trabalha em velocidades de 10Gbps.
A Asus ROG também fez uma parceria com as empresas Lian-Li e In-Win, e os gabinetes dessas marcas compatíveis com a conexão devem chegar ao mercado próximo à data de lançamento da geração KabyLake, da Intel. 


 

AURA RGB
Como de costume nas placas-mãe mais recentes, ela possui zonas com iluminação de LED que podem ser personalizada usando o ASUS Aura, um software de controle de iluminação intuitiva. Também há uma conexão para as tiras RGB built-in de LEDs. As configurações de iluminação podem ser sincronizadas em todo o sistema, incluindo outros dispositivos Asus e as luzes nos cabos extras em RGB. 


Além de oferecer um upgrade estético de luzes, a placa também traz a opção de personalizá-la com peças impressas em 3D. É possível criar placas de identificação personalizadas com cores combinadas, e depois juntá-las à tecnologia de iluminação ASUS para um espectro infinito de combinações de cores.

ASUS Z170 PRO Gaming/Aura e o recurso de personalização 3D

O projeto patenteado de montagem dá a liberdade exclusiva para montar peças impressas em 3D com entradas M.2. Os modelos para personalizar sua placa-mãe estão disponíveis no fórum da Republic of Gamers ou em ASUS.com.

YouTube video

SupremeFX ASUS e softwares de áudio
A tecnologia SupremeFX minimiza a interferência eletromagnética e os componentes premium oferecem áudio de melhor qualidade, inclusive, que o das placas de som dedicadas. Ela também normaliza o volume do microfone para uma gravação estável e reduz os ruídos do ambiente. Inclui o CODEC S1220A, para maximizar o desempenho acústico e eliminar a interferência. A placa-mãe ainda traz os softwares Sonic Radar III e Sonic Studio III prometendo áudio de melhor qualidade em jogos.


Conexões M.2
A Z270 Strix Gaming possui dois slots M.2 com suporte para PCIe 3.0 x4 32Gbps padrão e SATA 6Gbps padrão. Ela suporta tanto o padrão NVME quando o AHCI, sendo que uma de suas conexões possui compatibilidade com form factor 2242/2260/2280/22110 trazendo uma interface M.2 mais rápida e intuitiva. A outra M.2 suporta form factor 2242/2260/2280 em PCIe 3.0 x4.
O M.2 da placa pode ser utilizado combinando a tecnologia Intel Optane para oferecer o melhor desempenho possível por meio do PCIe.

Sistema FanXpert 4
O Fan Xpert 4 permite uma refrigeração personalizada com a capacidade de detectar os fans PWM/DC em todos os pontos, possibilitando usar ventiladores de alta amperagem e de controlar as bombas de refrigeração líquida tanto no software quanto via BIOS.

Intel I219-V Gigabit Ethernet e Onboard LANGuard
A placa-mãe ASUS Z270 Strix Gaming possui a mais recente tecnologia Intel Ethernet (I219-V). Ela conta com a tecnologia LANGuard em seu chipset para proteger a placa de danos causados por eletricidade estática que pode prejudicar os componentes. O Onboard LANGuard oferece uma proteção 1.5X maior em sobretensão e 1.9X maior em tolerância de eletricidade estática do que placas-mãe convencionais.

Esta placa-mãe vem com um exclusivo módulo Wi-Fi (MU-MIMO) no padrão 2X2 802.11 a/b/g/n/ac que suporta frequência dual-band de 2.4/5 GHz. É compatível com redes sem fio e Bluetooth.

ASUS Q-Design 
O chamado “Q-design” da placa-mãe Z270 Strix Gaming é um conjunto de soluções que fortalecem a placa para torná-la mais resistente. O Q-shield é reforçado com níquel, e foi projetado para ser duradouro e flexível ao mesmo tempo. As linhas Q-LED fornecem a melhor experiência visual para customização da placa, enquanto o Q-DIMM é uma estrutura otimizada para que a inserção de módulos de memória seja simples e fácil, sem danificar a placa como acontece em estruturas mais “duras”. 

O que é M.2 e para que ele serve

Fotos


Diferente da Maximus IX Formula, a Z270E Strix Gaming é um produto com perfil mais tradicional de placa-mãe, ou seja, não traz uma carcaça protetora na parte de cima e nem um backplate por baixo, mas nem por isso deixa de ser uma placa-mãe bem acabada e com visual imponente. Nas fotos abaixo podemos destacar seu visual “black” e a boa quantidade de tecnologias, inclusive com suporte a Wifi/Bluetooth.

A placa traz suporte à combinação de múltiplas placas de vídeo, sendo que 2 slots PCI-Express são 16x e possuem a proteção metálica – algo que virou padrão em alguns modelos intermediários e de alto desempenho.

Assim como quase toda Z270 em formato ATX, ela traz duas conexões M.2, uma com suporte aos novos SSD com tecnologia Intel Optane que devem chegar ao mercado em breve.

É uma placa que deve se comportar bem em overclock, sendo uma das boas alternativas para quem pretende montar um sistema de alto desempenho sem pensar em overclock extremo. A placa traz suporte à memórias de até 3866MHz.

Assim como todos os modelos de placas-mãe “Gaming” da Asus, ela vem com áudio da série SupremeFX e suporte a 8 canais, além de codec S1220A.

Outro destaque na placa-mãe é a conexão frontal USB 3.1, ainda bastante incomum e encontrada apenas nos modelos topo de linha e série Strix da Asus. Placas-mãe de outras fabricantes sequer têm modelos com essa conexão no momento. Também vale o destaque em cima do novo acabamento metálico de slots PCI-Express 16x, algo que está virando padrão no mercado quando falamos de produtos intermediários ou superiores.

Ressaltando as conexões do painel traseiro, o destaque fica por conta do Wifi e Bluetooth 4.1, além é claro das duas conexões USB 3.1, uma tipo A e outra tipo C – que viraram padrão em quase toda mainboard chipset série 100 e 200.

Uma bela placa com visual bem interessante e suporte às principais tecnologias do mercado.

BIOS
A Asus manteve a mesma interface de BIOS das últimas gerações de placas-mãe. Sendo assim, as novas placas com chipset série 200 continuam excelentes nessa característica. O fato de não ter mudança, até porque como destacado já tinha uma interface muito boa, deixa mais fácil para quem já está habituado com a interface da Asus.

Empresa manteve a excelente interface de gerações anteriores

Como todo modelo com características voltadas a usuários entusiastas e overclockers, ela possui algumas funções mais avançadas do que modelos tradicionais, especialmente relacionadas a overclock e de suas tecnologias exclusivas como LEDs, Wifi etc.

Abaixo algumas telas da BIOS da placa.

Sistema Utilizado


Abaixo, detalhes sobre o sistema que utilizamos em todas as análise de placas-mãe com mesma série de chipset, além de drivers e aplicações utilizadas nos testes, mas antes algumas fotos do sistema funcionando.

Máquinas utilizadas nos testes:
Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:

– Processador: Intel Core i7 7700K
– Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1080 (referência)
– Memórias: 8 GB Kingston HyperX Predator @ 2122/3000MHz (2x4GB)
– SSD: Kingston HyperX 3K 240GB Sata 6Gb/s
– HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM Sata 6Gb/s
– Cooler: Noctua NH-U12S
– Fonte de energia (PSU): Thermaltake Toughpower 850W GOLD PSU

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 10 64 Bits com Updates
– GeForce 376.33

Aplicativos/Games:
– AIDA 5.xx
– AS SSD Benchmark 1.9.x
– CPU-Z Bench
– wPrime 2.10
– WinRAR 5.4x
– 3DMark (DX11)
– Grand Theft Auto 5 (DX11)

CPU-Z
Abaixo, telas do CPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e parte do sistema utilizado nos testes:

Overclock


Como já destacamos em outras análises, nosso Core i7-7700K é uma versão de engenharia. Sendo assim podedr ter algumas limitações ou inconsistências se comparado à versão comercializada. Conseguimos estabilizar o overclock em 4,9GHz nesse processador na Maximus IX Formula e também na Z270 Carbon Pro Gaming da MSI. Porém na Strix o overclock em 4.9GHz acabou que não surtindo o resultado no wPrime, e acabamos optando por baixar para 4.8GHz. Vale destacar que na review de uma Z270 da ASRock iremos mostrar os testes nessa mesma situação para esclarecer que: dependendo do overclock, alguns aplicativos podem ter ganho e outros não.

O overclock final aplicado no Core i7-7700K foi de 4.8GHz. Abaixo algumas telas do CPU-Z, do AIDA64 e também da BIOS com overclock aplicado no CPU e memórias usando seu perfil XMP de 3.000MHz.

Testes

Consumo de energia
Fizemos os testes do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema. Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso (IDLE).

Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, temos os seguintes resultados de consumo:

Testes de desempenho
Abaixo temos uma série de testes de desempenho com o sistema, comparando a placa com outros modelos do mercado utilizando os mesmos componentes e fazendo exatamente os mesmos testes; com exceção de overclock, que é diferente em cada placa-mãe/sistema.

CPU-Z Bench
Abaixo o resultado do teste “Multi Thread” do aplicativo CPU-Z.

AIDA64 
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o AIDA64 e seu teste de memórias, mostrando o resultado de latência:  

AS SSD Benchmark
Dando sequência, abaixo um teste de desempenho do mesmo SSD utilizado em todas as placas:  

WinRAR
Outro teste indicado que pode ser usado para medir o comportamento do processador é o WinRAR, que consegue fazer bom uso de todos os cores.

wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:  

3DMark
Começamos nossos testes com foco em vídeo com o 3DMark, mas por enquanto com a placa de vídeo dedicada.

Grand Theft Auto 5
O game GTA V para PC está entre os mais exigentes da atualidade, trazendo ótima qualidade gráfica. Confiram abaixo o comportamento das placas rodando o game e como fica a diferença entre os processadores:


A Asus Z270E Strix Gaming é, em nossa opinião, o perfil de placa-mãe mais indicado para quem deseja montar uma máquina gamer de alto desempenho. Isso porque ela traz praticamente todas as principais tecnologias do mercado, incluindo Wifi, Bluetooth e até mesmo a nova conexão frontal para gabinete padrão USB 3.1. Sem contar no suporte à múltiplas placas de vídeo, LEDs, SSDs Intel Optane e por aí vai. E apesar disso tudo, ela não tem um preço tão alto como outros modelos destinado a um público mais entusiasta, como a Maximus IX Formula. A Z270E Strix Gaming foi lançada por U$ 199 fora do país e chegou aqui perto dos R$ 1.250. Sim, é um preço alto para uma placa-mãe, mas com o passar das semanas não deve ser problema encontrar ela próxima aos R$1.000, um preço normal para um produto com suas características.

Placa-mãe tem bons recursos com preço bem abaixo de modelos topo de linha

É importante ainda destacar que a linha de placas Strix Gaming com chipset Z270 é composta por vários modelos. No caso do modelo que analisamos, com o “E” no final, o destaque fica por ser a placa mais completa dessa série. A Asus conseguiu com a linha de placas-mãe Strix Gaming unir um produto bom, tanto em acabamento como em quantidade de tecnologias, com preço bem mais competitivo do que seus produtos topo de linha, como da série Maximus. 

No quesito overclock, ela não conseguiu estabilizar o Core i7-7700K em 4.9GHz através de seus perfis pré-programados e nem através de nosso overclock manual. Mas não consideramos isso um “contra” pelo nosso CPU se tratar de um modelo de engenharia. Outro detalhe é que outros modelos com custo maior também tiveram a mesma limitação. É sempre bom lembrar que overclocks altos como de 5GHz no 7700K têm como alta recomendação o uso de um bom liquid cooler. A BIOS da Asus continua sendo a melhor em nossa opinião, tanto pela interface quanto pelas opções e quantidade de updates, mantendo a placa atualizada em suas funcionalidades, compatibilidade com módulos de memórias e etc.

{quote}Modelo é destinado a usuários que buscam montar máquina gamer
intermediária sem abrir mão de tecnologias diferenciadas{/quote}

Como destacamos no inicio da conclusão, esse modelo específico chegou custando em média R$ 1.250. É um preço um pouco acima do que pensamos ser ideal para uma placa-mãe com essas características frente à outras opções do mercado, especialmente porque modelos com características semelhantes chegaram custando valores próximos a R$ 1.000 – como a MSI Z270 Carbon Pro Gaming. Porém, a Z270E Strix Gaming é uma excelente placa-mãe para quem pensa em montar uma plataforma de alto desempenho com um Core i5 ou Core i7 de 6ª ou 7ª geração da linha “K”.

É bom lembrar que após algumas semanas a tendência é que o preço fique mais barato. Inclusive, estamos muitos próximos do lançamento dos novos processadores Ryzen e placas-mãe socket AM4 da AMD – então o mais indicado é esperar até o lançamento dessa nova plataforma para aí sim definir o que é mais interessante, mesmo que sua preferência seja pela Intel.

{galeria::asus z270e strix gaming,Galeria da análise da Asus Z270E Strix Gaming}

Conclusão

{notas}

Prós

Bom acabamento e visual

Componentes de alta qualidade

Bom potencial para overclock

Suporte a múltiplas placas de vídeo

Suporte a SSDs Intel Optane

Suporte a peças de acabamento personalizadas por impressoras 3D

Conexões M.2 e USB 3.1, inclusive conexão USB 3. frontal

Wifi e Bluetooth

Contras

HDMI do painel traseiro não suporta 4K@60Hz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções