ANÁLISE: Sapphire Radeon RX 480 NITRO+ 4GB

Boa placa pode ser opção para quem quer economizar um pouco e levar a versão de 4GB

Já analisamos algumas placas com GPU Radeon RX 480, mas todas elas com 8GB de RAM, finalmente vamos analisar um modelo com 4GB de RAM, a Sapphire Radeon RX 480 NITRO+ de 4GB, com preço mais em conta e assim conseguindo brigar com modelos de menor custo como a GTX 1060 3GB e também com a Radeon RX 470.

Em cenário internacional essa placa custa em média U$230, cerca de U$40 dólares a menos que o modelo com 8GB. No Brasil ela custa em média cerca de R$200 reais a menos que o modelo de 8GB, ficando na casa de R$1.200, as vezes um pouco menos em promoções. Essa análise vai mostrar se vale a pena pagar um valor inferior quando comparada a modelos com 8GB.

Site oficial da placa Sapphire Radeon RX 480 NITRO+

Especificações
Abaixo as principais especificações da placa analisada ao lado de outros modelos.

Comparativo

Sapphire Radeon
RX 480 NITRO+
4GB
AMD Radeon RX
480
AMD Radeon RX
470
AMD Radeon R9
390

Preços

Preço no lançamentoU$ 210,00 U$ 229,00 U$ 179,00 U$ 329,00
Preço atualizadoR$ 1.100,00 U$ 229,00 R$ 730,00 R$ 1.280,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação14nm FinFET 14nm FinFET 14nm FinFET 28nm
ChipPolaris 10 XT Polaris 10 XT Polaris 10 Pro Grenada
Clock do GPU1208 MHz1120 MHz926 MHz1000 MHz
Clock do GPU (Turbo)1306 MHz1266 MHz1206 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR5 GDDR5 GDDR5 GDDR5
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 256 bit 512 bit
Quantidade de RAM|4GB| |4GB||8GB| |4GB| |8GB|
Clock das memóriass2000 MHz2000 MHz1650 MHz1500 MHz
Clock efetivo8000 MHz8000 MHz6600 MHz6000 MHz
Largura de banda224 GB/s256 GB/s211 GB/s384 GB/s

Características Gerais

Shading Units2304 2304 2048 2560
TMUs144 144 128 160
ROPs32 32 32 64
Pixel Rate41.8 GPixel/s40.5 GPixel/s38.6 GPixel/s64.0 GPixel/s
Texture Rate188.1 GTexel/s182.3 GTexel/s154.4 GTexel/s160 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes6018 TFLOPS5.834 TFLOPS4940 TFLOPS5,120 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos 1x 6 pinos 1x 6 pinos
Suporte à combinação de placasAté quatro placas Até duas placas Até quatro placas Até quatro placas
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa240 mm241 mm170 mm275 mm
TDP150 W150 W120 W275 W
Fonte recomendada450 W450 W400 W600 W
Conexões de vídeo2xHDMI 2.0b, 2xDisplayPort, 1XDVI 1xHDMI, 3xDisplayPort 1xHDMI 2.0b, 3xDisplayPort 1.4 2xDVI, 1xHDMI, 1xDisplayPort

Recursos

DirectX12.0 12.0 12.0 12.0
OpenCL2.2 2.2 2.2 2.0
OpenGL4.5 4.5 4.5 4.4
Shader5.0 5.0 5.0 5.0

Extras

ExtrasSistema de cooler com 2 FANs

Tecnologias exclusivas Sapphire


Abaixo algumas das principais tecnologias exclusivas da Sapphire em sua RX 480 NITRO+. Você pode conferir todas tecnologias da placa neste link.

Sapphire Nitro Gaming
A série Sapphire Nitro de placas de vídeo inclui tecnologias que antes estavam reservadas para os modelos de mais alto desempenho da empresa. Entre elas estão componentes premium, como capacitores de longa vida útil e chokes de diamante negro, além da premiada solução de resfriamento a ar da empresa.


Portas HDMI para Realidade Virtual
A placa de vídeo conta com duas portas HDMI desenvolvidas especificamente para trabalhar com realidade virtual. Com isso, é possível ter um monitor HD e um headset VR headset conectados à placa e sendo utilizados ao mesmo tempo com o mesmo desempenho em VR. 

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Dual BIOS
A GPU suporta as BIOS Legacy (que é o que fica ativado por padrão) e UEFI. Com o apertar de um botão na placa de vídeo, o usuário pode alternar entre os dois perfis. Com a UEFI, o sistema tem um boot muito mais rápido, além de resumir o funcionamento depois de hibernar de maneira muito mais ligeira.

Heat pipe de 10mm
Outro detalhe do projeto que auxilia na refrigeração da placa de vídeo é o heat pipe de cobre de 10 mm de diâmetro. Ele possui eficiência 53% superior ao de um heat pipe de 8 mm. Ele trabalha em conjunto com dois heat pipes de 8 mm e dois de 6 mm, resultando numa capacidade de lidar com a alta potência da GPU.

Intelligent Fan Control III + NITRO Cool Tech 
A função Intelligent Fan Control III permite que um ou mais dos coolers da placa de vídeo fiquem completamente parados quando a placa de vídeo está executando tarefas mais leves. Isso diminui o barulho da GPU, assim como aumenta a vida útil da placa. Com a tecnologia Nitro Cool, é possível acompanhar a temperatura dos fans da placa para equilibrar performance com o barulho da ventoinha. 


Além disso, a placa possui fans com o sistema Quick Connect. Isso significa que eles são fáceis de remover, limpar e substituir, com apenas um parafuso que fixa eles firmemente no lugar.

Nitro Glow
A placa de vídeo possui um design personalizável por meio de sua logo com luzes LED RGB. É possível mudar suas cores através de um software próprio da Sapphire Nitro, escolhendo entre modos que alternam todas as cores, ou que indicam a temperatura e velocidade dos fans da placa de vídeo.

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Fotos

 
Antes dos testes, vamos a algumas fotos da placa analisada que tem sistema de cooler com 2 FANs de 100mm, possui LEDs na parte superior sobre a marca, com possibilidade de desligar através de um seletor posicionado ao lado do seletor de BIOS, que possibilita o uso de dois clocks diferentes para o GPU, um com a placa em 1306MHz e outro em 1266MHz.

Em se tratando das conexões, o destaque fica por conta de duas HDMI 2.0b, situação que tem começado a ficar mais comum pelo fabricantes, sempre com a justificativa de ser atrativo para quem vai usar o sistema em conjunto com algum óculos de realidade virtual. Ela ainda possui mais duas conexões DisplayPort 1.4 e uma DVI.

Nas fotos abaixo vemos a placa sem um dos FANs, que tem processo de remoção bastante facilitado devido o sistema Quick Connect. A ideia de simplificar a remoção dos FANs é visando também facilitar o processo de limpeza interna do sistema de cooler.

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Por fim algumas fotos comparando a RX 480 NITRO+ analisada com uma RX 480 Red Devil da PowerColor e uma RX 480 referência. Como principais mudanças, os sistema de coolers, todos bem diferentes, que acabaram gerando diferença também no tamanho das placas, especialmente por parte da Red Devil que possui sistema com 3 FANs.

Outro detalhe está relacionado ao alimentador de energia, tanto a NITRO+ como a Red Devil possuem um conector de 8 pinos ao invez de um de 6 pinos da referência, em teoria isso garante maior poder de overclock para essas placas.

Já nas conexões, a placa da Sapphire é a única com 2 conexões HDMI, sendo ainda a placa referência a única sem conector DVI.


Sistema utilizado


Como de costume, utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard ASUS Rampage V Extreme, com processador Intel Core i7 5960X para os testes. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.

Mais abaixo, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i7 5960X 3.0GHz - Análise
- Placa-mãe Asus Rampage V Extreme - Análise
- Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 2133Hz (2x8GB) - Análise
- SSD Kingston HyperX Savage 240GB - Análise
- SSHD Seagate 2TB SATA3 - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cooler Master Nepton 120M - Site oficial
- Fonte de energia Cooler Master V1200 Platinum - Site oficial
- Gabinete Cooler Master HAF EVO XB - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- AMD Crimson 16.10.1
- NVIDIA GeForce 373.06

Aplicativos/Games:
- 3DMark (DX11)
- Far Cry Primal (D11)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Hitman (DX12)
- Rise of Tomb Raider (DX11 e DX12)
- The Division (DX11)
- The Witcher 3 (DX11)

GPU-Z
Abaixo tela do GPU-Z mostrando algumas das principais características da placa analisada. É importante destacar aqui que essas especificações são da BIOS que veio por padrão selecionada, como a placa possui duas BIOS com clocks diferentes, também adicionamos a tela da BIOS #2, com clocks inferiores. Por lógica deixamos a BIOS padrão que tem clocks mais altos e vai entregar mais desempenho, mas se por algum motivo a placa estiver esquentando muito, ou mesmo você quiser menos desempenho, como em casos da placa estar esquentando muito, poderá fazer essa modificação de forma bastante simples.

Overclock
O modelo analisado vem com overclock de fábrica, com GPU trabalhando em 1306MHz, mas mesmo sendo uma placa com projeto diferenciado cai no mesmo problema de toda as demais placas com o GPU Radeon RX 480, ou seja, bastante limitação em overclock. A placa chegou no máximo em 1330MHz, todas as demais tentativas, mesmo subindo apenas o clock do GPU, fizeram a placa ficar instável em vários dos games. A Red Devil da PowerColor chegou a 1360MHz, pouca coisa acima, então apesar dessa placa ser inferior, não é muita coisa já que o clock máximo que as RX 480 é aquém de modelos da NVIDIA.

É importante destacar que overclock não é uma prática exata, sendo que modelos iguais podem se comportar diferente com overclocks idênticos

Abaixo a tela do GPU-Z com detalhes da placa após o overclock aplicado.

Testes

Consumo de Energia
Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS #1.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10w como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura
Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso.

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: É importante destacar que algumas placas possuem um sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, exitem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.


Testes sintéticos
Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com três testes, o Fire Strike em modo normal e também em modo 4K além do novo Time Spy baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Agora o resultado em modo 4K: 

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

Testes em games


Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60FPS é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30FPS, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "injogável"


Far Cry Primal
O quinto game da série "Far Cry" leva o jogador a outra época, sendo um dos títulos atuais com destaque na boa qualidade gráfica e cenários muito bonitos.


Grand Theft Auto V
O game "GTA V" para PC está entre os maiores sucessos dos últimos anos, trazendo entre seus destaques ótima qualidade gráfica. Confiram abaixo o comportamento das placas rodando o game:


Hitman
A franquia clássica ganhou mais um episódio em 2016, com desenvolvimento por conta da I/O Interactive e distribuição da Square Enix. Entre os destaques do game está o uso da API DirectX 12 já em seu lançamento, sendo um dos primeiros jogos a já contar com essa tecnologia. Com fases complexas, com até 300 personagens em cada cenário, o game é um interessante desafio para o hardware.


Rise of Tomb Raider
O mais recente game da franquia de Lara Croft, "Rise of Tomb Raider" trouxe um grande salto na qualidade sobre a versão anterior, prometendo exigir muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12, mas ainda não consegue tirar proveito dessa API de forma que justifique seu uso(sendo assim não fizemos os testes com essa versão da API), mesma situação de "Hitman", sendo assim os testes são em DirectX 11.


 

Tom Clancy's: The Division
O game da Ubisoft é uma proposta bastante ambiciosa de criar uma Nova Iorque "viva" em partidas com multiplayer totalmente online. The Division usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, e precisa lidar com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela, com destaque para a neve que ocasionalmente cai em alguns momentos.


The Witcher 3: Wild Hunt
"The Witcher 3" chegou como nova referência em qualidade gráfica para PC, sendo um dos games mais interessantes da atualidade para medir desempenho de placas de vídeo.

Como não chega a ser uma surpresa, a versão de 4GB de memória não fica muito diferente do desempenho que vemos das Radeon RX 480 com 8GB. Como o chip gráfico é basicamente o mesmo, não temos uma perda de performance nesse aspecto por ter menos memória.

Não que a redução de memória passe totalmente impune. Games recentes e que usem elementos como texturas de resolução ultra causarão um gargalo nesse modelo. Outro caso em que a memória a menos disponível pode causar um impacto é em resolução muito superiores ao FullHD, onde mais memória de vídeo costuma ser requerida.

Aqui a redução na memória não é um empecilho muito grande. A RX 480 é uma placa capaz de rodar em qualidade Ultra em FullHD, e basta trocar para QuadHD para começar a ter dificuldades de alcançar os 60FPS a menos que você reduza a qualidade para alta ou média. Como ela se situa de forma mais confortável em 1080p, os 4GB são suficientes para lidara com essa resolução.Quando falamos em FullHD, podem haver casos de games mais intensos que chegam a utilizar memórias nessa casa dos 4GB e não é totalmente descartada a possibilidade de essa memória chegar a limitar um pouco o desempenho. Aí a correção não é algo também excessivamente punitivo: baixar uma texturas de ultra para alto já devem dar o espaço que faltava para o game fluir com eficiência nos 4GB disponíveis.

Jogar em FullHD com 4GB traz eventuais restrições em filtros e texturas em alguns games, mas não é algo comprometedor

Aí fica a critério do consumidor. O modelo com 4GB economiza bons 200 reais, e só tem esse potencial problema de ser necessário eventualmente reduzir algumas texturas em games específicos, enquanto na maioria dos casos os 4GB irão atender. Ambas as opções, tanto investir mais para ter 8GB quanto economizar 200 reais e em alguns games precisar maneirar em alguns filtros, são opções que atenderão bem os consumidores, dependendo de seu perfil.

Essa placa é indicada para jogar em qualidade ultra na resolução FullHD

Falando do próprio projeto da Sapphire, a placa apresentou um desempenho próximo ao que vimos em modelos como a Devil, ficando pouca coisa atrás tanto em termos de eficiência térmica, esquentando um pouco mais, quanto em termos de performance, entregando um pouco menos de quadros por segundo na média. Ambas essas diferenças são bastante sutis, não representando uma grande mudança na experiência final do consumidor.

Sapphire Radeon RX 480 NITRO+ 4GB é uma boa pedida para quem não faz questão de todos os filtros no Ultra, e prefere economizar um pouco a ter 8GB

Fique de olho no ADRENALINE FOR SALE para promoções em placas de vídeo e outros produtos

A pressão sobre as RX 480 vem das GTX 1060 de 6GB. Enquanto as versões de 3GB já "forçam demais a sorte" em quantidade de memória disponível, temos modelos com 6GB se aproximando dos R$ 1.2 mil, aquecendo a disputa. Em termos gerais, são modelos que entregam uma experiência muito próxima, tanto a RX 480 e a GTX 1060, e vocês podem conferir nossa batalha entre esses dois chips gráficos no vídeo abaixo:

PRÓS
Conexão HDMI 2.0 e DisplayPort 1.4-HDR
Crossfire, FreeSync e Asynchronous Time Warp
Bom desempenho pra game em Ultra em 1080p
CONTRAS
Baixo ganho com overclock devido limitações de over no GPU e nas memórias
4GB limita algumas configurações no Ultra em games
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  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

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