Índice do Artigo

Depois de analisarmos a placa-mãe X99-Ultra Gaming da Gigabyte, agora é a vez da X99-Designare EX, novo modelo topo de linha da empresa com chipset Intel X99. Por ser uma placa com esse chipset, ela suporta processadores socket LGA2011-v3, com destaque para os novos Broadwell-E como o Core i7-6950X. A X99-Designare EX traz as principais tecnologias disponíveis no mercado atualmente, atualizando a plataforma de placas da Gigabyte, sendo que os primeiros modelos de mainboards X99 foram lançados no final de 2014.

Em cenário internacional, o custo da placa atualmente é de US$ 419 (pesquisa feita no site Newegg.com em 25/10/2016). Ela ainda não está disponível no Brasil, mas deve chegar facilmente acima de R$ 2.500 como demais placas com valor semelhante fora do país.

Tecnologias
Sendo uma placa-mãe topo de linha, a Gigabyte X99-Designare EX possui uma quantidade de recursos e tecnologias exclusivas, que contribuem para aspectos que vão desde maior durabilidade à facilidades para gamers e entusiastas de overclock, trazendo como diferencial o suporte a Wifi/Bluetooth. Confira abaixo algumas das principais tecnologias:

Para conferir todas as tecnologias presentes na placa acesse o site oficial

Controlador Intel USB 3.1 Extreme e USB Type-C
O controlador Intel USB 3.1 usa 4 linhas PCI-Express de 3ª geração, oferecendo uma largura de banda total de 32 Gb/s. Isso possibilidade ter velocidades de até 10 Gb/s por segundo em cada uma das conexões USB 3.1. Os conectores oferecem o dobro da velocidade da geração anterior, além de possuírem retrocompatibilidade com USB 2.0 e USB 3.0. Além disso, há a conexão reversível Type-C, que oferece a mesma velocidade da conexão 3.1.

LED Ambient Surround
A placa traz personalizações em LED com cores RGB. Com um software de controle, o usuário pode sincronizar a iluminação das tiras RGB do gabinete do computador com a iluminação da sua placa-mãe. Usando o aplicativo LED Ambient, incluso no aplicativo Gigabyte Center, os usuários também são capazes de definir os modos de iluminação. 
Além disso, a placa possui suporte à tiras de LED adicionais para que usuários sincronizem a iluminação em seu gabinete com a iluminação da placa-mãe.

YouTube video

Intel GbE LAN e Intel WIFI onboard
A Intel Gigabit LAN com cFosSpeed ​​possui tecnologia avançada para proporcionar uma melhor resposta da rede em LAN. Além disso, a tecnologia permite a otimização e um melhor desempenho de rede para usos específicos, tornando-se uma ótima escolha para gamers.

Sistema de áudio com chip Realtek ALC1150
O Realtek ALC1150 é um codec de áudio de alto desempenho que proporciona uma experiência de som com até 115dB SNR. Com capacitores de alta qualidade, a placa promete entregar a mais alta resolução e qualidade de som para criar efeitos sonoros mais realistas a jogadores profissionais.

Ultra Durable Memory Armor
Exclusivo da Gigabyte, o design de blindagem de aço inoxidável previne que a peça sofra distorção do PCB, além de prevenir qualquer interferência ESD (corrente eletrostática).


Conexões M.2 PCIe Gen3 x4
A Gigabyte X99-Designare EX traz 2 conectores M.2 compatíveis com PCI-Express x4 de 3ª geração. Com isso, é possível conectar SSDs através do PCIe, resultando em velocidades de até 32 Gb/s de transferência de dados, trazendo inclusive suporte a RAID.

U.2 Onboard: NVMe PCIe Gen3 x4
Os novos SSDs Intel 750 oferecem mais desempenho em relação aos drives SATA. Por isso, a porta U.2 onboard suporta as séries Intel 750 2.5″, usando o protocolo NVMe para aproveitar melhor a largura de banda do PCIe Gen3 x4.

Turbo B-Clock
O Turbo B-Clock Tuning IC permite que overclockers possam mudar a frequência BCLK para o valor que desejarem. Agora há um ajuste linear, que vai de 90 MHz a 500 MHz, quebrando o limite usual com alcances de 5% que os usuários normalmente tinham.

Controladores híbridos
A Gigabyte equipou suas placas-mãe X99 / Z170 com dois controladores híbridos do sistema de refrigeração. Isso permite que o usuário tenha total controle sobre duas bombas de água ou dos fans. Um benefício adicional desses controladores é a opção de escolher entre calibração de tensão ou modos PWM.

Suporte para DDR4 XMP até 3400MHz
A Gigabyte garante a compatibilidade adequada com perfis para trabalhar até 3400MHz – ou mais! O desempenho pode ser alcançado através da função XMP, ao ativá-lo e habilitá-lo em sua placa-mãe.

Thunderbolt 3
A placa-mãe é um modelo com suporte à tecnologia Thunderbolt 3. Com o próprio controlador da Intel, o novo protocolo do Thunderbolt 3 está disponível para a placa através de um conector Tipo-C USB na parte traseira da placa. Essa tecnologia oferece uma largura de banda de até 40 Gb/ s – duas vezes mais do que a geração anterior.  Uma das principais vantagens do Thunderbolt 3 é a sua capacidade de comunicação rápida, podendo suportar até 6 monitores em 4K.


Suporte para Thunderbolt 3 em placas de vídeo AMD/Nvidia 
A Gigabyte implementou uma porta Thunderbolt 3 para fazer a conexão entre a placa de vídeo e o monitor. Através de uma DisplayPort, que conecta placa de vídeo e placa mãe, os usuários podem aproveitar as velocidades de transferência de dados e tecnologias mais recentes de jogos enviando o sinal pela conexão Thunderbolt 3, que se conecta ao monitor. 

Fotos


Além de trazer suporte à muitas tecnologias, a X99 Designare EX tem acabamento de alta qualidade e fica entre as melhores já criadas pela Gigabyte. Assim como a X99-Ultra Gaming, ela traz os protetores metálicos nos slots PCI-Express, LEDs entre os módulos de memória e também sobre algumas carcaças, possibilitando personalização de cores via software.

Sobre as tecnologias, destacamos o suporte à três (3) placas de vídeo simultaneamente, todas em 16x. Diferente da X99-Ultra Gaming, a Designare EX ainda traz suporte à conexão WiFi dual band de última geração e Bluetooth 4.2.

Também destacamos a grande variedade de conexões para drives de armazenamento, como Sata Express, M.2 e a nova U.2, além das tradicionais Sata e via conexão PCI-Express.

 

O painel traseiro traz como destaque diversas conexões USB, em especial duas USB 3.1: uma Tipo A e outra tipo C. Também é possível notar as conexões de áudio banhadas a ouro e conexões Wifi/Bluetooth. Porém a mais intrigante é uma conexão DisplayPort, totalmente incomum em placas-mãe socket LGA 2011-v3 porque os processadores para esse socket não possuem vídeo integrado. Como citado nas tecnologias destacadas pela Gigabyte, essa conexão entre as funcionalidades está no suporte a monitores Thunderbolt 3.

Nas fotos abaixo colocamos lado a lado a X99-Designare EX e a X99-Ultra Gaming, mostrando que as placas possuem projetos bem parecidos, com pequenas mudanças visais e suporte à algumas tecnologias como o WiFi/Bluetooth, exclusivo da Designare.

Para finalizar algumas fotos com o sistema montado.

BIOS
Como destacamos na análise da X99-Ultra Gaming, a Gigabyte mudou mais uma vez a interface de sua BIOS, buscando um layout mais interessante e que possa servir como padrão para o futuro. Apesar de mais simples (melhor do que o modelo mais “incrementado” que usava antes) ainda está atrás das outras três grandes fabricantes – especialmente da Asus, que ao nosso ver tem a melhor interface de bios.

Outro ponto que não gostamos é que a Gigabyte não adicionou perfis de overclock para os novos processadores Broadwell-E. Sendo uma placa-mãe lançada com apelo para uso com os novos processadores da Intel, tinha por obrigação trazer funcionalidades para esses processadores, os perfis de overclock estão entre essas funcionalidades, mesmo na última BIOS disponível ainda não há esses perfis disponíveis.

Por outro lado, a placa se comportou bem no overclock manual, indicando que poderia ir além sem maiores problemas.

Sistema Utilizado


Abaixo algumas fotos do sistema utilizado. Mais abaixo, a configuração completa:

 

Máquinas utilizadas nos testes:
Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:

– Processador: Intel Core i7 6950X
– Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1080 (referência)
– Memórias: 16 GB Kingston HyperX Predator 3000MHz (4x4GB)
– SSD: Kingston HyperX Savage 240GB Sata 6Gb/s
– HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM Sata 6Gb/s
– Cooler: Noctua NH-U12S
– Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 10 64 Bits com Updates
– Intel INF 10.1.2.19
– GeForce 375.63

Aplicativos/Games:
– AIDA 5.xx
– AS SSD Benchmark 1.9.x
– CPU-Z Bench
– wPrime 2.10
– WinRAR 5.31

– 3DMark (DX11)
– Hitman (DX12)
– Grand Theft Auto 5 (DX11)
– Metro Last Light (DX11)

CPU-Z
Abaixo, telas do CPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e sistema utilizado nos testes.

Overclock
Um dos atrativos dessas plataformas topo de linha é o poder de overclock que elas trazem, especialmente a linha Core Extreme. Para isso a placa-mãe tem que trazer um bom suporte a essa característica, algo bastante normal em praticamente todas as placas X99. Com a Designare não é diferente, a placa se comporta bem, porém, assim como a X99-Ultra Gaming sua BIOS não traz nenhum perfil de overclock prÉ-definido para os novos processadores Broadwell-E. O que é uma falha, já que a proposta dessa placa é justamente trazer novidades para a plataforma – entre elas o suporte melhorado aos novos processadores da Intel. De qualquer forma, fizemos um overclock manual bem simples com bons resultados, bastando aumentar o multiplicador para 42x em todos os núcleos. Dessa forma o processador saltou para 4.2GHz e, como podem ver nos benchmarks, em vários testes apresentou bom ganho, sendo que o overclock não vai comprometer em praticamente nada a vida útil do processador. Essa placa analisada ainda traz suporte para memórias com clocks de até 3600MHz (podem ir além via overclock).

Além do overclock, as memórias HyperX Predator passaram a trabalham com seu perfil XMP e consequentemente ficaram com clock de 3000MHz.

Testes

Consumo de energia
Fizemos os testes do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema. Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso (IDLE).

Reparem que ao setarmos todos os núcleos em 4.2GHz full time, o consumo sobe muito quando comparado ao overclock da X99 Strix (que utilizou um perfil pré-programado de overclock onde a Asus alterna o clock de cada núcleo). 

Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, temos os seguintes resultados de consumo:

Testes de desempenho
Abaixo temos uma série de testes de desempenho com o sistema, comparando a placa com outros modelos do mercado utilizando os mesmos componentes e fazendo exatamente os mesmos testes; com exceção de overclock, que é diferente em cada placa-mãe/sistema.

CPU-Z Bench
Abaixo o resultado do teste “Multi Thread” do aplicativo CPU-Z.

AIDA64 
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o AIDA64 e seu teste de memórias, mostrando o resultado de latência, confiram:  

AS SSD Benchmark
Dando sequência, abaixo um teste de desempenho do mesmo SSD utilizado em todas as placas:  

WinRAR
Outro teste indicado que pode ser usado para medir o comportamento do processador é o WinRAR, que consegue fazer bom uso de todos os cores.

wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:  

3DMark
Começamos nossos testes com foco em vídeo com o 3DMark, mas por enquanto com a placa de vídeo dedicada.

Testes em games

Grand Theft Auto 5
O game GTA V para PC está entre os mais exigentes da atualidade, trazendo ótima qualidade gráfica. Confiram abaixo o comportamento das placas rodando o game e como fica a diferença entre os processadores:

Metro Last Light
Para finalizar, fizemos mais um teste em games com a placa de vídeo dedicada, agora com o Metro Last Light.


As “novas” placas-mãe X99 que foram lançadas desde a Computex têm como principal objetivo atualizar a plataforma frente ao que existe de mais avançado em tecnologias, tanto é que as primeiras mainboards X99 lançadas em 2014 suportam os processadores Broadwell-E lançados nesse ano – basta uma simples atualização de BIOS. A Gigabyte X99-Designare EX é uma dessas placas novas, que traz tudo que o mercado tem de novidades em tecnologias, além de LEDs, característica que não pode ficar de fora atualmente em produtos que visam conquistar o público gamer.

Destacando as características positivas da placa temos o suporte à uma variedade de tecnologias. Uma das placas-mãe X99 mais completas do mercado, com destaque para o amplo suporte a drives de armazenamento. Inclusive esse modelo passou a ser nosso sistema de testes oficial para SSDs e outros drives a partir de agora. Ela ainda traz suporte à combinação de até três placas de vídeo, todas trabalhando em 16x, mesmo o recomendado por empresas como a NVIDIA ser combinar no máximo 2 placas. WiFi, Bluetooth, USB 3.1 tipo A e tipo C, conectores de áudio banhados a ouro e até uma conexão DisplayPort “alinhada” com a Thunderbolt 3 estão entre os demais diferenciais da placa.

Muitas tecnologias e visual refinado com LEDs estão entre os destaques da placa

Como se trata de uma placa-mãe X99 ela tem se comportar bem em overclock “quase que por obrigação”, e podemos dizer que ela cumpre bem esse papel, trazendo inclusive suporte a memória de até 3600MHz nativamente, podendo ir além em overclocks manuais. O porém é que a Gigabyte não adicionou nenhum perfil pré-programado de overclock para os novos processadores Broadwell-E, algo que consideramos bem importante por se tratar de uma placa-mãe X99 nova, já que a placa foi lançada para aproveitar o lançamentos desses processadores. Outros pontos em que ela deixou a desejar é que a Gigabyte continua sem achar uma interface de BIOS à altura do que se espera da marca. A nova BIOS continua abaixo do que uma empresa como a Gigabyte pode desenvolver. Não é um grande problema, mas esperamos que ela desenvolva uma interface mais interessante para o futuro. Felizmente, tanto a interface como o caso dos perfis pode ser resolvido facilmente com uma nova atualização, especialmente os perfis mais simples. Além disso, sentimos falta do Debug LED. Na análise da X99-Ultra Gaming, que também não tem Debug LED, descobrimos que um módulo de memórias que estávamos utilizando tinha problema. Se houvesse o Debug LED, poderia informar isso via código. Por fim, ela não traz os botões de power e reset no PCB – o que não é um problema para a maioria, mas sentimos falta.

Apesar de ser uma excelente placa-mãe, diferença de custo para com a X99-Ultra Gaming não se justifica

A X99-Designare EX é uma bela placa-mãe para quem pretende montar um sistema de alto desempenho com processador Core i7 Extreme, em especial os novos Broadwell-E. Porém seu alto valor complica muito frente a outros bons modelos, inclusive à própria Gigabyte X99-Ultra Gaming que já analisamos, além da ASUS X99 Strix Gaming. Esta tem como principal diferença frente à Designare a ausência do suporte a Wifi/Bluetooth, mas custa U$ 260 nos EUA, uma diferença de U$ 160 dólares. Isso é muito dinheiro, já que possibilita a compra de outros componentes importantes para um sistema de alto desempenho, como um bom kit de memórias, SSD e etc. Por esse motivo, ela leva um selo prata e não ouro.

{galeria::gigabyte x99-designare ex,Galeria da análise da Gigabyte X99-Designare EX}

Conclusão

{notas}

Prós

Bom acabamento e visual gamer

Componentes de alta qualidade

Suporte a Crossfire e SLI

Bom comportamento em overclock

Suporte a memórias de 3600MHz

Conexões M.2, U.2, USB 3.1 e Thunderbolt 3

Contras

Alto custo frente a outros modelos X99 semelhantes

Não traz grandes novidades sobre modelos anteriores com chipset X99

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções