ANÁLISE: LG K4 K130F

ANÁLISE: LG K4 K130F

O LG K4 é o novo smartphone mais de entrada da LG, focando-se no segmento de consumidores que não querem precisar investir muito para ter um aparelho confiável pra mandar algumas mensagens pelo WhatsApp e quem sabe baterem uma foto de vez em quando. Mas será que mesmo tendo promessas tão humildes o K4 consegue cumpri-las? Vamos discutir isso nessa análise.

Comparativo

LG K4 K130FSamsung Galaxy
Win 2 Duos
Microsoft Lumia
640 Dual SIM
DTV
Motorola Moto E
(2ª Geração)
4G DTV

Preços

Preço no lançamentoR$ 729,00
Preço atualizadoR$ 629,00

Especificações

Armazenamento interno|8GB| |8GB| |8GB| |16GB|
Cartão microSDaté 32GB Até 128GB até 32GB
Memória RAM1GB 1GB 1GB 1GB
Número de núcleos8 4 4 4
Portas de conexão|Micro-USB| |Micro-USB| |Micro-USB|
Sistema OperacionalAndroid 5.1 Android 4.4 Windows Phone 8.1 Android 5.0
Update disponível para o sistemaNão informado Android 5.0 Windows 10 -
ProcessadorMediatek MT6753 Qualcomm Snapdragon 410 Qualcomm Snapdragon 400 Qualcomm Snapdragon 410
Clock1.14 GHz1.2 GHz1.2 GHz1.2 GHz
GPUMali-T720MP2 Adreno 306 Adreno 305 Adreno 306
Bateria1.940 mAh mAh2000 mAh mAh2500 mAh mAhLi-Ion 2390 mAH mAh
Dimensões131,9 X 66,7 X 8,9 mm131.3 x 68.3 x 8.8 mm mm141,3 x 72,2 x 8,8 mm mm129,9 x 66,8 x 12,3 mm mm
Peso130 g130 g g145 g g145g g

Recursos

GPSSim Sim Sim Sim
Leitor de DigitalNão Não Não
LTESim Sim Não Sim
NFCNão Sim Não
Número de cartões SIM2 2 2 2
RadioSim Sim Sim Sim
Tipo de cartão SIMMicro SIM Micro SIM Micro SIM Micro SIM
TV DigitalNão Sim Sim Sim
Bluetooth4.1 v4.0 4.0 v4.0
ExtrasMotorola Bands coloridas

Display

Resolução480 x 800 480 x 800 720 x 1280 540 x 960
Tamanho4.5 polegadas 4.5 polegadas 5 polegadas 4.5 polegadas
TecnologiaIPS TFT LCD IPS IPS
ProteçãoCorning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3

Câmera

Vídeos720p 30fps 720p 30fps 1080p 30 fps 720p 30fps
Traseira5 5MP 8 MP 5MP
Frontal2 2MP 0.9 MP VGA

Design
Aparelho é compacto e leve, mas a tela distorce muito

Tendo apenas 4,5' de tamanho no display, o LG K4 consegue manter um design compacto e leve, sendo um aparelho que não atrapalha no bolso e que pode ser usado com muitíssima facilidade com apenas uma mão. Ele não é muito fino, mas também não é espesso, e isso aliado à traseira texturizada garante uma pegada bem segura. Além disso, há duas opções de cores, e o indigo que recebemos por aqui não é nada mau, esteticamente falando.

olhar a tela em qualquer ângulo que não seja direto vai causar enormes distorções nas cores.

Mas é na parte mais importante que vemos o principal defeito do design do LG K4. Sua tela não condiz com a realidade atual de aparelhos e está muitíssimo abaixo da média do que encontramos por aí, até em aparelhos mais antigos. O seu problema não é nem a resolução, mas olhar a tela em qualquer ângulo que não seja direto vai causar distorções de cores bastante severas. Isso tudo fora o fato comum em aparelhos mais baratos que, num ambiente muito iluminado, qualquer configuração de brilho que não seja a máxima já vai deixar muito difícil de se enxergar qualquer coisa.

Câmera
Resolução dentro da média, mas o foco não é dos melhores


A câmera do LG K4 é bastante rápida e isso conta pontos pro aparelho. Mas não muitos, porque o foco não acompanha. Não adianta nada abrir a câmera rapidamente se suas primeiras fotos provavelmente vão sair muito borradas. As imagens que separamos pra mostrar aqui foram as melhores de pelo menos 3 ou mais tentativas diferentes em cada momento.

- Continua após a publicidade -

É no comparativo com outros aparelhos que realmente percebemos como a câmera do LG K4 deixa a desejar, mesmo contra o Galaxy Win 2 Duos, que conta com os mesmos 5MP no sensor.

Boa luz:

Pouca luz:

Flash:

- Continua após a publicidade -


Desempenho e Autonomia
Não decepciona, nem impressiona

O K4 tem o desempenho que se espera de um Android em sua faixa de preço. Não decepciona, mas não impressiona também. Apesar dele não se sair bem nos benchmarks, a experiência de uso do aparelho acontece na maior parte do tempo sem engasgos, só tendo alguns atrasos quando muitos aplicativos estão abertos, o que seria de se esperar num Android de 1GB de RAM.

O aparelho perde pontos no desempenho, na verdade, por causa da tela de novo. Na usabilidade. A sensibilidade ao toque é mal calibrada e pouco responsiva, no ponto que fica difícil até mesmo escrever mensagens e compromete muito a experiência.


Já na parte de autonomia, o smartphone se segura com tranquilidade por um dia inteiro, mas não é melhor do que seus concorrentes na faixa de preço. O Moto E de 2ª geração é um dos nossos grandes recordistas quando o assunto é economia de bateria, então pode ser meio injusto concorrer com ele, mas mesmo os outros exemplos também se saem melhor. Um aparelho tão de entrada, com um processador que não é poderoso, poderia entregar um pouco mais de tempo longe da tomada. Mas é o tamanho da bateria que acabou limitando nessa área.

Recursos
Muito bloatware

- Continua após a publicidade -

O LG K4 não conta com muitos recursos interessantes, mas sobra bloatware da TIM. O menu de configurações é muito bem organizado e quando você recebe um SMS ele é exibido diretamente na primeira tela, o que é prático, mas não muito útil. São dois recursos que não se comparam às desvantagens de tanto bloatware da TIM.

Em sua maioria são aplicativos pra lhe fazer comprar mais coisas, como músicas, mais crédito, etc. É tanta coisa afogando o sistema que em apenas 3 dias o dispositivo já estava alertando pra falta de espaço. Em comparação, meu smartphone de uso pessoal tem exatamente a mesma capacidade e nunca apresentou problemas de armazenamento.

O LG K4, no geral, é um bom aparelho com uma performance e autonomia bastante satisfatórios no segmento em que se insere. Ele seria até bastante recomendável, não fosse sua tela completamente fora da realidade que encontramos e a quantidade absurda de bloatware.

O K4 seria recomendável, não fosse pela sua péssima tela e bloatware não convidado

Enquanto a tela pode ter sido um resultado inesperado de economias e corte de preços, pro bloatware não tem desculpa. A empresa faz acordos com a operadora que certamente não visa vantagem alguma pro usuário. Não são mudanças na interface ou novas interações que possam contribuir para a experiência do usuário, mas sim apenas aplicativos de interesse da TIM que ocupam uma quantidade considerável da já pouca capacidade.

Conclusão

 

Avaliação: LG K4 K130F

Design
7.0
Câmera
6.0
Desempenho
6.0
Autonomia
7.0
Recursos
6.0
Preço
7.0


PRÓS
Fácil manuseio com apenas uma mão
Desempenho satisfatório para o segmento
Câmera rápida
Opção de cor indigo
CONTRAS
Cores da tela se distorcem muito facilmente
Sensibilidade ao toque pouco responsiva e mal calibrada
Foco ruim da câmera
Bloatware que ninguém quer
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.