ANÁLISE: Quantum GO

O Quantum GO é o estreante de uma nova empresa brasileira, a Quantum, que nasce como uma startup sendo "encubada" dentro da Positivo. Emprestando o conceito da física, a empresa busca entregar "o máximo pelo mínimo", outra forma de dizer que seu foco é na relação entre custo e benefício. Seu estreante chega aplicando muito bem esse conceito, pois mistura elementos do segmento intermediário com outros presente apenas em modelos mais caros, e busca uma combinação capaz de entregar uma boa experiência para o usuário.

Comparativo

Quantum GOMotorola Moto G
2015 (3ª
geração)
Xiaomi Redmi 2Asus Zenfone 5

Preços

Preço no lançamentoR$ 900,00
Preço atualizadoR$ 850,00

Especificações

Armazenamento interno|16GB||32GB| |8GB||16GB| |8GB| |8GB||16GB|
Cartão microSDaté 32GB até 32GB até 64GB
Memória RAM2GB 2GB 1GB 2GB
Número de núcleos8 4 4 2
Portas de conexão|Micro-USB| |Micro-USB| |Micro-USB|
Sistema OperacionalAndroid 5.1 Android 5.1 Android 4.4 Android 4.4
Update disponível para o sistema- Android 5.0
ProcessadorMediatek MT6753 Qualcomm Snapdragon 410 Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410 Intel Atom Z2580
Clock1.3 GHz1.4 GHz1.2 GHz2 GHz
GPUMali-T720 Adreno 306 Adreno 306 PowerVR SGX544MP2
Bateria2300mAh mAh2.470 mAhLi-Po 2200 mAh mAh Li-Po 2110 mAh mAh
Dimensões145 x 71,5 x 6,5 mm142.1 x 72.4 x 6.1~11.6 mm134 x 67.2 x 9.4 mm mm148.2 x 72.8 x 10.3 mm mm
Peso115g g155 g133 g g145 g g

Recursos

GPSSim Sim Sim Sim
Leitor de DigitalNão Não Não
LTESim Sim Sim Não
NFCNão Não Não
Número de cartões SIM2 2 2 2
RadioSim Sim Sim Sim
Tipo de cartão SIMMicro SIM Micro SIM Micro SIM Micro SIM
TV DigitalSim Sim Não Não
Bluetoothv4.0 4.0 4.0 v4.0, A2DP, EDR
ExtrasCertificação IPx7 MIUI 6.0 Zen UI

Display

Resolução720 x 1280 720 x 1280 720 x 1280 720 x 1280
Tamanho5 polegadas 5 polegadas 4.7 polegadas 5 polegadas
TecnologiaAMOLED IPS IPS IPS
ProteçãoGorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3 Dragontrail Corning Gorilla Glass 3

Câmera

Vídeos1080p 30 fps 1080p 30 fps 1080p 30 fps -
Traseira13MP 13 8 MP 8 MP
Frontal5MP 5 2 MP 2 MP
 

Vídeo análise

Design - Fino e muito leve

No primeiro contato com o Quantum GO, a primeira impressão que fica é definitivamente seu peso. Com apenas 115 gramas, é um dos aparelhos mais leves que já testamos em tempos recentes, sendo mais leve até mesmo que o menor iPhone 6. Se por um lado essa leveza pode não agradar quem prefere um aparelho um pouco mais parrudo, esse baixíssimo peso praticamente anula qualquer desconforto no uso, mesmo por longos períodos.

iPhone 6 e Quantum GO 

Com apenas 115 gramas, o Quantum GO é um aparelho incrivelmente leve

 

Sua estética remete muito ao que vemos na linha Xperia, especialmente o modelo M4 Aqua. A traseira é feita em vidro, com um formato retangular e um acabamento arredondado nos cantos, tornando a pegada bastante confortável. A semelhança também se mantém nos pontos negativos: o acabamento em vidro é mais liso que outros aparelhos com traseiras texturizadas, enquanto apesar de dar uma estética excelente, o vidro não é dos materiais mais resistentes, mesmo considerando que o Quantum GO conta com a proteção Corning Gorilla Glass de terceira geração, que aumenta sua capacidade de resistir a riscos e quedas.

- Continua após a publicidade -

 

O smartphone como um todo é muito bem encaixado e tem excelente acabamento, sendo que a economia no custo fica evidente apenas nas laterais que utilizam plástico, ao invés do alumínio praticamente onipresente nos atuais aparelhos topo de linha. Os botões também tem um pouco de folga, porém estão longe de ser um problema. 

A tela com resolução HD (720 x 1280) não traz uma densidade de pixels impressionante, mas está dentro da média do segmento e também é suficiente para manter um bom nível de qualidade nas imagens. O destaque é o uso da tecnologia AMOLED no display, o que garante alta saturação nas cores e excelentes contrastes, tornando fotos e vídeos muito mais "vivos". 


Performance - Excelente desempenho e autonomia na média

Equipado com um processador de oito núcleos da Mediatek com instruções em 64-bit e com 2GB de RAM, o Quantum GO apresentou alguns dos resultados mais altos em nossa bateria de benchmarks, perdendo apenas para o Intel Atom presente no Zenfone 6 em alguns dos testes.

 

 

- Continua após a publicidade -

 

O bom resultado nos testes se reflete no uso. O Quantum GO entrega uma das experiências mais fluídas e eficientes do segmento intermediário, com a boa quantidade de memória RAM garantindo  agilidade na alternância entre apps. Em seu patamar de preço, o Quantum GO é o modelo de maior desempenho, junto com o Zenfone 5.

 

Equipado com uma bateria de 2.300mAh, a autonomia do Quantum GO não se destaca. Em nossos testes ele se inseriu "no meio da tabela", enquanto no uso prático conseguimos uma duração de bateria consistente para um dia de uso, mesmo mantendo todos os sensores e 4G ativados, brilho de tela no máximo e um bom tempo de navegação na web e uso de aplicativos. Ele é capaz de segurar até dois dias caso seu uso seja moderado e o usuário utiliza recursos para diminuir o consumo, como menos brilho de tela e modos de economia de energia.


Print do consumo em uso moderado e mais intenso

A autonomia do Quantum GO não é um destaque do aparelho. Sua duração de bateria é suficiente para garantir um dia de uso intenso, dois se moderado

 


Câmera - Excelente fotos para segmento intermediário

As câmeras do segmento intermediário vem mostrando uma evolução considerável nos últimos lançamentos, e o Quantum GO é um desses aparelhos que  "sobe o nível" da competição. As fotos tiradas com os 13MP da câmera traseira tem boas cores e contrastes. O tempo reação não é excepcional, mas fica dentro do que vemos entre os rivais dessa faixa de preço, com velocidade de foco suficiente para um uso cotidiano.

- Continua após a publicidade -

Boa luz 

Quantum GO, Zenfone 5, Redmi 2 e Motorola Moto G

Pouca luz

Quantum GO, Zenfone 5, Redmi 2 e Motorola Moto G

Flash


Quantum GO, Zenfone 5, Redmi 2 e Motorola Moto G

Quantum GO está equipado com uma das melhores câmeras desse segmento de preço

Mesmo em situações de pouca luminosidade temos um resultado aceitável, e há uma melhora se você ativar o recurso que "atrasa o obturador". Essa configuração irá aumentar o tempo de exposição da foto, conseguindo uma imagem menos granulada em situações ruins de luz. Porém, é preciso manter o celular firme e, caso alguma coisa se mova na cena, ficará borrada.

A câmera foi um dos aspectos onde a Quantum mexeu no sistema Android, substituindo por um app próprio. Apesar da interface não ser um primor estético ou de organização, cumpre bem seu papel e traz a vantagem de ser menos limitada em configurações que o software padrão da Google para fotografia. Deixando as opções mais evidentes, ela também é mais prática que o app padrão do Android, que deixa muitas das opções ocultas.


Tecnologias Adicionais - Poucas mexidas em um Android praticamente puro

Na apresentação do aparelho, a promessa da Quantum é manter seus usuários atualizados. Para tanto, o GO já chega com o sistema Android 5.1 e o comprometimento da empresa de trazer novas versões do sistema. Um fator que deve ajudar bastante, e também agradar muito usuários, é a pouca modifica no sistema operacional.

Quantum GO se junta aos modelos da linha Moto e Nexus como uma opção para o consumidor que busca a experiência Android praticamente sem modificações

 

O Quantum GO chega com um sistema operacional Android praticamente "puro", com mudanças pontuais como alguns aplicativos adicionados e alguns ícones diferentes. No restante, a experiência é muito próxima do sistema original da Google, algo disponível apenas em aparelhos da Motorola, smartphones com o Cyanogen Mod ou, é claro, a linha Nexus.


Screenshots da interface do sistema

A estética dos ícones é algo que cada um pode tirar seu próprio julgamento, e uma das vantagens do sistema Android é que não é difícil instalar um novo tema no aparelho. Quanto aos apps adicionados, temos os Apps Brasileiros, loja de aplicativos nacionais e um dos requerimentos para obter benefícios fiscais da Lei do Bem (enquanto ela existir) e o Selfie, que nada mais é do que o software da câmera já abrindo com a câmera frontal ativa.

Outro aplicativo, o Play DTVi, torna viável o uso da TV Digital. Esse recurso está presente em todos os modelos da linha, e o smartphone já acompanha um dongle microUSB para conectar ao celular e utilizar como antena. A performance como televisor está dentro do que estamos acostumados com tecnologias 1-seg, típicas das incorporadas em dispositivos móveis: a resolução é baixa e a recepção não é das melhores, servindo mais como um quebra-galho em algum momento do dia do que necessariamente o meio primário pelo qual você pretende consumir televisão.

O outro software adicional é o DashCam, app que transforma seu smartphone em uma daquelas populares (especialmente na Rússia) câmeras de monitoramento do trânsito. Está longe de ser um diferencial importante, considerando a grande quantidade de apps equivalentes e até melhores disponíveis na loja de aplicativos da Google, e seu maior diferencial acaba sendo um dock já desenvolvido pensando nesse uso do smartphone.

Falando em acessórios, um dos diferenciais interessantes do Quantum GO é a disponibilidade de capas coloridas, sendo que a Duo Case possibilita a combinação de duas cores diferentes. Como se trata de um aparelho estreante, é importante essa disponibilidade de capas e acessórios já garantidas pela própria fabricante, já que soluções de terceiros podem demorar para um aparelho de uma empresa novata no mercado. 

A Quantum escolheu muito bem seu primeiro lançamento. O Quantum GO traz diversas características que o tornam um excelente smartphone e ao mesmo tempo um perfil muito buscado pelo brasileiro: um aparelho que é econômico, mas que não compromete a experiência de uso do sistema Android.

Seu ponto alto trazer novamente um custo vs benefício digno de por pressão no mercado, próximo ao que o Moto G original causou. Com a subida dos preços da maioria dos seus rivais, o Quantum GO traz um produto muito competitivo, graças ao seu preço baixo e principalmente por já garantir em seu modelo mais barato aspectos que seus concorrentes não possuem ou só incluem em versões mais caras de seus aparelhos, como os 2GB de RAM e a TV digital.

O processador Mediatek de oito núcleos conquistou excelentes resultados em testes de performance e não comprometeu na duração de bateria, tornando esse aparelho em um dos mais rápidos da categoria, junto com o Zenfone 5, e com uma autonomia dentro da média do mercado, capaz de segurar tranquilamente um dia de uso e, se maneirar, até dois.

Com custo a partir dos R$699, o aparelho já entrega características incomuns nessa faixa de preço, como 16GB de armazenamento e os 2GB de RAM. Para quem quiser a conexão 4G, precisa pegar o modelo com custo de R$ 899, o que aproxima este aparelho de concorrentes como o Moto G mas que segue na vantagem por possuir mais memória RAM e ter seu armazenamento expandido para 32GB.

Com essas características, se você busca um aparelho do segmento intermediário com excelente desempenho, boa câmera e design, tem no Quantum GO uma escolha certa.

A Quantum estreia com força no segmento intermediário. O GO traz excelente desempenho, câmera e design, tudo com um preço capaz de rivalizar e bater muitos de seus concorrentes

Conclusão

 

Avaliação: Quantum GO

Design
9.0
Câmera
9.0
Desempenho
10
Autonomia
8.0
Recursos
8.0
Preço
9.0

 

 

PRÓS
Design fino, leve e bonito
Excelente câmera
Boa performance
Preço competitivo
CONTRAS
Acabamento em vidro é mais liso e frágil que outros materiais
Botões um pouco frouxos e uso do plástico nas laterais
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.