ANÁLISE: NZXT H440

ANÁLISE: NZXT H440

Recebemos da NZXT, renomada empresa do ramo de gabinetes, o modelo H440, gabinete que se destaca pelo acabamento de alta qualidade além do suporte a hardwares de alto desempenho. Em cenÁrio nacional ele estÁ custando a partir de R$450 (pesquisa feita no dia 26/01/2015 no site Megamamute.com.br). em cenÁrio internacional seu preço é de U$ 120 (pesquisa feita no dia 26/01/2015 no site newegg.com).

O modelo tem disponibilidade nas cores vermelho (modelo analisado), branco, laranja, azul e verde, contando ainda com um modelo personalizado da Razer.

Um detalhe curioso é que ele não suporta drives frontais, ou seja, não serÁ possível instalar drives em formato 5.25 ou qualquer outro formato, como leitores/gravadores de DVD/Blu-ray, ou mesmo outros acessórios que utilizem a frente do gabinete.

Abaixo um vídeo de apresentação da NZXT mostrando alguns dos principais destaques dos modelos série H440:

NZXT no Brasil
Segue abaixo palavras de Roberto Souza, Country Manager da NZXT no Brasil, a respeito da estratégia da empresa para esse ano e futuro.

A NZXT investiu no posicionamento da sua imagem corporativa e agora avança para ser reconhecida em seu segmento e também admirada em seu mercado de atuação.

Até agosto de 2014 a NZXT operava as vendas ao Brasil através de venda direta, ou seja, algumas lojas e distribuidores faziam a compra direta e revendia para o consumidor Final. Após este período  mudou a forma de operação direta de vendas para modalidade indireta de vendas, elegendo distribuidor oficial em região estratégia para comercializar seus produtos..

Com essa aliança acreditamos que nossos produtos possam chegar até nossos consumidores finais através de uma cadeia de vendas e atendermos um maior numero de publico em todas as regiões do Brasil, garantindo assim além de produtos disponíveis assistências aos seus consumidores.

Para atender nossos revendedores os produtos estarão disponíveis em seus canais de Distribuidores Oficiais

- Continua após a publicidade -

Características
Na tabela abaixo as principais características da linha H440, que tem como destaque o fato de não suportar drives no formato 5.25 inch, padrão para drives de CD, DVD e Blu-ray entre outros acessórios. Para usar um drive que leia/grave essas mídias, o usuÁrio terÁ que optar por uma solução externa, jÁ se o interesse for utilizar algum acessório como mostrador de temperaturas do sistema, algum adaptador com leitores de cartões e mais portas USB etc, esquece, isso não serÁ possível nesse modelo.

Por se tratar de um modelo de alto desempenho, traz suporte ao que existe de melhor em hardwares, como placas de vídeo de até 40cm se algumas baias de HD forem removidas, do contrario o suporte mÁximo serÁ de placas com até 29cm de comprimento.


GRID+
O acessório GRID+, comercializado separadamente, tem como função controlar e gerenciar até 6 FANs do sistema através de um software, chamado CAM. O acessório é interessante para quem precisa de uma solução completa de resfriamento, podendo ser uma boa alternativa para quem mora em regiões com grande variação de temperatura, onde o controle mais refinado dessa característica pode ajudar em vÁrios quesitos, com melhor eficiência na dissipação do calor e ruído dos FANs.

O GRID+ também oferece a possibilidade de se controlar e gerenciar os FAN via aplicativo, apesar desse tipo de solução não ter muito sentido.

Sua instalação é feita interna dentro de algum espaço disponível no gabinete. 

Abaixo um vídeo da própria NZXT mostrando os atrativos desse acessório:

- Continua após a publicidade -

Fotos
Tiramos uma série de fotos do gabinete, que destaca o ótimo acabamento interno e externo do modelo. O material utilizado na parte externa é muito bonito e não passa a sensação de plastico de baixa qualidade, pelo contrario, quem olha rapidamente poderÁ confundir o plastico com metal. 

 

Em se tratando de conexões frontais, duas USB 3.0 (que podem ser convertidas para 2.0 através de um adaptador no próprio cabo de conexão interno), mais duas USB 2.0 além de conexão de Áudio e microfone. Ao lado das conexões ainda temos o botão de power, que fica iluminado quando o sistema estÁ ligado, além de um micro botão para resetar o sistema.

A empresa criou um carcaça que esconde a fonte, ficando os cabos aparentes apenas removendo a tampa lateral de traz da placa mãe, esse detalhe deixou o gabinete com visual bastante elegante e tirou o lado feio que o emaranhado de cabos gera.

- Continua após a publicidade -

Internamente ele tem bastante espaço, com boas aberturas que facilitam a organização dos cabos, assim como instalação dos componentes do sistema como drives de SSD (2), HD (6). O H440 também suporta liquid cooler com radiador duplo de 140mm na parte superior.

Outro liquid cooler pode ser fixado na parte traseira no lugar de um FAN de 140mm que vem instalado. Por baixo da tampa da parte de traz da placa-mãe temos os colectores de força dos 4 FANs que acompanham o gabinete (1 na traseira e 3 frontais).

A parte traseira foi projetada para facilitar a instalação dos componentes no que diz respeito aos cabos, alias, não apenas instalação, como organização, um dos maiores problemas de gabinetes. Reparem também que o gabinete tem disponível "conectores" para centralizar FANs.

Por baixo da fonte o gabinete tem um filtro de poeira que pode ser removido facilmente para limpeza, esse filtro evita que poeira entre na fonte. Os pés do gabinete tem boa altura e mantem ele seguro na maioria das superfícies, sem deslizar facilmente. 

Onde coloco meu drive de DVD?

Na parte frontal como destacamos anteriormente, o gabinete possui 3 FANs de 120mm. Reparem novamente que os coolers vão de cima até em baixo, como o mesmo não possui suporte a drives 5.25(ex.: DVD), foi possível utilizar toda a parte frontal para FANs.

Instalação
Antes de começarmos a falar do processo de instalação, vamos aos componentes utilizados:

- Placa-mãe MSI Z97 Gaming 9 AC
- Processador Intel Core i7 4790K
- Placas de vídeo XFX Radeon R9 290X BE
- Fonte de energia OCZ Falal1ty 550W
- Memórias Kingston Predator 3000MHz 8GB (2x4GB)
- SSD Kingston SSDNow V300 120GB
- Cooler BOX Intel

O processo de instalação é simples como grande parte dos gabinetes de melhor qualidade nos dias atuais. Pelo bom espaço interno e diversas aberturas nas carcaças do gabinete, além é claro do projeto como um todo, o H440 estÁ entre os melhores modelos que vimos em se tratando de organização. 

A parte de traz da placa-mãe logicamente não faz diferença, não existe necessidade dessa parte ser muito organizada visto que ficarÁ totalmente escondida, o que ela precisa é oferecer justamente aberturas e meios de se fixar os cabos. No total é possível instalar 6 drives de HD e mais 2 SSDs, isso considerando todas as baias de HD, caso se instale uma placa de vídeo com tamanho superior a 300mm, haverÁ perda de baias de HD. Na foto abaixo podemos ver que 2 SSDs ficam instalados em um espaço sobre a "capa" da fonte. Normalmente um gabinete desse tamanho, especialmente um que remove as baias de 5.25 inch, suportaria bem mais drives de HD formato 3.5 inch, mas parece claro o interesse em um projeto mais sóbrio e que traga melhor comportamento de manutenção, organização e dissipação do calor, dessa forma aconteceram limitações como a de quantidade de drives 3.5 inch a serem instalados.

Nas fotos abaixo mostrando o espaço para a instalação da placa de vídeo. A principio parece que serÁ necessÁrio remover algumas baias de HD, mas bastou mudar a angulação de entrada da XFX Radeon R9 290X BE que instalamos para que a mesma entrasse sem maiores problemas. Como destacados, se houver necessidade é possível instalar placas de vídeo de até 406mm, mesmo que nem exista um modelo desse tamanho atualmente, ao menos não sem alguma modificação ou cooler modificado.

Por fim algumas fotos do gabinete montado, com visual bastante clean e mostrando que é possível organizar tudo dentro do sistema sem grandes esforços, belo trabalho da NZXT no projeto desse gabinete.

Testes
Os testes consistem em medir a temperatura mÁxima do processador e da placa de vídeo em modo ocioso e rodando alguns games e aplicações. Também fizemos testes overclokando o processador para 4.5GHz e a placa de vídeo para 1100MHz, 100MHz acima de seu clock original. 

Confiram abaixo os testes:

Temperatura CPU
Começamos pelos testes de temperatura do CPU, sendo que as temperaturas foram medidas com o sistema em modo ocioso e rodando o wPrime.

IDLE
O modo IDLE, ou ocioso, consiste em testar a temperatura do sistema quando o mesmo não estÁ executando nada além do Windows aberto, esperando alguma ação do usuÁrio.

Metro Last Light
Rodando um game que exige bastante do sistema, vejam abaixo como foi o comportamento do processador:

wPrime
Por fim, o teste com o wPrime estressa o CPU e todos seus cores, sendo um bom teste para ver como fica a temperatura do processador em uma situação extrema. 

 

Temperatura da Placa de vídeo
Também fizemos testes de temperatura com uma Radeon R9 290X BE da XFX.

IDLE
Primeiro o teste em modo ocioso, com o sistema em espera.

Metro Last Light
Por fim, abaixo as temperaturas da placa de vídeo rodando o game Metro Last Light, que existe bastante do gpu.

Conclusão

Avaliação: NZXT H440

Acabamento e Design
10.0
Funcionalidade
9.5
Instalação
10.0
Tamanho
9.0
Preço
8.0

A impressão do H440 após a anÁlise é muito boa, se mostrando um produto moderno em se tratado de design, bastante clean sem abrir mão de ser bonito visualmente mesmo sendo simples, além das linhas adotadas muito disso graças aos materiais utilizados pela NZXT em sua criação. Com diversas partes em aço escovado, junto a detalhes em plastico de um material de alta qualidade e com acabamento refinado, um dos melhores que vi nesse aspecto. Em se tratando das conexões frontais, as bÁsicas e indispensÁveis, 4 USB, sendo duas 3.0, mais Áudio e microfone, além é claro do botão de power e também reset, esse bastante discreto, leia-se pequeno. Vale destacar que mesmo sendo padrão da maioria das placas-mãe mais recentes acompanharem uma conexão USB 3.0 direto na placa, o cabo vem com adaptador para uso em portas USB 2.0, dessa forma não perderÁ nenhuma das 4 conexões USB, mesmo que sua placa-mãe não tenha suporte a versão 3.0. Outro detalhe interessante é a variedade de cores, sendo possível montar o computador sincronizado com outros componentes do sistema por exemplo.

Uma das partes que mais me chamaram a atenção visualmente é que o H440 não possui suporte a drives formato 5.25 inch, ou seja, leitores/gravadores de CD, DVD, Blu-Ray ou mesmo outros acessórios para esse tipo de "baia". É um problema? bom, para mim definitivamente não, mas pode ser para algumas pessoas, de qualquer forma ainda é possível contornar utilizando drives externos, jÁ no caso de alguns acessórios não terÁ saída.

Em se tratando de espaço interno o H440 é ótimo, tanto para o quesito facilidade de instalação como organização e visual, afinal ele possui lateral acrílica transparente e ninguém deseja mostrar a bagunça interna do sistema. O suporte a placas-mãe vai até de Mini-ITX até ATX, com vÁrias sacadas bem legais. Além da grande quantidade de aberturas na carcaça, que facilita a passagens e fixação dos cabos do sistema, a NZXT projetou uma "capa" para a fonte de energia aberta apenas pela lateral de traz da placa-mãe, ou seja, quem remover a tampa lateral de frente para o processador, placa de vídeos etc não verÁ a fonte de energia e seus cabos, mas sim uma faixa vermelha com a logo da marca. O mais importante  é que essa "capa" esconde todos os cabos que saem de traz da fonte de energia, talvez o principal ponto que mostra certa desorganização dentro de um gabinete. Os cabos ficam acessíveis pela tampa lateral de traz da placa-mãe, mesmo lado para acesso as conexões de drives HD, SSD e conexões dos FANs, que diga-se de passagem, podem ser instalados através de centralizadores de força que acompanham o gabinete, mesmo com uma placa-mãe com suporte a poucos conectores de força em seu PCB, não serÁ problema ligar os 4 FANs que acompanham o gabinete ou mesmo instalar ainda mais se o usuÁrios tiver interesse.

Instalar componentes de alto desempenho não serÁ um problema, o H440 suporta radiadores de liquid coolers estendidos (2x140mm ou 3x120mm na parte superior e frontal, ou um de até 140mm na parte de traz), além de placas de vídeo de até 406 mm se um adaptador de HDs for removido, ou de 294mm com o adaptador instalado(como mostramos em nossa review).

Seu preço em cenÁrio nacional parte de R$450, valor que o coloca em briga com uma série de modelos de marcas de renome como Cooler Master e Thermaltake por exemplo, mas pode atingir valores mais altos, chegando a R$600, que dificulta sua vida devido abrir um leque maior de modelos concorrentes. Como mostramos no decorrer da review ele é uma boa opção por todo seu projeto, desde design, acabamento, funcionalidades ao desempenho na dissipação de calor, outro fator bastante importante que ele se saiu bem, ficando pouco a frente do outro modelos utilizado nos comparativos, um pouco menor com apenas dois FANs de 120mm internos, um na traseira e outro frontal. Em cenÁrio internacional ele estÁ a venda por U$120 (pesquisa feita na newegg.com no dia 26/01/2015), valor que convertido da pouco mais de R$300, dessa forma concluímos que seu custo por aqui estÁ muito bom se ficar na casa de R$450, por custar menos que o dobro do que custa fora do país, bom valor na media de conversão de preços, normalmente esse valor fica no minimo o dobro e as vezes chega a 3 vezes o valor internacional dependendo o produto.

A NZXT promete melhorar bastante sua atuação no país devido mudança de logística, entre os benefícios melhor suporte e preço com o passar do tempo.

Visual clean e moderno, acabamento de primeira qualidade aliado a ótimo projeto interno tornam o H440 ótima opção para um computador de alto desempenho

 

PRÓS
Design clean e moderno
Excelente acabamento e qualidade dos materiais utilizados
Ótimo projeto interno
Capa que cobre a fonte de energia esconde quase todos os cabos internos
Suporte a hardwares de alto desempenho, como liquid cooler estendido e placas de vídeo de 400mm
Variedade de cores diferentes (branco, vermelho, laranja, azul e verde)
CONTRAS
Não suporta drives frontais
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.