ANÁLISE: Asus X99-Deluxe

ANÁLISE: Asus X99-Deluxe

Depois da anÁlise da Rampage V Extreme da Asus, agora iremos analisar a X99-DELUXE. Em relação à anterior, esta placa tem como única semelhança a grande quantidade de tecnologias, pois no geral seu projeto é bastante diferente, tanto visual como público que visa atingir.

Seu design estÁ entre os mais bonitos do mercado, com o PCB na cor preta e algumas "capas protetoras" na cor branca. O resultado é um visual elegante e sóbrio, sem deixar de lado o fator imponência, outro destaque desse modelo justamente pelo acabamento primoroso e boa combinação das cores.

Como enfatizamos, assim como a R5V, a X99-Deluxe estÁ repleta de tecnologias, entre as principais suporte a drives M.2 e SATA Express nativos pelo chipset, no caso de M.2, através de uma conexão vertical, incomum e exclusivo desse modelo. Além dessas novas conexões, podemos destacar o Áudio com tecnologia Crystal Sound 2, suporte a até 4 placas de vídeo em Crossfire ou 3 em SLI, suporte a Bluetooth e Wi-fi, esse último com 3 antenas, chegando a 1300Mbps. 


Em cenÁrio internacional, a placa foi lançada custando US$399 e atualmente (pesquisa feita no dia 20/11/2013 no site newegg.com) ela estÁ custando U$386. JÁ no Brasil ela é encontrada por valores na casa de R$ 1.7 mil no Mercado Livre e pouco mais de 2 mil em lojas virtuais.

Tecnologias
Na imagem abaixo estão destacadas algumas das principais tecnologias da Asus X99-Deluxe. Confira:


 

Suporte a SLI e CrossFireX com três ou quatro placas de vídeo
O usuÁrio poderÁ desfrutar do poder de até três placas de vídeo operando simultaneamente na Asus X99-Deluxe via tecnologia SLI da Nvidia, ou até quatro placas via Crossfire da AMD. A placa disponibiliza 5 slots PCIe 3.0 (GEN3).

OC Socket
Com base no socket LGA2011-3, que por padrão possui 2011 pinos, a ASUS criou sua própria versão do socket com pinagem maior para oferecer mais desempenho: o OC Socket. Ao todo, foram adicionados cerca de 39 pinos a mais que melhoram a estabilidade do processador, eliminando virtualmente a queda de tensão. E eles só são ativados caso o usuÁrio faça overclock ou altere a voltagem na BIOS da placa.

- Continua após a publicidade -


Suporte a memória DDR4
Como se trata de uma placa X99, ela suporta a última geração de memórias RAM, sendo capaz de overclockÁ-las a até 3300+ MHz com todos os oito módulos DIMM ocupados. O design de circuito T-Topology, exclusivo da ASUS, somado ao OC Socket ajudam a liberar todo o potencial das memórias DDR4.

Fan Xpert 3
O Fan Xpert 3 coloca a CPU, o bloco de 4-pinos/3-pinos e o controle das ventoinhas num mesmo lugar. Ele analisa as informações de cada ventoinha e oferece configurações personalizadas para cada uma, com base nas temperaturas detectadas nas Áreas por sensores térmicos de hardware dedicados. O recurso garante que cada ventoinha alcance o melhor equilíbrio entre refrigeração mÁxima e baixo ruído. O Fan Xpert 3 suporta o modo combo PWM/DC para as ventoinhas da CPU e do gabinete, e é capaz de reduzir a velocidade da ventoinha da CPU abaixo do padrão mínimo, para silêncio extremo e economia de energia.


Intel Ethernet
A placa possui a mais recente Intel Ethernet para jogos mais rÁpidos e fluidos. A LAN da Intel reduz a sobrecarga da CPU e oferece alto rendimento do TCP e UDP.

Turbo LAN
Com a tecnologia de controle de trÁfico de dados cFosSpeed, a Asus X99-Deluxe possui ainda mais redução de lag e uma interface mais intuitiva. Além disso, com a ajuda da Intel Gigabit Ethernet e da ferramenta IxChariot, a nova placa-mãe consegue transferir pacotes de game-data até duas vezes mais rÁpido do que as outras tecnologias LAN concorrentes.


- Continua após a publicidade -

UEFI BIOS
A interface grÁfica UEFI BIOS controlada por mouse foi atualizada para oferecer configuração mais rÁpida e funções mais prÁticas, facilitando o overclock.


Fotos

Como jÁ mencionamos, entre os principais destaques da X99-Deluxe estÁ seu visual/acabamento e a grande quantidade de tecnologias, que podem ser comprovados claramente nas fotos abaixo (hmmmmm acho que rola um Copyright pelo "Adrenaline" no adesivo deles hahaha).

Como sempre acontece em modelos de alto desempenho, botões de acesso rÁpido facilitam a vida de quem for montar o sistema em bancada. O mesmo ocorre na X99-Deluxe, adicionando também a possibilidade de maior controle de configurações específicas como quantidade de múltiplas placas de vídeo e outras funções da placa.

- Continua após a publicidade -

Além da placa PCI-Express das fotos acima, a X99-Deluxe possui uma série de conexões SATA, sendo 2 SATA Express, e ainda tem mais um slot vertical M.2 de 32Gbps, forma exclusiva desse modelo, que requer um adaptador como vemos abaixo.

O sistema de Áudio Crystal Sound 2, como jÁ destacado, também se diferencia dos modelos tradicionais. A placa ainda possui 8 controladores de fases aliados a tecnologia DiGi+ visando melhor comportamento em overclock, sempre com capacitores estilizados acompanhando o design da placa.

No painel traseiro, muitas conexões, com destaque para as 3 antenas WiFi. Esta inclusão é uma novidade nas placas da Asus e que, de acordo com a empresa, possibilitando conectar numa velocidade de até 1300 Mbps.

Uma bela placa-mãe com muitas tecnologia e visual bastante estiloso, vai agradar bastante quem não abre mão dessas características.

BIOS

Desde o lançamento dos chipsets Serie 7, as BIOS trazem novo visual, buscando se tornar mais amigÁveis acima de tudo, além de trazer pré-configurações e funções automatizadas.

Placas mais recentes da Asus que utilizam chipsets como Serie 9 e X99 tiveram mudanças significativas em relação à geração passada, tanto visual como de configuração. Visualmente, a BIOS estÁ mais bonita, com dashboard trazendo informações cruciais do sistema e atalhos rÁpidos para funções como overclock automÁtico, configuração de memórias e etc.

Falando em overclock automÁtico, funções como essa se tornaram muito fÁceis de se utilizar, sem necessidade de muito conhecimento técnico. O sistema pede apenas o modo de overclock para uso de trabalho ou games e qual o sistema de cooler utilizado no sistema(em overclock mostramos as telas dessa funcionalidade), o restante é feito automaticamente.

Por ser um modelo topo de linha, oferece funções mais avançadas, especialmente relacionadas a overclock e configurações das tecnologias existente. Abaixo, confira algumas telas da BIOS da placa.

Sistema utilizado

Traremos agora mais detalhes sobre o sistema utilizado, montado com o processador Intel Core i7 5960X, topo de linha para esse socket.

MÁquinas utilizadas nos testes:
Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:

- Processador: Intel Core i7 5950X
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 780 (referência)
- Memórias: 16 GB Corsair Vengeance LPX 2800MHz (4x4GB) @ 2400MHz
- SSD: Kingston HyperX 3K 480GB Sata 6Gb/s
- HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM Sata 6Gb/s
- Cooler: Noctua NH-U12S
- Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 8.1 64 Bits com Updates
- Intel INF 10.0.20
- GeForce 344.16

Aplicativos/Games:
- CineBENCH R15
- MaxxMEM 2.01
- x264 FHD Benchmark 1.0.1
- wPrime 2.10

- 3DMark (DX11)
- Bioshock Infinite (DX11)
- Metro Last Light (DX11)
- Tomb Raider (DX11)

CPU-Z

Abaixo, telas do CPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e sistema utilizado nos testes.


Overclock

Naturalmente, a X99-Deluxe não tem o mesmo potencial da Rampage V Extreme em overclock, mas nem por isso deixa de ser uma placa que se comporta muito bem nessa característica. Por outro lado, como o perfil de quem compra esse tipo de produto tende a ser usuÁrios que não forcem de mais o sistema, fizemos overclock através da função EZ Tuning Wizard da BIOS da placa-mãe. Esta função analisa os componentes instalados e faz overclock automÁtico do sistema, solicitando apenas algumas informações, como nível desejado e tipo de cooler instalado (ver imagens abaixo mostrando o processo).

Como podem ver abaixo, o Core i7 5960X subiu de 3.0GHz para 3.87GHz, enquanto as memórias foram de 2.4GHz para 2.44GHz. Em ambos os casos, o resultado é um overclock moderado e interessante para ser utilizado constantemente no sistema, sem forçar demais o processador e, com isso, diminuir seu tempo de vida.

Nos benchmarks veremos se o overclock feito pelo EZ Wizard surtiu bom efeito prÁtico.

Consumo de energia
Fizemos os testes do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema.

IDLE (Sistema ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso.


Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, temos os consumos abaixo:


Testes de desempenho
A seguir temos uma série de testes de desempenho com o sistema, comparando a placa com outros modelos do mercado utilizando os mesmos componentes e fazendo exatamente os mesmos testes, com exceção de overclock, que é diferente em cada placa-mãe/sistema.

CineBENCH R15
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o CineBench, que testa o processador convertendo uma imagem. 


x264 Full HD Benchmark
Em um teste de conversão de vídeo Full HD, temos os seguintes resultados:


wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:

MaxxMEM
O aplicativo MaxxMEM serve para testar o desempenho das memórias. Os testes são do modo "copy".

AIDA64 - Memory
Para medir o desempenho das memórias também utilizamos o aplicativo AIDA64. Confira abaixo os resultados:

3DMark
Começamos nossos testes com foco em vídeo com o 3DMark.

BioShock Infinite
Em teste de games, começamos pelo "Bioshock Infinite", o mais recente da franquia, lançado em 2013.

Tomb Raider
Para finalizar os testes em games com o sistema utilizando uma placa de vídeo dedicada, vamos ao teste de desempenho do "Tomb Raider".

Conclusão

Avaliação: Asus X99-Deluxe

Tecnologias
10.0
Acabamento
10.0
Overclock
9.5
Performance
10.0
Preço
8.5

Diferente da Rampage V Extreme, que busca conquistar o usuÁrio gamer e entusiasta ao limite, a X99-Deluxe busca o usuÁrio que também não abre mão de tecnologias, acabamento e alta qualidade, mas quer um produto um pouco mais sóbrio e acima de tudo mais barato. Afinal, são cerca de U$100 dólares de diferença quando tomamos como base o preço cobrado fora do país, aqui a diferença fica ainda maior, podendo chegar perto de R$ 600.

Como jÁ destacamos em anÁlises anteriores, a plataforma com chipset X79 hÁ tempos era questionada por não trazer avanços tecnológicos como as plataformas mais recentes da Intel, a exemplo da LGA 1150 com chipset Serie 9. Com o anúncio dos novos processadores Haswell-E, finalmente chegou o chipset X99 atualizando a plataforma topo de linha da Intel, que também é a topo de linha do mercado. Além de trazer todas as novidades tecnológicas existentes para esse tipo de produto, temos também a grande novidade que é o suporte as novas memórias DDR4, que prometem clocks mais altos com menor consumo de energia.

A placa ASUS X99-Deluxe é um modelo que reúne tudo que a plataforma tem de melhor em tecnologias, trazendo ainda um visual bastante estiloso e elegante. Mesmo não sendo o modelo topo de linha e sem ter o mesmo apelo gamer da R5E, a ASUS não abriu mão de características importantes para quem investe alto, como overclock, que pode tranquilamente levar os processadores compatíveis perto de seus limites.

Em se tratando de performance, a placa se comporta de forma semelhante a outros modelos de alto desempenho, por possuir 8 slots de memória DDR4, pode alcançar incríveis 128GB. Mesmo que na, prÁtica, as memórias DDR4 por enquanto trouxeram como maior benefício a tensão mais baixa, futuramente deveremos ter clocks mais altos que as atuais DDR3.

Sobre as tecnologias, além de DDR4 como toda mainboard X99, ela traz suporte as novas conexões M.2 via PCIe 4x e também através de um slot vertical, exclusivo desse modelo, em ambos os casos podem alcançar 32Gb/s, além ainda de duas conexões SATA Express. O novo controlador Wi-Fi agora suporta 3 antenas e nada menos que 1.300 Mbps. Uma série de outras tecnologias como suporte a múltiplas placas de vídeo simultaneamente, outras exclusivas da Asus como OC Socket que promete melhor comportamento em overclock para o sistema, botões de acesso rÁpido no PCB da placa, Crystal Sound 2, Fan Xpert 3 etc, uma completa suite de aplicativos, ainda fazem desse modelo um dos melhores do mercado para quem não abre mão de tecnologias diferenciadas.

Em cenÁrio internacional a placa foi lançada custando U$399, no dia da publicação da review jÁ era encontrada por U$386, valor dentro do esperado pÁra uma placa X99 com todos seus diferenciais, desde acabamento até suas tecnologias. No Brasil ela pode ser encontrada a partir de R$1700 no Mercado Livre, chenando a valores superiores através de lojas virtuais como Kabum. Custa quase U$50 mais que modelos com características semelhantes, como a Gigabyte GA-X99-Gaming G1 Wi-Fi que é um modelo tão bom quanto e também cheia de recursos e diferenciais.

Visual elegante e suporte a grande quantidade de tecnologias tornam a placa uma das melhores do mercado com chipset X99

PRÓS
Excelente acabamento, entre as melhores com esse chipset
Componentes de alta qualidade
Ótimo comportamento em overclock com tecnologias exclusivas
Ótima suíte de aplicativos
Suporte a múltiplacas  placas de vídeo simultaneamente
Suporte a memórias DDR4
FÁcil overclock "automÁtico" pela opção EZ Wizard da BIOS
Botões de acesso rÁpido a diversas opções no PCB
Áudio Crystal Sound 2
Wifi, Bluetooth, M.2, Sata Express e mais uma série de tecnologias
CONTRAS
Custa mais que concorrentes diretas
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.