ANÁLISE: Asus Z97-DELUXE

ANÁLISE: Asus Z97-DELUXE

Com o lançamento dos chipsets Série 9, as empresas parceiras da Intel trazem ao mercado uma série de novos modelos de placas-mãe e, como não poderia deixar de ser, iremos analisar alguns dos principais modelos do mercado.

Diferenças entre chipsets Intel Z97 e H97

Depois de analisarmos a Maximus VII Ranger, da linha RoG da Asus, agora iremos analisar a Z97-Deluxe, uma das placas-mãe mais completas da empresa quando o assunto é tecnologias, sendo um modelo indicado para quem procura o que existe de mais completo nessa plataforma.

No Brasil, a placa chega custando cerca de R$1.600. Em cenÁrio internacional, a placa custa  cerca de U$290 em seu lançamento.

Tecnologias

- Continua após a publicidade -

Otimização em cinco modos
O "5-Way Optimization" possui o novo Turbo App, um painel de ajustes finos que permite ao consumidor acertar configurações de rede e de Áudio de forma simples para a aplicação particular que estiver usando. Ele mantém os recursos da versão anterior, incluindo o TurboV Processing Unit (TPU) para aumentar o desempenho da CPU, Energy Processing Unit (EPU) para ampliar a eficiência energética e Controle de Energia DIGI+ para desempenho melhorado, aumento de eficiência e confiabilidade otimizada.

Fan Xpert 3
O Fan Xpert 3 coloca a CPU e o bloco de 4-pinos/3-pinos e o controle das ventoinhas num mesmo lugar. Ele analisa as informações de cada ventoinha e oferece configurações personalizadas para cada uma com base nas temperaturas detectadas nas Áreas por sensores térmicos de hardware dedicados. Garante que cada ventoinha alcance o melhor equilíbrio entre refrigeração mÁxima e baixo ruído. O Fan Xpert 3 suporta o modo combo PWM/DC para as ventoinhas da CPU e do gabinete, e é capaz de reduzir a velocidade da ventoinha da CPU abaixo do padrão mínimo, para silêncio extremo e economia de energia.


UEFI BIOS
A interface grÁfica UEFI BIOS controlada por mouse foi atualizada para oferecer configuração mais rÁpida e funções mais prÁticas, facilitando o overclock.


Design especial para overclock de memória
Agora você pode levar as memórias a até 3300 MHz. O design exclusivo T-Topology fornece capacidade de overclock da memória, minimizando o ruído e o reflexo do sinal. Os canais de memória estão distantes da CPU, oferecendo um equilíbrio e controle mÁximo sobre os múltiplos módulos e melhorando de modo geral a compatibilidade as memórias.

Velocidade de transferência mais rÁpida com SATA Express
O SATA Express fornece mais de 10Gbit/s de velocidade de transferência de dados de duas faixas de PCIE 2.0, solucionando a necessidade de largura de banda maior num futuro próximo. Os SSDs atuais consomem mais de 550MB/s, que estÁ perto do ponto de saturação para conexões SATA 6Gbit/s. Retrocompatível com até duas unidades SATA, o SATA Express é a próxima geração de conectividade e assegura que você e seu sistema não vão ficar para trÁs.

- Continua após a publicidade -

O que é SATA Express e para que serve

Acelere seu sistema com o M.2
Com duas bandas PCI Express 2.0 nativas, o M.2 suporta velocidades de transferências de dados superior a 10Gbit/s. Sendo a escolha perfeita para uma unidade do sistema operacional, fazendo com que todo o seu trabalho no PC seja muito mais rÁpido. Suporta a tecnologia Intel Rapid Storage para garantir o acesso ainda mais rÁpido a dados, atualizar aplicações automaticamente e despertar do modo de hibernação em alguns segundos.

O que é M.2 e para que ele serve

Jogo mais rÁpido
ASUS Turbo App é um intuitivo painel de ajuste para aumentar e assegurar sua vitória nos games. Ele acelera sua CPU, prioriza dados de jogos em toda a rede e otimiza as configurações para um Áudio incrivelmente limpo.

Crystal Sound 2
O Crystal Sound 2 facilita o trabalho de otimizar as configurações de Áudio para a maneira que você quer ouvir, seja no jogo, bate-papo, reprodução de vídeos ou relaxando com sua música favorita. A proteção física integrada, design profissional projetado com componentes premium, incluindo capacitores de Áudio japoneses e amplificadores operacionais (op-amps), resultam em uma produção de som que tem a clareza e fidelidade excepcional.

Turbo LAN
O Turbo LAN, com uma interface intuitiva, ajuda na redução de lag em até 1.45X sem conhecimento avançado. Se você é um entusiasta, utilize o modo Advanced para controles mais aprimorados.

- Continua após a publicidade -

Controle total em qualquer hora e lugar com Wi-Fi GO!
O Wi-Fi GO! te dÁ controle total do seu PC -mesmo estando longe de casa! Acesse seus arquivos esquecidos em casa, trabalho ou PC enquanto estiver no trânsito ou fora. Mais um passo para gerenciar todas as suas nuvens públicas ou sincronizar arquivos entre seu PC e dispositivos em um clique.

Abaixo uma tabela mostrando a diferenças entre algumas placas com design semelhantes ao modelo DELUXE, que tem como modelo topo de linha a Z97-DELUXE (NFC & WLC).

Fotos
A Asus mudou o design das placas onde a Z97-DELUXE se encaixa. Na geração passada, a Z87-DELUXE por exemplo, possuía layout com base em uma tonalidade mais amarelada puxando para ouro. JÁ a nova série com chipset Série 9 mudou para um tom entre ouro e bronze, menos chamativa.

O formato dos dissipadores localizados sobre o chipset também foram alterados, agora em formato redondo, provavelmente para associar a tecnologia de Áudio Crystal Sound 2, uma novidade das novas mainboards.

Três slots PCI-Express possibilitam conectar até 3 placas de vídeo simultaneamente, sendo que a placa ainda se destaca pelo projeto a fim de suportar overclock moderado, sem deixar de lado botões e controles a fim de facilitar a vida de quem mantem o sistema instalado em bancada.

Como em vÁrios modelos, destaque para o "slot" para drives M.2, novidade em grande parte das placas-mãe com chipset Série 9, que no caso desse modelo possibilita drives com transferência de até 10Gb/s.

Outro destaque da placa estÁ em suas conexões SATA Express, possibilitando dois drives nesse padrão, totalizando 10 portas SATA quando somadas as 2 SATA Express.

Excelente placa para quem procura um modelo completo, com muitas tecnologias com boa possibilidade de overclock e ótima suite de aplicativos. Abaixo mais algumas fotos da placa:

Também fizemos um vídeo mostrando alguns detalhes da placa em diferentes ângulos, confiram abaixo:

BIOS
Desde o lançamento dos chipsets Série 7, as BIOS trazem novo visual, buscando se tornar mais amigÁveis acima de tudo, além de trazer pré-configurações e funções automatizadas. As placas da Asus que utilizam chipsets Série 9 tiveram uma mudança significativa em cima da geração passada, tanto visual como de configuração.

Como destacamos na review da Maximus VII  Ranger, visualmente ela estÁ mais bonita, com dashboard trazendo informações cruciais do sistema e atalhos rÁpidos para funções como overclock automÁtico, configuração de memórias e etc.

Falando em overclock automÁtico, funções como essa se tornaram muito fÁceis de se utilizar, sem necessidade de muito conhecimento técnico. O sistema pede apenas o modo de overclock para uso de trabalho ou games e qual o sistema de cooler utilizado no sistema. O restante ele faz sozinho. 

Abaixo algumas telas da BIOS da placa.


Z97-A
Abaixo duas fotos da Z97-A, placa com design semelhante a Z97-Deluxe, mas com algumas tecnologias a menos e projeto mais simples, que naturalmente a tornam um modelo mais barato, mas ainda assim é uma placa excelente e bastante completa, com suporte as conexões M.2 e SATA Express, além da tecnologia Crystal Sound 2 entre outras.

{break::MÁquinas/Softwares utilizados}Abaixo, detalhes sobre o sistema que utilizamos em todas as anÁlise de placas-mãe com mesma série de chipset, além de drivers e aplicações utilizadas nos testes.

Mas antes, fotos da placa analisada montada com demais hardwares do sistema que utilizamos.

MÁquinas utilizadas nos testes:
Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:
- Processador: Intel Core i7 4770K
- Placa de vídeo: Vídeo integrado do processador
- Memórias: 8 GB Kingston Predator 2800MHz (2x4GB)
- SSD: Corsair Neutron GXT 240GB Sata III
- HD: Seagate Barracuda 2TB SATA III 7200RPM
- Cooler: Cooler Master TPC 812
- Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 8.1 64 Bits com Updates
- Intel INF 10.0.14
- Intel HD Graphics Drivers 15.33.19.3540

Aplicativos/Games:
- CineBENCH R15
- MaxxMEM 2.01
- x264 FHD Benchmark 1.0.1
- wPrime 2.10

- 3DMark - Fire Strike (DX11)
- Bioshock Infinite (DX11)
- GRID 2 (DX11)
- Tomb Raider (DX11)

CPU-Z, GPU-Z
Abaixo, telas do CPU-Z e GPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e sistema utilizado nos testes.


Overclock
JÁ que não tivemos grandes mudanças nos chipsets Série 9, temos um cenÁrio muito semelhante ao anterior, com foco em otimizações, especialmente das empresas que desenvolvem as placas-mãe.

A Z87-DELUXE se comporta de forma semelhante a Ranger, que testamos hÁ algumas semanas, sendo desenvolvida com características diferenciadas de modelos tradicionais visando a se comportar melhor em overclock.

Em nossos testes de overclock utilizamos o "EZ Tuning Wizard", uma nova função da BIOS adicionada pela Asus que overclocka o sistema de forma rÁpida sem necessidade de muita interação, sendo necessÁrio que o usuÁrio apenas "responda" a rÁpidas perguntas sobre o sistema, como o tipo de cooler utilizado, por exemplo. O restante o sistema faz automaticamente.

Apesar do sistema chegar a colocar o Core i7 4770K em 4.7GHz, o nosso processador estÁ bastante "surrado" e não estabiliza nesse clock, dessa forma tivemos que optar por um overclock mais modesto em 4.4GHz, assim como aconteceu com a Ranger. É um bom overclock para se manter constantemente no sistema, sem forçar o processador e que pode alcançar bom ganho de desempenho em alguns casos, especialmente aplicações que utilizam o processamento do CPU, jÁ que o EZ Tuning não overclockou o GPU e nem as memórias.

Consumo de energia
Fizemos os testes do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema.

IDLE (Sistema ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso.

Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, temos os consumos abaixo:

{break::Testes de desempenho}
Abaixo temos uma série de testes de desempenho com o sistema, comparando a placa com outros modelos do mercado utilizando os mesmos componentes e fazendo exatamente os mesmos testes, com exceção de overclock que é diferente em cada placa-mãe/sistema.

CineBENCH R15
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o CineBench, que testa o processador convertendo uma imagem. 

x264 Full HD Benchmark
Em um teste de conversão de vídeo Full HD, temos os seguintes resultados:

MaxxMEM
O aplicativo MaxxMEM serve para testar o desempenho das memórias. Os testes são do modo "copy".

wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:

PCMark 8
Através do aplicativo PCMark 8 temos uma bateria de testes diversos do sistema, sendo um dos melhores para ver o comportamento geral do computador.

Testes com uso do vídeo integrado
Agora vamos aos testes com o vídeo integrado do Core i7 4770K utilizado nos sistemas.

3DMark
Começamos nossos testes com o 3DMark.

BioShock Infinite
Em teste de games, começamos pelo "Bioshock Infinite", o mais recente da franquia lançado em 2013.

GRID 2
O game de corrida "GRID 2" é um bom exemplo de jogo que roda em alta qualidade grÁfica mesmo em sistema com vídeo mais modestos, rodando muito bem mesmo com vídeos integrados.

Tomb Raider
Para finalizar os testes de games, vamos ao teste de desempenho do "Tomb Raider".

Versões futuras do pacote de drivers de vídeo da Intel podem trazer boas melhoras de desempenho e, consequentemente, gerar uma diferença superior entre os sistemas. 

{break::Conclusão}Essa série de placas da Asus estÁ entre as mais atrativas do mercado por tudo que oferece, especialmente para usuÁrios que procuram um produto com muitas tecnologias, bom potencial de overclock e ótimo acabamento. 

Diferente dos modelos RoG lançados até o momento com chipset Série 9, a Z97-DELUXE traz as duas novas conexões com velocidade de transferência de 10Gb/s, M.2 e SATA Express, sendo duas dessa última.

O que é M.2 e para que ele serve
O que é SATA Express e para que serve

Uma série de outras tecnologias estão disponíveis na placa, com destaque para WiFi e Bluetooth e para o Áudio Crystal Sound 2. Outro destaque, especialmente desse modelo, é a suite de aplicativos de Asus, que trabalha bastante sincronizada com as tecnologias oferecidas pela placa, desde serviços Cloud a controle remoto do PC via smartphones e tablets, entre outros.

O overclock dessa placa e de outros modelos com chipset Z97 da Asus estão bem mais simples do que em gerações anteriores, entre os principais motivos a funcionalidade EZ Tuning dentro da BIOS da placa, que faz praticamente tudo sozinho sem que o usuÁrio precise ter conhecimento avançado em overclock, muito útil para os usuÁrios mais leigos. Essa placa e sua irmã mais cara estão entre as melhores da Asus quando se trata de assunto, graça também aos seus 16 controladores de fases.

Lógico que por ser um modelo bastante diferenciado, seu preço é alto, no Brasil custando em média R$1.600 no lançamento. Nos EUA, foi lançada a US$290, com apenas um modelo acima dela, que adicionado um adaptador NFC e placa Thunderbolt 2, trazendo ainda mais tecnologias ao sistema, essa placa passa a custar US$400.

Cara? Sim, bem cara, mas é um produto altamente diferenciado e praticamente completo. Se o que você procura é muitas tecnologias, é uma ótima opção; do contrÁrio, vai pagar por muita coisa que não vai utilizar. A Z97-A mencionada na review custa US$145, metade do preço da Z97-DELUXE e tem quase todas as tecnologias que esta, sendo um modelo muito interessante para quem não pensa em gastar muito.

PRÓS
Ótimo acabamento com componentes de alta qualidade
Excelente suíte de aplicativos
Suporte a 3 placas de vídeo
BIOS com opções avançadas e melhorada sobre mainboards com chipset Série 8
FÁcil overclock "automÁtico" pela opção EZ Wizard da BIOS
Ótimo potencial para overclock com 16 controladores de fases
Botões de acesso rÁpido a diversas opções no PCB
Sistema de Áudio diferenciado
Suporte a WiFi e Bluetooth
Conexão M.2 e SATA Express
CONTRAS
Preço bastante alto
Poucas melhorias sobre placas com chipset Z87
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.