Índice do Artigo

ANÁLISE: Sentey Lumenata Pro GS 3900

O Lumenata Pro GS3900 é um mouse gamer da Sentey, voltado ao publico que busca um periférico de alta performance, com boa quantidade de customizações e botões adicionais. O Lumenata Pro vem com um formato para quem prefere usar a mão apoiada sobre o mouse ou com a ponta dos dedos, com uma pegada bastante firme graças ao seu acabamento emborrachado.

Especificações técnicas

Sensor: ADNS 9800 Laser ótico 8200 DPI
Polling Rate: 1000Hz
Frame Rate: 12000 FPS
Botão de scrool: 4D 4 Way Scrolling
Track Speed: 150 polegadas/segundo
Aceleração: 30G
Botões:  11 botões + 1 seletor de DPI
Customizações: 9 botões modificÁveis, 5 perfis
Base: Pad em Teflon
Iluminação: 5 LEDs
Peso ajustÁvel: No
Interface: USB 2.0
Cabo: Acabamento em tecido resistente com 1.8m de extensão
Tamanho: 124 x 77 x 42mm
Acabamento: Material emborrachado macio do tipo fosco
Peso: 160gr

Design e Ergonomia

O Lumenata Pro GS 3900 de nosso teste é voltado para os destros, com curvas e design claramente encaixados para o uso com a mão direita. Todo o corpo do periférico é feito de um material emborrachado e fosco, que torna este mouse macio no toque e ao mesmo tempo bastante firme na pegada, mesmo quando as mãos ficam suadas.

{galeria::126} 

Seu formato ergonômico é uma boa pedida para quem prefere jogar com a palma da mão apoiada (palm grip) sobre o mouse ou com a ponta dos dedos (fingertip grip). Quem prefere segurar o mouse no estilo “garra” (claw), porém, ele não é tão eficiente: as curvas nas bordas fazem com que este periférico não funcione tão bem se você segurÁ-lo desta forma, e ele é muito pesado para quem tem preferência por esta empunhadura.

O Lumenata tem uma boa quantidade de botões adicionais. Na parte superior da lateral esquerda, hÁ dois botões bem acessíveis, e um terceiro controle na base, menos acessível. Este botão é curioso: ele desliza, e tem a função de alterar a DPI quando empurrado para frente ou para trÁs. E funciona muito bem. No lado direito, temos dois outros botões no topo. Por conta de uma textura e o bom tamanho, eles são bem perceptíveis e fÁceis de serem usados.

Na parte central, temos o scroll. Ele tem ótima precisão e traz três cliques possíveis: pressionÁ-lo, puxÁ-lo para a esquerda e para a direita. No topo, temos dois botões não acessíveis durante o gameplay: um que alterna de perfil, com uma luz indicando em qual você estÁ, e outro marcado como “F.S.”. Este botão tem a função de calibrar o mouse em relação a superfície que você irÁ jogar, ajustando a elevação (percepção do sensor de quando o mouse “estÁ no ar”). A ferramenta é bem interessante, e garante que o Lumenata Pro opere corretamente com o seu mousepad ou superfície que colocar o mouse.

Os displays na esquerda servem para ajustar diversas funções, mas pelo software é bem mais prÁtico 

A única coisa que me incomoda no design é a complicação na lateral esquerda, com o eixo Y e X. Você pode configurar “on-the-fly” a DPI dos dois eixos, com diferentes customizações, mas a verdade é que este processo é tão complicado que, sem dúvida alguma, eu prefiro mudar isto no software. Também não imagino nenhum gamer precisando aumentar apenas a DPI no eixo vertical no meio de uma partida. Outra possibilidade é ajustar o deslizamento na roda, também com tanta complicação que a opção por software parece bem mais viÁvel.

Outra função dos displays na esquerda  é exibir o status de funções como a DPI do eixo X e Y e a aceleração do rolar do scroll. Novamente, o software de configuração faz isto de forma mais eficiente e clara, mas estÁ aí uma opção para quem precisa ver como estÁ ajustado seu mouse sem necessitar sair do jogo.

Tecnologia e Customização 

A performance do Pro GS 3900 fica por conta de seu sensor ADNS 9800 Laser ótico 8200 DPI. Este sensor se saiu muito bem nas superfícies que testamos, como em uma mesa, em um mousepad liso e um mais Áspero. Depois de calibrado o ajuste de elevação, as respostas se tornaram bastante eficientes, e os 8200 DPIs sobram para a maioria do perfil dos gamers.

O software de configuração é simples e direto. Diferente da aplicação confusa que vimos com o PhoeniX GS, o Lumenata Pro tem seus ajustes feitos em uma interface bastante eficiente, com opções claras de como criar as Macros e definir funções para os botões. O ajuste de DPI, polling rate e a aceleração do scroll também estão descritos de forma clara, e só ficaram devendo estar em português para gabaritar em usabilidade.

HÁ uma boa quantidade de ajustes possíveis, sendo que o usuÁrio pode definir quatro níveis de DPI para cada perfil, com intervalos de até 200 DPI entre eles e variando de 600 a 8200, o que deve garantir que você encontre um bom equilíbrio na configuração.

Para gamers que gostam de mudanças na aparência do mouse, este modelo fica devendo esta opção. Ele possui cinco perfis que alternam ajustes de Macros, DPI e funções das teclas, porém operam com cores fixas. Não é possível mudar o funcionamento das luzes neste mouse. 

Conclusão

O Lumenata Pro GS 3900 é um mouse bastante completo, com um sensor eficiente e boa quantidade de customizações em seu funcionamento, que garantem que o gamer consiga ajustÁ-lo para a forma que quiser que ele opere.

Sua ergonomia é ótima, encaixando de forma adequada na mão e os botões adicionais estão em boa quantidade e são facilmente acessíveis.  

Ele não traz alguns recursos presentes em concorrentes, como ajuste de peso ou alterações na aparência, porém estas características não serão problema nenhum para quem jÁ quer um mouse com 160 gramas e que não perde tempo escolhendo um conjunto de cor para cada perfil em uso.

O real problema deste perifério é outro. Com preço sugerido na casa dos R$ 400, é possível encontrar outros mouses de boa qualidade e quantidade de recursos, por um preço bem inferior. Em alguns casos, com o mesmo valor que terÁ que desembolsar pelo Lumenata, você compra dois ou mais ótimos mouses para games, abrindo mão de alguns recursos como um sensor de 8200DPI por um de 4000DPI, que ainda serÁ capaz de atender bem boa parte do público gamer. Assim, o Lumeta Pro se torna uma opção apenas para aqueles que realmente querem este modelo e um sensor desta precisão, ou que eventualmente o encontrem por um valor mais convidativo.

O Lumenata Pro GS 3900 é um mouse com ótimo design e bastante customizÁvel, sendo uma boa opção para quem pode pagar por seu alto preço

 

Prós

Ótima ergonomia

Bom posicionamento e quantidade de botões adicionais

Configuração de Macros prÁtica e funcional

5 perfis customizÁveis

Ajustes precisos de DPIs

Contras

Preço alto

Sem opção de mudança de peso

Não permite configurar a iluminação

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções