Índice do Artigo

A D-Link DCS-5211L é uma câmera projetada para pequenas e médias aplicações, que traz a opção de realizar um monitoramento remoto, através da internet. Ela possui sensor de imagens de alta definição, que a permite gravar até em 720p, junto de um LED infravermelho, que serve para Áreas escuras e de baixa iluminação.

Entre as opções de gravação estão um modo contínuo, a possibilidade de gravar apenas quando um movimento for detectado ou conforme uma programação pré-estabelecida. Outro recurso é o de ser avisado por e-mail quando um evento específico acontecer, o que mantém o usuÁrio informado sobre o que estÁ acontecendo. Ela também pode ser usada como parte de um sistema de monitoramento com múltiplas câmeras, através do software D-viewCam, que permite o gerenciamento de até 32 câmeras.

YouTube video

Características

Especificações gerais
– Sensor CMOS Progressivo de 1/4″ Megapixel
– Alcance de iluminação infravermelha de 5 metros
– Iluminação mínima de 0 lux com LED infravermelho ligado
– Módulo de Filtro IR-Cut Removable (ICR) incorporado
– Infravermelho Passivo incorporado (PIR)
– Comprimento fixo de 4,57 mm
– Abertura F1.9
– Ângulo de visão:
(H) 45,7°
(V) 29,5°
(D) 52,9°
– Microfone/Alto-falante incorporados

Compressão de vídeo
– JPEG para fotografias
– Compressão simultânea nos formatos H.264/MPEG4/MJPEG
– Streaming de multicast H.264/MPEG4

Resolução de vídeo
– 16:9 (suporta taxa de até 30 quadros por segundo)
– 1280 x 720, 640 x 352, 320 x 176 ou 160 x 80

Pan/tilt/zoom
– Alcance da função Pan: -170° a 170º
– Alcance da função Tilt: -25° a 90°
– Zomm Digital: 4x 2

Dimensões (C x L x A)
– 114 x 114 x 125 mm (4,46 x 4,46 x 4,92″)

Fotos

Design

A primeira coisa a ser dita sobre o design da câmera é que – até por ser um produto de maior preço – ela é mais bonita e melhor construída do que os modelos com os quais estamos acostumados. Não hÁ porque se preocupar, pois ela não estraga-rÁ a decoração da sua sala ou quarto. Seu desenho lembra uma mistura do R2-D2 (de Star Wars) e dos robôs da série de games Portal, o que traz um resultado agradÁvel, familiar e meio futurista também.

DÁ para dizer que a câmera é um tanto grande, se comparada a outros modelos, mas isso é facilmente justificado pela sua extensa lista de funcionalidades, principalmente pelo pan & tilt. Por outro lado, apesar dela ser um pouco mais pesada do que se espera, ela continua sendo bastante portÁtil, e isso também não chega a ser um problema, jÁ que ela fica o tempo todo apoiada em alguma superfície.

Porém, é preciso notar que a DCS-5211L possui 2 grandes falhas no projeto. A primeira é que sua lente e seu sistema de pan & tilt estão completamente desprotegidos, e podem facilmente ser manipulados por alguém que tiver contato com a câmera. JÁ a segunda é ainda mais grave: o cartão microSD fica totalmente exposto, o que significa que, caso o usuÁrio não tenha um FTP ou receba as imagens por e-mail, um ladrão poderia retirÁ-lo e sair com as imagens do próprio roubo.

Qualidade de imagem

A câmera oferece a possibilidade de gravar até em resolução 1280 x 720, a 30 quadros por segundo. O problema é que a qualidade de imagem oferecida estÁ abaixo do que se espera para uma câmera com essa resolução. Falta clareza na imagem, que acaba ficando muito granulada.

Olhando para o sensor da DCS-5211L, é possível entender porque isso acontece. Ela usa sensor do tipo CMOS, de tamanho 1/4″, resultando numa Área de captação de luz de 7,68 mm². Para comparar, o iPhone 5s usa um sensor de tamanho 1/3″, que oferece Área de 17,94 mm², o que corresponde mais que o dobro da câmera da D-Link. Uma câmera compacta de baixa qualidade possui Área de captação de luz de 28 mm².

Imagem normalmente tem essa qualidade, um pouco granulada

Curiosamente, a qualidade de imagem da visualização por streaming (função da qual vou falar mais adiante) ficou melhor do que a das gravações salvas no cartão SD, no FTP ou enviadas por e-mail (também falarei destas funções). No caso do FTP, ainda foi observado um problema que causa com que a imagem ficasse bastante estranha e mal-definida durante o final da tarde, como mostra imagem abaixo. Possivelmente, este é um problema de codec, que pode ser resolvido numa futura atualização de firmware. JÁ nos vídeos salvos no cartão SD, isso não aconteceu, independente do horÁrio.


Se durante o dia a qualidade de imagem não se destaca, à noite isso muda. A câmera traz LEDs infravermelhos que alcançam até 5 metros de distância, permitindo continuar enxergando o que acontece, mesmo depois de apagar as luzes. O resultado, nesse caso, fica como na imagem abaixo, em preto e branco.

Testes

Os testes da câmera foram realizados filmando uma Área específica da redação, onde ficam o micro-ondas, o purificador de Água e a cafeteira. Com isso, além de testar os recursos da câmera, também foi possível saber como andava a nutrição dos meus colegas. Brincadeiras à parte, a Área foi escolhida por ser um lugar onde as pessoas circulam com frequência, sendo ideal para testar a detecção de movimentos.

Detecção de movimentos que, aliÁs, funcionou muito bem durante todo o tempo. É possível programar a câmera para que ela grave sempre que detectar um movimento, e salve este vídeo num FTP, cartão SD, ou o envie por e-mail. Sempre que alguém foi pegar um café ou beber uma Água aqui na redação, a câmera estava de olho, gravando e me avisando de que algo estava se mexendo na sua frente.

DÁ para configurar uma Área específica, para que a câmera só grave se houver movimento naquele local. No meu caso, eu marquei apenas a Área da cafeteira, para que a câmera só seja ativada quando alguém for tomar café. Como a imagem abaixo mostra, a Área em vermelho é onde eu quero que sejam detectadas possíveis movimentações.

Outra possibilidade oferecida pela D-Link é conferir o que a câmera estÁ filmando em tempo real, por streaming, em alta definição. Isso é feito através do site My D-Link, que também permite que o usuÁrio grave ou tire uma screenshot manualmente. Na pÁgina inicial do portal, encontra-se a versão em baixa definição (240p) da transmissão das imagens da câmera. Para conseguir assisti-la em HD, é preciso logar diretamente na pÁgina interna da câmera. Isso requer que o usuÁrio configure um serviço DDNS – que é oferecido de graça pela D-Link Â– e defina um IP estÁtico para a câmera.

Feito isso, é possível, inclusive, cadastrar um usuÁrio como visitante no sistema, e lhe dar seu próprio login e senha. Essa conta tem acesso mais limitado, podendo apenas mover a câmera e receber sua imagem. Além disso, é no My D-Link que estão todas as configurações da câmera, como opções de rede, imagem e som.

Mas não é apenas isso que pode ser feito pela extensa lista de opções do site. HÁ por exemplo, uma configuração onde se determina certas posições para a câmera, para que ela se vire com apenas um clique. Um exemplo é a mostrada abaixo, que fica nas minhas costas. Junto disso, é oferecida uma série de opções de ajuste de imagem, como brilho, contraste, nitidez, saturação, e matiz, assim como a possibilidade de espelhar a imagem ou virÁ-la de cabeça para baixo. 

Uma coisa da qual senti falta, durante os testes, foi o suporte a conexões wireless, algo que é esperado para uma câmera deste segmento. A única opção que a DCS-5211L oferece é a conexão via cabo ethernet, que limita bastante o uso dela, principalmente em relação aos locais onde ela pode ser instalada.

Como jÁ falei, na hora de salvar o conteúdo gravado, hÁ 3 opções: usar um cartão SD, um servidor FTP ou enviar por e-mail. Em todas elas, dÁ para programar a DCS-5211L para gravar sempre que detectar um movimento, ou programÁ-la para ser ativada em certos dias e horÁrios, escolhidos pelo usuÁrio.

Quando se usa o cartão SD, o menu de configurações da câmera permite que se grave de 1 a 6 minutos de cada vez. Além disso, pode-se escolher também quanto espaço livre deixar no cartão, sendo que o mínimo é 200 MB, assim como definí-lo para apagar os vídeos mais antigos automaticamente, assim que se detectar uma falta de espaço.

JÁ as gravações no FTP e no e-mail funcionam de maneira um pouquinho diferente, com algumas limitações. Por exemplo, ao invés de gravar por até 6 minutos, aqui a limitação fica em até 10 segundos. A configuração, no caso do FTP, é simples, e o recurso funciona quase perfeitamente, sendo que a única exceção é aquele problema verificado na imagem. Para receber vídeos os imagens da câmera por e-mail, é necessÁrio fornecer o endereço do servidor SMTP do serviço utilizado e a porta, além do endereço de e-mail e a senha. No nosso caso, utilizei o Gmail, que usa o endereço smtp.gmail.com, e as portas 465 ou 587.

Para finalizar essa parte, só falta falar do aplicativo My Dlink Lite, que estÁ disponível para iOS, Android e Windows Phone. Ele é gratuito, e permite que se acompanhe o streaming da câmera em tempo real, só que eu resolução mais baixa (240p). Outra função dele é a de movimentar a câmera, através de botões virtuais localizados no canto da tela. Enquanto o aplicativo não é tudo aquilo, pode-se dizer que ele “quebra bem um galho”, principalmente quando se estÁ longe de um computador.

Conclusão

Não faltam recursos para a DCS-5211L: visualização de streaming em tempo real, pan & tilt, e as dezenas de configurações do site My Dlink. Coisas como configurar o local de gravação dos vídeos ou escolher uma Área de detecção de movimento ficam bastante simples e intuitivas no menu da câmera.

Só é uma pena que, durante o dia, a qualidade da imagem fique abaixo do esperado, deixando os vídeos um tanto granulados. Pelo menos o mesmo problema não acontece durante a noite, quando o modelo da D-Link mostra seu verdadeiro pontencial. Seus LEDs infravermelhos mostam até 5 metros de distância no escuro total, com uma definição acima da média.

Quando olhamos para o mercado de câmeras Â– e para os recursos oferecidos Â– os R$ 1,6 mil cobrados podem ser considerados mais do que adequados. É difícil achar uma câmera do tipo no Brasil, ainda mais trazendo tantas funcionalidades.

Na parte do design, dÁ para dizer que essa não é daquelas câmeras que estraga a decoração da sala de estar. O único porém são algumas falhas de design, como o cartão SD ficar exposto, mesmo quando a DCS-5211L estÁ montada. 

Por isso tudo, a câmera é indicada para quem precisa de muitos recursos, especialmente do pan & tilt e da ótima visão noturna. Porém, se você acha que a qualidade de vídeo durante o dia é mais importante que a quantidade de recursos, talvez esse não seja o modelo mais indicado. Mas não dÁ para negar que ela possui tudo que se espera de uma câmera do tipo.

Prós

Grande quantidade de recursos

Possibilidade de assistir transmissão das –>

Contras

Qualidade de imagem durante o dia fica abaixo do esperado

Cartão SD fica exposto com a câmera montada

Não permite conexão via wi-fi, apenas via cabo ethernet

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções