ANÁLISE: Asus GTX 750 Ti OC

ANÁLISE: Asus GTX 750 Ti OC

Depois da anÁlise do modelo referência da GeForce GTX 750 Ti, placa que fez muito sucesso pela critica mundial, agora estamos analisando nosso primeiro modelo desenvolvido por um parceiro, a GeForce GTX 750 Ti OC da Asus, que entre seus diferenciais estÁ o cooler com tecnologia Dual Fan e promessa de melhor comportamento em overclock, além de jÁ vir levemente overclockada de fÁbrica.

Em cenÁrio internacional a placa custa U$10 dólares acima de um modelo com características referência, totalizando U$159,99. Vale destacar que esse modelo possui 2GB de memórias, existe um modelo com 1GB que tem preço de U$129,99 para placas referência.


Durante a anÁlise dessa placa também falaremos um pouco da GeForce GTX 750 da Asus, placa que também sofreu atualizações sobre o modelo referência prometendo um produto superior. 

Abaixo uma tabela comparando as características técnicas desse modelo da Asus com alguns outros GPUs. 


Tecnologias

Cooler com duas ventoinhas
A 750 Ti possui duas dessas ventoinhas que fazem o fluxo de ar aumentar em até 2 vezes se compararmos com o modelo referência. O tempo de vida útil da placa aumenta em até 25%.


Componentes Super Alloy Power
A placa vem com componentes Super Alloy Power, da ASUS. Os chokes e MOSFETs conseguem lidar com alta demanda de trabalho e calor, fazem com que haja menos perda de energia e duram cerca de 2.5 vezes mais que os do modelo referência.


GPU Tweak
Outra ferramenta da ASUS presente na placa é a GPU Tweak, que permite aos usuÁrios ajustar a voltagem, a velocidade de clock da GPU e da memória, além da performance da ventoinha. A função GPU Tweak Streaming possibilita, ainda, compartilhar o conteúdo do monitor na internet em tempo real, permitindo, por exemplo, que outros usuÁrios vejam um live do game que o usuÁrio estÁ jogando.


Fotos
Abaixo algumas fotos da placa, que possui tamanho do PCB superior ao modelo referência, sendo claramente um projeto exclusivo da Asus. Como destaque além do tamanho, também temos o sistema de cooler Dual Fan, que de acordo com a empresa melhora a dissipação do calor gerado pelo GPU, e ao mesmo tempo consegue ser ainda mais silencioso.

Reparem que a placa também possui como diferencial sobre o modelo referência um conector PCI-Express de 6 pinos, que em teoria serve para entregar a placa mais energia, importante se o interesse do usuÁrio é fazer overclock.

Asus GeForce GTX 750
Além da GTX 750 Ti OC, também recebemos da Asus sua GeForce GTX 750, placa que vem levemente overclockada, assim como sua irmã mais poderosa, com um PCB diferente do original, mas esse sem alimentação de energia. Abaixo algumas fotos da placa:

Nas fotos abaixo temos lado a lado três placas, a GeForce GTX 750 Ti OC da Asus, a GeForce GTX 750 da Asus e a GTX 750 Ti referência da Nvidia. 

Reparem em um detalhe importante, a placa referência possui conector HDMI padrão tipo C, algo sem sentido ao meu ver, porque obriga o uso de um adaptador, afinal todos os monitores do mercado utilizam padrão A. As duas placas da Asus possuem conectores padrão A, evitando a necessidade de adaptadores, um simples detalhe, mas que pode fazer toda a diferença.

{break::Sistema utilizado, Temperatura, Consumo}Como de costume, utilizamos uma mÁquina top de linha baseada em uma mainboard ASUS Rampage IV Extreme e processador Intel Core i7 3960X overclockado para 4.6GHz para os testes. Abaixo, algumas fotos da placa montada no sistema:

MÁquina utilizada nos testes:
- Mainboard ASUS Rampage IV Extreme
- Processador Intel Core i7 3960X @ 4.6GHz
- Memórias 32 GB DDR3-1866MHz Patriot Viper III Black
- SSD Intel 330 Series 180GB
- HD 2TB Sata3 Western Digital Black
- Fonte Cooler Master Silent Pro Hybrid 1300w
- Cooler Master Hyper 212 EVO

Sistema Operacional e Drivers
- Windows 7 64 Bits
- Intel INF 9.3.0.1020
- NVIDIA GeForce 335.23
- AMD Catalyst 14.3

Configurações de Drivers
3DMark 
- Anisotropic filtering: OFF
- Antialiasing - mode: OFF
- Vertical sync: OFF
- Demais opções em Default

Games: 
- Anisotropic filtering: Variado através do game testado 
- Antialiasing - mode: Variado através do game testado 
- Texture filtering: High-Quality 
- Vertical sync: OFF 
- Demais opções em Default 

Aplicativos/Games
- 3DMark 11 (DX11) 
- 3DMark (DX11) 
- Unigine HEAVEN Benchmark 4.0 (DX11)

- Unigine Valley Benchmark 1.0 (DX11)

- Aliens vs Predator (DX11)
- Battlefield 4 (DX11)
- BioShock Infinite (DX11)
- Crysis 3 (DX11)
- F1 2012 (DX11)
- Metro: Last Light (DX11)
- Tomb Raider (DX11)

GPU-Z
Abaixo, temos a tela principal do aplicativo GPU-Z, mostrando algumas das principais características técnicas da GeForce GTX 750 Ti OC da Asus. Mais abaixo a tela da GTX 750, também da Asus



Temperatura
Iniciamos nossa bateria de testes com um bastante importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark 11 rodando em modo contínuo.

Consumo de Energia
Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Os testes foram feitos todos em cima da mÁquina utilizada na review, o que dÁ a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da mÁquina e não apenas da VGA. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

 

No teste de carga, rodamos o 3DMark 11. O aplicativo exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste em modo ocioso consideramos 5w como margem de erro. JÁ no teste rodando o aplicativo 3DMark 11, consideramos 15w como margem de erro, devido à grande variação que acontece testando uma mesma placa.

{break::Testes sintéticos}3DMark 11
Começamos os testes com os benchmarks da Futuremark utilizando a ferramenta 3DMark 11, um dos mais utilizados no mundo para medir desempenho de placas de vídeo.

 

3DMark (2013)
Mudando para a versão mais recente, rodamos o teste mais exigente da nova ferramenta, o Fire Strike. Abaixo os resultados:

Unigine HEAVEN Benchmark 4.0
Agora em sua nova versão, o HEAVEN 4.0 é um dos testes sintéticos mais "descolados" do momento, pois tem como objetivo mensurar a capacidade das placas 3D em suportar os principais recursos da API grÁfica DirectX 11, como é o caso do Tessellation.

O teste foi dividido em duas partes: uma sem e outra com o uso do Tessellation em modo "extreme", ambas a 1920x1080 com o filtro de antialiasing em 8x e anisotropic em 16X.

O primeiro teste, com o Tessellation desativado:

E o segundo com o Tessellation ativado em modo EXTREME:

Unigine Valley Benchmark 1.0
Esse é outro benchmark sintético da Unigine, sendo o mais recente e que traz um cenÁrio bem diferente do anterior, mas também com belos efeitos.

{break::Testes em games}Aliens vs Predator
Começamos os testes em jogos com "Aliens vs Predator", game que traz o suporte ao DX11 e que foi muito bem recebido pelo público e crítica. Para os testes com este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Aliens vs Predator Benchmark Tool".

Battlefield 4
Um dos maiores lançamentos de 2013, "Battlefield 4" é um referencial da plataforma PC quando se trata de grÁficos de alta qualidade. O game foi todo desenvolvido sobre a Frostbite 3, nova engine da produtora DICE.

BioShock Infinite
O game "BioShock Infinite" é um grande sucesso de crítica (inclusive aqui no Adrenaline) desenvolvido pela 2K Games. Para os testes com este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Action Benchmark Tool".

Crysis 3
Sendo o game "Crysis 3" um dos mais incríveis jÁ desenvolvidos quando o assunto é grÁfico, não poderíamos deixar ele de fora de nossos testes em anÁlises de placas de vídeo.

GRID 2
"GRID 2" traz o que existe de melhor em tecnologia da API DirectX 11 para esse tipo de game. Os testes com o game foram feitos utilizando a ferramenta Adrenaline Benchmark Tool.

Metro Last Light
Outro excelente teste que exige o mÁximo das placas de vídeo é o game "Metro: Last Light", sendo junto com "Crysis 3", referência de qualidade grÁfica em games para PC.

Tomb Raider
O game marca o reboot da histórica franquia de Lara Croft, desenvolvido pela Crystal Dynamics com sua engine própria, a Crystal Dynamics Engine. Para os testes com este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Action Benchmark Tool".

PhysX: Metro Last Light
Para testes de PhysX, utilizamos "Metro Last Light", um dos mais recentes e com destaque para uso desse tecnologia.

{break::Overclock}A GPU tem ótimo potencial para overclock, mas o que parecia ser um diferencial, passou a ser um ponto negativo. Estou falando do conector de energia desse modelo da Asus, que em teoria deveria entregar mais dos que os 60w normais que a GTX 750 Ti consome, mas isso na prÁtica não acontece, limitando ela como qualquer outra placa tradicional com esse gpu, dessa forma passa a exigit um conector de energia que na pratica não tira o real beneficio, mais energia para overclock. Outro ponto que notamos ser questionÁvel estÁ nas memórias utilizadas(Samsung), inferiores ao de um modelo referência(Hynix).

Usando o aplicativo para overclock da Asus não foi possível subir as memórias em mais de 5.6GHz, mas usando o Afterburner conseguimos subir para 6GHz, acima disso o sistema ficava instÁvel. 

Em se tratando do GPU, sem alterações na voltagem, subimos o clock  da placa em 128MHz, deixando o GPU trabalhando em 1200MHz, exatos 180MHz acima de uma placa referência, ainda assim um resultado muito bom, jÁ que foi 50MHz acima do overclock que fizemos com a referência.

Em uma placa como essa da Asus, temos uma segurança muito maior para se overclock e mais, utilizar a placa overclockada por mais tempo, afinal seu projeto visa esse tipo de situação.

É importante salientar que não é recomendado overclock altos por longos períodos, visto que pode danificar a placa. 

Na tela abaixo temos informações de overclock feito com a GTX 750 da Asus.

Temperatura
Abaixo os testes de temperatura das placas. É importante destacar que quando os clocks ficam mais altos o sistema de controle das placas tendem a aumentar a rotação dos FANs, consequentemente melhoram a dissipação de calor, as vezes com resultados melhores do que quando trabalhando com clocks mais baixos.

Consumo de Energia
Abaixo, os testes de consumo de energia do sistema quando overclockamos a placa.

3DMark
Começamos os testes de desempenho sobre o 3DMark, confiram abaixo o desempenho:

Aliens vs Predator
Dando sequência nos testes, agora é a vez do Aliens vs Predator.

BioShock Infinite
JÁ com o BioShock Infinite, game de FPS lançado em 2013 o comportamento em overclock foi o seguinte:

Tomb Raider
O game Tomb Raider é outro lançado em 2013 que apresenta bons grÁficos. Abaixo, o desempenho sobre ele.

{break::Conclusão}A GeForce GTX 750 Ti OC da Asus lembra muito, visualmente, modelos com sistema de cooler DirectCU II, mas no caso esse modelo não leva esse selo. Seu sistema de cooler com dois FANs ajuda a melhorar um pouco o desempenho no que diz respeito à dissipação de calor quando comparamos ao modelo referência. Outro destaque é que esse cooler deixa a placa mais bonita e imponente. Como destacamos nas fotos, a Asus adotou um PCB maior do que a referência, inclusive usou esse mesmo PCB em sua 750 Ti e também na 750 normal.

Em relação ao desempenho, a placa é pouco menos de 5% em média superior ao modelo referência, isso acontece pelo modelo ser levemente overclockado de fÁbrica. Quando overclockamos ainda mais, vimos que o sistema de cooler da Asus, como o esperado, é realmente mais eficiente que o do modelo referência. Em se tratando do overclock, curiosamente o aplicativo da Asus, possivelmente ainda com alguma limitação a essa placa por ela ser lançamento, limitou o overclock das memórias em 5600MHz, dessa forma o resultado foi inferior ao overclock que fizemos com a 750 Ti referência. Quando utilizamos o aplicativo Afterburner, aumentamos as memórias para 6GHz e dessa forma a placa se comportou melhor. Um porém sobre a 750Ti OC da Asus é que seu alimentador não consegue entrar mais energia do que o esperado e seu propósito de existir, dessa forma a placa acaba tendo o alimentador como uma deficiência e não vantagem, afinal faz overclock como qualquer outro modelo, mas exige essa conexão de energia.

Um outro pequeno detalhe: a Asus trocou o conector HDMI padrão "C" para o padrão "A", utilizado por TODOS os monitores do mercado, resolvendo o problema que obriga o usuÁrio a ter um adaptador. Até hoje não consigo entender a Nvidia que insiste em colocar essa conexão HDMI menor em algumas de suas placas.

Seu preço é apenas US$10,00 acima do modelo referência, sendo uma das boas opções do mercado para quem não pretende gastar muito, mas quer uma placa para rodar qualquer game atual com boa qualidade grÁfica, inclusive com filtros e em resolução FULL HD como demonstramos em nossos testes, motivo a qual colocou as placas com gpu GeForce GTX 750 Ti entre as melhores soluções custo/benefício do mercado atualmente.

Modelo levemente overclockado de fÁbrica, projeto diferenciado com sistema de cooler com dois FANs, componentes de alta qualidade, mas que poderia ir um pouco além no quesito overclock justamente por ser diferenciada

PRÓS
Preço apenas US$10,00 acima de modelos referência;
Roda bem a maioria dos games atuais em alta qualidade e resolução FULL HD;
GPU com TDP mais baixo da categoria;
Bastante silenciosa e com sistema Dual Fan muito eficiente;
Farta quantidade de memória cache;
Alta eficiência energética (desempenho x consumo de energia);
GPU com um dos melhores custo/beneficio do mercado
Conexão HDMI padrão.
CONTRAS
Alimentador de energia não é diferencial por overclok limitado;
Litografia em 28nm limita a evolução tecnológica;
Interface de memória e clock da VRAM poderiam ser maiores.
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  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

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