ANÁLISE: Linksys Smart Wi-Fi EA6200

ANÁLISE: Linksys Smart Wi-Fi EA6200

O Linksys Smart Wi-Fi EA6200 é o roteador que opera simultaneamente nas frequências 2.4GHz e 5GHz, e traz uma série de tecnologias para ser uma "solução completa" para gerenciamento de rede doméstica e compartilhamento de dados. Com quatro antenas internas e suporte as tecnologias wireless N e AC, ele promete compatibilidade com vÁrios dispositivos, além de performance suficiente para lidar com streaming de conteúdos em alta qualidade.

Características técnicas

Tecnologia: Wireless-N e AC
Faixas de frequência: 2,4 GHz e 5 GHz simultâneos
Transmissão/recepção: 2x2 e 2x2
Antenas: 4 internas
Portas: 4 x Gigabit LAN
           1 x Gigabit WAN
           1 x USB 3.0
Suporte nativo para IPv6 e 6rd
Garantia: 2 anos de garantia limitada de hardware

Principais Tecnologias

O EA6200 traz alguns recursos adicionais interessantes, vamos destacar aqui os principais:

Conexão wireless de última geração:  A tecnologia Wireless AC foi desenvolvida para otimizar experiências de transmissão de vídeo. Fornecendo velocidades Wi-Fi em gigabit, permite baixar conteúdo e sincronizar arquivos de vídeo e música grandes mais rapidamente. Com base no último padrão de tecnologia sem fio 802.11ac para velocidades cerca de 3x mais rÁpidas que o padrão wireless-N

Dual-band: Duplique a largura de banda da sua rede com o dual-band N (operando simultaneamnte em 2,4 e 5 GHz), concebido para ajudÁ-lo a evitar interferências e maximizar o rendimento para transmissão mais suave de vídeos em HD, transferências de arquivos e jogos sem fio.

Compatível com DNLA: O servidor de mídia integrado com certificado DLNA permite a transmissão de mídia para sua TV, Xbox 360, PS3 ou outros dispositivos compatíveis com a tecnologia. 

Conexão USB 3.0:  Acesse e compartilhe simultaneamente seu conteúdo armazenado em USB e a impressora.

- Continua após a publicidade -

Smart Wi-Fi: Esta tecnologia possibilita o uso de um dispositivo móvel Android ou com iOS para realizar configurações e monitoramentos no funcionamento do roteador, através do aplicativo oficial e também de terceiros, de forma remota, via internet.

Design

O Linksys Smart Wi-Fi EA6200 possui um visual bem discreto, com apenas uma linha prata no centro impedindo-o de ser apenas "um retângulo cinza escuro". O único indicativo do funcionamento do roteador é uma discreta luz verde na tampa superior, além das luzes acionadas ao lado de cada porta Ethernet. Todas as demais portas e botões ficam na parte traseira.  

Diferente de outros roteadores que podem ser usados "em pé", "deitado" ou até mesmo com encaixes para poder prender em uma parede, o Linksys EA6200 possui um desenho para apenas para o uso de uma forma. Felizmente, seu perfil fino e compacto ajuda o roteador a ser "facilmente encaixado" em qualquer lugar, mas ainda assim ele fica atrÁs de concorrentes na versatilidade de posicionamentos.

Instalação e configuração

Após ligar o cabo de energia, o EA6200 pode ser configurado tanto via cabo quanto através da conexão wireless através da senha padrão. A Área de configuração pode ser acessada através do tradicional 192.168.1.1 no navegador, ou pelo endereço linksys.smartwifi.com.

- Continua após a publicidade -

A interface de ajustes e configurações deste roteadores estÁ entre as mais intuitivas e eficientes que jÁ testamos. Com referências visuais e, principalmente, tendo disponível o idioma português brasileiro, é muito fÁcil fazer mudanças nas configurações e no funcionamento do aparelho, mesmo para alguém mais leigo na Área. O motivo desta praticidade é a feliz escolha dos botões dos menus, com opções bastante intuitivas como "Controles de conteúdos" ou "Acesso de convidados", praticamente auto-explicativas.

Minha única dificuldade foi configurar o Smart Wi-Fi. Como não tinha conexão no roteador, quando o configurei na primeira vez, pulei esta etapa. Quando quis fazer o cadastro, mais tarde, não achei mais onde fazer isto na interface. O jeito foi resetÁ-lo no botão padrão, e refazer a configuração, desta vez cadastrando uma conta do Smart Wi-Fi .

Esta conta é o que possibilita o acesso remoto ao roteador, via internet. Instalando o aplicativo Smart Wi-Fi, disponível para Android e iOS, você consegue realizar as mesmas ações de configuração presente na forma tradicional via navegador, com a vantagem de ter acesso mesmo de fora da rede local.

Testes

Para verificar a qualidade de sinal do roteador, e também medir sua performance, realizamos dois testes. Primeiro medimos a intensidade do sinal, tanto na rede 2.4GHz quanto 5GHz. Depois, conectamos um notebook via cabo e usamos outro computador, ligado via rede wireless, para transferir arquivos e medir o tempo necessÁrio para a finalizÁ-la. Em ambos os casos, os dispositivos conectados via rede sem fio estão a aproximadamente 10 metros do roteador, com duas paredes entre o gadget e o dispositivo da anÁlise. 

- Continua após a publicidade -


Conclusão

O Smart Wi-Fi é um roteador muito prÁtico e com recursos muito interessantes, principalmente de monitoramento e configuração da rede. A possibilidade de controlar seu roteador, mesmo remotamente e de seu smartphone, tornam o gerente da rede capaz de um controle eficiente de quem usa a rede, quanto estÁ consumindo dos recursos e mesmo que conteúdos são acessados.

Do ponto de vista da perfomance, o modelo não é excepcional, se colocando no meio de nossa tabela. Ainda assim, não é uma opção ruim, se considerarmos que ele é dual-band (o que traz lÁ suas vantagens) e que também não ficou mal posicionado na tabela de benchmarks.

O problema com este produto é outro: seu preço é bem salgado, situando o EA6200 entre os roteadores mais caros que jÁ testamos. Ele consegue custar mais que o D-Link DIR 868L, que se saiu melhor que ele em nossos testes de desempenho e que fica na desvantagem apenas na hora da configuração, por não trazer uma interface tão intuitiva quanto este modelo da Lynksys.

A tecnologia Wireless-N e AC sempre é bem-vinda, por seu melhor desempenho, mas infelizmente ainda precisamos de sua implementação na outra ponta: é preciso que seu notebook/gadget também opere em AC para que as vantagens de velocidade de transferência sejam exploradas.

O Lynksys Smart Wi-Fi EA6200 é o roteador com a melhor interface e recursos de gerenciamento mais eficientes e prÁticos que jÁ testamos, porém esbarra em um preço muito acima do que vemos em concorrentes.

PRÓS
Visual discreto
Aplicativos e configurações em português brasileiro
Interface de ajustes bonita e eficiente
CONTRAS
Beeeem caro
Só pode ser usado em uma posição
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.