ANÁLISE: WD Black2 Dual Drive

ANÁLISE: WD Black2 Dual Drive

A Western Digital nos enviou seu novo drive hibrido de HD com SSD chamado Black2 Dual Drive, que consiste em um SSD de 120GB integrado a um HD de 1TB em formato 2.5 inch, adotado como padrão em notebooks.

O drive é uma aposta da empresa para quem procura um produto diferenciado, especialmente para modelos de notebooks gamers e voltados a usuÁrios entusiastas, jÁ que une alto desempenho de um SSD a alta capacidade de armazenamento de um HD. 


Nos Estados Unidos ele estÁ sendo vendido por U$ 219 (pesquisa feita dia 12/03/2014 na newegg.com). No Brasil ele ainda não é comercializado oficialmente. 

Tecnologias
Abaixo algumas tecnologias destacas pela WD sobre o Black2 Dual Drive, que consiste em um SSD de 128GB com controlador JMicron JMF667H e memórias MLC NAND de 20nm, mais um HD de 1TB série Blue Slim de 5400RPM.

OBS.: A WD informa que o SSD possui 120GB, apesar do modelo usar na prÁtica dois chips de memória NAND com 64GB (somando 128GB). Neste erro de informação do Black2 quem sai ganhando é o usuÁrio.

Antes, uma tabela com especificações técnicas do drive:

Primeira solução dual drive de 2.5 polegadas
De acordo com a empresa, o WD Black² é a primeira solução de armazenamento dual drive de 2.5 polegadas. Com isso, usuÁrios de notebooks e PCs all-in-one podem utilizar o SSD para atingir um boot mais rÁpido no sistema aliado à maior capacidade de armazenamento do HDD, não precisando de dois slots - um para o SSD e um para o HD - como seria normalmente necessÁrio para termos esta combinação.


Shift_Technology
O WD Black² traz a Shift_Technology, que promete melhor firmware e algoritmos melhorados. Segundo a fabricante, isso garante melhor desempenho e gerenciamento de dados. Com isso, ele inclui os seguintes recursos:
- Arquitetura de 20 nm com quatro canais de processamento NAND
- Controlador customizado pela Western digital, que promete melhor eficiência de gerenciamento de dados
- Melhor integridade do drive com 8 GB de espaço dedicado a ajudar a proteger e melhorar a confiabilidade do SSD


Redução do desgaste do SSD
Os SSDs podem apresentar perda de desempenho quando atingem suas capacidades mÁximas ou após chegar a um número finito de gravações. Para driblar esse problema, o WD Black² permite que o usuÁrios mova para o HDD de 1 TB maiores dados para ou aplicações que realizam muitas gravações no SSD. Segundo a empresa, isso estende a vida do SSD e mantém o desempenho ideal por mais tempo.

Fotos
Abaixo algumas fotos do drive Black 2 Dual Drive da WD. Começamos pela caixa, maior que de drives tradicionais formato 2.5 inch, além do tamanho fica claro que o acabamento dado pela WD a caixa foi pensando em mostra externamente que dentro tem um produto diferenciado.

 

Ao abrir, novamente vemos a atenção em acabamento do manual e acessórios. Além de um pen-drive com software/drives necessÁrio para a instalação do drive, um manual grande em vÁrias línguas, além de um adaptador para ligar o drive em portas USB, importante para fazer backup de outro drive após um upgrade por exemplo.

Em se tratando do drive, acabamento de primeira qualidade com visual muito bonito, imponente pela cor e design adotado na pare superior, deixando claro que também houve cuidado no design externo do produto, visando torna-lo mais chamativo.

O Black2 Dual Drive possui formato 2.5 inch, seu principal mercado deve ser notebooks. A "placa" do SSD e suas memórias NAND fica conectado sobre o HD (por baixo da "capa" preta), interligando ambos, dessa forma o drive possui apenas uma conexão de dados e uma de energia, consequentemente tornando o drive hibrido com as duas tecnologias.

Novamente destacamos que o drive tem um SSD de 128GB e um HD de 1TB com 5400RPM utilizando um controlador JMicron JMF667H e memórias MLC NAND de 20nm através de 2 chips de 64GB.

Em se tratando de tamanho, o drive como jÁ destacado utiliza o mesmo padrão de outros modelos 2.5 inch, mudando apenas a espessura. Nas fotos abaixo colocamos ele ao lado de dois modelos de SSD, um mais fino e outro um pouco mais grosso.

Instalação
Apesar do drive ser direcionado a notebooks, nós o instalamos em uma mÁquina desktop, mas que fique claro, que assim como a grande maioria de drives de HD 2.5 inch, esse produto é direcionado a quem tem um notebook e pretende fazer um upgrade, ou mesmo vai comprar um novo notebook jÁ pensando em optar por um modelo que traga ele instalado. 

O porém da instalação em notebooks se deve a sua espessura. Caso pretenda fazer um upgrade do drive que tem em seu notebook para o Black 2 Dual Drive, é importante que você veja qual a espessura do modelo que vai trocar, jÁ que pode haver incompatibilidade do espaço interno disponível para o drive. Nós temos aqui um notebook ultrafino Acer Aspire Timeline Ultra e o mesmo não é compatível com o Black2 Dual Drive (que possui 9,5mm) por vir com um drive de HD 1mm mais fino, dessa forma é impossível fazer o upgrade. Na maior parte dos notebooks isto não deve ser um problema, mas caso seu modelos seja ultrafino é preciso ter atenção neste detalhe.

Em se tratando da instalação no sistema operacional, diferente de drives tradicionais, é necessÁrio instalação um aplicativo da Western Digital para que o drive de HD de 1TB seja reconhecido pelo sistema no momento do boot, caso contrario apenas o SSD de 120 GB vai ser reconhecido. Outro detalhe, o drive não suporta tecnologia dual-boot.

A instalação é simples e estÁ disponível no pen-drive que acompanha o produto, mas também pode ser baixada do site oficial. Abaixo algumas telas do software de instalação, que também checa novas atualizações relacionadas ao produto, como firmwares mais atuais quando disponíveis.

Para quem deseja tirar algumas dúvidas a respeito das tecnologias e mesmo de algumas limitações do drive, como impossibilidade de rodar dual-boot, confira o FAQ clicando aqui (inglês). Um pÁgina com informações em português pode ser vista clicando aqui.

{break::Testes sintéticos}Abaixo, detalhes completos do sistema utilizado, baseado em uma mainboard com chipset Z77:

MÁquina utilizada nos testes
- Mainboard Gigabyte GA-Z77X-UP7
- Processador Intel Core i7 3770K @ Stock
- Memórias Corsair Vengeance DDR3 (2x4GB) 1600MHz
- Fonte XFX 850W Black Edition
- Cooler Noctua NH-D14

Sistema Operacional e Drivers
- Windows 7 Pro 64 Bits com updates
- Intel INF 9.4.0.1017
- Intel HD Graphics Drivers 9.18.10.3165
- Intel Rapid Storage Technology 11.5.4.1001

Aplicativos:
- AS SSD Benchmark 1.x
- HD Tune Pro 5.xx
- PCMark 8

Antes de começarmos com os testes, abaixo temos a tela do CrystalDiskInfo e do HD Tune Pro com alguns detalhes técnicos do drive.

Firmware
Assim como outros drives SSDs, o Black2 Dual Drive pode sofrer atualizações de firmware, dessa forma é importante ficar de olho no site da WD para novidades a respeito. O software que acompanha o produto possui uma ferramenta para checar se existe novas atualizações.

Temperatura
O WD Black2 Dual Drive atingiu temperatura mÁxima de 38 graus quando executando o teste do HD Tune Pro, considerado bom para esse tipo de dispositivo.

AS SSD Benchmark
Começamos nossos testes com o AS SSD Benchmark, software específico para testes de drives SSD, HD etc.

O aplicativo faz uma série de testes em diversas situações de leitura e escrita e no final gera uma pontuação com a média entre todos os testes.

CrystalDiskMark
Com o aplicativo CrystalDiskMark, outro muito famoso para testes de drives, optamos por utilizar o teste "Seq". Abaixo os resultados em modo leitura e escrita.

Abaixo a tela do aplicativo com os resultados, mostrando mais detalhes.

HD Tune Pro
Com o HD Tune, um dos aplicativos de testes de drives mais utilizados do mercado, iniciamos com o teste benchmark em "modo leitura" (read).

Também fizemos teste de desempenho no modo "File Benchmark", que coloca o drive em situação diferente do primeiro teste.

Abaixo, telas do aplicativo com os resultados dos testes:

PCMark 8
O aplicativo PCMark 8 é o mais recente da série PCMark desenvolvido pela Futuremark. Esse teste é um dos mais completos do gênero, e testa o desempenho do drive em uma série de situações, desde conversão de vídeos ao tempo para carregar de um game.

{break::Testes prÁticos}Tempo de BOOT (Windows 7 Pro)
Com o software BootRacer medimos o tempo necessÁrio para inicializar o sistema operacional. 

Carregando um game
Outro teste interessante é carregando um game. Para isso, utilizamos o Crysis Warhead com teste em cima do mapa "ambush". O conceito do teste foi simples: computar o tempo que levou da hora que clicamos até a hora em que o gameplay começa.

Cópia de arquivo
O teste prÁtico de cópia de arquivos, consiste em enviar e receber 16.72GB, organizados em pouco mais de 800 pastas e representando um total de 35 mil arquivos. Utilizando o aplicativo TeraCopy, copiamos as pastas/arquivos do drive analisado para um HD Sata 3 de 2TB, e depois fizemos o processo inverso.

Drive analisado para HD
Nesse teste copiamos as pastas/arquivos do drive analisado para o um HD Seagate Barracuda de 2TB padrão Sata 3. Esse teste chamamos de teste de "leitura", jÁ que ele não escreve nada no drive analisado.

HD para drive analisado
Invertendo o processo, agora copiamos as pastas/arquivos do HD para o drive analisado, consistindo em um teste prÁtico de "escrita", jÁ que os dados estão sendo gravados no drive. 

{break::Conclusão}O WD Black2 Dual Drive é enfim a solução com conceito que imagino ser a ideal, um drive de SSD com boa capacidade, no caso, 120GB, e um drive de HD também com boa capacidade, com 1TB, ambos integrados e trabalhando em conjunto conectados internamente ocupando o espaço de drives formato 2.5 inch tradicionais, com necessidade de conexões para apenas um drive.

Seu acabamento é de primeira qualidade, digno de um produto diferenciado, com detalhes muito bem pensados, inclusive na caixa e acessórios que acompanham o drive. Para quem for fazer o upgrade de um drive de notebook, ele traz os cabos para conectar o drive antigo via USB e fazer o backup  externamente, detalhe bastante importante.

A instalação física em notebook requer atenção para quem for fazer upgrade, jÁ que o drive necessita de 9,5mm de espessura livre interna, alguns HDs são mais finos, de 7mm ou mesmo 5mm, então é bom atentar a este detalhe antes da compra.

Outro detalhe relacionado a instalação, agora relacionado a software, é que para o HD de 1TB funcionar é necessÁrio instalar um software, leia-se driver. Por lógica isso acontece porque estamos falando de um único drive, com uma conexão de força e uma de dados, mas temos dois drives, um SSD e um HD, dessa forma as placas-mãe e os sistemas operacionais não conseguem detectar dois drives físicos jÁ que temos apenas uma conexão de dados, sendo necessÁrio instalar um driver para fazer o sistema operacional reconhecer também o HD. Felizmente a instalação desse software é bastante simples, um pen-drive em forma de chave acompanha a caixa jÁ possui as instruções necessÁrias para corrigir esta situação.

Em se tratando de desempenho, temos três situações, uma muito boa quando se trata do drive SSD, que se saiu muito bem nos testes onde ele trabalha sozinho, conseguindo ótimos resultados e brigando de igual com outros bons SSD do mercado. A segunda situação é relacionado a velocidade que podemos considerar o trabalho em conjunto entre SSD e HD, que também é boa pois o SSD faz cache para o HD. Na terceira e última temos o HD por si só, mas infelizmente mostrou que ele é o limitador do drive, sendo mais lento que outras soluções do mercado, inclusive com mesmas velocidades de 5400RPM como os drives slim da Seagate. Não sabemos o motivo da WD ter optado pelo drive da série Blue, também o custo, mas ficou nítido que nos testes onde o Black2 se sai pior é quando se trata de dados trafegados pelo HD. Outro detalhe é que a escrita do SSD também estÁ abaixo da média, mas na pratica até que não comprometeu muito o drive.

 

Sobre o preço, este é outro detalhe bastante favorÁvel ao Black2, que atualmente estÁ custando U$220 em cenÁrio internacional (Amazon e Newegg - pesquisa feita dia 13/03/2014), sendo que seu custo quando lançado era de U$300. A média de um drive de SSD de 120GB e de um drive de 1TB formato 2,5 incg, ambos Sata 3, fica na casa de U$200,  levando vantagem assim o Black2 Dual Drive por ter ambos conectados em um único drive, sendo a solução para quem pretende fazer o upgrade de um drive de notebook e não terÁ espaço para dois drivers separados. Nesta situação, seus U$20 a mais são totalmente justificÁveis, e mesmo para os que possuem dois espaços para drives, pode parecer uma opção interessante.

Finalmente essa solução chegou ao mercado, agora é esperar que novos modelos apareçam, especialmente para resolver problemas como a limitação de ter apenas uma configuração de espaço para o SSD e para o HD, especialmente este último. 

Abaixo respostas de alguns questionamentos que fizemos a Western Digital sobre o Black2 Dual Drive:

1 - O novo WD Black serÁ um drive híbrido com SSD integrado?

Resposta: O WD Black² é a primeira solução de armazenamento dual drive de 2,5 polegadas do mundo. A dupla unidade oferece aos usuÁrios a velocidade de um SSD e a capacidade de um disco rígido tradicional de que os usuÁrios precisam em seu notebook ou all-in-one PC.


2 - Qual serão as principais diferenças entre o atual drive Black e a nova geração? (RPM, números de "pratos" internos etc)

Resposta: O WD Black² é o único que é dual drive e estÁ em uma categoria própria. A WD oferece o tradicional HDD WD Black 3,5 polegadas como parte do Power of Choice, que tem uma variedade de discos rígidos internos para o mÁximo desempenho e computação, e agora, o novo WD Black² oferece aos usuÁrios uma experiência melhor de all-in-one PC. O WD Black² dual drive resolve limitações de armazenamento dos usuÁrios e acrescenta verdadeira velocidade SSD de alto desempenho para qualquer PC.

Especificações de desempenho na unidade estão disponíveis aqui:   http://www.wdc.com/wdproducts/library/SpecSheet/PBR/2879-800011.pdf

3 - Como o foco da linha Black é o usuÁrio entusiasta, em especial gamers, quais reais benefícios esses usuÁrios terão com a nova geração?

Resposta: WD Black² é perfeito para os consumidores e os prestadores de serviços que desejam atualizar notebooks, desktops, e sistemas de All-in-One e de um único slot e com o desempenho nível SSD e HDD. Ele é projetado para entusiastas, profissionais criativos, jogadores e os construtores de PC, uma vez que proporciona uma maior capacidade total da unidade, melhor desempenho e confiabilidade, oferecendo a flexibilidade de escolher como e onde os dados são armazenados. Utilizando os benefícios de discos flash e magnéticos, WD Black² dual drive descarrega os dados do SSD para o HDD, o que aumenta a resistência e vida útil do SSD. Os usuÁrios mantêm maior controle de dados, que pode eliminar a necessidade e o custo de armazenamento na nuvem.

4 - Em notícias preliminares, foi informado que os novos drives Black chegam a ser 48% superior a atual geração em determinados testes, confirma esse dado? Qual seria a média de ganho?

Resposta: WD Black² apresentou desempenho 1,4 vezes (48%) melhor do que o principal concorrente SSDemIOmeter 4K RamdomWrites.

5 - Os novos drives também tiveram evolução em segurança e durabilidade?

Resposta: WD Black² combina a resistência a choques e vibrações do SSD com a tecnologia comprovada de HDD para uma solução de armazenamento dual drive realmente Ágil e altamente confiÁvel. Ele também vem com firmware avançado e algoritmos inteligentes para auxiliar no desempenho elevado, que resulta em temperaturas mais frias e operação quase inaudível.

6 - Qual o tempo de garantia dos novos drives Black?

Resposta: As unidades vem com uma garantia limitada de 5 anos.

PRÓS
SSD e HD integrados com necessidade de cabeamento de força e dados para apenas um drive
Compatibilidade com notebooks atuais desde que com espaço interno compatível (9,5mm de espessura)
Boa capacidade tanto para o SSD como para o HD
Garantia de 5 anos
CONTRAS
Sem opções de capacidade diferente, interessante especialmente no caso do HD
Pode ter problema com soluções mais finas de notebooks, e com certeza com ultrabooks
Drive de HD com 5400RPM limita o desempenho em algumas aplicações
Taxa de escrita do SSD é baixa para o atual padrão do mercado
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.