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Forza Motorsport 5” chega como um dos – sem trocadilhos – “carros chefes” do Xbox One e traz um visual belíssimo, que mesmo assim ainda poderia ser bem melhor, e eu explico o porquê mais adiante.

A quinta edição traz apenas 14 localidades, contra 26 de “Forza Motorsport 4”. Lembrando que apesar de ter variações, 80% delas são apenas inversões das pistas, ou seja, corre-se no sentido contrÁrio. Obviamente que a quantidade de pistas é um problema para um jogo que pretende ser o melhor da sua era. Mas vale lembrar que “Forza Motorsport 2” tinha apenas 12 pistas. Portanto não é algo inédito na franquia.

Em relação aos veículos, agora são apenas 200 carros de 24 montadoras, contra mais de 500 modelos de 81 montadoras da quarta edição. A Turn 10 jÁ anunciou que o game terÁ 60 veículos lançados como DLC, divididos em 10 carangas por mês, e no dia do lançamento, mais 23 carros foram colocados à venda. Carros esses presentes em edições especiais.

Apesar da pouca variação, principalmente para um jogo da nova geração, “Forza Motorsport 5” é o mais bonito jogo de corrida jÁ produzido e altamente recomendÁvel para os amantes da velocidade.

Carros belíssimos, mas e os cenÁrios?

O que mais chama atenção em “Forza Motorsport 5” é o visual das carangas. Capricharam ao mÁximo, trazendo os mínimos detalhes dos carros reais para o mundo virtual. E existem carros para todo gosto, de esportivos, antigos, clÁssicos, Formula Indy, Formula 1 atual, Formula 1 da década de 70, V8 Australiano, Rally e carros de passeio, dentre outros.

Agora é possível observar todos os carros no modo ForzaVista – no game anterior se chamava AutoVista – ao invés de apenas um pequena parte, como acontecia em “Forza Motorsport 4”. E isso é um deleite para os fãs de automobilismo.

Mas não pense que todos os carros estão detalhados ao mÁximo. O “truque” da Turn 10 foi usar o bÁsico em todos os carros, abrindo apenas as portas com a opção de entrar no veículo. JÁ outros modelos mais famosos ganharam uma visualização completa ultra detalhada, incluindo acessos ao motor em dois níveis e ao porta malas.

A quantidade de circuitos é deprimente para um jogo de 2013/2014 à ponto de, depois de uns 3 ou 4 campeonatos, o jogador jÁ se cansar. Isso acontece porque todos os campeonatos – divididos por tipos, anos e montadoras dos veículos – são praticamente iguais, mudando apenas as carangas. Ainda tem o agravante de não ter variação climÁtica e nem ciclo dia/noite, principalmente quando toda a concorrência tem, não importando a plataforma. Ou seja, é sempre a mesma coisa.

Por ter pouquíssimos circuitos, é de se imaginar que ao menos eles estejam impecÁveis, certo? Bom, depende do que quer dizer impecÁvel. Em vídeos divulgados desde o anúncio do game, o visual parecia magnífico, com um publico ativo e variado, texturas mais realistas e um clima de corrida digno de aplausos. Para surpresa de todos, o jogo lançado não traz nem a metade desses efeitos. O público é estÁtico, sem vida e vÁrias texturas não estão na definição mostrada nos vídeos e nos demos divulgados nos eventos de games.

Alguns sites especializados em analisar a fundo os games na sua parte técnica jÁ provaram que de fato houve um downgrade dos cenÁrios, o que inclui mudança de texturas e do público. A diferença pode ser vista nas duas fotos abaixo. Além disso, a diferença entre a versão demo mostrada e jogada durante a E3 é bem diferente da versão final do jogo.


YouTube video

YouTube video

O fato é que apesar dessas diferenças, Forza Motorsport 5 é bastante superior a qualquer game de corrida jÁ lançado para os consoles.

Jogabilidade aprimorada com o novo controle do Xbox One

De fato esse é o grande diferencial de “Forza Motorsport 5” e do Xbox One: o seu inovador controle que traz dois motores de vibração distintos nos gatilhos traseiros.

Pode-se dizer que o jogo foi feito para mostrar as novas funções do controle do console. Os gatilhos vibram de acordo com o que o jogador faz no jogo. Se frear muito, o gatilho da esquerda vibra de um jeito como se tivesse literalmente travando as rodas chegando a ficar duro realmente, se acelerar demais antes de mudar a marcha, o gatilho da direita treme como se forçasse alguma coisa, no caso o motor. A sensação é única e faz a jogabilidade ser realmente prazerosa e bem superior a qualquer jogo jÁ lançado.

Essas funções novas no controle do Xbox One criaram um novo tipo de jogabilidade para games de corrida. Pode-se afirmar que usar esse controle em “Forza Motorsport 5” é um meio termo entre o uso de um controle comum e o uso de um volante.

Falando em volantes, nenhum volante para Xbox 360 funciona no Xbox One e, consequentemente, em “Forza Motorsport 5”. Atualmente somente dois volantes foram produzidos para o novo console: um da Thrustmaster e um da MAD Catz, e ambos custam o mesmo que o novo console da Microsoft.


Drivatar é a revolução

Claro que em jogos de uma nova geração, o que mais se espera são melhorias grÁficas além da jogabilidade aprimorada com funções exclusivas. Isso tudo tem “Forza Motorsport 5”. Mas o grande destaque é, sem sombras de dúvidas, o Drivatar. A Turn 10 pensou em uma maneira do jogo nunca parar e criou esse sistema que consiste em manter o jogador “vivo” nas corridas.

Depois da quinta corrida, o game jÁ estarÁ apto a criar o Drivatar do jogador. “Forza Motorsport 5” “pega” todos os movimentos que o jogador faz durante cada prova e salva em um arquivo que é enviado para um servidor. Quando alguém for correr em um prova single-player, seja modo carreira ou corrida rÁpida, o jogo busca esses arquivos de diversos jogadores e os coloca como IA do game, ou bots, como queiram. Assim qualquer corrida off-line fica parecendo on-line, como se tivesse participando de uma corrida multiplayer, incluindo os “problemas” de uma corrida desse tipo: jogadores abusados, que batem em todos, lentos, jogadores que disparam na frente, etc. É uma revolução.

Pouca gente sabe, mas hÁ como treinar seu Drivatar para melhorar a performance nas corridas de outras pessoas, e assim ganhar cada vez mais dinheiro no jogo. Se o jogador fizer tudo certinho durante as corridas, uma mensagem surge na tela informando que o jogador fez tal coisa de forma correta, seja uma curva, uma aceleração ou uma ultrapassagem, dentre outras coisas. Se a ação que o jogador fizer for superior ao que ele jÁ havia feito antes em outra corrida, o Drivatar é atualizado com os novos dados.

Então a dica é participar de uma corrida single-player qualquer, apenas para fazer as manobras da melhor forma possível, não se importando muito com o resultado da prova. Assim, seu Drivatar serÁ atualizado com as melhores manobras possíveis.


Localização bem produzida

É a primeira vez que isso acontece em um game: a localização de “Forza MotorSport 5” possui dublagem nacional somente em algumas partes. E isso é uma ótima notícia.

A Turn 10 localizou o game para o Brasil mas manteve as vozes dos apresentadores do famoso programa de TV Top Gear (o original britânico). No caso das vozes originais, a produtora optou por legendar tudo ,e assim, manteve as ironias e sarcasmos dos famosos apresentadores. Realmente uma bela jogada, que manteve o espírito do programa.

Todos os campeonatos presentes no game possuem um vídeo de apresentação narrados pelos icônicos apresentadores, mas todo o resto do game que não foi narrado por eles, foi dublado em português do Brasil. A qualidade da dublagem é incrivelmente perfeita, no sentido técnico, porque a dublagem propriamente dita é bem mecânica, direta, fria e sem emoção. Mas aqui cabe uma ressalva: na versão inglês, essa dublagem também soa bastante mecânica e formal demais.

O som dos carros estÁ magnífico. A Turn 10 fez um trabalho de maestria em cada um dos veículos. Quem jÁ ouviu o som de um Fusquinha antigo vai se impressionar com o som dele no jogo. Não importa se o carro é top de linha ou não. Em “Forza MotorSport 5”, todos tiveram o mesmo tratamento.


Multiplayer pra todo gosto

O multiplayer online traz quatro tipos de corrida padrão:

Mensal: são eventos mensais criados pela Turn 10 que consiste em vÁrios tipos de corrida e regras. Atualmente existem quatro tipos: Classe C, Classe A, RS 3 Vs Série 1M Coupé e La Ferrari Vs P1, que obriga o jogador a comprar o primeiro DLC para poder participar.

Seleção de Liga: que traz as lendÁrias rivalidades entre montadoras e ainda os grupos exclusivos de carros. Aqui também tem quatro tipos de corrida: Compacto Esportivo Moderno, Automobilismo Americano, Carros Esporte Icônicos e Brinquedos de Pista.

Corridas de Classe: são eventos somente para determina classe de veículo. Neste caso, são oito tipos de corrida, jÁ que o game possui oito classes distintas.

Eventos Especiais:  traz regras totalmente diferentes do padrão que possibilita testar seu carro ao mÁximo. Também são oito tipos de corrida: O AbecedÁrio, Drift Ilimitado, Drift de TT Ilimitado, Drag Ilimitado, Drag de TT Ilimitado, Pega-Pega, Pass The IT e Manter o “Pegador”.

HÁ ainda um modo separado dos quatro citados acima, onde o jogador cria uma partida particular podendo escolher tipos de corrida, de carro e de pistas. Ainda pode configurar dezenas de opções afim de criar suas próprias regras.

Além desse modo multiplayer online, hÁ ainda um modo multiplayer off-line que funciona com tela dividida. Mas nesse caso hÁ um porém: o visual diminui bastante no quesito texturas, efeitos e animação. O motivo é manter os 60 frames constantes durante toda a prova.


Conclusão

“Forza Motorsport 5” é claramente um jogo feito às pressas. Apesar de ser impecÁvel na parte técnica, muita coisa presente nos outros games da franquia ficaram de lado por absoluta falta de tempo. E também de polimento e otimização, jÁ que muitos detalhes visuais incríveis divulgados nos eventos de games, simplesmente foram modificados e/ou retirados.

Claro que se tivessem mais tempo, o jogo teria muito mais pistas, carros e modos de jogo, além de um visual mais parecido com o que foi divulgado. AliÁs um dos produtoras confirmou que foi a falta de tempo que limitou os itens do game. Uma pena.

Ainda assim, “Forza Motorsport 5” é um ótimo jogo, que possui características exclusivas como o revolucionÁrio Drivatar e o uso de vibração independente nos gatilhos do controle. O multiplayer é divertidíssimo, um dos melhores em um game de corrida. Talvez o principal fator seja as novas funções sociais do Xbox One que ajudam em partidas multiplayer.

Prós

Carros absolutamente impecÁveis

Drivatar é uma revolução

Jogabilidade prazerosa

Manteve as dublagens originais dos apresentadores do Top Gear

Contras

CenÁrios bem diferentes do que foi divulgado

Pouquíssimos circuitos

Não tem variação climÁtica e nem corrida noturna



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