Índice do Artigo

O Asus U38N é um ultrafino pronto para uma experiência interessante com o Windows 8. Ele combina a tela sensível a toques de alta resolução com um design fino e leve, e tem como processador a APU AMD A8-4555M, que promete combinar o poder de processamento da CPU quad-core e a GPU integrada Radeon HD 7600G.

Especificações Técnicas

Processador AMD Trinity APU A8-4555M 1.6 GHz ~ 2.4 GHz
Chipset AMD A70M Chipset
6GB memória DDR3 1600 MHz SDRAM,
Tela 13.3″ 16:9 Full HD (1920×1080) Glare panel
Armazenamento: 500GB 5400 RPM
Câmera HD 720p CMOS module
Rede: Integrado 802.11 a/b/g/n
BT 4.0 support (on WLAN+ BT 4.0 combo card)

Conexões
1 x COMBO audio jack
3 x porta(s) USB 3.0
1 x HDMI
1 x Mini VGA Port
Leitor de cartão 3 em 1 ( SD/ SDHC/ MMC)

Áudio Microfone e alto-falantes embutidos Bang & Olufsen ICEpower
Bateria: 48 Whrs (de polímero)
Dimensões 326 x 226 x 5.5 ~18.6 mm (largura x profundidade x altura)
Peso 1.55 kg

Design e Tela

O design do U38N segue a tendência dos notebooks finos e leves. Com pouco menos de 2 centímetros de espessura e peso de 1.5kg, ele não chega a fazer frente ao Ultrabook da própria Asus, o Zenbook, mas não deixa de ter medidas interessantes.

O acabamento segue um estilo semelhante ao de outros modelos da marca, com uso de metal escovado em toda a estrutura, o que resulta em um aparelho com um visual bem atraente. O teclado do tipo ilha é bom e confortÁvel, considerando o espaço reduzido que possui, e o aparelho como um todo passa a sensação de solidez e de “bem encaixado”. O U38N possui um teclado retroiluminado que é ativo automaticamente, através de um sensor de luz.

{galeria::110}

A tela de 13.3 polegadas e resolução FullHD estÁ bem acima da qualidade média deste segmento, se aproximando do que vemos nos “topo de linha”, com boas cores e pouca distorção de imagem. Os comandos por toques na tela são responsivos, e diferente de outros modelos de entrada/intermediÁrio, as marcas de dedos na tela não são excessivas. O único problema da tela é o acabamento do tipo brilhoso, o que reflete bastante luz e pode deixar desconfortÁvel o uso em locais excessivamente iluminados.

Apesar de não possuir uma porta ethernet tradicional, algo comum em modelos muito finos, a Asus incluiu um adaptador que é conectado na porta USB. É um pequeno detalhe, mas estÁ entre os acessórios mais interessantes que podem acompanhar estes produtos ultrafinos.

Performance e autonomia

Com um preço que o situa no segmento intermediÁrio, o U38N possui bons componentes para um uso cotidiano, com seus 6 GB de memória RAM e processador AMD A8. Ele fica em desvantagem em relação a outros notebooks deste segmento com CPUs Intel e chips grÁficos dedicados, mas em compensação, tem um design bastante fino e bem acabado.

 

Comparado aos Ultrabooks, o U38N não consegue fazer frente ao bom desempenho destes modelos por dois aspectos: sua APU A8 não alcança o desempenho dos modelos Core i5 e i7, e o armazenamento em HD é muito mais lento que os SSDs. Em contrapartida, muitos destes aparelhos “premium” são vendidos por preços na casa dos 4 mil reais, enquanto o modelo desta anÁlise pode ser encontrado por R$ 2.699.

Apesar da clara desvantagem para os modelos com CPUs Core i5 e i7, a APU A8 consegue lidar bem com atividades diÁrias e com certeza irÁ ser suficiente para assistir vídeos, navegar na internet e aplicativos de produtividade. Edição de imagens também não é algo a se descartar, contanto que não seja utilizado filtros complexos, que forcem muito processamento.

Como não é o foco deste tipo de aparelho, a performance em games não é algo que impressione. Tentar rodar franquias “AAA” neste ultrafino é bobagem, e só o fizemos isto para registro em nosso banco de dados. Porém, eu não descartaria o U38N totalmente de uma jogatina. Escolhendo games compatíveis com este hardware dÁ para se divertir nele, com jogos como Left 4 Dead 2 (que rodou em FullHD e qualidade alta), Counter Strike: Global Offensive, Diablo 3, Borderlands e vÁrios outros games que são menos exigentes com o hardware para rodar.

A autonomia do U38N não impressiona muito frente a modelos como Ultrabooks. Este ultrafino consegue ficar até 4 horas longe da tomada, metade do que vemos em modelos com Intel Core de terceira geração, e bem atrÁs de outros compactos com chip de baixa performance Atom.

Conclusão

O Asus U38N é um modelo que une algumas características interessantes, como acabamento de boa qualidade, design fino e leve, tela de alta resolução e sensível a toques e bom hardware, tudo por um preço dentro do segmento intermediÁrio. Seu preço de R$ 2.699 é condizente com estas especificações, e tornam este notebook uma opção para quem quer um bom notebook compacto.

O Asus U38N é a melhor opção para quem busca um ultrafino com bom design, tela de alta qualidade e sensível a toques e que não quer gastar tanto com aparelhos como Ultrabooks

Prós

Acabamento em metal escovado

Ótima tela sensível a toques

Boa performance para o cotidiano

Contras

CPU abaixo de modelos da linha Intel Core

Preço poderia ser mais competitivo


Abrimos nossa série com testes “sintéticos” do sistema, mostrando com notebook lida com diversas atividades. Para começar, utilizamos o CineBench, uma ferramenta de benchmark que mede a capacidade do sistema (processador e placa de vídeo) em lidar com a API OpenGL, importante para quem deseja usar aplicações profissionais que trabalham neste padrão.

WinRAR
Com o programa de compactação de arquivos temos um ótimo teste para a capacidade de atuação do processador, a peça de hardware mais demandada por este aplicativo.

Começamos a segunda parte de testes sintéticos com o PCMark 7, software que verifica o desempenho geral do sistema em uma série de atividades como rodar vídeos e converter arquivos.

3DMark
Hora de colocar as GPUs para esquentar com o software da Futuremark. Nesta bateria de três testes temos vÁrios recursos pesados rodando, vendo como a placa se comporta desde as animações mais simples até renderização de elementos complexos como fumaça e tesselação.

Rodamos o software Powermark em modo de economia de energia, com pouco brilho na tela e no modo produtividade, para tentar verificar o “mÁximo” que dÁ para tirar da bateria do aparelho.

Adobe Photoshop CS5
Aplicamos o filtro Extrude, e uma imagem com resolução 5182×9754 e 4.5GB, para verificar o tempo que o notebook leva para aplicar este efeito.

HD Tune
Neste benchmark verificamos a velocidade de operação do dispositivo de armazenamento presente no aparelho. Este componente é importante principalmente nos tempos de resposta do notebook, como velocidade para abrir programas, arquivos ou ligar o sistema, sendo assim uma parte importante da experiência como gadget.

Nosso próximo teste é com o game “Alien vs. Predator“, muito elogiado pelo uso das tecnologias disponíveis no DirectX 11, e que serÁ testado utilizando o Adrenaline Benchmark Tools, para rodar a bateria de testes.


Para fazer estes testes em seu computador/notebook, é preciso possuir o jogo e baixar o Adrenaline Alien vs Predator Benchmark ToolAs filas de testes rodados estão disponíveis em duas resoluções, de acordo com a tela do notebook: 1366×768 e em modelos que suportam o FullHD.


O game “BioShock Infinte” é um grande sucesso de crítica (inclusive aqui no Adrenaline) desenvolvido pela 2K Games. Para os testes com o este jogo utilizamos a ferramenta “Adrenaline Action Benchmark Tool”

O game apresentou problemas para ser rodado através e nossa ferramenta padrão, e precisou ser substituída pelo bench do próprio game. Por conta disto, hÁ uma diferença na resolução que testamos o Asus U38N: ele roda em 1280×800, ao invés de 1366×768. As demais configurações estão “setadas” de forma idêntica aos demais aparelhos do teste. 


O game marca o reboot da histórica franquia de Lara Croft, desenvolvido pela Crystal Dynamicscom sua engine própria, a Crystal Dynamics Engine. Este game tem apoio da AMD, e inclusive contém recursos exclusivos voltados aos chips da empresa. Para os testes com o este jogo utilizamos a ferramenta “Adrenaline Action Benchmark Tool”.

Assim como em Bioshock, o game apresentou problemas para ser rodado através e nossa ferramenta padrão, e precisou ser substituída pelo bench do próprio game. Por conta disto, hÁ uma diferença na resolução que testamos o Asus U38N: ele roda em 1280×800, ao invés de 1366×768. As demais configurações estão “setadas” de forma idêntica aos demais aparelhos do teste. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções