ANÁLISE: D-Link DIR-868L

ANÁLISE: D-Link DIR-868L

O segmento de roteadores wireless é bastante competitivo, com opções de muitas empresas com as mais variadas tecnologias, formatos e preços.

Hoje iremos analisar um produto que busca conquistar os usuÁrios entusiastas pelas suas tecnologias, com controles avançados das opções de compartilhamento de sinal de internet em especial, o D-Link DIR-868L, AC1750, roteador wireless que promete ser um dos melhores do mundo com suporte a redes 2.4GHz e 5.0GHz, portas Gigabit e conexão USB 3.0.

Seu design bastante diferente é outro atrativo, tanto pelo formato como pelo acabamento em "black piano".



Seu preço no Brasil é de cerca de R$800, valor bastante alto para um roteador, que de acordo com a D-Link, se justifica pela alta qualidade e características diferenciadas. Nos Estados Unidos seu preço é de U$ 150 dólares (pesquisa feita dia 06/01/2014 no site newegg.com).

Características técnicas
Abaixo as características técnicas e tecnologias suportadas pelo roteador D-Link AC1750 Gigabit Dual-band USB 3.0 (DIR-868L):

- Continua após a publicidade -

Interfaces do Dispositivo
- Conexão LAN Wireless 802.11 a/b/g/n/AC
- Quatro Portas LAN Gigabit 10/100/1000
- Porta WAN Gigabit 10/100/1000
- Porta USB 3.0

Tipo da Antena
- Seis antenas internas

Padrões
- IEEE 802.11ac (draft)
- IEEE 802.11n
- IEEE 802.11g
- IEEE 802.11b
- IEEE 802.11a
- IEEE 802.3
- IEEE 802.3u

Requisitos Mínimos Do Sistema
- Windows 7/Vista/XP SP3 ou Mac OS X 10.4 ou superior
- Microsoft Internet Explorer 6 ou superior, Firefox 1.5 ou superior, ou outro navegador que suporte Java
- CD-ROM
- Interface de Rede Ethernet
- Modem a cabo ou DSL
- Conexão com um Provedor de Serviços de Internet

Recursos Avançados
- Guest Zone (Zona de Convidados)
- Interface SharePort™ web access
- Configuração multilíngue Web Setup Wizard
- Green Ethernet
- Suporte ao servidor DLNA Media
- Dois Firewalls Ativos
     - NAT (Tradução de Endereço de Rede)
     - SPI (Stateful Packet Inspection)
- Configuração VPN/multisessão PPTP/L2TP/IPSec

Serviço mydlink
- Gerenciamento Remoto
- Visualiza a frequência de banda de upload/download
- Gerencia detalhes de rede wireless
- Visualiza os clientes conectados no momento
- Visualize o histórico de navegação por cliente
- Bloqueia/desbloqueia acesso de clientes à rede
- Gerencia os detalhes da rede wireless
- Acessível através de um navegador web ou aplicativo móvel iOS ou Android

Suporte à Aplicativos Móveis
- mydlink Lite
- SharePort Mobile
- QRS Mobile

Segurança Wireless
- WPA & WPA2 (Acesso Protegido Wi-Fi)
- WPS (Configuração Wi-Fi Protected) PIN/PBC

Dimensões (C x L x A): 102,3 x 123,3 x 217mm (4,03 x 4,85 x 8,54")
Peso: 560 g (1,23 lb)
Alimentação: Entrada: 100 a 240 V CA, 50/60 Hz / Saída: 12 V CC, 2,5 A
Temperatura: Operação: 0 a 40 °C (32 a 104 °F) / Armazenamento: -20 a 65 °C (-4 a 149 °F)
Umidade: Operação: 0% a 90% sem condensação / Armazenamento: 5% a 95% sem condensação
Certificações
- FCC Class B
- CE Class B
- C-Tick
- DLNA
- Suporte IPv6
- Wi-Fi Certified
- WPS (Configuração Wi-Fi Protected)
- Wi-Fi Multimedia (WMM)
- Compatível com Windows 8

Número da Peça Descrição
DIR-868L Roteador Wireless AC1750 Gigabit Dual-band USB 3.0 com Serviço de Nuvem

- Continua após a publicidade -

Principais Tecnologias
O DIR-868L é um roteador bastante diferenciado no que se trata das tecnologias. Mesmo quando comparado a outros modelos com melhor acabamento e suporte a maior número de tecnologias, esse roteador da D-Link estÁ entre os melhores, possibilitando ao usuÁrio diversas configurações normalmente não encontradas nesse tipo de aparelho, como controle avançado das conexões compartilhadas, além da possibilidade de se criar redes de convidados, em 2.4GHz e 5GHz simultaneamente.

Abaixo listamos algumas das principais tecnologias e recursos disponíveis no roteador, mas antes uma tabela comparativa entre produtos da D-Link da série DIR-8xx:

Velocidade de rede - A 11AC, quinta geração da tecnologia Wi-Fi oferece velocidades de conexão de até 300 + 867Mbps.

Dual Band Simultâneo - Fornece velocidades mais altas com menos interferência de Wi-Fi para mÁximo rendimento. É possível conectar dispositivos em 2.4GHz e em 5GHz simultaneamente, sem perda na qualidade de sinal.

Alcance do Wi-Fi - Melhor alcance sem fio com "tecnologia" wall-to-wall.

Compatibilidade - A tecnologia 11AC é compatível com produtos Wi-Fi antigos e futuros.

Guest Network - Rede separada e segura para usuÁrios guest / convidados.

mydlink App - Aplicativo para smartphones/tablets de controle da rede e de alguns dispositivos conectados a ela.

Design
A primeira vista seu design chama atenção por ser bem diferente do padrão utilizado no mercado. A ideia foi justamente desenvolver um dispositivo que não lembre um roteador e possa ser colocado à vista em ambientes como o móvel principal de uma sala de TV.

- Continua após a publicidade -

A grande quantidades de LEDs, normais em roteadores, também não estão presentes no DIR-868L, sendo que ele possui apenas dois na parte frontal, um acusando estar ligado e outro que informa se a internet estÁ funcionando ou não (se o LED estiver verde a internet estÁ chegando normalmente ao roteador, se estiver laranja algum problema estÁ ocorrendo ou não possui internet compartilhada por ele).

Questionamos D-link sobre os motivos de seu formato, a empresa falou que apostou em um design inovador. Os roteadores "torre" foram criados com uma proposta diferente de design para que além de uma aparência bonita, tenha otimização de espaço para armazenar da melhor forma as 6 antenas internas(no caso do DIR-868L), e assim economizar na quantidade de material usado mantendo o alto padrão no produto.

Além do DIR-868L, outros modelos da empresa jÁ estão adotando o mesmo design em forma de "torre", como o DIR-645 e o DIR-826L.

Instalação e configuração
A instalação "bÁsica" do roteador é simples como todo aparelho semelhante, na maioria dos casos, basta se conectar a tomada e conectar o cabo fonte da internet na porta de conexão específica para internet, e os demais cabos dos dispositivos que farão parte da rede em uma das quatro portas disponíveis, ou mesmo via conexão Wireless.

Na parte de baixo do roteador, a D-Link colocou todas as informações necessÁrias para a configuração, dessa forma caso o usuÁrio perca os dados, basta dar um reset no aparelho e setar as configurações novamente.

CONFLITO: Por coincidência nosso modem tem o mesmo IP padrão do roteador, dessa forma primeiro tivemos que trocar o IP do roteador para depois dar sequência em sua configuração.

É importante que troque no mínimo a classe "C", ex.: 192.168.X.1 (a que possui a letra X). Pode ser apenas um dígito, como 192.168.1.1. Ou seja, caso seu modem tenha o IP 192.168.1.1, altere o IP do roteador para 192.168.2.1 por exemplo, a partir dai todos os dispositivos conectados ao roteador terão IPs 192.168.2.X.

PS.: Se o modem e o roteador estiverem com o mesmo IP, não serÁ possível compartilhar a internet pelo roteador. Vale destacar também que é possível utilizar mais de um roteador wireless. Caso a operadora de internet forneça um modem com wireless, basta seguir os passos acima caso ambos tenham o mesmo IP, depois da troca serÁ possível ter duas redes Wireless. Mas vale destacar que apesar da grande maioria dos roteadores virem de fÁbrica com o "canal" em modo automÁtico, o ideal é setar canais diferentes para cada um dos roteadores no que diz respeito a sinal Wireless.

Interface de configuração
Abaixo temos uma série de imagens das telas de configuração do roteador via Android através do aplicativo QRS Mobile, que também estÁ disponível na plataforma iOS.

Mas um dos grandes diferenciais do DIR-868L estÁ em suas opções de configurações avançadas, com muitas possibilidades, oferecendo ao usuÁrio um controle bastante avançado das conexões que passam pelo roteador.

Entre as funcionalidades, ele oferece a possibilidade de se criar uma rede para "visitantes", como exemplo, é possível compartilhar a internet em uma recepção da empresa sem que para isso tenha que passar a senha da rede utilizada internamente. HÁ inclusive a possibilidade de setar o intervalo de tempo que essa rede fica ativa, ou seja, da para deixÁ-la funcionando apenas em horÁrio comercial. Vale destacar também que a rede de visitantes fica separada da rede "normal" do roteador, evitando possíveis problemas de acesso entre mÁquinas sem autorização.

A empresa criou uma série de vídeo tutoriais que explicam como configurar algumas das funcionalidades de seus roteadores, para conferir todos os vídeos, confira o canal da D-Link no youtube.

Atualização de Firmware
A interface do roteador possui um sistema para checar novos firmwares, que mostra apenas versões oficiais e jÁ homologadas. Caso queira baixar versões ainda em fase beta, utilize o link abaixo.

OBS.: Para quem quiser baixar as versões mais recentes do link internacional da D-Link, clique aqui. Vale ressaltar que a empresa só recomenda a atualização caso você esteja enfrentando problemas com o produto. Essas versões beta tem outro porém, em muitas delas novas funcionalidades são adicionadas, dessa forma alguns dos textos estão em inglês, só devem ser traduzidos quando uma versão oficial for lançada.

Testes
Para verificar a qualidade de sinal do roteador, e também medir sua performance, realizamos dois testes. Primeiro medimos a intensidade do sinal, tanto na rede 2.4GHz quanto 5GHz. Depois, conectamos um notebook via cabo e usamos outro computador, ligado via rede wireless, para transferir arquivos e medir o tempo necessÁrio para a finalizÁ-la. Em ambos os casos, os dispositivos conectados via rede sem fio estão a aproximadamente 10 metros do roteador, com duas paredes entre o gadget e o dispositivo da anÁlise.

O D-link se saiu muito bem em nossos testes, superando com folga o outro modelo do comparativo, o Cisco E2500. A vantagem da frequência de 2.4GHz sobre os 5GHz acontece pela situação de nosso teste, onde hÁ vÁrias obstruções (vocês podem entender melhor esta diferença nesta pÁgina aqui).

Conclusão
O roteador DIR-868L da D-Link é direcionado a usuÁrios que procuram um produto com tecnologias diferenciadas e controles avançados.

Seu design é um de seus principais atrativos, a D-Link buscou criar um produto diferente do que estamos acostumado a ver, com formato "torre". De acordo com a empresa, um dos motivos desse formato é oferecer melhor sinal das antenas, diga-se de passagem, 6 no total para esse modelo. Seu material é todo em black piano, sem aquela "montoeira" de LEDs jÁ normais nesse tipo de produtos. Por outro lado, soluções "deitadas" podem ser mais atrativas visualmente em algumas situações, como o DIR-868L feito para ficar em pé, se deita-lo pode acabar que riscando, sem contar a possível perda de qualidade no sinal pelo posicionamento das antenas.

Como destaque em tecnologias, a quinta geração da tecnologia Wi-Fi com conexões de 200 + 867 Mbps, frequências de 2.4GHz e 5GHz, que se tornaram padrão em vÁrios roteadores de segmento intermediÁrio, também podemos destacar o trafego dual band, que possibilita diversos dispositivos conectados sem que um interfira na velocidade de outro e perda de sinal. Conexões Gigabit, ainda que na grande maioria dos casos as conexões de rede física não são limitadores nesse tipo de produto, ou seja, 100mbps atende a grande maioria dos usuÁrios. Temos também uma conexão USB 3.0 que pode ser utilizada para compartilhar dispositivos na rede, desde impressoras a modem ou dispositivos de armazenamento.

A interface de controle bastante avançada das configurações do roteador vai ser um prato cheio para que busca algo mais nesse sentido. Entre as diversas funções que não costumamos encontrar em roteadores normais, temos a possibilidade de se criar redes Wireless para convidados, como opção dessa rede, que vale destacar, é outra rede e não compartilha as conexões das outras redes dele, podemos setar horÁrios para ela ficar ativa, ex.: a conexão "Convidados 2.4GHz" ficarÁ ativa entre 8:00 e 18:00, bastante interessante não? Para ficar melhor e perfeito, deveria ter um limite de trafego para as conexões dessa rede, explico, possibilitar que no mÁximo 30kbps possa ser trafegado por uma determinada conexão, evitando assim "sanguessugas" na rede de convidado, que pode ser aberta ou com senha.

Mas como sempre, um produto diferenciado como o DIR-868L tem um custo, e não é barato. No Brasil ele tem preço médio de R$ 750,00, valor alto, muito alto. Por ser um produto com muitos diferenciais, especialmente em tecnologias, jÁ era esperado que custaria acima da média, mas algo em torno de R$500 ou no mÁximo R$600 ainda seria aceitÁvel, especialmente porque atualmente vÁrias operadoras de internet jÁ oferecem modens com roteador wireless, limitando mais a compra desse tipo de produto, mesmo sendo esse modelo destinado a usuÁrios bem mais específicos. O grande problema para um produto com esse valor é não ser difícil encontrar modelos de bom desempenho com tecnologias como 300 + 300 Mbps, conexão USB e Gigabit custando entre de R$300 e R$400, como o próprio DIR-645 N da D-Link, na Kabum, custando pouco menos de R$250.

Sem sombras de dúvida o D-Link DIR-868L é um dos melhores roteadores que temos disponível no mercado brasileiro, mas R$750 é um preço alto de mais para esse tipo de produto, mesmo com todos seus diferenciais.

PRÓS
Excelente acabamento
O que existe de melhor em tecnologias para roteadores como: rede 2.4GHz e 5.0GHz, porta USB 3.0, conexões Gigabit
Controle avançado de todas as conexões que passam pelo roteador
Controle avançado das opções de segurança e gerenciamento
Possibilidade de criar rede de convidados
CONTRAS
Muito, muito caro
Formato desenvolvido para ficar apenas em pé
Faltou controle de limite de velocidade na rede de convidados
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.