ANÁLISE: Asus X79-DELUXE

ANÁLISE: Asus X79-DELUXE

A ASUS nos enviou para anÁlise sua nova placa-mãe socket LGA 2011, X79-DELUXE, compatível com os processadores Sandy Bridge-E e os novos Ivy Bridge-E, como o Core i7 4960X, o processador mais rÁpido e caro da Intel para computadores Desktop.

A mainboard veio para trazer o que existe de mais avançado em tecnologias para esse tipo de produto, jÁ que,  atualmente, algumas não são utilizadas da mesma forma que eram quando os primeiros processadores socket LGA 2011 foram lançados, lÁ  no final de 2011.

Nos EUA, a placa estÁ custando US$ 350 (pesquisa realizada na newegg.com, no dia 12/11/2013). De acordo com a Asus Brasil, por aqui ela vai custar cerca de R$1.500,00, um pouco acima do que é cobrado por modelos semelhantes. Mas seu preço deve cair gradualmente, jÁ que se trata de um lançamento.

Tecnologias
Na imagem abaixo podemos ver algumas das principais tecnologias presentes na placa.

- Continua após a publicidade -

Abaixo, algumas tecnologias da Asus X79-DELUXE:

Overclock da CPU
A X79-Deluxe eleva a estabilidade de overclock da CPU a outro nível. Um novo processador LGA 2011 de 3.4GHz pode chegar a até 4.8GHz com a placa-mãe. Isso é possível graças ao controle de energia preciso da Asus, que permite o monitoramento em tempo real.


Dual Intelligent Processors 4
Um clique para melhor performance, eficiência, controle digital de energia, redução de ruído e resfriamento melhorado. A otimização 4-way automaticamente detecta a melhor configuração para seu sistema, baseando-se no uso atual.


4 Key Tuning Pillars
- Desempenho: desbloqueio da performance da CPU/iGPU com o TPU.
- Eficiência: Alcança eficiência energética reduzindo o consumo de energia
- Gerenciamento em tempo real do regulador de voltagem da CPU via DIGI+ Power Control
- Controle customizado do fan: supervisão detalhada de cada ventoinha instalada melhora o resfriamento e reduz o ruído com o Fan Xpert 2.

Wi-Fi Go!
Wi-Fi GO! permite a criação de hubs DLNA para transferência de conteúdo via streaming do computador diretamente para televisões, consoles e dispositivos que possuam suporte para essa tecnologia. O proprietÁrio dessa placa também pode usar um tablet ou smartphone como segundo monitor, permitindo até mesmo que um zoom seja aplicado sobre a tela extra. Também é possível operar o computador à distância (VNC) e configurar gestos que fazem uso do acelerador do smartphone, permitindo que o aparelho se transforme em uma espécie de wiimote. Dessa forma, é possível trocar de música ou passar para o próximo arquivo de vídeo com o movimento do celular.

Recursos de mouse e teclado do computador também podem ser utilizados pelos dispositivos móveis e, como se não bastasse, é possível usar o PC como um roteador, transformando-o em um ponto de acesso de rede Wi-Fi. Tudo isso, mais uma vez, aliado a softwares grÁficos que exigem apenas um clique do mouse para serem ativados.

A transferência de arquivos via rede wireless também fica mais fÁcil. Basta clicar com o botão direito sobre ao arquivo desejado e, a partir do menu de contexto, escolher a opção Wi-Fi GO! para enviÁ-lo diretamente para outro dispositivo.

- Continua após a publicidade -

SSD Caching II
A tecnologia ASUS SSD Caching II oferece diferentes configurações de armazenamento. O usuÁrio, por exemplo, pode adicionar três SSDs com um disco rígido ou dois SSDs e dois discos rígidos.


Novo UEFI BIOS – mais amigÁvel e intuitivo
O renomado UEFI BIOS da Asus oferece a primeira interface grÁfica controlada por mouse desenvolvida com um tema especial para as placas-mãe TUF. O utilitÁrio oferece uma interface mais fÁcil de ser usada, indo além dos controles tradicionais pelo teclado. No novo Modo EZ são exibidas informações frequentemente acessadas e o usuÁrio pode alterar as configurações de desempenho do sistema e arrastar e soltar as prioridades de inicialização. O Modo Avançado, para os entusiastas, inclui configurações DRAM detalhadas através de uma pÁgina de informações de memória.

USB 3.0 Boost (Suporte UASP)
O Asus USB 3.0 Boost suporta UASP (USB Attached SCSI Protocol), que aumenta em até 170% a taxa de transferência dos jÁ ultra rÁpidos dispositivos USB 3.0. E isso funciona automaticamente com dispositivos compatíveis, sem intervenção do usuÁrio.

- Primeira solução USB 3.0 UASP do Mundo – 170% mais rÁpida
- Solução USB 3.0 Completa – aumenta a performance da maioria dos dispositivos
- FÁcil de usar – o sistema detecta automaticamente o modo mais rÁpido para o seu dispositivo

AI Suite 3
O Asus Ai Suite 3 oferece uma nova experiência através de uma interface limpa e atraente. Ele consolida todos os recursos exclusivos da Asus em um único pacote. Permite controlar ajustes de overclocking, economia de energia, velocidade dos ventiladores, entre outros; sem que você tenha que alternar entre vÁrios aplicativos.

USB BIOS Flashback
Atuando diretamente no hardware, o USB BIOS Flashback permite atualizar o BIOS UEFI mesmo sem ter um processador ou memórias instalados. Basta conectar a fonte de alimentação, inserir um pendrive contendo o arquivo de BIOS e pressionar o botão Flashback por 3 segundos. O sistema serÁ atualizado de forma rÁpida, conveniente e sem complicações!

- Continua após a publicidade -

MemOK!
Problemas na memória podem ser difíceis de diagnosticar e até mesmo difíceis para serem consertados. Se esses problemas na RAM impedirem o sistema de iniciar, o MemOK! ajuda carregando automaticamente as configurações seguras e permite que as funcionalidades bÁsicas sejam acessadas através de um aperto no botão da placa-mãe.

Probe II Sense para monitoramento manual do sistema
O software de monitoramento em tempo real do sistema estÁ disponível apenas para Windows 8. Ele ajuda o usuÁrio a supervisionar todo o PC através de um dos blocos do sistema e fazer ajustes rapidamente. O app estÁ disponível gratuitamente na Windows Store.

ASUS 5X Protection
As placas-mãe da Asus protegem seu PC com 5 tecnologias. São utilizados componentes como DIGI+ VRM para fornecimento preciso de energia à CPU, unidades ESD testadas que eliminam a interferência eletrostÁtica e fusíveis substituíveis em torno dos slots DRAM para prevenir sobrecargas e danos de curto-circuito. Também são usados escudos traseiros I/O resistentes à corrosão e capacitores de alta confiabilidade e durabilidade.


Características Exclusivas para Windows 8

DirectKey
Desenvolvido pensando naqueles que acessam o BIOS com frequência, o DirectKey liga o sistema e entra automaticamente no BIOS, ao simples de toque de um único botão. Assim você não precisa ficar apertando DEL repetidamente durante a inicialização e não precisa abrir mão da inicialização rÁpida do Windows 8.


ASUS Boot Setting
Graças às otimizações de hardware feitas pela Asus para oferecer suporte total ao Windows 8, com o ASUS Boot Setting você tem flexibilidade para personalizar a inicialização do sistema. Você pode escolher entre inicializar o sistema em apenas 2 segundos; entrar diretamente no BIOS ao toque de um botão; escolher rapidamente entre os sistemas operacionais instalados ou o método de inicialização tradicional. Qualquer que seja sua escolha, as configurações serão guardadas, assim você não precisa escolher cada vez que o sistema iniciar.


{break::Fotos, vídeo, BIOS}A X79-DELIUXE segue o alto padrão de acabamento de outros modelos diferenciados da ASUS. Seu visual ficou bem refinado sem ser apelativo, jÁ que dentre as cores utilizadas temos o "ouro".

A empresa estÁ adicionando em alguns modelos, como nesse, conexões Wireless e Bluetooth nativas na placa, ou seja, sem ter que "encaixar" algo sobre o PCB, comprovando uma tendência de produtos entusiastas com esse tipo de tecnologia.

Diversos atalhos de botões no PCB da placa, 12 conexões Sata, suporte a 8 pentes de memória, 3 placas de vídeo trabalhando juntas, estão entre outros destaques desse modelo.

Todos os dissipadores são amarelos, meio dourados, sendo que alguns componentes ainda são banhados a ouro para melhor comportamento em determinadas situações. A placa possui 8+2+2+2 controladores de fases com tecnologia DIGI+, prometendo bom desempenho em overclock.

Em se tratando de conexões, como destacamos acima, o que chama mais atenção sobre outros modelos com esse chipset é o suporte nativo a wireless/bluetooth no painel traseiro.

Uma mainboard com visual muito bonito e cheia de tecnologias, muito interessante para quem pretende montar um computador baseado em processador LGA 2011 com suporte ao que existe de melhor em tecnologias para essa "plataforma".

Vídeo
Abaixo um vídeo de apresentação da placa e algumas de suas características:

BIOS
Seguindo padrão de outras BIOS UEFI em placas topo de linha da ASUS, a desse modelo traz uma série de opções avançadas que possibilitam overclockar o sistema de forma simples e rÁpida. Aos mais entusiastas, dÁ opções que permitem tirar o mÁximo de todos os componentes associados ao sistema que possam ser overclockados via BIOS, através de suas configurações avançadas.

Abaixo uma série de telas da BIOS da X79-Deluxe:


{break::MÁquinas/Softwares utilizados, CPU/GPU-Z}Abaixo, detalhes sobre os sistemas comparados, drivers e aplicações utilizadas nos testes. Mas antes, fotos da placa analisada sobre o sistema que utilizamos:

Para os comparativos, utilizamos outra mainboard da Asus, a Rampage IV Extreme, modelo topo de linha da empresa para esse socket.

Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 780 referência
- Memórias: 8 GB G.Skill Trident 2400MHz @ 1600MHz (2x4GB)
- SSD: Corsair Neutron GXT 240GB Sata III
- HD 2TB Sata3 Western Digital Black
- Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU
- Cooler Master Hyper 212 EVO

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 7 64 Bits com Updates
- Intel INF 9.4.0.1027
- NVIDIA GeForce 331.65

Aplicativos/Games:
- CineBENCH R15
- MaxxMEM
- x264 FHD Benchmark 1.0.1
- wPrime 2.10

- 3DMark 11 (DX11)
- 3DMark "2013" (DX11)
- Aliens vs Predator (DX11)
- Bioshock Infinite (DX11)
- Tomb Raider (DX11)

CPU-Z, GPU-Z
Abaixo, tela do CPU-Z mostrando detalhes do sistema e placa-mãe.


Consumo de energia
Além de teste em modo ocioso, criamos uma situação de teste de consumo com o sistema sendo exigido rodando o 3DMark. Vale destacar que o consumo considera todos os componentes, idênticos nos sistema comparados alterando apenas a placa-mãe.

IDLE (Sistema ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso.

Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, temos os consumos abaixo:

{break::Testes com uso do CPU}CineBENCH 11.5
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o CineBench, que testa o processador convertendo uma imagem. 

x264 Full HD Benchmark
Em um teste de conversão de vídeo Full HD, temos os seguintes resultados:

wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:

PCMark 8
O aplicativo de benchmarks PCMark 8 é o mais recente da Futuremark destinado a testes gerais, que vão desde testes de carregamento de pÁginas de internet a vídeo conferência.

MaxxMEM
O aplicativo MaxxMEM serve para testar o desempenho das memórias. Os testes são do modo "copy".

{break::Testes com uso do GPU}Agora vamos aos testes com aplicações que exigem mais da placa de vídeo, como games:

3DMark
Começamos nossos testes com o 3DMark Fire Strike.

Aliens vs Predator
Em teste de games começamos pelo "Aliens vs Predator":

BioShock Infinite
Abaixo o comportamento sobre o BioShock Infinite:

Tomb Raider
Para finalizar os testes de games, vamos ao teste de desempenho do "Tomb Raider".

{break::Overclock}A placa tem ótimo comportamento em overclock, muito devido a BIOS, sempre pontos fortes da ASUS.

Conseguimos colocar o Core i7 4960X trabalhando em 4.7GHz com air cooler sem problemas, estabilizou bem com voltagem em 1.35v, abaixo da média, jÁ que para esse clock costumam colocar 1.4 ou mesmo 1.45.

Devido o 4960X ter melhorado bastante no quesito dissipação de calor quando comparado ao 3960X, isso também ajuda no processo de overclock, não necessariamente no desempenho alcançado com o clock, mas no processo para se fazer o overclock.

Abaixo a tela do CPU-Z com o clock alcançado. 


Consumo de Energia
O consumo de energia normalmente sofre um bom aumento dependendo do overclock feito, entre os motivos por aumentar a "entrega" de energia ao processador e sistema.


CineBENCH 11.5
Abaixo o desempenho dos sistemas na conversão de imagem do CineBench.

wPrime
Em um teste que mais vale como validador para o overclock feito, jÁ que estressa todos os cores, temos o seguinte resultado:

3DMark
JÁ no 3DMark a diferença tente a cair, sendo que o overclock foi sobre o processador e a aplicação exige mais do vídeo. Abaixo os resultados:

BioShock Infinite
Por fim, rodando o game "BioShock Infinite" os sistemas tiverem os seguintes resultados:

{break::Conclusão}A X79-DELUXE é uma das melhores placas do mercado para quem pretende montar uma mÁquina baseada em processadores socket LGA 2011, "plataforma" que possui os processadores desktop mais rÁpidos do mercado, como o Core i7 4960X utilizado nos testes.

Ela traz para a plataforma uma série de tecnologias mais recentes adotadas pela ASUS em suas placas-mãe, como Wireless e Bluetooth nativos na placa-mãe, além de muitas portas Sata, 12 no total suporte a 3 placas de vídeo via AMD Crossfire ou NVIDIA SLI.

Para quem pretende overclockar o sistema, a Asus estÁ entre as empresas que tem as melhores BIOS, facilitando bastante essa prÁtica. Conseguimos estabilizar o Core i7 4960X com air cooler em 4.7GHz com voltagem em 1.35v, comprovando o bom comportamento da placa. No caso da R4E tivemos que colocar o proc em 1.375, para estabilizar em mesmo clock. Apesar da R4E ser um modelo em teoria melhor, isso comprova que o projeto mais atual da X79-DELUXE consegue em determinadas situações resultados levemente melhores. Vale destacar que a Asus anunciou hÁ poucos dias a Rampage IV Extreme Black Edition, placa que serÁ a nova topo de linha da empresa.

Seu preço ainda estÁ um pouco alto frente à concorrência. No cenÁrio internacional, ela custa por volta de U$350 (pesquisa feira dia 12/11/2013), enquanto no Brasil deverÁ custar na casa de R$1500, cerca de R$300 acima de um modelo semelhante de marcas como Gigabyte e MSI. Esse valor tende a cair com o passar dos meses, então jÁ no inicio do ano que vem a placa deve brigar de igual para igual com modelos que estão hÁ mais tempo no mercado. É importante destacar que ela é um lançamento, e como quase todo lançamento, tem preço acima de produtos que estão hÁ mais tempo no mercado.

Apesar de ser uma placa-mãe cara, quase todas para socket LGA 2011 são. Por ter muitas tecnologias associadas, pelo excelente acabamento, bom comportamento em overclock e pela ótima suite de aplicativos da Asus, recomendamos esse modelo para quem pretende montar um computador baseado em processadores LGA 2011. Também destacamos que, além de suportar os novos Ivy Bridge-E – leia-se Core i7 4xxx – ela também suporte os modelos Sandy Bridge-E, Core i7 3xxx.

PRÓS
Ótimo acabamento e visual refinado
Componentes de alta qualidade
Excelente suite de aplicativos
Bom potencial para overclock
Conexão Wireless e Bluetooth
BIOS com opções avançadas e perfis pré-programados de overclock
Suporte a 12 drives com conexão Sata (8xSata3 + 4xSata2)
Controladores de fases 8+2+2+2 e DIGI+ Power Control
Suporte a múltiplas placas de vídeo
Acesso rÁpido a diversas opções no PCB
Suporte a 8 pentes de memória
CONTRAS
Preço alto
Sem grandes melhorias sobre modelos lançados no inicio de 2012
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.