Índice do Artigo

O Wireless Plus da Seagate é um HD Externo Wi-Fi com capacidade de 1TB que permite o streaming de vídeos e a transferência de arquivos de smartphones, tablets e notebooks sem a necessidade de um fio ligando os dispositivos. Ele promete streaming de até três filmes HD para três parelhos diferentes e a transferência de documentos e músicas para até oito dispositivos. Todo o gerenciamento dos arquivos, a reprodução e compartilhamento é facilitado pelo app Seagate Media, compatível com Android, iOS e Kindle Fire.

Confira detalhes técnicos clicando aqui.”

Para que o tablet ou smartphone não fique sem internet enquanto estÁ conectado ao Seagate Wireless Plus, o próprio HD funciona como hotspot. Ou seja, conectado ao HD, o aparelho estÁ conectado à internet.

Ele também pode ser utilizado em baias de gabinete e um encaixe permite a conexão do HD até em portas USB 3.0, como mostra a foto acima.

Especificações
Opções de interface: Wi-Fi, USB 3.0  
Altura: 19,9mm
Largura: 89mm
Comprimento: 127mm
Peso: 256g
HD: Seagate ST1000LM024 Sata 2 5400RPM

Streaming de mídia
A grande vantagem de um HD externo wi-fi é proporcionar o compartilhamento e o streaming de conteúdo sem ter o drive pendurado no tablet ou smartphone, mantendo a praticidade de um dispositivo de mão. Esse é o primeiro ponto positivo do Wireless Plus. Ele promete a transferência de até três filmes simultaneamente e cumpriu isso muito bem, sem gargalos ou travamentos.

Em nossos testes, fizemos o streaming com filmes inteiros de 480p, 720p e 1080p. Todos os tamanhos foram reproduzidos perfeitamente. É importante que o aparelho tenha capacidade para reproduzir o vídeo e possua os codecs necessÁrios. O que aparenta ser problema do HD ou da rede pode ser apenas uma mÁ configuração do dispositivo.

Se os filmes rodaram normalmente, as músicas também não teriam problemas. Mas e a transferência de arquivos? Quão Ágil é? Isso nós veremos a seguir.

Testes Sintéticos e autonomia da bateria
Testes sintéticos são considerados os testes nos quais um aplicativo simula situações para exigir o mÁximo de uma determinada tecnologia. No caso de drives de armazenamento, a velocidade de transferência de dados.

Utilizamos três drives nos comparativos: o modelo analisado, o WD My Passport 1TB, também USB 3.0, e mais um drive de HD padrão SATA 3 de 5200RPM da Seagate. Este último, conectado a uma porta SATA 3 da placa-mãe. Dessa forma, teremos uma noção da diferença entre um drive via conexão SATA e os demais via portas USB 3.0.

Abaixo, detalhes completos do sistema utilizado, baseado em uma mainboard com chipset Z77:

MÁquina utilizada nos testes:
– Mainboard Gigabyte GA-Z77X-UP7
– Processador Intel Core i7 3770K @ Stock
– Memórias G.Skill 8GB (2x4GB) ARES @ 1600MHz
– Fonte XFX 850W Black Edition
– Cooler CM TPC 812

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 7 Pro 64 Bits com updates

Aplicativos:
– HD Tune Pro 5.xx
– TeraCopy 2.27

Antes de começarmos com os testes, abaixo temos a tela do CrystalDiskInfo e do HD Tune Pro com alguns detalhes técnicos do drive. Curiosamente, um dos aplicativos mostra o drive interno sendo SATA 2 e outro, SATA 3. Na verdade, o Wireless Plus é SATA 2 (3.0GB/s) com 5400RPM, como pode ser visto nas especificações técnicas no site da Seagate. O HD Tune mostra a informação errada.

HD Tune Pro
Com o HD Tune, um dos aplicativos de testes de drives mais utilizados do mercado, iniciamos com o teste benchmark em “modo leitura” (read).

Também fizemos teste de desempenho no modo “File Benchmark”, que coloca o drive em situação diferente do primeiro teste.

Transferência de arquivos
O teste prÁtico de cópia de arquivos consiste em enviar e receber (leitura e escrita) 16.72GB, organizados em pouco mais de 800 pastas e representando um total de 35 mil arquivos. Utilizando o aplicativo TeraCopy, copiamos as pastas/arquivos do drive analisado para um HD SATA 3 de 2TB, e depois fizemos o processo inverso.

Drive analisado para HD
Nesse teste copiamos as pastas/arquivos do drive analisado para o um HD Seagate Barracuda de 2TB padrão SATA 3. Esse seria o teste de leitura, jÁ que ele não escreve nada no drive analisado.

HD para drive analisado
Invertendo o processo, agora copiamos as pastas/arquivos do HD para o drive analisado, consistindo em um teste prÁtico de escrita, jÁ que os dados estão sendo gravados no drive. 

Aplicativo Seagate Media
Para gerenciar o conteúdo no tablet ou smartphone, a Seagate disponibiliza o aplicativo Seagate Media. Ele é compatível com iOS, Android e Kindle Fire. Através dele é possível acessar todos os arquivos e visualizÁ-los no dispositivo. A interface é intuitiva, de fÁcil utilização. Com o app o usuÁrio pode, também, acessar os arquivos que estão no próprio aparelho.

O Wireless Plus peca em não oferecer a opção de salvar um arquivo do HD para o smartphone ou vice-versa. Você só consegue incluir arquivos no dispositivo através de um computador. E caso queira salvar algum documento, imagem ou filme, só poderÁ fazer do HD para o PC, notebook ou outro dispositivo com conexão USB.

Conclusão
A grande vantagem do HD externo analisado é a praticidade de fazer transferências e streaming de mídia via wireless. Para os dispositivos móveis que não possuem porta USB, é uma boa solução de acesso a arquivos.

Embora seja possível acessar documentos e outras mídias, ele não permite salvar ou copiar arquivos do HD para o smartphone, tablet ou vice-versa. É uma opção que falta no app Seagate Media. A cópia só é permitida do e para o PC ou alguns outros dispositivos com USB.

Fora isso, a transferência e o streaming não apresentam problemas. É possível assistir a filmes sem travamentos e copiar e adicionar arquivos com boa velocidade via conexão USB. No caso do streaming, é importante destacar que mesmo durante um vídeo, os demais dispositivos conectados a ele não irão perder o acesso à internet. O Wireless Plus funciona como um hotspot. Conectado a ele, você estÁ conectado à internet.

A bateria tem uma autonomia boa, mas não excelente. Em modo ocioso, com uso moderado, dura até 10 horas. Mas reproduzindo filmes em HD num smartphone, o tempo de duração foi de quatro horas e meia.

Como na maioria dos produtos, o preço é bem elevado. Enquanto um HD externo de 1TB sem wireless pode ser encontrado por R$300,00, ou menos, o Wireless Plus estÁ na casa dos R$730,00.

Prós

Ótimo desempenho

Wireless, USB 2.0 e USB 3.0

Aplicativo intuitivo

Contras

App não possui a opção de transferir arquivos

Preço elevado

UPDATE 29/10/2013: A Seagate liberou uma atualização para o aplicativo que passa a permitir o upload de arquivos do smartphone para o HD e que o usuÁrio possa salvar o conteúdo do drive no aparelho. Corrigindo, assim, os dois pontos negativos mencionados acima.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções