ANÁLISE: Logitech G27 Racing Wheel

ANÁLISE: Logitech G27 Racing Wheel

A Logitech é uma fabricante especializada em desenvolver acessórios para diversos tipos de dispositivos, inclusive para jogos eletrônicos. Desta vez, a empresa nos enviou o G27 Racing Wheel, volante indicado especialmente para os entusiastas dos jogos de corrida, sobretudo para os simuladores e jogadores mais exigentes.

Também traz módulo de câmbio (seis marchas + ré) e pedais (acelerar, frear e embreagem), é compatível com PC e Playstation 3 (ou PS2) e é extremamente recomendado para quem quer uma experiência de dirigibilidade mais próxima possível do real. Em outras palavras, o conjunto G27 Racing Wheel estÁ entre os produtos mais indicados e é um dos acessórios mais completos para os fãs de velocidade virtual. 


Especificações técnicas 

Embalagem: um volante, com módulo de marcha e três pedais (fora manuais)
Dimensões: 27 cm de diâmetro (apenas o volante)
Peso: 8 KG (todo o conjunto)
Botões: 14 (mais um d-pad}
Volante: Giro de até 900° 
Conexão: USB
Tecnologias: Force Feedback, câmbio completo e pedais
Compatibilidade: PC (Windows XP, Vista, 7 e 8) e Playstation 3 (ou PS2) 

 

 

 

 

- Continua após a publicidade -

{break::Design, acabamento e ergonomia}Feito sob medida para os amantes dos jogos de corrida, o Logitech G27 Racing Wheel traz um design que é ao mesmo clÁssico e arrojado. Tudo (volante, módulo de marchas e pedais) é feito com material resistente de altíssima qualidade que, combinados a uma modelagem robusta que traz vÁrios detalhes em plÁstico, alumínio, aço, couro e borracha, chama a atenção pelo visual imponente e passa a nítida impressão de algo bem mais profissional. Algo que certamente vai agradar mais aos entusiastas de plantão e garantir a identificação instantânea com o acessório assim que a embalagem for aberta.   

O volante traz um revestimento de couro costurado cujo acabamento é bastante cuidadoso e muito semelhante a carros reais, o que passa uma sensação de realismo bastante convincente logo num primeiro contato. Ele também traz três ligações finas de metal resistente e revestido em aço escovado que se interconectam ao centro. Nas suas extremidades estão posicionados seis botões (três de cada lado) programÁveis, possibilitando ao jogador a chance de customizar a função de cada um deles e de minimizar as chances de desgrudar as mãos do volante quando em uso. Algo que também auxilia na concentração, na imersão e na diversão como um todo.

 

 

Chegando ao centro do volante, existe uma saliência circular presa com seis parafusos que o liga diretamente à estrutura-base de plÁstico, que encaixa o volante ao suporte de estabilização. Esta parte permite que o volante seja facilmente removido e trocado por um outro modelo de preferência do jogador, ampliando as opções de dirigibilidade para outros estilos dentro do próprio gênero de corridas, como competições de Formula 1, por exemplo. No vídeo abaixo, você pode conferir como essa troca funciona. Lembrando que nem todas as opções de volante são compatíveis e é necessÁrio pesquisa minuciosa de compatíveis para não errar na compra. 

- Continua após a publicidade -


Além disso, existe um conjunto minúsculo de 10 luzes LED localizado na parte superior central do volante. Elas acendem progressivamente do verde ao vermelho, simulam em tempo real as rotações por minuto do motor do veículo controlado e indicam o momento aproximado da exigência dos motores quanto à uma velocidade maior ou menor. Sendo assim, estão totalmente relacionadas à troca de marchas, que pode ser feita tanto pelas "borboletas", localizadas atrÁs do voltante, ou pelo câmbio manual. Esteticamente, é um recurso bonito e adiciona pontos extras ao profissionalismo do acessório. O problema é que você nem sentirÁ qualquer necessidade de olhÁ-las, jÁ que provavelmente serÁ mais facilmente guiado pelo barulho dos veículos quando for passar as marchas. No fim das contas, é uma perfumaria mais para entusiastas do que algo realmente útil e que faça diferença na hora da jogatina.  

 

 

JÁ o módulo de marcha e os pedais seguem a mesma qualidade de fabricação, modelagem, acabamento, polimento e confortabilidade do volante. O plÁstico resistente e duradouro predomina nas superfícies das duas partes, sendo que o alumínio e parafusos de encaixe também aparecem para reforçar a durabilidade dos materiais. O câmbio ainda traz um direcional digital e mais oito botões: os quatro superiores, em preto, são customizÁveis e servem de atalho a funções específicas, enquanto os outros quatro, em vermelho e alinhados na horizontal, simulam as funções dos botões do controle do PS3 (ou do PS2, se este for o seu console padrão).

Os pedais (embreagem, frear e acelerar, da esquerda para a direita) ainda trazem cavidade na base e saliências que ajudam na antiderrapagem dos pés (com ou sem calçado). São reforçados nas suas bases para suportar apertões mais ríspidos. Fora isso, também é possível alterar um pouco da geometria deles, ajustando a posição e a distância lateral entre cada um. Par isso, basta desparafusar as superfícies dos pedais e reencaixÁ-los nos novos espaços, sendo que o mÁximo de deslocamento possível é de 0,6cm para a esquerda ou para a direta, de acordo com a vontade do jogador. É uma alternativa bastante vÁlida considerando os mais variados tipos, tamanhos e larguras de pés, expandindo as opções de usabilidade, confortabilidade e a comodidade do usuÁrio.

{break::Funcionalidades e preço}Qual a principal função de um acessório dedicado a jogos de corrida? Simular a sensação de dirigibilidade, suas particularidades, desafios e dificuldades o mais próximo do real possível. Sendo assim, o Logitech G27 Racing Wheel não só cumpre todas as funções com maestria, como estÁ entre os melhores modelos da categoria disponíveis no mercado brasileiro atualmente. É ainda possível que realmente seja o melhor entre todos eles, principalmente se levarmos em conta o custo-benefício atual do produto. 

- Continua após a publicidade -

E uma das principais características que fazem valer a sua compra, além das descritas na pÁgina anterior, é o Force Feedback, uma tecnologia sensitiva que dÁ ao jogador o retorno fiel da sensibilidade, do peso, da aerodinâmica, da tração, da estabilização e do impacto de um carro na hora da pilotar. Em outras palavras, é uma função indispensÁvel à experiência, que consegue simular e responder à engenharia do volante as mais diversas respostas de dirigibilidade possíveis, como se você estivesse realmente controlando um veículo de verdade. É praticamente impossível não ficar entusiasmado, não se empolgar ou, melhor ainda, não se divertir com tanto realismo sentido na palma das suas mãos - e sola dos pés.

 

 

JÁ nos testes de velocidade, usamos basicamente 4 jogos: "Gran Turismo 5", "Dirt 2", "Need for Speed: Shift" e aproveitamos o recente lançamento da demonstração de "Gran Turismo 6" para saber quais as modificações sentidas nova versão da clÁssica série de corridas da Sony. E, logo de cara, percebemos que, mesmo com certa experiência de direção real, é necessÁrio se adaptar à curva de aprendizado de uso do G27, principalmente para quem nunca teve contato com acessórios de características semelhantes. Mas não é só isso: também é preciso se acostumar com as dinâmicas de cada um dos carros escolhidos, estudar a tangência de cada uma das pistas e sincronizar o realismo de direção proporcionado pelo equipamento com a reposta do que se controla na tela.

 

 

É um processo que demanda tempo para ser dominado. Não acontece, por exemplo, em 1 hora de uso contínuo. E em jogos que demandam um maior conhecimento das características, mecânica e respostas diversas sobre os carros, como o primeiro e o último acima listados, o aprendizado leva ainda mais tempo para que se comece a ter uma noção ainda mais clara do que cada veículo é capaz de desempenhar. Os outros dois games são bem menos entusiastas no que se refere ao conhecimento de automobilismo de modo geral e se encaixam mais aos jogadores de primeira viagem com acessórios deste tipo. E para quem preferir: a embalagem do acessório ainda traz "rFactor", um simulador de corrida que foi lançado em 2005, mas que até hoje é considerado uma referência constante no gênero em jogos de PC. O game traz opções de extensa customização das características mecânicas dos carros e dirigibilidade bastante fiel no comportamento, na dirigibilidade e na resposta real dos comandos.

Um dos pontos mais críticos em qualquer anÁlise de produtos tecnológicos aqui no Adrenaline é o preço. Com o Logitech G27 Racing Wheel não é diferente. Contudo, vou ser o mais claro e direto possível: hÁ quem possa torcer o nariz em pagar R$999 por um acessório dedicado a jogos eletrônicos. Mas é impossível não reconhecer que, quem investir aqui, estarÁ adquirindo um dos kits mais completos e dedicados a entusiastas de games de corrida lançados até hoje no Brasil. Existem outros produtos concorrentes com bem menos funções, mais caros e que não transmitem metade da sensação que o G27 passa ao dirigir um veículo virtual nas mais diversas variÁveis de pistas, clima, características físicas e de pilotagem como este acessório é capaz de simular. Por isso, o investimento compensa e é extremamente vÁlido e recomendado para os amantes do gênero que buscam por uma experiência precisa, realista, prazerosa e muito gratificante.  

PRÓS
Acabamento resistente e modelagem com polimento excelente 
Conforto em todos os momentos
Force Feedback é o grande diferencial
Volante com giro de 900°
Presença de módulo de câmbio e pedais
Ideal para entusiastas de corridas: simulação realista de dirigibilidade
CONTRAS
Curva de aprendizado no uso, mesmo para experientes na direção
Preço pode afastar alguns
Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.