ANÁLISE: GIGABYTE B75M-D3H

ANÁLISE: GIGABYTE B75M-D3H

Os processadores Intel Core de 4ª geração (Haswell) acabaram de ser anunciados, mas os processadores socket LGA 1155, leia-se Ivy Bridge e Sandy Bridge estarão por um bom tempo disponíveis, inclusive devem ter uma queda de preço se tornando boas opções para quem pretende fazer um upgrade.

Hoje iremos analisar uma placa-mãe para quem quer montar uma boa mÁquina, mas não quer gastar muito, trata-se da Gigabyte B75M-D3H, uma placa-mãe formato Micro-ATX com suporte a algumas das principais tecnologias da plataforma Intel LGA 1155.


O preço no Brasil fica na casa de R$ 250,00, muito bom pelas tecnologias oferecidas.

O que é uma placa-mãe
A placa-mãe é o componente central de todo computador (e alguns outros dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets). Ela fornece as conexões elétricas através das quais os outros componentes se comunicam, unificando-os em um só sistema. É na placa-mãe que são ligados elementos chave como processador, placas de vídeo dedicadas e memórias. Além disso, modelos modernos oferecem suporte integrado a Áudio, controlador grÁfico (dispensando a existência de uma placa de vídeo para a funcionalidade bÁsica de um monitor), controlador de rede, USB 2.0 (com os 3.0 se tornando mais comuns) e algumas outras coisas.

Atualmente, podemos dizer que as placas-mãe são diferenciadas entre si por três características base: soquete, chipset e tamanho. O soquete é a "peça" feita para o encaixe e instalação do processador, que funciona como o cérebro de um computador. Os diferentes modelos de processadores exigem diferentes tipos de soquetes, e geralmente só funcionam com aqueles feito especificamente para eles. O chipset é o conjunto de circuitos integrados (chips) instalado na placa e também funciona apenas com determinadas famílias de processadores. Por controlar a comunicação entre processador e demais aparelhos externos, detém um papel crucial na performance do sistema, além das tecnologias disponíveis. O tamanho é a característica com menor importância, mas que define elementos fundamentais como suporte a múltiplas placas de vídeo. Além disso, pode impossibilitar a instalação em alguns gabinetes, no caso de placas maiores.

Por se tratar de uma peça tão central e que envolve tanta troca de energia constante, as placas-mãe modernas apresentam encaixe para cooler sobre o processador e fornecedores de energia para fans adicionais, além de poder contar com dissipadores de calor integrados à sua própria estrutura. Algumas placas também contam com sensores de temperatura para detectar o calor, possibilitando o controle da velocidade dos fans através da BIOS (um sistema de controle bÁsico do sistema).

Tecnologias presentes na Gigabyte B75M-D3H
A placa-mãe Gigabyte B75M-D3H possui algumas características que a diferenciam de outras placas com chipset Intel B75 Express. Esses diferenciais você confere abaixo. Para mais especificações e informações, acesse o site da Gigabyte.

Ultra Durable 4


A tecnologia Ultra Durable 4 oferece uma gama de tecnologias que garantem aos desenvolvedores DYI a absoluta e melhor proteção para o PC, com recursos embutidos que impedem problemas comuns de mal funcionamento. 

- Continua após a publicidade -

Proteção Contra Umidade

A tecnologia PCB de fibra de vidro usa um material PCB novo que reduz o espaço entre a trança de fibra, dificultando a penetração de umidade quando comparado aos PCBs de placa-mãe tradicionais. Isto oferece muito mais proteção contra curto-circuito e malfuncionamento de sistema causado pelas condições de umidade.

Proteção EletrostÁtica
As placas-mãe GIGABYTE Ultra Durable™ 4 Classic utilizam microchips IC de alta qualidade com descarga eletrostÁtica (ESD) de resistência até 3 vezes maior que os IC tradicionais. Isto auxilia a proteger melhor a placa-mãe e os seus componentes contra possíveis danos causados por eletricidade estÁtica.

Proteção Contra Queda de Energia
As placas mães Ultra Durable 4 são equipadas para assegurar que o usuÁrio não lide com nenhum mal funcionamento fatal em caso de queda de energia. A tecnologia DualBIOS automaticamente atualiza o seu BIOS da versão backup no caso da interrupção de energia inesperada.


Proteção Contra Alta Temperatura
Gigabyte usa todos os capacitadores sólidos para a série GIGABYTE Ultra Durable 4 Classic, reduzindo a temperatura geral da placa-mãe e a tornando mais resistente à temperaturas mais elevadas. A opção de Menor RDS(on) MOSFETs também ajuda a reduzir significativamente as temperaturas de operação se comparado às soluções MOSFET tradicionais.

- Continua após a publicidade -


Suporte para PCI Express terceira geração

As placas-mãe GIGABYTE Série 7 têm a vantagem da mais nova tecnologia de conectividade e bus de expansão disponível na plataforma Intel. Além do suporte nativo para SuperSpeed USB 3.0, a plataforma do processador da 3a geração Intel Core (incluindo chipset Intel®Z77) estréia o novo bus de expansão PCI Express gen. 3.0, permitindo aos usuÁrios desfrutarem da próxima geração, soluções de placas grÁficas discretas e de alta banda larga.
* PCIE Gen.3 depende da compatibilidade da CPU e da placa de expansão.

Tecnologia Intel Smart Connect

Seu computador pode receber atualizações da web com novos conteúdos para aplicativos selecionados até mesmo quando o sistema estÁ em sleep mode. Isto significa menos tempo esperando que aplicativos atualizem e sincronizem com a nuvem, levando a uma experiência de computação mais efetiva.

- Continua após a publicidade -

Tecnologia Intel Rapid Start

Permite que seu computador volte à atividade em segundos quando em sleep mode. Economizando sua memória de sistema para o SSD designado, esta tecnologia fornece ao seu computador um tempo de resposta mais rÁpido, mantendo baixo o consumo de energia.

Portas de alta velocidade
A placa-mãe da Gigabyte possui portas USB 3.0 que são, teoricamente, 10x mais rÁpidas que as portas USB 2.0. Também é equipada com USB Power Boost para oferecer energia extra às portas USB e conexão SATA 3.0 que alcança velocidade de até 6Gbps.

LAN Optimizer - Ferramenta de gerenciamento de rede

Gigabyte LAN Optimizer foi desenvolvido para que os usuÁrios gerenciem diferentes tipos de trÁfego de rede, como stream de dados, navegação na web e games online.

Suporte a carga On/Off

A tecnologia ON/OFF Charge GIGABYTE permite cargas mais rÁpidas nos dispositivos como o iPhone, iPad e iPod Touch. Derivado do aclamado 3x USB Power da GIGABYTE, a tecnologia On/Off Charge permite os dispositivos como iPhone, iPad e iPod Touch a serem carregados com mais fluxo de corrente que as portas USB padrões. Isso tudo com o benefício de manter o PC ligado, em standby ou até mesmo desligado.

Intel B75 Express
O chipset Intel B75 Express foi desenvolvido visando ter um bom custo/benefício, aliando boas tecnologias com preço acessível. Diferente de um chipset topo de linha como o Z77, o B75 vem com suporte limitado ou sem algumas tecnologias, como por exemplo, não traz suporte a RAID, assim como Smart Response. Por outro lado, ele vem traz suporte a USB 3.0(4 portas) e Sata III(1 porta), suporte a multiplas placas de vídeo(o fabricante optar por colocar ou não mais de um slot através de conexão PCI-Express 3.0.

Qualquer processador socket LGA 1155 pode ser conectado a uma placa-mãe com chipset B75. 


{break::Fotos}Abaixo temos algumas fotos da B75M-D3H, placa que tem o padrão de cor azul claro da Gigabyte, se destacando pelas tecnologias oferecidas mesmo sendo um produto que pode ser considerado de baixo custo.

Reparem que a placa possui 6 conectores Sata, mas apenas um no padrão Sata 3, limitação do chipset B75. Possui conexão USB 3.0 direto no PCB, importante para gabinetes com conexão USB 3.0 frontal. Ainda traz suporte a multi placas de vídeo via Crossfire através de suas conexões PCI-Express 3.0.

BIOS
A BIOS segue o padrão de layout das placas-mãe com chipset série 7 da Intel desenvolvidas pela Gigabyte.

Por se baseada no chipset B75, existe uma série de limitações, como overclock limitado, mesmo quando utilizando um processador de série K. Confiram abaixo algumas telas da BIOS da B75M-D3H. 

OBS.: É importante a atualização da BIOS dessa placa-mãe, sendo que algumas versões antigas continham bug. A última versão disponível no site da Gigabyte é a F14. Para o download basta acessar o site oficial da placa e ir em download de BIOS.

{break::MÁquinas/Softwares utilizados, CPU/GPU-Z}Abaixo temos algumas fotos do sistema utilizado, rodando com o vídeo integrado e com uma GTX 680.

Hardwares utilizados nos testes:
- Intel Core i5 3770K (3.5GHz) + Gigabyte B75M-D3H

- Intel Core i5 3570K (3.5GHz) + Intel DZ77SLK50K

Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 680 referência
- Memórias: 8 GB G.Skill ARES @ 1600MHz (2x4GB)
- SSD: Corsair Force GT 240GB Sata III
- HD: Seagate ST31000528AS 1TB SATA II 7200RPM
- Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 7 64 Bits com Updates
- Intel INF 9.3.0.1026
- Intel HD Graphics Drivers 15.31.9.3165
- NVIDIA GeForce 320.18

Aplicativos/Games:
- CineBENCH 11.5
- MaxxMEM 1.99
- x264 FHD Benchmark 1.0.1
- wPrime 2.09

- 3DMark 11 (DX11)
- Aliens vs Predator (DX11)
- Tomb Raider (DX11)

CPU-Z, GPU-Z
Abaixo, algumas telas do CPU-Z e GPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e sistema utilizado na anÁlise, sendo as telas do CPU-Z relacionadas ao processador, placa-mãe e memórias, e do GPU-Z relacionada ao vídeo HD Graphics 4000 integrado ao Core i5 3570K. 


Consumo de energia
Testamos os sistemas em modo ocioso e rodando o 3DMark 11, que darÁ uma boa noção do consumo de energia do sistema em uma situação de uso pesado. Mais adiante temos o teste de consumo de energia com uma NVIDIA GeForce GTX 680 referência montada nos mesmos sistemas comparados.

IDLE (Sistema ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso.

Rodando o 3DMark 11
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark 11, temos os consumos abaixo:

{break::Testes com uso do CPU}CineBENCH 11.5
Começamos os testes de desempenho em aplicações com o CineBench, que testa o processador convertendo uma imagem. 

x264 Full HD Benchmark
Em um teste de conversão de vídeo Full HD, temos os seguintes resultados:

MaxxMEM
O aplicativo MaxxMEM serve para testar o desempenho das memórias. Os testes são do modo "copy".

wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:

Conversão de vídeo
Através do software CyberLink MediaEspresso, fizemos testes de conversão de vídeo com os processadores com vídeo integrado.

{break::Testes com uso do vídeo integrado}Agora vamos aos testes com o vídeo integrado do Core i7 4770K utilizado nos sistemas.

3DMark 11
Começamos nossos testes com o 3DMark 11.

Aliens vs Predator
Em teste de games utilizamos o "Aliens vs Predator" para medir o desempenho do HD Graphics 4600 e dos sistemas comparados.

Tomb Raider
Para finalizar testes de games, vamos ao teste de desempenho do "Tomb Raider".

{break::Testes com uma GeForce GTX 680}Além dos testes com o vídeo integrado, fizemos alguns testes com os sistemas rodando em conjunto com uma NVIDIA GeForce GTX 680 referência. Confiram abaixo os resultados:

Consumo de Energia
Apesar dos testes de consumo de energia com o vídeo integrado, também adicionamos testes de consumo de energia com uma placa de vídeo GTX 680 no sistema, confiram abaixo:

3DMark 11
Começamos pelo 3DMark 11:

Aliens vs Predator
Damos sequência com o game "Aliens vs Predator":

Tomb Raider
Por fim, abaixo os resultados com o "Tomb Raider".

{break::Conclusão}Mesmo com a chegada dos processadores Core de 4ª geração e das placas-mãe com chipset Intel Serie 8, a geração anterior ainda é uma ótima alternativa, entre os motivos por ter praticamente as mesmas tecnologias que a nova linha de produtos, mas também porque os preços tendem a cair visto que ninguém quer "morrer" com estoque.

Aos que querem montar um bom computador desktop sem investir muito, a placa-mãe Gigabyte B75M-D3H é uma ótima opção, tem muitas das tecnologias mais interessantes do mercado que são utilizadas na prÁtica, como USB 3.0, Sata 6, Crossfire etc, a um preço bastante convidativo. Atualmente a placa tem preço que varia de R$200 a R$250, excelente por ser de uma marca confiÁvel e com suporte a uma grande quantidade de processadores.

Destacamos a boa quantidade de conexões na placa, sendo uma ótima opção para uso também em empresas. Placas de alto desempenho normalmente deixam de lado conexões como de impressora ou mesmo VGA, a B75M-D3H possui conexão serial/print no PCB e três conexões de vídeo, VGA, DVI e HDMI.

Para quem quer montar uma mÁquina pensando em games, ela traz slot PCI-Express 3.0, garantindo o que existe de melhor em tecnologia. Como vimos durante os testes, a diferença de desempenho é nula quando comparada a uma placa muito mais cara com chipset Z77.

O lado negativo é que por se tratar de uma placa-mãe com chipset B75, existe algumas limitações. A primeira e ao meu ver mais complicada, é que ela possui apenas uma porta Sata 3. Caso o usuÁrio tenha dois HD´s Sata 3 por exemplo, um deles vai ficar trabalhando em modo Sata 2. Outro ponto negativo é que ela não suporta RAID, tecnologia que fica cada vez mais comum no mercado visto seu excelente ganho de desempenho. Por fim, esse chipset não da possibilidade de overclock extra com os processadores com selo K, que possuem multiplicador desbloqueado, dessa forma o overclock é bastante limitado, mas como não é o foco de quem procura esse tipo de produto, quem se importa não é mesmo?

 

PRÓS
Excelente custo/benefício
Selo Ultra Durable 4 (componentes de melhor qualidade e mais resistentes)
Suporte a todos os processadores socket LGA 1155 (Sandy Bridge e Ivy Bridge)
Suporta tecnologias de última geração, entre elas USB 3.0, Sata 3, PCI-Express 3.0, Crossfire
Boa suite de aplicativos
CONTRAS
Apenas uma porta Sata 3, talvez seu principal e único problema
Sem suporte a tecnologias como RAID e Intel Smart Response
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.