ANÁLISE: ASUS ARES II

ANÁLISE: ASUS ARES II

Em 2010 a ASUS apresentou a primeira placa de vídeo da linha ARES, analisada pelo Adrenaline. Na época, ela foi considerada a mais poderosa do mundo. Com duas GPUs ATI Radeon HD 5870 da AMD, a placa prometia desempenho superior a 5970, solução com duas GPUs da AMD.

Agora, em 2012, a ASUS lançou a segunda placa da geração. A ARES II combina em um mesmo projeto duas Radeons HD 7970 GHz Edition. Equipada com um cooler híbrido bem robusto que combina refrigeração a Água e ar, a dual-GPU possui temperatura de funcionamento bem menor que outras placas do mercado, mesmo quando comparada a modelos com sistemas de cooler diferenciados. Seguindo a tradição iniciada pela primeira GPU da linha, a ARES II promete ser a placa mais rÁpida do mundo na atualidade, que agora passa a ter como concorrente a "meia irmã" Radeon HD 7990.

Vale destacar que apesar da ARES II ter seu projeto baseado em dois chips Radeon HD 7970, ela não pode ser confundida com o projeto da 7990, que também utiliza os mesmos dois chips. A Radeon HD 7990 foi totalmente desenvolvida pela AMD e repassada aos parceiros da empresa, jÁ a ARES II é um projeto único e exclusivo da ASUS.

A ASUS se inspirou na mitologia grega para dar nome à sua geração de placa com dois chips grÁficos da AMD. Filho de Hera e do poderoso Zeus, Ares é conhecido como o deus da guerra selvagem. Nas próximas pÁginas, você confere a anÁlise da placa.

OBS.: Para quem quiser saber maiores informações sobre a arquitetura dos chips da placa e tecnologias suportadas clique aqui.

{break::Especificações}Começamos pelas especificações técnicas da placa:

Núcleo GrÁfico: 2 x AMD Radeon HD 7970
Slot de conexão (bus): PCI Express 3.0
Memória de Vídeo: GDDR5 6GB
Clock do GPU Boost: 1100 MHz
Clock do GPU Base Clock: 1050 MHz
Clock da memória: 6600 MHz (1650 MHz GDDR5)
Interface de memória: 2 x 384-bit. (total de 768)
Resolução
Resolução MÁxima D-Sub: 2048x1536
Resolução MÁxima DVI: 2560x1600
Interface
Saída DVI: 1 x (DVI-I), 1 x (DVI-D)
Saída HDMI: 1 x (via DVI com adaptador HDMI)
Display Port: 4 x (DP regular)
Acessórios
1 Cabo CrossFire
3 cabos de energia
1 adaptador DVI para HDMI
Consumo de energia
Até 500W
Softwares
UtilitÁrios ASUS e Driver
ROG GPU Tweak
Fan Sink
Super Alloy Power
Dimensões
Placa: 11.8" x 5.5" x 1.8"
Radiador: 4.6" x 5.8" x 1.9"
Fan do radiador: 4.7" x 4.7" x 1"
Tubo: 13.4"

Na tabela abaixo, vemos algumas das características técnicas da ARES comparadas a outras placas do mercado:

- Continua após a publicidade -

{break::Tecnologias}Abaixo você confere as tecnologias exclusivas da ASUS que ajudaram a ARES II a bater recordes no software de benchmark 3DMark 11. A placa foi 13% mais rÁpida que a GTX 690, da Nvidia, e 130% mais veloz que uma HD 7970.

Cooler híbrido Água/ar

Graças ao cooler híbrido, a ARES II alcançou temperatura 31°C inferior à GTX 690. A refrigeração líquida dedicada e o fan à prova de poeira que dissipa o calor para longe dos componentes da placa são os responsÁveis pela baixa temperatura e por aumentar a estabilidade.

DIGI+ VRM com 20 fases Super Alloy Power

A ROG ARES II possui 20 fases de energia e a tecnologia Super Alloy Power, que prolonga o tempo de vida útil da placa e dos seus componentes em até duas vezes e meia e suporta melhor o calor e a alta demanda de trabalho. A dual-GPU também estÁ equipada com a tecnologia DIGI+ VRM, que regula a voltagem da placa automaticamente e oferece um overclock mais estÁvel e preciso.

- Continua após a publicidade -

GPU Tweak


A GPU Tweak é a primeira ferramenta de overclock e mostra especificações detalhadas da placa e o status com o GPU-Z. O switcher 2D/3D pode "travar" a placa no modo 3D para benchmarks mais elevados. A GPU Tweak ainda verifica e instala automaticamente atualizações dos drivers e BIOS.

Demais tecnologias da dual-GPU

PCI Express 3.0

Oferece o dobro de largura de banda comparado ao PCIe 2.0 para uma comunicação mais rÁpida entre GPU e CPU.


AMD Eyefinity

- Continua após a publicidade -

Possibilidade de utilizar até seis monitores simultaneamente via DisplayPort ou conexão DVI.

AMD HD3D

Fornece imersão estereoscópica em games 3D e em vídeos Blu-Ray 3D. A tecnologia AMD HD3D também foi criada para profissionais que desenvolvem efeitos visuais complexos e visualizações de dados detalhadas.

Suporte a DirectX 11

Traz novos níveis de realismo visual aos games no PC e eleva a performance.

Suporte a CrossFireX

Tecnologia multi-GPU para performance extrema

Compatibilidade com Windows 8

Oferece ao usuÁrio acesso às experiências computacionais avançadas com o sistema operacional mais recente da Microsoft.

{break::Fotos e Vídeo review}Por ser uma placa tão diferenciada, não esperavamos menos de sua embalagem, tanto no tamanho, como no acabamento. A ASUS "armazenou" a placa dentro de uma maleta metÁlica bastante exclusiva com proteção interna de espuma. Além de chamar bastante a atenção, garante a segurança, importante para um produto com essas características.

Como destaque da placa podemos citar seu tamanho e o sistema de cooler, que geram um visual muito imponente. O acabamento, como é de se esperar da ASUS em produtos desse nível, é excelente, tanto na parte visual como no material utilizado.

A unidade que testamos é a de número 291, sendo que existem outras 998 ao redor do mundo. EstÁ é a única ARES II disponível em nosso país por enquanto. 

Para quem deseja montar um sistema utilizando a tecnologia Eyefinity, a ARES II traz suporte a 6 monitores através de duas conexões DVI e 4 DisplayPort.

Na foto abaixo (do site BitTech) a placa estÁ sem a carcaça que protege a parte interna, sendo possível visualizar parte do sistema de cooler.

ARES II vs GTX 690
Nas fotos abaixo vemos, lado a lado, a placa dual-GPU da ASUS comparada à dual-GPU da Nvidia, a GeForce GTX 690. Vale destacar que a Radeon HD 7990, lançada no mês de abril pela AMD, tem tamanho semelhante a GTX 690, consideravelmente menor que a ARES II.

ARES II vs Todas as demais
Também tiramos algumas fotos da ARES II ao lado das principais placas de vídeo do mercado, GeForce GTX 680, GTX TITAN, GTX 680 e Radeon HD 7970 GHz Edition.

Além de ser bem maior que os demais modelos comparados, o sistema de cooler da ARES II deixa ela ainda maior que as outras placas de vídeo. 

Abaixo nossa vídeo review da placa:

{break::MÁquina/Softwares utilizados}Como de costume, utilizamos uma mÁquina TOP de linha baseada em uma mainboard ASUS Rampage IV Extreme e processador Intel Core i7 3960X overclockado para 4.6GHz para os testes. Abaixo, algumas fotos da placa montada no sistema:

A seguir, o preço de cada placa utilizada nos comparativos e alguns modelos concorrentes (pesquisa feita no dia 03/05/2013 no site newegg.com), detalhes da mÁquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes. 

  • ASUS ARES II - U$ 1600
  • AMD Radeon HD 7990 - U$ 999
  • PowerColor DEVIL13 (Dual-GPU 7970 GHz Edition) - U$ 1099
  • HiS Radeon HD 7970 GHz Edition - U$ 459
  • NVIDIA GeForce GTX 690 - U$ 999
  • NVIDIA GeForce GTX TITAN - U$ 999
  • NVIDIA GeForce GTX 680 - U$ 469

MÁquina utilizada nos testes:
- Mainboard ASUS Rampage IV Extreme
- Processador Intel Core i7 3960X @ 4.6GHz
- Memórias 32 GB DDR3-1866MHz Patriot Viper III Black
- SSD Intel 330 Series 180GB
- HD 2TB Sata3 Western Digital Black
- Fonte Cooler Master Silent Pro Hybrid 1300w
- Cooler Master Hyper 212 EVO

Sistema Operacional e Drivers
- Windows 7 64 Bits 
- Intel INF 9.3.0.1020
- Catalyst 13.4: Placas AMD 
- GeForce 314.22: Placas NVIDIA

Configurações de Drivers
3DMark 
- Anisotropic filtering: OFF 
- Antialiasing - mode: OFF 
- Vertical sync: OFF 
- Demais opções em Default

Games: 
- Anisotropic filtering: Variado através do game testado 
- Antialiasing - mode: Variado através do game testado 
- Texture filtering: High-Quality 
- Vertical sync: OFF 
- Demais opções em Default 

Aplicativos/Games
- 3DMark 11 (DX11) 
- 3DMark (DX11) 
- Unigine HEAVEN Benchmark 4.0 (DX11)
- Unigine Valley Benchmark 1.0 (DX11)

- Aliens vs Predator (DX11)
- BioShock Infinite (DX11)
- Crysis 2 (DX11)
- F1 2012 (DX11)
- Hitman Absolution (DX11)
- Tomb Raider (DX11)

{break::GPU-Z e Temperatura}Abaixo temos a tela principal do aplicativo GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da ARES II. Reparem que a GPU estÁ trabalhando em modo turbo, clockado em 1.1GHz.


Temperatura
Iniciamos nossa bateria de testes com um bastante importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

Neste primeiro teste, com o sistema em espera, a ARES II chegou à temperatura de 31ºC, ficando empatada com a GTX 680 e 2ºC mais quente que a GTX 690. A placa que mais esquentou foi a GTX Titan.

Medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark 11 rodando em modo contínuo. Reparem que a ARES II foi que menos esquentou, ficando na casa dos 49ºC. A temperatura foi 63% menor que a atingida pela Titan. A GTX 690 foi a segunda que menos esquentou, mas mesmo assim, chegou a 71ºC.

{break::Consumo de Energia}Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Os testes foram feitos todos em cima da mÁquina utilizada na review, o que dÁ a noção exata do que cada VGA consome.

Em modo ocioso (também conhecido como idle), enquanto todas as outras placas consumiram entre 177 e 188 Watts, a ARES II chegou a 217 Watts.

 

No teste de carga, rodando o 3DMark 11, a ARES II continua sendo a que mais consome energia, chegando a 703 Watts. A placa que menos consumiu foi a GTX 680. A diferença é de mais de 74%.

OBS.: No teste em modo ocioso consideramos 5w como margem de erro. JÁ no teste rodando o aplicativo 3DMark 11, consideramos 15w como margem de erro, devido à grande variação que acontece testando uma mesma placa.

{break::3DMark 11, 3DMark}

3DMark 11
Começamos os testes com o benchmarks da Futuremark utilizando a ferramenta 3DMark 11.

Neste benchmark, a ARES II saiu na frente, sendo a que teve um melhor desempenho, com 17.255 pontos. Logo atrÁs vem um SLI com duas GTX 680 e um CrossFire com duas HD 7970. Em último, uma HD 7970 trabalhando sozinha.

 

3DMark
Mudando para o software mais recente, rodamos três testes da nova ferramenta: o Ice Storm, Cloud Gate e Fire Strike. Nestes testes a placa da ASUS só não ficou na frente, por muito pouco, no modo Ice Storm. No Cloud Gate e no Fire Strike a ARES II deixou o crossfire com duas HD 7970 para trÁs. A diferença foi de 1,85% e 2,92%. O SLI com duas GTX 680 aparece em terceiro nos dois primeiros modos e no Fire Strike não surtiu efeito, ficando na última posição. 

{break::Unigine Heaven 4.0, Valley 1.0}

Unigine HEAVEN Benchmark 4.0
Agora em sua nova versão, trata-se de um dos testes sintéticos mais "descolados" do momento, pois tem como objetivo mensurar a capacidade das placas 3D em suportar os principais recursos da API grÁfica DirectX 11, como é o caso do Tessellation.

O teste foi dividido em duas partes: uma sem e outra com o uso do Tessellation em modo "extreme", ambas a 1920x1080 com o filtro de antialiasing em 8x e anisotropic em 16X.

No primeiro teste, com o Tessellation desativado, a ARES II fez 2812 pontos e ficou quase 10% a frente do crossfire com duas HD 7970. O SLI com duas GTX 680 vem logo em seguida, com 2242 pontos.

Usando o tessellation ativado em modo EXTREME, só se invertem as duas últimas posições. A liderança continua sendo da placa da ASUS, com 1906 pontos.

Unigine Valley Benchmark 1.0
Neste benchmark a ARES II continua com o melhor desempenho e ficou 47% a frente da GTX Titan. O crossfire ficou em segundo, com 3559 pontos e o SLI em terceiro, com 3335 pontos.

{break::Aliens vs Predator}

Começamos os testes em jogos com "Aliens vs Predator", game que traz o suporte ao DX11 e que foi muito bem recebido pelo público e crítica. Para os testes com o este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Aliens vs Predator Benchmark Tool".

Nas duas resoluções a ARES II teve o melhor desempenho. O crossfire e o SLI ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. A última colocada, tanto em 1680x1050, quanto em 1920x1080, foi a GTX 680 sozinha. A diferença entre a última e a primeira colocada foi de 179% nos dois testes.

{break::BioShock Infinite}


O game "BioShock Infinte" é um grande sucesso de crítica (inclusive aqui no Adrenaline) desenvolvido pela 2K Games. Para os testes com o este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Action Benchmark Tool".

Como no game anterior, com o Bioshock a placa da ASUS também ficou à frente das demais. Em relação à última colocada, nesse caso a HD 7970 operando sozinha, a diferença foi de mais de 110% nos dois testes.

{break::Crysis 2}

Para os testes com "Crysis 2", utilizamos a ferramenta Adrenaline Crysis 2 Benchmark Tool, que lançamos no ano passado e é utilizada por praticamente todos os websites internacionais para benchmarks com o game. "Crysis 2", como todos sabem, é referência em qualidade de imagem, e no mês de junho 2011 finalmente ganhou seu patch com suporte ao DirectX 11, jÁ que originalmente o título vinha apenas em DX9.

Até agora foi o game que deixou a segunda e terceira colocadas mais longe da ARES II, que continua na frente. A placa da ASUS fez 157.7 pontos com o jogo na resolução 1680x1050 e 146.9 pontos na resolução 1920x1080. No primeiro caso o crossfire com duas HD 7970 ficou em terceiro, atrÁs (por muito pouco) do SLI com duas GTX 680, e no segundo o sistema com duas placas da AMD passou o da Nvidia e ficou com o segundo lugar.

{break::F1 2012}

"F1 2012" é o game mais recente da série de simulador de Fórmula 1. O game traz o que existe de melhor em tecnologia da API DirectX 11. Os testes com o game foram feitos utilizando a ferramenta Adrenaline Racing Benchmark Tool.

Aqui, a ARES II foi passada para trÁs pela GTX Titan, pelo SLI e pela GTX 690. Nas duas resoluções ela atingiu uma média de 121 pontos e ficou na quarta colocação.

{break::Hitman Absolution}

Produzido pela dinamarquesa IO Interactive e distribuído pela Square Enix, "Hitman Absolution" marca o retorno definitivo da franquia de espionagem e do mortal Agent 47. Desenvolvido com as ferramentas da não tão conhecida engine Glacier 2, o game é capaz de renderizar cenÁrios gigantescos, com mais de 1200 personagens na tela (com comportamentos distintos) e detalhamento grÁfico bastante apurado. Para os testes com o este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Action Benchmark Tool".

Voltando ao topo do pódio, a ARES II fez 90.1 pontos. Em segundo, nos dois testes, vem a HD 7970 sozinha. O crossfire não surtiu efeito e ficou em último nas duas resoluções.

{break::Tomb Raider}


O game marca o reboot da histórica franquia de Lara Croft, desenvolvido pela Crystal Dynamics com sua engine própria, a Crystal Dynamics Engine. Para os testes com o este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Action Benchmark Tool"..

Com o Tomb Raider, o crossfire surtiu efeito mas não foi suficiente para roubar a primeira colocação da ARES II. A placa da ASUS fez 135.2 pontos com a resolução de 1680x1050 e 125.7 pontos em 1920x1080. A GTX 690 apareceu em terceiro nos dois testes, com 114.4 e 105.0 pontos, respectivamente.

{break::Overclock: Temperatura, Consumo Energia}Para o overclock utilizamos o aplicativo GPU Tweak, da própria ASUS.

Abaixo na tela capturada do aplicativo, é possível ver que colocamos a placa trabalhando a 1220MHz, 120MHz acima do clock da placa em modo turbo. As memórias, que trabalham originalmente a 6.6GHz, subimos para 7GHz.

Não fizemos nenhuma alteração na voltagem, deixando o aplicativo da ASUS fazer esse controle de forma automÁtica e ajustando de acordo com definições da própria empresa. 


Temperatura
A temperatura de overclock da ARES II, rodando o 3D Mark 11, foi a menor entre todas as placas, atingindo 49ºC. A HD 7970 e a GTX 690 ficaram empatadas com 71ºC e a que mais esquentou foi a Titan, com 80ºC.

Consumo de Energia
Se o consumo de energia da ARES II jÁ tinha sido o maior em operação normal, com ela overclockada o consumo aumentou para 743 Watts. O valor é 84% maior que o da placa que menos consumiu, a GTX 680.

{break::Overclock: 3DMark 11, AvP, BioShock Infinite, Tomb Raider}3DMark 11
No primeiro teste com a placa overclockada a 1220 MHz a ARES II fez 18.307 pontos. Um aumento de 6.1% em relação ao desempenho sem o overclock.

Aliens vs Predator
Com o Aliens vs Predator a ARES II teve um ganho de 8,49% com a frequência alterada.

BioShock Infinite
No Bioshock Infinite a placa da ASUS aumentou de 6% para 13% a diferença entre ela e o crossfire com duas HD 7970, que ficou com o segundo lugar.

Tomb Raider
Com o game da Lara Croft a ARES II overclockada fez 137.3 pontos. Um aumento de 9% em relação a placa com clock de 1100 MHz. A diferença entre a placa da ASUS e a última colocada, a GTX 680, subiu para 151%.

{break::Conclusão}A ARES II, assim com a primeira placa da linha, promete poder ilimitado. Não podemos dizer que, de fato, ela cumpre com a promessa porque a qualquer momento pode surgir outra placa com desempenho superior. Porém, para o que hÁ no mercado atualmente, ela deixa para trÁs qualquer outra GPU - ou dual-GPU, no caso.

Apesar da ARES II ser baseada em dois chips "tahiti", leia-se Radeon HD 7970, ela não compartilha do mesmo projeto da Radeon HD 7990 lançada mês passado pela AMD. A ARES II é um projeto todo liderado pela ASUS, mesmo que a AMD possivelmente tenha participado do mesmo visando melhorar ao mÁximo tudo que envolve essa placa.

Outras empresas parceiras da AMD trabalharam em projetos semelhantes. A PowerColor foi a única que chegou a lançar uma placa dual-GPU semelhante a ARES II no mercado, chamada PowerColor DEVIL13, com desempenho semelhante à 7990, mas atualmente custando um pouco mais, cerca de US$ 1099,00. A placa da ASUS veio para se diferenciar especialmente no sistema de cooler, com um projeto híbrido contendo cooler a ar e a "Água", o resultado foi excelente e superando todas as expectativas, como vimos nos testes. As temperaturas ficaram bem baixas, mesmo quando overclockada, sem comprometer, também, no quesito barulho.

Desempenho? Esse é outro grande destaque da placa. O tamanho, sistema de cooler, projeto diferenciado com duas GPUs, tudo visa tornar a placa a mais rÁpida do mundo e, felizmente para a ASUS, o objetivo foi alcançado, tornando a ARES II a placa de vídeo mais potente do mercado atualmente.

Agora a pergunta que fica é até quando ela serÁ a mais rÁpida? 1 ano? 6 meses? Enfim, data precisa não temos como afirmar, mas não deve demorar, afinal, temos a nova geração GeForce GTX 700 saindo do forno, de acordo com alguns boatos, e muito provavelmente uma GTX 790 pode vir logo em seguida para devolver o trono à Nvidia, antes de direito da GTX 690, provavelmente a própria ASUS lançarÁ uma nova placa ainda mais potente muito em breve, se seguir os lançamentos anteriores, possivelmente a nova senha da linha MARS, baseada em chip NVIDIA.

Sem sombra de dúvidas, atualmente a ARES II é a rainha das placas de vídeo, desbancando todas as soluções semelhantes da atualidade, entre elas a AMD Radeon HD 7990 e Nvidia GeForce GTX 690.

O preço da "criança"? nada menos que US$1600,00. Aqui no Brasil, algo em torno de R$3.200,00 mais impostos. Não imagino nada abaixo de R$5.000,00 caso alguma empresa traga para venda. Com esse preço, daria, seguramente, para montar uma mÁquina inteira com excelentes hardwares. Até mesmo com um Crossfire com duas Radeons HD 7970. Mas enfim, como estamos falando de um projeto bastante diferenciado e com peças limitadas, fica claro que é um produto destinado a colecionadores e entusiastas. É destinado àqueles que têm um "pouco" a mais de dinheiro para gastar.

Aos interessados na compra da placa, ele precisa de uma fonte de energia de 850W, mas a ASUS recomenda uma de 1000W.

PRÓS
Acabamento de altíssima qualidade
Projeto bastante diferenciado e único
Desempenho de placa mais rÁpida do mundo
Sistema de cooler extremamente eficiente e silencioso
Suporte a Eyefinity com 6 monitores
Edição limitada com numeração única
CONTRAS
Grande e com necessidade de espaço para radiador do water cooler
Alto consumo de energia e fonte recomendada acima de 850W
Cara, muito cara
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.