ANÁLISE: ASUS Camo Edition Echelon Gaming Headset

ANÁLISE: ASUS Camo Edition Echelon Gaming Headset

Lançado em novembro do ano passado, o headset Camo Edition Gaming Headset, da ASUS, promete barulhos de passos e tiros mais nítidos e uma maior precisão na qualidade dos sons. As almofadas de 30mm oferecem isolamento de 30 dB. Ele possui também microfone bidirecional anti ruído embutido no fone.


Nas próximas pÁginas você confere se o produto cumpre o que promete em relação a desempenho, design e conforto.

{break::Especificações e vídeo anÁlise}

Especificações

Driver: Unidades de driver de 50mm de magneto de neodímio

Microfone: Bidirecional

Impedância: 32ohm

Resposta de frequência: 20Hz ~20kHz

- Continua após a publicidade -

Sensibilidade: Headphone: 100dB / Microfone: -30dB

Entrada mÁxima: 50 mW

Comprimento do cabo: 2,5 metros

Isolação de som: MÁximo > 30dB

Peso: 268 gramas

Dimensões: 7.4" x 7.5"

{break::Design e acabamento}

O Echelon é um headset bem bonito. Possui uma estampa estilo camuflado em variações de cinza e detalhes em prata nos dois fones. Tanto os fones quanto o arco que vai sobre a cabeça são almofadados e o microfone retrÁtil fica discretamente escondico no lado esquerdo, apenas com a pontinha aparecendo.

- Continua após a publicidade -

O acabamento também é muito bom. Não hÁ falhas nos encaixes e mesmo os parafusos que aparecem, propositalmente, deixam o headset mais bonito e em nenhum momento atrapalham a usabilidade.

Um dos principais aspectos para quem utiliza um headset por algumas horas seguidas é o conforto e o Echelon não deixa a desejar. O ajuste nas laterais combinado com os fones e o arco fazem com que ele não incomode em nenhum momento, mesmo aqueles que possuem as orelhas um pouco grandes, como esse que vos fala. O headset pesa apenas 268 gramas e não hÁ o perigo de um torcicolo. O que pode dar um leve desconforto - e essa é uma das características de fones do tipo fechado, como o Echelon - é o vÁcuo entre o fone e a orelha, que é o responsÁvel por impedir a entrada de sons externos e o vazamento do que o usuÁrio ouve.

{break::Áudio}

Além do conforto, claro, o que mais importa é a qualidade do Áudio. O soundstage, que é o responsÁvel por dar uma melhor ambientação no game (que permita ao jogador identificar, por exemplo, quão longe estÁ um inimigo ao ouvir seus passos) não é muito amplo. Todos os sons vêm do mesmo lugar e não hÁ profundidade. A imersão é um pouco prejudicada neste sentido.

Se a imersão é prejudicada, a potência dos fones não desaponta. O volume não presica estar no mÁximo para o usuÁrio poder usufruir apenas do som e esquecer os ruídos à sua volta - lembrando que os 30dB serão isolados pelos fones. Ele é controlado pelo controle anexado ao cabo, que também permite ligar ou desligar o microfone e possui um clipe para, por exemplo, prendê-lo na roupa.


Sons graves, médios e agudos

- Continua após a publicidade -

Em relação aos sons graves o fone não é muito bom. Como destacado neste artigo do Fórum Adrenaline, um headset com a frequência grave não pode causar aquele "boom" na sua orelha, como se você sentisse ele tremendo. E isso acontece - não com muita intensidade, mas acontece - no fone da ASUS. HÁ quem goste desse efeito, porém, isso acaba interferindo na qualidade de outras frequências.

Uma frequência atrapalhada por esse "boom" é a média. Nessa frequência são ouvidas, por exemplo, as vozes de personagens dos games ou de outros jogadores. Em meio a uma cena com explosão constante, é preciso se esforçar para entender o que as vozes estão dizendo.

Os agudos não deixam a desejar. O usuÁrio consegue compreender bem os sons responsÁveis pelos detalhes de um game, como balas caindo no chão, passos dos outros personagens etc.

{break::Conclusão}

O Echelon é um bom headset. Bonito, confortÁvel e com uma qualidade de som aceitÁvel para quem não é tão exigente. O que desanima é o preço. Ele custa R$389,00 e quem não liga muito para o Áudio - mas espera um produto OK - não vai desembolsar esse valor em um headset. Quem entende bem e deseja um fone de alto nível, pode se desanimar com o fato de o produto apresentar problemas nos sons médios e graves e não ser condizente com o valor. O Echelon ainda não estÁ sendo comercializado no Brasil.

 

Obrigado ao Keoni, usuÁrio do Fórum Adrenaline, por tirar algumas dúvidas.

PRÓS
Design muito bonito, acabamento de qualidade
ConfortÁvel, com fones e arco almofadados
CONTRAS
Interferência da frequência grave sobre a média
Imersão no game um pouco prejudicada pela falta de "profundidade" do som
Preço elevado
Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.