ANÁLISE: Silicon Power Armor A80 (1TB)

ANÁLISE: Silicon Power Armor A80 (1TB)

O Armor A80, da Silicon Power, é um HD externo ultrarresistente, capaz de encarar situações "barra pesada", como impactos, pressão e até mesmo submersão em Água. Com 1TB de armazenamento, o aparelho se conecta ao computador via porta USB 3.0 (é claro que os cabos, neste caso, não são à prova d'Água).


Seu grande destaque, frente à concorrência, é sua alta resistência. Se estÁ ansioso para nos ver tentando estragar o aparelho, aconselho jÁ pular para esta pÁgina aqui. Vejamos, no restante da anÁlise, a performance do HD e até onde vai a força deste pequeno guerreiro. 

Especificações técnicas

Dimensões: 139 x 94 x 18.1 mm
Peso: 270g
Conexões: USB 3.0 / 2.0
Velocidade de transferência: Max. 5 Gb/s (USB 3.0 Mode)
                                            Max. 480 Mb/s (USB 2.0 Mode)
Alimentação:DC 5V (através da porta USB)
Temperaturas de funcionamento:5℃~ 55℃
Temperaturas de armazenamento:-40℃~ 70℃
Sistemas compatíveis: Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Linux 2.6.31 ou mais recente, MacOS 10.4 ou mais recente (apenas USB 2.0)
3 anos de garantia
Cor: Azul 

{break::Design e fotos}O Armor A80 possui um visual discreto na cor azul escuro, com poucos detalhes em seu design. Seu tamanho e peso é um pouco maior que o visto em produtos concorrentes, mas hÁ um bom motivo para isto: a sua resistência.

Um ponto crítico de HDs externos é sua fragilidade, jÁ que os componentes internos são bastante sensíveis a quedas. O Armor A80 atende aos requerimentos da IEC529 IPX7, padrão internacional de aferição de resistência de aparelhos eletrônicos, prometendo resistir a quedas de até 1,22m (em testes com 26 superfícies de contato diferentes), passar períodos de até 30 minutos mergulhado à 1 metro de Água, resistir à variações de pressão e presença de materiais como poeira.

Toda esta resistência, naturalmente, se refere ao aparelho desligado e com a porta USB fechada com uma proteção de borracha presente na lateral. Com o aparelho ligado, e elementos como a agulha de leitura em funcionamento, o dispositivo continua sendo bastante sensível a impactos. 

{break::Cópias de arquivos}O sistema utilizado para os testes foi:

Processador: Intel Core i5 2550K
Placa-mãe: Gigabyte H55N-USB3
Memórias: 8GB DDR3
HDD: 7200 RPM SATA II
Sistema operacional: Windows 7 Professional SP1 (64 bits)

- Continua após a publicidade -

 

Na primeira bateria de testes, vemos que tanto no modo escrita (PC para dispositivo externo) quanto leitura (dispositivo para o PC) o desempenho do A80 ficou um pouco abaixo de outros modelos de HD externos operando no padrão USB 3.0. Sua maior diferença foi no modo leitura, onde perdeu para o Essential SE, levando 57% mais tempo para finalizar a cópia. 


Cópia de 16GB

Aumentamos a carga dos testes, com um número maior de arquivos e pastas, para ver como isto influencia o tempo de transferência.

 

Aumentando o volume de transferências, vemos um desempenho muito melhor para o A80. Apesar de novamente ficar atrÁs no momento de leitura dos dados, sendo quase 30% mais lento que o modelo da WD, no modo escrita ele foi o dispositivo mais rÁpido, com uma vantagem de 26% para o segundo colocado.

- Continua após a publicidade -

{break:: ATTO Benchmark}Seguimos a série de testes sintéticos com o HD Tune e o ATTO Benchmark.  

 

Aqui temos uma "reprise" do observado na simples cópia de arquivos: o Armor A80 se destaca principalmente no momento em que dados são escritos seus discos, o modo "write". Aqui, porém, o dispositivo não fez feio na disputa do modo read, perdendo apenas para o pendrive Corsair Flash Voyager GT, e sendo o melhor HD USB 3.0 nestes testes.

{break::HDTune e CrystalDiskMark}No teste com o HDTune, novamente o A80 se destaca, ficando à frente de todos os demais HDs externos USB 3.0. O aparelho só perde para o pendrive da Corsair, algo que dificilmente serÁ batido, pois este tipo de dispositivo possui um tempo de leitura muito superior a discos presentes em HDs.

- Continua após a publicidade -

Em nosso último teste, agora com o Crystal Disk Mark, o Armor A80 volta a ficar atrÁs dos demais HDs, mas por uma pequena margem. 

{break::SP Widget}Um recurso interessante da Silicon Power é o SP Widget que, acredite se quiser, não é um widget. Passada a confusão inicial, por conta da nomenclatura infeliz, podemos ver que o software é, na verdade, uma suíte de aplicativos para o gerenciamento do seu HD externo.

O download do SP Widget é feito através deste link, e a suíte consegue realizar ações como backups de pastas, sendo possível definir qual pasta deve "espelhar" a outra, ou também o formato de sincronização, em que o software verifica em qual foi feita a última alteração, seguido da cópia dos dados para manter as pastas iguais.

Outra função é o PC-Lock, "capaz" de bloquear o uso do computador (exibindo uma enorme publicidade da Silicon Power na tela), sendo possível destravÁ-lo depois de um período de tempo, ou por senha. O que torna interessante este aplicativo, em relação a este produto, é que o desbloqueio também pode ser feito assim que conectado o HD externo. O PC-Lock estÁ longe de ser uma fortaleza impenetrÁvel, pois apesar de conseguir impedir algumas ações como apertar ESC, Alt+F4 ou Ctrl+W, pode ser contornado com algumas ações como pressionar o botão desliga do computador.

O "Widget" também possui um recurso de backup de e-mails, porém bastante limitado: opera apenas com contas do Outlook. Para os que desejam mais segurança, o aplicativo também é capaz de fazer a criptografia dos dados armazenados em pastas específicas.

Apesar de trazer alguns utilitÁrios, os recursos presentes no SP Widget não são "matadores", e podem ser batidos facilmente por outros aplicativos (muitos gratuitos, por sinal). A suíte de aplicativos tem uma interface bem simples e relativamente intuitiva (não possui versão em português), mas não chega a oferecer um grande diferencial a este produto. 

{break::Testes de resistência, componentes internos e vídeo}Para por o A80 à prova, fizemos dois testes: derrubamos o HD de cima de uma mesa, algo dentro dos 1,20m prometidos na pÁgina oficial do produto, e mergulhamos o aparelho em Água, colocando-o em mais ou menos 10 centímetros de profundidade (bem abaixo do 1 metro dos testes da própria Silicon Power). A bateria de testes pode ser conferida no vídeo logo abaixo.

Ao final de cada teste, conectamos o HD externo logo na sequência a um computador, e sempre tivemos um bom resultado (leia-se: continuou funcionando). Abrimos o dispositivo para conferir os componentes internos, sendo que a proteção do HD é feita por duas tiras de borracha, que atuam isolando dos impactos um HD Samsung 2,5" convencional, no interior. Para proteger a porta USB de poeira e Água, temos uma peça de borracha que veda a entrada.

Depois do teste com Água, porém, tivemos uma surpresa ruim: algumas gotas de Água chegaram a entrar dentro da carcaça do Armor A80. Nenhuma alcançou a placa, e o HD saiu praticamente intocado, mas indica que o sistema não é totalmente à prova d'Água, e mergulhÁ-lo por longos períodos, e em maiores profundidades, pode não ser uma boa ideia.

Apesar da infiltração, o HD continuou funcionando, o que nos leva a crer que não é qualquer chuva, ou mesmo um mergulho acidental  (retirado da Água na sequência) que irÁ estragar o aparelho. Só não confiaria cegamente no teste de "30 minutos submerso em 1 metro de Água" prometido. 

{break::Conclusão}O Armor A80 se mostrou uma opção muito interessante de HD externo para donos desastrados, que eventualmente colocam seus gadgets em enrascadas como poeira, quedas e até mesmo submersão em Água. A proteção externa é muito mais resistente que a maioria dos HDs da concorrência, muitas vezes com proteções de plÁstico, e as borrachas internas mantém o disco interno firme e servem para minimizar os impactos.


Em relação ao desempenho, A80 conseguiu se inserir bem entre os HDs externos USB 3.0 que passaram por nossa redação, se destacando principalmente nos tempos de escrita. Nos testes de transferências de arquivos, o Armor apresentou dois resultados: foi mais lento na cópia de menos dados (4.5GB) e um dos mais rÁpidos na cópia de 16GB.

Com preço na casa dos 109 dólares, no exterior, ele é um pouco mais caro que concorrentes da Western Digital, por exemplo, que custam US$ 89 com esta mesma capacidade (1TB), um adicional que compensa pela proteção adicional. A própria WD vende uma capa, com custo de US$ 19, para aumentar a resistência de seus HDs externos, o WD Nomad, mas creio que a solução do A80 seja mais funcional e compacta.

Por fim, apesar de um susto ao abrir o modelo após enfiÁ-lo embaixo d'Água, e descobrir que algumas gotas chegaram ao seu interior, em nossos testes vimos que ele se sai bem como um dispositivo de maior resistência, protegendo bem seus componentes em situações adversas. 

O Armor A80 é uma ótima opção de HD externo para quem necessita de um aparelho que sobreviva a alguns mau tratos de seu dono.

 

PRÓS
Resistente à impactos, Água e poeira
Bom desempenho, especialmente em modo leitura
CONTRAS
Um pouco de Água entrou na carcaça, em nossos testes
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.