Índice do Artigo

ANÁLISE: Arctic Accelero Mono Plus

A Arctic (que se chamava Arctic Cooling)é uma das mais conceituadas empresas do mundo quando o assunto é coolers para placas de vídeo, possuindo também modelos para processadores e alguns outros acessórios, como fones-de-ouvido.

O Accelero Mono Plus, o cooler para placas de vídeo que iremos analisar hoje, tem como destaque ter um único FAN no formato/tamanho 120mm, sendo uma boa opção para GPUs com PCB de tamanho médio, como GeForce GTX 560 e GTX 670 e Radeon HD 7870.

Atualmente o cooler custa US$59.90 no site da empresa. No Brasil, apesar de ser possível encontrar modelos de coolers da Arctic, existe uma grande limitação de modelos em estoque.



Especificações do Arctic Accelero Mono Plus
Abaixo as especificações do cooler retiradas do site oficial do mesmo:

Compatibilidade
Dando sequência, abaixo a lista de placas de vídeo compatíveis com o cooler. Curiosamente, testamos ela em cima de uma GeForce GTX 670 referência e não tivemos nenhum problema. Como serÁ possível ver mais adiante nos testes, o resultado foi excelente.

Tecnologias
Abaixo, as principais tecnologias do Arctic Accelero Mono Plus:

Performance de resfriamento superior

O Accelero Mono PLUS opera a uma capacidade mÁxima de 200 Watts. Ele é equipado com uma ventoinha PWM de 120 mm e cinco heatpipes para dissipar o calor instantaneamente. Isso garante que a placa de vídeo possa rodar a baixas temperaturas e ter uma vida útil maior.
Em temperatura ambiente de 25°C, o Accelero Mono PLUS, operando a 1.500 RPM, atingiu a temperatura de 55,9°C num sistema com uma placa de vídeo AMD Radeon HD 7870.

Resfriamento melhorado da RAM e do VR

Para alcançar o que hÁ de novo na eficiência de resfriamento, o Accelero Mono PLUS vem com uma cola G-1 que não conduz eletricidade para aplicar nos heatsinks da memória RAM ou no Regulador de Voltagem. Se comparada com as tradicionais colas, a G-1 oferece uma melhor condução do calor e pode ser removida sem ficar nenhum resíduo na placa.

Silencioso

O Accelero Mono Plus é quase inaudível, mesmo funcionando a 100% de capacidade. Para permitir o mínimo nível de barulho em todas as circunstâncias, o controlador PWM faz com que a ventoinha rode na velocidade ideal de acordo com a carga gerada pela GPU.

Multi-compatível

O cooler vem com uma gama de mecanismos e resfriamento de memória RAM e regulador de voltagem para atender diferentes placas de vídeo.

Tiramos uma série de fotos do cooler, que vem dentro de uma embalagem plÁstica moldada para o seu formato, padrão em vÁrios produtos da Arctic.

O acabamento é de primeira qualidade. Entre os acessórios, temos uma série de “dissipadores” para atender aos mais variados modelos de placas de vídeo. Usando como comparação a placa que utilizamos para os testes, colocamos cerca de 30% dos dissipadores. Uma pena que a “cola” vem em sachês e dessa forma dificulta armazenar para uso futuro, caso seja necessÁrio. Seria diferente se viesse armazenado em “bisnagas”.

A instalação começa pela parte de remoção do cooler original da placa de vídeo em que o Accelero Mono Plus vai ser instalado. Para os testes, utilizamos uma placa GeForce GTX 670 referência. A princípio ela não tinha compatibilidade, mas como possui características do PCB muito semelhantes a outros modelos suportados e por ser uma placa que tínhamos dois exemplares, optamos por testar com ela.

A remoção do cooler original é bastante simples, bastando remover uma série de parafusos, tanto da carcaça que protege o cooler, como parafusos no PCB responsÁveis por segurar o dissipador que fica sobre a GPU. Abaixo temos uma série de fotos do processo de remoção do cooler.

Nas fotos abaixo, o tamanho real da placa. Uma pena que as empresas não investiram em modelos menores de GTX 670 e sim em placas com PCB´s maiores do que esse referência da NVIDIA.

Após remover o cooler e limpar a GPU e as memórias com um pano, iniciamos a instalação do Accelero Mono Plus.

O primeiro passo é aplicar a cola sobre as memórias e demais componentes em que serão colados o dissipador. Recomendamos que antes de passar a cola, posicione os respectivos dissipadores onde eles serão colados, visando evitar erro pela diferença de tamanho, ou mesmo um dissipador atrapalhar outro, jÁ que vÁrios ficarão encostados ou bem próximos. O tempo de secagem total recomendado pela Arctic é de 5 horas, sendo que as duas colas devem ser bem misturadas para que funcione da forma ideal. Outro detalhe é que a empresa recomenda que após a mistura a cola deve ser aplicada em até 15 minutos.

Após passar a cola basta pressionar por 10 segundos o dissipador e, depois de finalizar a colocação de todos, aguardar por 5 horas o processo para secar a cola.

Depois de todos os dissipadores aplicados, vamos fixar o cooler sobre a GPU. Aqui o usuÁrio deve ter cuidado com as presilhas corretas e demais acessórios para a placa onde o cooler vai ser instalado. Antes de mais nada, é importante separar os acessórios para não gerar confusão nessa hora, levando a perda de tempo e até mesmo algum problema na instalação.

Um detalhe bastante importante é prender o cabo de força do FAN antes de posicionar e fixar o cooler sobre o GPU. Dependendo da placa de vídeo onde o cooler serÁ instalado, pode ser impossível prender o FAN depois do cooler jÁ fixado. 

Nas fotos abaixo podemos ver o cooler jÁ instalado e o novo visual da GTX 670 comparada a uma GTX 670 referência idêntica a utilizada para a instalação do Accelero Mono Plus. Uma pena que a altura do cooler é bem superior ao referência e outros que utilizam o PCB como limite, porque seria uma ótima opção para diminuir uma placa de vídeo como essa GTX 670 com PCB original, especialmente porque o cooler dela avança sobre o PCB.

Para os testes utilizamos uma GTX 670 referência comparada a uma referência com o Accelero Mono Plus. Abaixo algumas fotos da placa com o cooler da Arctic montada no sistema de testes.

MÁquina utilizada nos testes:
– Mainboard ASUS Rampage IV Extreme
– Processador Intel Core i7 3960X @ 4.6GHz
– Memórias 32 GB DDR3-1866MHz Patriot Viper III Black
– HD 2TB Sata3 Western Digital Black
– Fonte Cooler Master Silent Pro Hybrid 1300w
– Cooler Master Hyper 212 EVO

Sistema Operacional e Drivers
– Windows 7 – 64 Bits 
– Intel INF 9.3.0.1026
– GeForce 310.70 WHQL

Testes
Fizemos duas baterias de testes, um rodando o 3DMark11 com as placas utilizando seus clocks normais, e outro com overclock setando o core em 1100MHz (padrão = 915MHz). As memórias subimos de 6008MHz para 6208MHz.

Começamos pelos testes com a placa utilizando clocks normais de fÁbrica. Na primeira situação, com o sistema em espera sem estar executando uma aplicação que exija da placa de vídeo, podemos ver que a temperatura fica bem menor com o cooler da Arctic, quase 26% a menos do que a referência.

No segundo teste, com a placa rodando o 3DMark11 e, consequentemente, sendo bastante exigida, um resultado ainda melhor e mostrando a real eficiência do Accelero Mono Plus, com a temperatura mÁxima em 54 graus, 22 a menos que a placa referência, que representa nada menos que 40%.

Overclock
Por se tratar de um cooler diferenciado para placas de vídeo, não tínhamos como não fazer testes de overclock, e o resultado novamente foi surpreendente, especialmente porque setamos a GTX 670 com core a 1100MHz. Valor bastante alto.

Com o sistema em espera, a temperatura da placa com o Accelero Mono Plus ficou 8 graus abaixo da placa com cooler referência, representando quase 30%. Ainda melhor do que o resultado em modo ocioso com as placas com clocks de fÁbrica.

No teste com o 3DMark11, a prova final da eficiência do cooler. Quando rodando com a placa usando os clocks referência, o cooler da Arctic conseguiu melhorar em 40% a dissipação do calor. O surpreendente é que, após um overclock considerado bastante alto, a temperatura subiu apenas 1 grau sobre a da placa sem overclock, e como podemos ver no grÁfico abaixo, a placa referência não aguentou o overclock e travou constantemente, mostrando o quanto um cooler diferenciado pode fazer a favor de uma placa de vídeo.

Resultado do Overclock no 3DMark 11
Para finalizar os testes, abaixo temos o resultado alcançado no 3DMark 11 com a GTX 670 referência, as placas overclockadas e também com uma GeForce GTX 680, placa de vídeo TOP da NVIDIA com um único chip e modelo acima da GTX 670.

Como podemos ver, a GTX 670 quando overclockada consegue colar na GTX 680 referência, com possibilidades para ultrapassar, caso o usuÁrio force mais no overclock.

A Arctic talvez seja a empresa mais conceituada do mercado quando o assunto é coolers para placas de vídeo. Tanto é, que algumas empresas de placas de vídeo fazem parceria com a Arctic para lançar modelos diferenciados usando os coolers da empresa. Nessa anÁlise do Accelero Mono Plus vimos o quanto um cooler diferenciado pode melhorar o desempenho de uma placa de vídeo no que diz respeito ao sistema de resfriamento, especialmente quando se trata de uma placa referência. Vale destacar aqui que vÁrias empresas lançam modelos idênticos ao referência, fazendo apenas personalizações visuais através de pintura ou mesmo adesivagem.

O Accelero Mono Plus da Arctic conseguiu melhorar em 40% a dissipação de calor de uma GeForce GTX 670 com cooler referência, sem contar que, além da queda da temperatura, ela também gera menos ruído. Quando se trata de overclock, conseguimos colocar a placa em 1100MHz no core e a temperatura aumentou apenas 1 grau. Quando colocamos a placa com cooler referência com esse clock, o sistema travou.

Optamos por instalar esse cooler na GTX 670 porque a placa referência tem PCB menor do que modelos não referência e, dessa forma, poderia diminuir um pouco o tamanho da placa no que diz respeito ao comprimento, jÁ que na altura ela fica bem maior do que praticamente qualquer outro modelo do mercado por causa do FAN de 120mm. Ele é mais alto que sistemas normalmente adotados, podendo inclusive gerar algumas limitações com gabinetes mais compactos.

A questão de compatibilidade com placas de vídeo é um diferencial, jÁ que a Arctic desenvolveu um sistema que torna esse e outros modelos compatíveis com uma série de placas. Como vimos nessa review, mesmo a GTX 670 não estando entre os modelos totalmente compatíveis, não tivemos problemas com a instalação. A placa referência que instalamos é um modelo diferente da grande maioria de placas com chip GTX 670 de parceiros da NVIDIA, que optaram por lançar a placa com um PCB maior e dessa forma complica a compatibilidade geral de placas com esse chip.

Além da altura do cooler, o outro ponto que deixa a desejar é o preço. Mesmo com o excelente desempenho, pagar US$ 60,00 para um cooler de placa de vídeo ainda é considerado um valor alto. Acredito que um valor mais condizente seria na casa de US$40,00, especialmente por se tratar de um modelo com um único FAN(na Newegg ele estÁ sendo vendido por U$45). Por outro lado, a grande compatibilidade, inclusive com modelos lançamentos, torna o cooler um bom investimento, jÁ que, possivelmente, poderÁ ser utilizado em futuras placas, até porque a Arctic lança presilhas visando atualizar a compatibilidade de seus coolers com novas placas.

Prós

Excelente desempenho na dissipação do calor do GPU;

Mais silencioso do que a grande maioria dos coolers;

Compatibilidade com placas de vídeo de vÁrias gerações;

Diversos modelos de dissipadores para memórias, controladores de voltagem etc;

Contras

Dificuldade de ser encontrado no Brasil;

Preço um pouco alto para um cooler de placa de vídeo;

Altura pode gerar limitações com gabinetes e torna o cooler grande e mais.

{galeria::Arctic_Accelero_Mono_Plus,Arctic Accelero Mono Plus}

OBS.: Atualizamos a review alterando o nome Arctic Cooling para Arctic, sendo que a empresa passou a utilizar esse nome recentemente. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções