ANÁLISE: Sennheiser X320

ANÁLISE: Sennheiser X320

Fundada em 1954, a Sennheiser é uma empresa alemã especializada em acessórios entusiastas para produtos dedicados a Áudio. O Sennheiser X320 é mais um destes produtos: compatível apenas com Xbox 360, o console da Microsoft, o acessório é um híbrido entre fones de ouvido e headset, uma combinação muito bem-vinda para quem adora gastar horas incontÁveis em multiplayers online ao mesmo tempo em que quer uma boa resposta sonora fora das partidas na internet. 

Acompanhe a anÁlise nas pÁginas a seguir. 

{break::Especificações}Seguem algumas especificações técnicas do conjunto:

 

  • Especificações gerais 

Tamanho do cabo: 4 metros
Peso: 280 gramas
Cor: preto com detalhes em verde metÁlico

- Continua após a publicidade -

  • Fones de ouvido

Possui esponjas protetoras para os ouvidos
RetrÁtil
Frequência de resposta: 15 - 23000Hz
Impedância: 32 Ohms
SPL (Sound pressure level): 113dB

  • Microfone

Posição ajustÁvel (para cima cancela o uso)
Impedância: 2 K-ohms
Frequência de resposta: 70 - 15000 Hz
Captura de som: unidirecional
Sensibilidade: -28dBV/PA 

 

{break::Design e acabamento}O visual do Sennheiser X320 é bastante simplista, mas isso não quer dizer que seja feio ou descuidado. É composto por preto brilhoso nas laterais e detalhes circulares em verde escuro metÁlico, também reluzente, na parte oposta à saída de som dos fones de ouvido. Na parte superior, na armação que liga os dois alto-falantes, o preto volta a aparecer mas, agora, é o fosco tradicional de materiais plÁsticos.

- Continua após a publicidade -

Essa característica dÁ ao produto um apelo de como se fosse algo oficial não somente da Microsoft, mas também do Xbox 360 S (mas não é!), tamanha a semelhança e combinação de cores e elementos que, de alguma forma, lembram a marca e o videogame. No mais, não existe nada mais em sua composição visual, nem nos traços ou nos detalhes, que chame a atenção ou salte aos olhos pela beleza. Mas levando em conta que você se preocupa muito mais com a qualidade e com a resposta do Áudio quando compra este tipo de acessório, isso pode não fazer diferença alguma na sua decisão de compra.

Olhando mais de perto, o acabamento do material parece um pouco frÁgil, do tipo que, se cair por diversas vezes, pode acabar deixando marcas na carcaça, rachar ou até mesmo quebrar permanentemente. E, uma vez que isso aconteça, não existe retorno: pode causar defeito sem conserto em qualquer uma das partes do produto. JÁ na ergonomia, o Sennheiser X320 é bastante confortÁvel, leve e não impõe dificuldades na hora de ajustar o posicionamento das abas retrÁteis ou do microfone.

 

 

Fora isso, para quem não gosta de fios, o acessório tem um bocado deles. É preciso fazer algumas conexões entre o headset, o console e a própria televisão antes de começar a usÁ-lo por completo. Bem que a fabricante poderia ter disponibilizado um modelo sem fio, porque é realmente muita coisa conectada ao mesmo tempo, o que atrasa o uso e, caso sua TV não tenha saída para Áudio bem posicionada, é capaz de você perder tempo demasiado e acabar se irritando com a instalação. E levando em conta que jÁ existem opções de outras marcas que executam a mesma função do Sennheiser X320, mas sem fios, não seria uma ideia a ser descartada.     

{break::Áudio}Mas é no Áudio que o Sennheiser X320 se destaca. E ainda bem que é assim, pois o próprio intuito de fabricação de um produto desse porte é aliar qualidade sonora com a praticidade de um microfone embutido. E, nisso, ele cumpre todas funções numa combinação excelente de volume, clareza, profundidade e dinâmica aguçada de elementos acústicos. 

- Continua após a publicidade -

 

 

É possível, por exemplo, ligar a tecla Bass Boost que, com auxílio de um amplificador interno de ruídos quase imperceptíveis, detalha barulhos que normalmente não são ouvidos na experiência comum, como zunidos extras de munição, explosões bem mais realistas, motores de carro em pleno funcionamento, tinidos sutis e estrondos aleatórios.

Pode-se, inclusive, setar a distância de percepção e reconhecimento de todas essas características. Tudo depende, é claro, da preferência, da exigência e do game que o jogador estÁ interagindo. Só é uma pena que, dependendo do volume, quem estiver à sua volta irÁ escutar o que você ouve durante as partidas, pois ocorre um vazamento de sons pelas laterais através das espumas protetoras. Não é algo muito algo ou desconfortÁvel, mas pode acabar incomodando os menos pacientes.

Um outro destaque fica para o cancelamento de ruídos externos do pequeno microfone. Considerando que você esteja no meio do frenesi de um multiplayer online qualquer, este recurso reduz drasticamente barulhos sobressalentes do ambiente, aumentando a clareza, a limpeza e a legibilidade do Áudio que você transmite enquanto conversa ou planeja tÁticas com os membros da sua equipe. O mesmo acontece durante a conversação com outros usuÁrios da Xbox Live. Saindo das interações online, basta levantar o microfone, deixando-o na posição vertical, que o Áudio transmitido por ele serÁ automaticamente desligado. Simples e prÁtico.  

{break::Conclusão}O Sennheiser X320 é uma opção decente para quem busca qualidade sonora aliada às funcionalidades de um headset com boas respostas na transmissão de Áudio. Pode não ter o design mais interessante e bonito deste nicho - nem mesmo a garantia de que continuarÁ ileso de marcas e inteiro após quedas mais fortes -, mas é leve, confortÁvel e cumpre o que promete sem deixar o jogador na mão.

Só é preciso verificar se você estÁ disposto a pagar o preço cobrado que, por causa da bagunça de fios, se torna menos atrativo do que produtos semelhantes lançados por outras marcas conhecidas no mercado que são wireless, bluetooth e reproduzem sons em até 7.1 canais de imersão sonora.

PRÓS
Excelente qualidade de Áudio nos alto-falantes (cumpre o que promete)
Opção de Bass Boost faz diferença e amplia a percepção sonora dos ambientes
Microfone isola ruídos externos e proporciona uma transmissão mais limpa e audível
Design conservador que agrada aos mais simplistas e discretos
FÁcil ajuste das abas retrÁteis
Microfone desliga automaticamente quando posicionado na vertical (praticidade)
ConfortÁvel e leve
Serve para jogos, filmes e músicas
CONTRAS
Material durÁvel, mas aparenta ser pouco resistente a quedas
Esponjas nos alto-falantes poderiam ser mais "cheias"
Instalação problemÁtica: muitos fios para conectar no acessório, joystick e TV
Compatível apenas com Xbox 360
Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.