Índice do Artigo

A Noctua, empresa austríaca especializada em componentes de resfriamento, lançou em outubro de 2012 o cooler NH-L9i para soquetes Intel LGA115x. O modelo conta com o novo fan NF-A9x14 PWM, possui espessura total de 37 mm e ocupa apenas a região logo acima do soquete e processador, sem invadir a Área das memórias e comprometer a instalação de outros componentes na placa-mãe.

Essas características tornam o cooler indicado para sistemas mais compactos ou gabinetes estreitos com mainboards em formato mini-ITX, como no caso de HTPCs.

Além disso, o NH-L9i, que tem preço sugerido de 47,99 dólares, é constituído de heatsinks de 23 mm de espessura aliados ao fan de 14 mm, cujo suporte a PWM permite controle totalmente automÁtico de velocidade.

Nas próximas pÁginas, poderÁ conferir mais informações, como os nossos testes e impressões sobre o cooler.

Vale destacar que a Noctua tem um modelo dessa série para processadores AMD, chamado NH-L9a. 

Nessa pÁgina, trazemos alguns detalhes técnicos e características do cooler.


Apresentamos também algumas tecnologias incluídas no Noctua NH-L9i:

Baixa altura: 37mm
Devido ao dissipador de calor fino com seus 23 milímetros e o fan NF-A9x14 que mede apenas 14 milímetros de espessura, o NH-L9 conta com apenas 37 milímetros de altura, o que o torna ideal para uso em HTPCs compactos ou cases Small Form Factor que oferecem um espaço livre pequeno para coolers.

100% compatível com RAM 
O NH-L9i tem um encaixe de 95x95mm que atende exatamente aos soquetes Intel LGA115x. Além disso, o NH-L9i não ultrapassarÁ os slots de memória RAM em altura, devido ao seu baixo tamanho.

100% compatível com PCIe cards em mini-ITX
A maioria das mainboards Intel LGA115x baseada em mini-ITX possuem o slot PCIe muito próximo ao espaço para o cooler, oferecendo um espaço de somente 95x95mm. Enquanto grandes coolers excedem essa zona e bloqueiam o slot PCIe, o tamanho de 95x95mm do NHL9i é totalmente compatível com o espaço oferecido.

Fan premium NF-A9x14 PWM
O altamente otimizado fan premium NF-A9x14 apresenta frames AAO da Noctua, bem como medidas sofisticadas em um design aerodinâmico. Suportando PWM para controle automÁtico de velocidade, o fan NF-A9x14 permite que o cooler mantenha o funcionamento tranquilamente.

6 anos de garantia de fÁbrica
Produtos da Noctua são produzidos com alta qualidade e grande tempo de vida. Como todos os fans da Notctua, o NF-A9x14 trabalha por mais de 150 mil horas e o pacote vem com 6 anos completos de garantia de fÁbrica.

Caso deseje mais informações, pode-se acessar o site oficial.

Nas fotos a seguir podemos ver que a caixa é bem compacta em formato “slim”, dando a noção do tamanho do cooler que se diferencia justamente pela sua altura, de apenas 3,7cm.

Além do cooler, a Noctua envia uma pasta térmica NT-H1 e um extensor para o cabo de energia, que é importante devido a posição do conector de algumas mainboards muitas vezes dificultar a conexão com o cabo fixo, mesmo ele sendo consideravelmente comprido.

O acabamento é muito bom, típico de produtos da Noctua, empresa que é especializada em coolers de alto desempenho voltados a usuÁrios entusiastas.

A altura bastante baixa para um cooler chama a atenção. Como podemos ver abaixo, ele é um pouco mais alto do que uma moeda de 1 real.

Nas fotos abaixo podemos ver ele comparado a um cooler BOX da Intel, que tem altura de 5cm, 1,3cm a mais do que o NH-L9i.

A instalação do NH-L9i é bastante simples, com o único porém de precisar fixar o cooler através de parafusos na parte de baixo da mainboard.

Apesar de entender que esse sistema gera maior pressão sobre o processador, também fornece um pouco mais de trabalho do que um sistema semelhante ao cooler BOX, em que basta encaixar e precisar os fixadores para instalar o cooler. 

Para os testes e instalação, utilizamos uma mainboard Intel DZ77SL-50K, porque quando estÁvamos instalando em uma Gigabyte H77N-WIFI, o cooler encostava em alguns capacitores e ficamos com receio de causar algum problema pela pressão que o cooler poderia fazer. Mas, depois em trocas de email com a Noctua, a empresa garantiu que isso é normal e irÁ acontecer com uma série de modelos, seja padrão Mini-ITX ou não. A prova disso é que aconteceu do cooler ficar encostado em alguns dissipadores da DZ77SL-50K também.

Dando início no processo de instalação, basta aplicar um pouco da pasta térmica bem no centro do processador, sem exagerar. A pressão do cooler sobre o processador farÁ a função de espalhar a pasta.

Depois de aplicar a pasta, basta posicionar o cooler sobre o processador e utilizar os parafusos para fazer a fixação. Vale destacar aqui que recomendamos que posicione o cooler sobre o processador antes de passar a pasta térmica, visando confirmar se não é necessÁrio girar o mesmo em 90º. De acordo com a Noctua, esse processo pode ser necessÁrio dependendo da mainboard. 

Pronto, agora basta apertar bem os parafusos na parte inferior da mainboard e o cooler estÁ instalado. 

Como jÁ destacamos, para os testes, usamos a plataforma Intel LGA 1155 com mainboard Intel DZ77SL-50K e processador Intel Core i5 3570K. Fizemos testes com o processador em seu clock padrão e também overclockado para 4.5GHz.

Para os comparativos, utilizamos o cooler BOX do processador Core i5 3570K.

Os testes estão na seguinte sequência: IDLE (sistema em modo ocioso), 3DMark 11 e wPrime, sendo este último o mais exigente porque gera stress test em todos os núcleos do processador. Começamos pelos testes com o processador em clock padrão, mas com turbo boost ativado.

IDLE (ocioso)
Começamos pelo teste em modo ocioso, com o sistema operacional em espera sem estar executando nenhuma tarefa onerosa para o processador. Nessa situação, ambos os coolers alcançam a mesma temperatura de 25º graus.

3DMark 11
Quando exigimos um pouco mais do processador com o 3DMark 11, novamente temos um empate técnico, com ambos os coolers atingindo a temperatura mÁxima de 50º graus.

wPrime
Finalmente no teste que exige 100% da capacidade do processador, o NH-L9i se mostrou mais eficiente e conseguiu manter a temperatura 6º graus abaixo do cooler box.

Colocamos o Core i5 3570K trabalhando a 4.5GHz, clock alto para coolers que não sejam desenvolvidos para overclock, se levarmos em conta que o clock padrão desse processador é 3.4GHz.

IDLE (ocioso)
Como aconteceu no teste em modo ocioso do processador com clock padrão, quando overclockado para 4.5GHz novamente tivemos empate entre os coolers.

3DMark 11
JÁ rodando o 3DMark 11, o Noctua NH-L9i conseguiu se manter 5º graus abaixo, melhor em quase 8% na dissipação do calor.

wPrime
No teste mais exigente que fizemos, o cooler da Noctua conseguiu ficar 3º grais abaixo do que o cooler BOX, que atingiu 79º graus.

Com o aumento de computadores e hardwares compactos, uma grande demanda estÁ sendo criada por todos os componentes de um computador que sigam esse conceito, em especial gabinetes chamados HTPCs. Consequentemente, cresce junto a necessidade de coolers que se adaptem a esse novo padrão. Uma empresa como a Noctua, referência nesse segmento, sempre estÁ um passo a frente no desenvolvimento de soluções visando dar ao usuÁrio uma opção diferenciada e o cooler NH-L9i é um exemplo da experiência nesse mercado.

O Noctua NH-L9i tem como diferencial seu tamanho bastante compacto, com altura de 3.7cm. Para base de comparação, o cooler BOX da Intel tem 5.0cm. Além de seu tamanho, o acabamento e especialmente o resultado prÁtico, fazem do cooler uma excelente opção para quem procura alguma alternativa de alto nível para sistemas HTPCs. Por ser menor e mais baixo do que o padrão, naturalmente existe uma dificuldade maior no resultado prÁtico que é a dissipação do calor gerado pelo processador. No entanto, como vimos nos testes, o NH-L9i tirou de letra, conseguindo melhores resultados que o cooler BOX, mostrando que o projeto da Noctua nesse cooler foi acertado.

É importante que se diga que nenhum cooler desse tamanho vai conseguir resultados muito melhores que um cooler BOX, talvez se a empresa optasse por um cooler mais alto sua eficiência seria melhor, mas se perderia o apelo do tamanho, destaque do modelo. Vale destacar também que o FAN, mesmo sendo bastante baixo, gera menos ruídos que o cooler BOX. 

Compacto sem perda de eficiência, destaque do cooler slim Noctua NH-L9i

O lado negativo fica em seu preço, $47,99 dólares é um valor alto se levarmos em conta que um cooler BOX custa na casa de $15 a $20 dólares. Lógico que o tamanho é um detalhe importante, mas na prÁtica o resultado não foi tão melhor assim a favor do cooler da Noctua para justificar essa grande diferença de preço. Outro problema é que os brasileiros podem ter dificuldade de encontrar produtos mais novos da Noctua no país.

É importante lembrar que a Noctua tem uma versão desse modelo destinada a sockets AMD, chamado NH-L9a

Prós

Excelente acabamento

Bastante compacto

Muito eficiente

Silencioso

Sem limitações com memórias

Contras

Difícil de ser encontrado no Brasil

Alto preço para um cooler desse porte

 

{galeria::noctua_nh_l9i,Noctua NH-L9i}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções