Índice do Artigo

A GA-H77N-WIFI da Gigabyte é uma placa-mãe destinada a sistemas compactos baseada no chipset H77, que suporta processadores Intel para soquetes LGA1155. Além de permitir overclock da CPU, o modelo apresenta três interfaces de rede: duas gigabit Ethernet e uma 802.11 b/g/n WLAN. O adaptador WLAN oferece suporte à tecnologia wireless de display da Intel (WiDi) e hÁ mais três formas de conexão de vídeo: duas HDMI e uma DVI.


O preço fora do país gira em torno de 119 dólares, por aqui estÁ custando na casa de R$ 450,00. Siga para as próximas pÁginas e confira a nossa anÁlise!

Prós

Tamanho compacto padrão Mini-ITX (17x17cm) sem perda de tecnologias;

Suporte a Wireless e Bluetooth;

Suporte a tecnologia Intel WiDi;

Slot PCI-Express 3.0 e conexão para USB 3.0 frontal de gabinetes;

Boa suite de aplicativos da Gigabyte;

Dual BIOS;

Selo Ultra Durable 4.

Contras

Chipset H77 não tem funções avançadas de overclock como Z77;

Pelo formato Mini-ITX hÁ limitação de placas PCI-Express dedicadas, apenas uma.

A placa-mãe é o componente central de todo computador (e alguns outros dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets). Ela fornece as conexões elétricas através das quais os outros componentes se comunicam, unificando-os em um só sistema. É na placa-mãe que são ligados elementos chave como processador, placas de vídeo dedicadas e memórias. Além disso, modelos modernos oferecem suporte integrado a Áudio, controlador grÁfico (dispensando a existência de uma placa de vídeo para a funcionalidade bÁsica de um monitor), controlador de rede, USB 2.0 (com os 3.0 se tornando mais comuns) e algumas outras coisas.

Atualmente, podemos dizer que as placas-mãe são diferenciadas entre si por três características base: soquete, chipset e tamanho. O soquete é a “peça” feita para o encaixe e instalação do processador, que funciona como o cérebro de um computador. Os diferentes modelos de processadores exigem diferentes tipos de soquetes, e geralmente só funcionam com aqueles feito especificamente para eles. O chipset é o conjunto de circuitos integrados (chips) instalado na placa e também funciona apenas com determinadas famílias de processadores. Por controlar a comunicação entre processador e demais aparelhos externos, detém um papel crucial na performance do sistema, além das tecnologias disponíveis. O tamanho é a característica com menor importância, mas que define elementos fundamentais como suporte a múltiplas placas de vídeo. Além disso, pode impossibilitar a instalação em alguns gabinetes, no caso de placas maiores.

Por se tratar de uma peça tão central e que envolve tanta troca de energia constante, as placas-mãe modernas apresentam encaixe para cooler sobre o processador e fornecedores de energia para fans adicionais, além de poder contar com dissipadores de calor integrados à sua própria estrutura. Algumas placas também contam com sensores de temperatura para detectar o calor, possibilitando o controle da velocidade dos fans através da BIOS (um sistema de controle bÁsico do sistema).

A placa-mãe Gigabyte GA-Z77N-WIFI possui algumas características que a diferenciam de outras placas com chipset Z77. Esses diferenciais você confere abaixo:

Intel Wireless Display (Intel WiDi)

O WiDi permite que o usuÁrio projete as imagens de um PC notebook para a tela de uma TV, sem o uso de fios. Todos os arquivos do desktop, incluindo mídia e aplicativos de produtividade, são capturados e enviados para a TV em resolução HD, com o uso de uma conexão WiFi (802.11N).

Intel My WiFi Dashboard

Intel My WiFi Dashboard oferece a última palavra em portabilidade Wi-Fi para bate-papos, transferência de arquivos, criação de pontos de acesso pessoais e sincronização entre dispositivos via Wi-Fi Direct. Você pode se comunicar e trabalhar em colaboração com outras pessoas próximas a você.

Abaixo um vídeo que fizemos em um evento da Intel onde é possível conferir na prÁtica a tecnologia Intel WiDi:

YouTube video

Exclusive Bluetooth 4.0/WiFi Expansion Card

A mainboard da Gigabyte vem com um exclusivo cartão de expansão PCIe que oferece suporte ao último Bluetooth 4.0 e conectividade IEEE 802.11ª/b/g/n. O Bluetooth 4.0 padrão permite acesso à tecnologia Smart Ready, que estÁ estreando em dispositivos móveis e promete transferência mais rÁpida e mais fÁcil de dados do smartphone ou tablet para o PC.

Gigabyte 3D Bios

A tecnologia Gigabyte 3D Bios é baseada na Gigabyte UEFI DualBios e estÁ disponível para clientes em dois exclusivos modos de interação, oferecendo aos entusiastas e usuÁrios comuns interfaces grÁficas poderosas e únicas.


Dual UEFI Bios

No centro da tecnologia 3D Bios estÁ um par de Bios ROMs contendo a exclusiva UEFI Bios. Com uma interface grÁfica superior capaz de imagens a cores 32-bit e navegação fluída e amigÁvel do mouse, a tecnologia torna a configuração da Bios uma experiência nova e emocionante para usuÁrios novatos e experientes. A UEFI Bios também traz suporte nativo para grandes HDs em sistemas operacionais 64-bit.

3D Mode

Desenvolvido para fornecer um ambiente de Bios agradÁvel, o modo 3D exclusivo da Gigabyte oferece uma interface grÁfica completa, interativa e ilustrativa que permite aos usuÁrios fazer ajustes nas configurações da UEFI Bios facilmente. Através da tecnologia é possível compreender com maior clareza as Áreas da placa-mãe que estão sendo afetadas pelas configurações.  
Advanced Mode

O modo avançado oferece um ambiente UEFI BIOS mais completo desenhado especificamente para overclocker e usuÁrios que desejam o mÁximo de controle sobre o hardware do seu PC. A tecnologia GIGABTYE M.I.T. tuning pode ser encontrada junto e é completamente configurÁvel aos parâmetros para a 3D Power da GIGABYTE. Resumindo, o modo avançado combina a assinatura GIGABYTE BIOS que os especialistas esperam, embalada em uma interface UEFI elegante, nova e graficamente otimizada.

Ultra Durable 4

A tecnologia Ultra Durable 4 oferece uma gama de tecnologias que garantem aos desenvolvedores DYI a absoluta e melhor proteção para o PC, com recursos embutidos que impedem problemas comuns de mal funcionamento. 

Proteção Contra Umidade

A tecnologia PCB de fibra de vidro usa um material PCB novo que reduz o espaço entre a trança de fibra, dificultando a penetração de umidade quando comparado aos PCBs de placa-mãe tradicionais. Isto oferece muito mais proteção contra curto-circuito e malfuncionamento de sistema causado pelas condições de umidade.

Proteção EletrostÁtica
As placas-mãe GIGABYTE Ultra Durable™ 4 Classic utilizam microchips IC de alta qualidade com descarga eletroestÁtica (ESD) de resistência até 3 vezes maior que os IC tradicionais. Isto auxilia a proteger melhor a placa-mãe e os seus componentes contra possíveis danos causados por eletricidade estÁtica.

Proteção Contra Queda de Energia
As placas mães Ultra Durable 4 são equipadas para assegurar que o usuÁrio não lide com nenhum mal funcionamento fatal em caso de queda de energia. A tecnologia DualBIOS automaticamente atualiza o seu BIOS da versão backup no caso da interrupção de energia inesperada.


Proteção Contra Alta Temperatura
Gigabyte usa todos os capacitadores sólidos para a série GIGABYTE Ultra Durable™ 4 Classic, reduzindo a temperatura geral da placa-mãe e a tornando mais resistente à temperaturas mais elevadas. A opção de Menor RDS(on) MOSFETs também ajuda a reduzir significativamente as temperaturas de operação se comparado às soluções MOSFET tradicionais.

Tecnologia Gigabyte EZ Smart Response

Utilizando um simples aplicativo, os usuÁrios configuram rapidamente e facilmente seu sistema para a Intel Smart Response. No passado, para habilitar essa tecnologia, necessitava-se configurar o sistema para RAID mode, que requer uma completa reinstalação do sistema operacional.

Quando o processo se completa, os usuÁrios ainda precisavam instalar o Intel Rapid Storage Utility e configurar o Smart Response. O Gigabyte EZ faz tudo isso automaticamente, sem que os usuÁrios passem por um complicado processo de instalação.

Tecnologia Intel Smart Response
A Tecnologia Intel Smart Response melhora a performance geral do sistema, usando um rÁpido SSD (mínimo necessÁrio disponível de 18.6 GB) instalado como uma cache para dados frequentemente acessados. Os principais benefícios incluem menores tempos de carregamento e espera e consumo de energia mais baixo através da eliminação do giro desnecessÁrio do hard drive. Esta tecnologia combina a performance SSD com a capacidade de um disco rígido, operando até seis vezes mais rÁpido que um sistema que só trabalha com hard drives.

Tecnologia Intel Smart Connect

Seu computador pode receber atualizações da web com novos conteúdos para aplicativos selecionados até mesmo quando o sistema estÁ em sleep mode. Isto significa menos tempo esperando que aplicativos atualizem e sincronizem com a nuvem, levando a uma experiência de computação mais efetiva.

Tecnologia Intel Rapid Start
Permite que seu computador volte à atividade em segundos quando em sleep mode. Economizando sua memória de sistema para o SSD designado, esta tecnologia fornece ao seu computador um tempo de resposta mais rÁpido, mantendo baixo o consumo de energia.

Abaixo temos algumas fotos da placa, mostrando seu tamanho bastante compacto, formato Mini-ITX, o menor do mercado para computadores desktop.

Como podemos notar, a placa tem um ótimo padrão de desenvolvimento, característicos de modelos diferenciados da Gigabyte. O destaque além de seu tamanho, estÁ na gama de tecnologias suportadas, como é possível notal, ela tem um slot PCI-Express 3.0, 2 slots de memória, conexão USB 3.0 direto no PCB com suporta a portas frontais de gabinetes com suporte a USB 3.0.

No painel traseiro, o destaque fica por conta das duas conexões HDMI, além de uma DVI, duas conexões para antenas WiFi e Bluetooth e também das duas conexões de rede. No total temos 6 portas USB, 4 x 2.0 e 2 x 3.0.


BIOS
A BIOS vem com novo padrão da Gigabyte, com menus intuitivos, assim como de modelos de placas padrão ATX, estÁ entre as melhores. É possível navegar em um formato mais simples e outro que abusa mais do uso do mouse pela sua interface, justamente o tal “3D”.

Em se tratando de opções esse modelo se sai muito bem, mas temos que lembrar que se trata de uma placa com chipset H77, e dessa forma não possui opções avançadas de overclock, entre as principais, multiplicador desbloqueado. Mesmo que o usuÁrio tiver usando um processador da linha “K”, como o que usamos nos testes, a placa não terÁ a opção de se overclockar alterando o multiplicador, apenas a frequência, que torna o overclock limitado e mais “chato”.

Abaixo listamos os sistemas utilizados nos comparativos. Como podem ver, iremos comparar ela com a placa-mãe mais TOP da Gigabyte para socket LGA 1155, A Z77X-UP7, logicamente, apenas para base de desempenho, jÁ que são propostas/projetos bem diferentes.

MÁquinas utilizadas nos testes:
– Intel Core i7 3570K + GIGABYTE GA-H77N-WIFI
– Intel Core i7 3570K + GIGABYTE GA-Z77X-UP7

– Placa de vídeo: Integrada – HD Graphics 4000 (Intel Core i7 3570K)
– Memórias: 8 GB G.Skill ARES @ 1600MHz (2x4GB)
– HD: Seagate ST31000528AS 1TB SATA II 7200RPM
– Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU / CM Silent Pro M2 720W

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 7 64 Bits com Updates
– Intel INF 9.3.0.1026
– Intel HD Graphics Drivers 15.26.12.2761

Aplicativos/Games:
– CineBENCH 11.5
– x264 FHD Benchmark 1.0.1
– Adobe Photoshop CS5
– wPrime 2.09
– 3DMark 11
– Aliens vs Predator (DX11)
– Crysis 2 (DX11)

CPU-Z e GPU-Z
Antes de começarmos com os testes, nas imagens abaixo, que são screens do CPU-Z e GPU-Z, vemos alguns detalhes da mainboard, processador e demais características do sistema utilizado.



Antes de começar os testes, vamos destacar novamente o que sempre falamos em reviews de placas-mãe. Praticamente qualquer modelo utilizando o mesmo chipset terÁ a mesma performance em situação normal, sem que envolva overclock, desde que todos os sistemas utilizem os mesmos hardwares. O que vai mudar de uma placa-mãe para outra serÁ quando se trata de overclock e dos diferenciais que a marca adiciona a esses modelos, como acabamento, tecnologias extras etc. 

CineBENCH 11.5
Com o CineBENCH, a placa consegue exatamente a mesma performance que a UP7.

x264 Full HD Benchmark
Neste teste, que consiste na conversão de vídeo em FULL HD (1080p), a GA-H77N-WIFI se sai um pouco pior que a UP7, mas a diferença não chega a 2%.

MaxxMem
No modo “copy” do MaxxMem, como vemos abaixo, novamente a H77N-WIFI fica atrÁs da UP7 fica atrÁs por uma diferença bem pequena, abaixo de 0,5%.

Fizemos alguns testes que exigem mais do GPU do que do CPU, um com o aplicativo 3DMark 11, e também com dois games no estilo FPS: “Aliens vs Predator” e “Crysis 2”:

3DMark 11
A GA-H77N-WIFI segue atrÁs da outra placa da GIGABYTE, mas a diferença aqui é maior, cerca de 5%.

 

Aliens vs Predator
A diferença entre as duas placas continua crescendo, chegando agora a mais de 6%.

Crysis 2
Desempenho muito parecido com o game anterior. Diferença mantida em 6%.

Em teoria, essa pequena melhora do desempenho da UP7 sobre a H77N-WIFI estÁ relacionado a placa Mini-ITX tem a frequência padrão um pouco abaixo de 100MHz, consequentemente fica com clock do CPU e GPU também abaixo do que a UP7, e acaba que o desempenho tem essa pequena queda.

A imagem acima mostra um HTPC Gamer, montado com a H77N-WIFI em um gabinete Cooler Master Elite 120 Advanced que estamos analisando.

A placa-mãe em questão é uma das melhores do mercado quando se trata de formato Mini-ITX, sendo que traz suporte a uma série de tecnologias recentes como destacamos, em especial o suporte a Intel WiDi, tecnologia que visa fazer transmissão doe vídeo em alta resolução com Áudio do PC para um TV compatível com a tecnologia. Para quem não conhece o Intel WiDi, confira esse vídeo que fizemos em um evento da Intel, mostrando a tecnologia na prÁtica.

Como destaque as demais tecnologias, temos o suporte a WiFi e Bluetooth 4.0, além de USB 3.0, Sata 6GB/s, possibilidade de conectar dois vídeos via HDMI e um via DVI, além de duas conexões de rede e para finalizar um slot PCI-Express 3.0, uma placa-mãe que se encaixa bem no ditado “pequena notÁvel”. Para quem quer ainda mais, pode optar pelo modelo Z77N-WIFI, que por ser baseada no chipset Z77 tem mais funções de overclock, com destaque para o multiplicador desbloqueado, no mais a placa é idêntica a essa H77N-WIFI que analisamos.

Em relação a desempenho, como jÁ era de se esperar quase nenhuma diferença para outra placa com chipset da série 7. Como sempre destacamos em reviews desse tipo de produto, o desempenho é o que menos muda. A diferença fica por parte de tecnologias suportadas, qualidade, acabamento, características de overclock etc.

Seu preço em cenÁrio internacional estÁ na casa de $120 dólares, por aqui custa de R$400 a R$450 reais, preço de modelos “maiores”, vÁrios deles com suporte a uma quantidade inferior de tecnologias, então fica a dica, sempre destacando que essa placa-mãe funcionarÁ normalmente em qualquer processador socket LGA 1155, com o porém de não suportar mais do que uma placa dedicada PCI-Express.

[Atualizado em 17/01/2013] – Removemos a nota de overclock devido a placa-não ser um modelo com foco a essa característica, especificamente devido o chipset utilizado que não traz funcionalidades para essa finalidade. 

A GA-N77N-WIFI estÁ entre as melhores opções do mercado para quem pretende montar um HTPC Gamer, mas sem overclock.

{galeria::gigabyte_GA_H77N_WIFI,GIGABYTE GA-H77N-WIFI}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções