Índice do Artigo

O EnGenius EAP350 é um dispositivo wireless capaz de diversas funções dentro de uma rede local. Agindo praticamente como um “canivete-suíço”, o transmissor pode servir tanto como bridge entre aparelhos, como um ponto de acesso sem fio e até mesmo um repetidor do sinal de outro roteador, garantindo a conectividade de dispositivos em diversos cenÁrios de necessidades do consumidor.


Transmitindo em 800mW e com uma antena interna com 5dBi de ganho, o EnGenius promete grande alcance, solucionando problemas de conectividade em ambientes corporativos de pequeno e médio porte ou locais com redes complexas, onde apenas um roteador não é capaz de lidar com a quantidade de dispositivos ou a Área onde eles estão espalhados é muito grande.

A versatilidade também traz seus custos: o primeiro é a interface, pois a configuração do dispositivo é complexa por conta do número de possibilidades de ajustes, e o segundo custo é do tipo monetÁrio mesmo, pois apesar do preço não ser ruim, considerando as diversas capacidades do aparelho, quem busca por um modelo com apenas uma função (só um ponto de acesso, ou só um repetidor, por exemplo) encontrarÁ opções mais baratas.

Prós

Capaz de desempenhar diversas funções na rede local

Design discreto

Bom alcance

Contras

Configuração complicada

Para usos específicos, hÁ aparelhos mais baratos

 

Especificações técnicas:
MCU/RF: AR7242 + AR9283
Memory: 32MB
Flash: 4MB
Physical Interface: LAN:
1 x 10/100/1000 Gigabit Ethernet RJ-45
Reset Button
Power Jack
LEDs Status
Power/Status

LAN (10/100/1000Mbps)
WLAN (Wireless connection)

Requerimentos de energia
Alimentação de energia: 90 to 240 VDC ± 10%, 50/60 Hz

Active Ethernet (Power over Ethernet, IEEE802.3af)
48 VDC/0.375A
Device: 12V/1A

Padrões de conexão wireless: IEEE802.11 b/g/n
Frequência: 2.400 ~ 2.484GHz (b/g/n)

Tecnologias de modulação: OFDM: BPSK, QPSK, 16-QAM, 64-QAM
DBPSK, DQPSK, CCK
Canais de operação: 11 channels

Potência de transmissão:
802.11b(2.412 ~ 2.472 GHz)
29 dBm @ 1Mbps
29 dBm @ 2Mpbs
29 dBm @ 5.5Mbps
29 dBm @ 11Mbps

802.11g(2.412 ~ 2.472 GHz)
29 dBm @ 6Mbps
29 dBm @ 9Mbps
28 dBm @ 12Mbps
28 dBm @ 18Mbps
24 dBm @ 24Mbps
24 dBm @ 36Mbps
23 dBm @ 48Mbps
23 dBm @ 54Mbps

802.11n(2.412 ~ 2.472 GHz)
26 dBm @ MCS0/MCS8
26 dBm @ MCS1/MCS9
25 dBm @ MCS2/MCS10
25 dBm @ MCS3/MCS11
24 dBm @ MCS4/MCS12
24 dBm @ MCS5/MCS13
23 dBm @ MCS6/MCS14
23 dBm @ MCS7/MCS15

Receiver Sensitivity:

802.11b (2.412 ~ 2.472 GHz) best ≤ -98 dBm
802.11g (2.412 ~ 2.472 GHz) best ≤ -93 dBm
802.11n (2.412 ~ 2.472 GHz) best ≤ -93 dBm

Antena: omnidirectional interna
Ganho da antena = 5 dBi

Especificação de Software
Topology: Infrastructure/Ad-Hoc
Operation Mode: Access Point/WDS/Repeater
Multiple BSSID: Supports up to 8 BSSIDs
LAN IP (check validity and DHCP server IP range)
MAC
DHCP range, lease time, client list
VLANs: Supports 802.1q (up to 8 VLANs)
SSID to VLAN mapping
Spanning Tree: Supports 802.1d Spanning Tree Protocol
Wireless mode: 11b/11g/11n
Channel selection (setting varies by country)
Channel bandwidth (Auto, 20MHz, 40MHz)
Transmission rate: 11n only, 11b/g/n mix, 11b only, 11b/g, 11g only
VPN: VPN pass-through (PPTP, L2TP, IPSEC)
QoS: WMM
WPS: Software only

Segurança:

WEP Encryption – 64/128 bit
WPA Personal (WPA-PSK using TKIP or AES)
WPA Enterprise (WPA-EAP using TKIP)
802.1x Authenticator
SSID broadcast enable/disable
MAC Address Filter (AP mode)
WLAN L2 isolation (AP mode)
Wireless STA (Client) connected list (Idle/Connection Time, Pkt statistics)



Administração

Tx Power Control: Adjust transmit power by dBm
Configuração: Web-based configuration (HTTP)/Telnet
Telnet Server: CLI
Firmware Upgrade: Firmware atualizado via browser
Administrator Setting: Administrator Username & Password change

Reset Setting:
Reboot (press 1 second). Reset to Factory Default (press 10 second)

System Monitoring: Status Statistic and Event log
SNMP V1 , V2c
MIB: MIB I , MIB II(RFC1213) and Private MIB
Traffic Measurement: Per interface
Auto-channel Selection: Automatically selecting least congested channel
Bandwidth Measurement: IP range and bandwidth management
Backup & Restore: Save & restore settings through Web interface
Diagnosis: IP pinging statistics

Environment & Physical
Temperature Range:
Operating: 0 to 50° C (32° to 122° F)
Storage: -20 to 60° C (-4° to 140° F)
Humidity (non-condensing):
Operating: 90% or less
Storage: 90% of less

Dimensões
Diâmetro: 120mm
Altura: 50mm
Peso: 280g
Certifications: FCC, CE, IC

Para a configuração e instalação do EnGenius é preciso conectar o dispositivo a um computador via cabo, sendo preciso configurar a seu computador para operar em IP estÁtico, no caso em 192.168.1.10, para acessar a interface de ajustes. Após configurado estas etapas, a inteface de configuração é aberta pelo navegador, através do caminho 192.168.1.1.

Como jÁ podemos ver jÁ nas primeiras etapas de configuração, o EnGenius EAP350 não é um aparelho pensado no público leigo. O CD que acompanha o kit se resume a trazer o manual no formato PDF, e não hÁ nenhum tutorial de instalação automatizado. Pessoas sem experiência em configuração de rede encontrarão sérias dificuldades em instalar o EAP350.

A interface de configuração do EAP350 possui um design bastante familiar a quem jÁ lidou com ajustes em roteadores, com um menu à esquerda e as alteraçõs são feitas na porção maior, a direita. Aqui também não hÁ muita ajuda ao usuÁrio: as telas se limitam a mostrar as configurações disponíveis, e é preciso ficar atento a detalhes como o botão “save/reload” pois algumas alterações não fazem efeito até acionar este link.Outro fator que complica mais a instalação do EAP350 é, curiosamente, uma de suas virtudes. Como o dispostivo é capaz de desempenhar muitas funções, sua configuração é mais complexa.



A fixação do aparelho no teto é feita através dos dois furos na base, por onde passam os parafusos


Finalizado os ajustes, a instalação física do aparelho é bastante simples. Ele possui dois pequenos furos na base removível onde são colocados os parafusos, sendo esta a parte que fica presa no teto. O restante do aparelho é fixada através de um movimento de giro, até “acontecer um click” indicando que o EAP350 estÁ firme na base, procedimento simples que requer um pouco de atenção para aprender como é feito o encaixe.

Com o intuito de ser fixado no teto, o EAP350 usa do mimetismo para “ficar invisível”. O aparelho lembra muito um daqueles sensores de incêndio, e só dÁ sinais de ser outra coisa por conta de suas luzes azuis piscando constantemente, algo que inclusive pode ser desativado. O resultado é um produto que não serÁ notado pela maioria das pessoas (o que, neste caso, é bom). O design é extremamente minimalista, sem muitos detalhes, com as exceções das três luzes de status azuis e um botão de reset.

{galeria::30}

Como jÁ foi mencionado na primeira pÁgina, um ponto alto do dispositivo é sua versatilidade. Ele se basea em três modos: modo ponto de acesso wireless, ponto de acesso WDS e também repetidor, o que torna ele um verdadeiro “canivete-suíço” capaz de solucionar diversos problemas dentro de uma rede local.

Como ponto de acesso, por exemplo, ele é capaz de criar uma rede e distribuir uma conexão de internet entre dispositivos. No modo WDS ele é capaz de ampliar a rede sem a necessidade de conectar os pontos de acesso através de cabo, servindo a ligação via wireless entre os access points para esta expansão. Por fim, o modo repetidor torna o dispositivo capaz de atuar ampliando o alcance de uma rede, funcionando como um intermediÁrio entre o roteador e o dispositivo conectado na rede, nos casos em que a distância entre os dois impeça uma conexão eficiente.

Esta variedade de funções tornam o aparelho muito interessante para quem possui uma estrutura com diversos aparelhos conectados, como um hotel ou uma empresa de médio porte, e precisa de uma solução discreta e que não envolva “furar paredes” para passar fiação de rede.

Outro destaque deste aparelho, pensando no gerenciamento desse tipo de rede mais complexa, é o suporte ao EZ Controller, um software para os sistemas Windows e Linux com ferramentas avançadas de monitoramento e ajustes na rede local disponível para download através deste link. Com ele, o usuÁrio pode incluir uma imagem da planta baixa de seu imóvel e, através de uma interface grÁfica, visualizar aspectos como posicionamento dos aparelhos, consumo de banda, pontos ociosos e a cobertura do sinal wireless, entregando assim uma ferramenta avançada para quem necessita de um controle apurado do funcionamento da rede.


Começamos nossos testes comparativos com a qualidade de sinal em três situações: a um metro de distância, sem barreiras, a três metros com duas obstruções e um roteador de 2.4GHz próximo, e a dez metros com três obstruções e um número maior de redes interferindo no sinal.

A medida que nos distanciamos, vemos uma vantagem no EnGenius em manter a qualidade de sinal em níveis mais altos que os demais aparelhos, mérito do bom funcionamento da conexão wireless e da antena de 5 dBi.


Intensidade de sinal
No segundo teste, verificamos a intensidade do sinal nas mesmas situações do teste anterior, aumentando gradativamente a distância do dispotivo conectado e incluindo mais obstruções, como paredes, entre eles.

Como o esperado, a intensidade do sinal do EnGenius foi a melhor entre os modelos analisados por aqui, especialmente na maior distância testada, sendo que este é o principal fator a influenciar na melhor qualidade de sinal verificada no teste anterior. O EAP350 conseguiu uma intensidade de sinal 16% superior ao do segundo colocado, e conseguindo um ganho de 60% comparado ao modelo com o pior desempenho.


Transferência de arquivos
Por fim, realizamos a transferência de 4.3GB de dados entre um computador conectado via cabo ao roteador e um notebook posicionado a aproximadamente cinco metros e com uma obstrução.

O resultado posicionou o EAP350 dentro da média dos aparelhos, com um tempo de aproximadamente 40 minutos para finalizar a cópia dos arquivos, 28% acima do melhor tempo jÁ alcançado, caso do Linksys E2500 e seus 32 minutos para finalizar a ação.

O EnGenius EAP350 se mostrou um excelente produto para quem possui uma rede complexa, com vÁrios pontos de conexão e dispositivos presentes. A versatilidade do aparelho é capaz de solucionar diversos problemas de conectividade em um ambiente, realizando ações como ampliar a rede pelo WDS, criar novos pontos de acesso ou simplesmente repetir o sinal de outro roteador wireless.


Estas características tornam este modelo ideal para empresas de médio e pequeno porte, ou qualquer outra situação que envolva redes complexas de dispostivos, que buscam soluções leves e funcionais para ampliar a rede, sem necessidade da construção de grandes estruturas, ou investimento pesado, para ampliação da rede.

Para o público doméstico, para redes menores ou o público leigo, o EnGenius EAP350 não é o produto mais indicado, pois é preciso ter familiaridade com configuração de redes para instalÁ-lo. Outro ponto é que quem deseja apenas uma das funções que ele desempenha, como apenas um ponto de acesso ou repetidor, por exemplo, consegue encontrar opções mais baratas no mercado.

{galeria::30}

Por fim, o acabamento e design discreto, a alta qualidade de sinal e funcionamento, a compatibilidade com um grande número de protocolos de conexão e a versatilidade do produto tornam ele uma ótima opção para usuÁrios experientes que necessitam administrar uma rede complexa, com vÁrios dispositvos e pontos de acesso, e precisam implementar uma solução simples, compacta e com baixo custo.

O EnGenius EAP350 é uma opção barata e discreta para quem deseja montar uma rede complexa, com vÁrios dispostivos conectados, dispensando investimentos maiores em infraestrutura


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções