Índice do Artigo

ANÁLISE: ASUS Crosshair V Formula-Z

A Crosshair V Formula-Z é o modelo top de linha de placas mãe da ASUS para processadores AMD. A placa conta com o soquete AM3+ e chipset 990FX, que tem como exemplo de processadores compatíveis os da linha FX, além de todas as principais tecnologias da empresa e do selo Republic of Gamers. A Formula-Z é uma atualização da Crosshair V Formula, lançada em 2011, com adições muito interessantes ao modelo, como melhorias para a próxima geração de processadores Piledriver.

O modelo estÁ disponível por $229 dólares e apresenta diferenciais interessantes para entusiastas e gamers, como o SupremeFX III, que modula e amplifica o Áudio, e o suporte ao GameFirst II, que direciona a banda da conexão da internet para favorecer a jogabilidade online sem lag.

A placa-mãe é o componente central de todo computador (e alguns outros dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets). Ela fornece as conexões elétricas através das quais os outros componentes se comunicam, unificando-os em um só sistema. É na placa-mãe que são ligados elementos chave como processador, placas de vídeo dedicadas e memórias. Além disso, modelos modernos oferecem suporte integrado a Áudio, controlador grÁfico (dispensando a existência de uma placa de vídeo para a funcionalidade bÁsica de um monitor), controlador de rede, USB 2.0 (com os 3.0 se tornando mais comuns) e algumas outras coisas.

Atualmente, podemos dizer que as placas-mãe são diferenciadas entre si por três características base: soquete, chipset e tamanho. O soquete é a “peça” feita para o encaixe e instalação do processador, que funciona como o cérebro de um computador. Os diferentes modelos de processadores exigem diferentes tipos de soquetes, e geralmente só funcionam com aqueles feito especificamente para eles. O chipset é o conjunto de circuitos integrados (chips) instalado na placa e também funciona apenas com determinadas famílias de processadores. Por controlar a comunicação entre processador e demais aparelhos externos, detém um papel crucial na performance do sistema, além das tecnologias disponíveis. O tamanho é a característica com menor importância, mas que define elementos fundamentais como suporte a múltiplas placas de vídeo. Além disso, pode impossibilitar a instalação em alguns gabinetes, no caso de placas maiores.

Por se tratar de uma peça tão central e que envolve tanta troca de energia constante, as placas-mãe modernas apresentam encaixe para cooler sobre o processador e fornecedores de energia para fans adicionais, além de poder contar com dissipadores de calor integrados à sua própria estrutura. Algumas placas também contam com sensores de temperatura para detectar o calor, possibilitando o controle da velocidade dos fans através da BIOS (um sistema de controle bÁsico do sistema).

O AMD 990 é na realidade, o chipset que a companhia produziu especialmente para a nova geração de processadores Bulldozer. Contudo, com o atraso na chegada das CPUs, a companhia resolveu lançar o chipset antes do lançamento da linha Zambezi FX.

À primeira vista pode parecer algo estranho e sem sentido o lançamento de um chipset para um processador que só chegaria em outubro. Contudo, é bom lembrarmos que estamos falando da AMD, uma companhia que tem dentre outros méritos, o fato de disponibilizar produtos com um incrível potencial de compatibilidade entre linhas distintas. Se por um lado, a compatibilidade permite uma maior escalabilidade e economia em termos de recursos, por outro, pode retardar a evolução tecnológica, uma vez que o hardware tem de se “prender” a certos requisitos de uma geração anterior, em detrimento do uso de recursos inovadores.
Assim, explica-se agora o fato do chipset AMD 990 ter chegado antes da geração Bulldozer, uma vez que este é retrocompatível com os atuais processadores AM3.

Na verdade, o AMD 990 estÁ longe de ser algo genuinamente novo. De fato, ele é uma evolução da geração anterior, o 890, que por sua vez é baseado no 790.

Apesar de ser possível utilizar uma placa-mãe com chipset AMD 890 em um processador Bulldozer, a AMD projetou a linha 990 para tirar o mÁximo proveito da nova geração de CPUs da companhia. Assim, além do fato dos chipsets 990 terem nativamente suporte ao socket AM3+, estes contam com um aprimoramento na tecnologia HyperTransport (versão 3.1), aumentando assim a vazão do fluxo de dados entre a CPU e o chipset de 5.2GT/s para 6.4GT/s. Trata-se de um fator preponderante para o perfeito funcionamento dos modelos mais poderosos da geração Bulldozer, com o é o caso dos processadores de 8 núcleos da série FX-8000.

O AMD 990 conta ainda com a interface A-link Express III com largura de banda de 4GB/s entre o Northbridge e o Southbridge. A versão SB950 do chip ponte sul presente no novo chipset , possui nativamente suporte ao USB 2.0, Áudio em HD, rede Gigabit, PATA e PCI, além, é claro, de um par de PCI Express Gen 2 x1 e SATA III de 6Gbps. Infelizmente o USB 3.0 ficou de fora, embora seja possível através de uma solução por parte da fabricante da placa-mãe.

Ao todo a companhia disponibilizou 3 versões de chipsets baseados na série AMD 990. São eles: o 970 – para o segmento de entrada, o 990X – para o intermediÁrio, e o 990FX – para o segmento top. Todos os 3 são similares, com o suporte aos processadores socket AM3 e AM3+, memória DDR3, PCIe 2.0 e SATA III. A diferença entre os modelos estÁ no suporte para a tecnologia multi-GPU, devido à quantidade de linhas disponíveis no PCI Express de cada um (mÁximo de até 42 pistas). Enquanto que o 970 suporta apenas uma VGA, o 990X acomoda duas placas 3D e o 990FX suporta até 4 VGAs.

Por falar em multi-GPU, um dos grandes destaques dos chipsets AMD 990 (990X e 990FX), estÁ na volta ao suporte da tecnologia SLI da NVIDIA, permitindo assim o uso de até 4 GeForces simultâneas – assim, é claro, de 4 Radeons em CrossFireX.


Vale ressaltar que a AMD continua a adotar a estratégia do uso de 2 chips na placa-mãe para compor o seu chipset. O Northbridge (ou chip ponte norte) e o Southbridge (ou chip ponte sul). Juntos, os dois formam a infraestrutura bÁsica para todos os dispositivos da placa, incluindo conectividade e interconexão.

O Northbridge funciona primariamente como um HUB controlador para o processador, memória e links PCIe em direção à GPU do chipset. Contudo, a linha 990 até o presente momento não possui nenhum modelo com vídeo integrado.

Conforme antecipado, o 990FX tem muitos links PCIe dedicados à VGA ou a outras placas. O chipset permite utilizar até 2 placas 3D na configuração completa x16, ou 4 GPUs em 4 links x8. A configuração possível das pistas do PCIe no AMD 990FX é  seguinte: 2×16 ou 4×8, e PCIe x16 e 6×1, 1×4.

O novo chipset da AMD permite ainda uma agressiva configuração RAID (0, 1, 10, 5 – este último apenas para o Southbridge SB950) e para SSD.

Uma grata novidade presente no chipset 990FX é o suporte à tecnologia IOMMU, permitindo o endereçamento virtual de memória pelos dispositivos do sistema. Com este recurso, os dispositivos conseguem utilizar seus drivers nativos em um ambiente virtualizado, de forma a aprimorar ainda mais o desempenho.

Em um ambiente não virtualizado, IOMMU fornece os recursos de isolamento de memória e proteção – o acesso ao dispositivo de memória do sistema é verificado pela IOMMU de tal forma que informações sobre a memória crítica / independentes (como é o caso das paginações do kernel) podem ser protegidas, conferindo assim mais robustez ao sistema.

Confira os componentes e conectores da Crosshair V Formula-Z:

Abaixo, todas as especificações da mainboard com destaque para o chip de rede, da Intel. Algo curioso por se tratar de uma placa mãe AMD, mas que em nada afeta o funcionamento do sistema, pelo contrÁrio, os chips de rede Intel estão entre os melhores do mercado e, no caso desse modelo específico, possibilita a compatibilidade com o GameFirst II.

CPU
AMD AM3+ FX™/Phenom II/Athlon II/Sempron 100 Series Processors 
Supports AM3+ 32 nm CPU
Supports CPU up to 8 cores
Supports CPU up to 140 W
AMD Cool 'n' Quiet™ Technology

Chipset
AMD 990FX/SB950

Memória
4 x DIMM, Max. 32GB, DDR3 2400(O.C.)/2133(O.C.)/2000(O.C.)/1800(O.C.)/1600/1333/1066 MHz ECC, Non-ECC, Un-buffered Memory
Dual Channel Memory Architecture
* Refer to www.asus.com or user manual for the Memory QVL (Qualified Vendors Lists).
* Due to OS limitation, when installing total memory of 4GB capacity or more, Windows® 32-bit operation system may only recognize less than 3GB. Install a 64-bit Windows® OS when you want to install 4GB or more memory on the motherboard.

Bus de Sistema
Up to 5.2 GT/s HyperTransport 3.0

Suporte Multi-GPU
Supports NVIDIA Quad-GPU SLI Technology 
Supports NVIDIA 3-Way SLI Technology
Supports AMD 3-Way CrossFireX Technology

Slots de Expansão
3 x PCIe 2.0 x16 (dual x16 or x16/x8/x8) 
1 x PCIe 2.0 x16 (x4 mode) 
2 x PCIe 2.0 x1

Armazenamento
AMD SB950 controller: 
6 x SATA 6Gb/s port(s), red
Support Raid 0, 1, 5, 10
ASMedia ASM1061 controller: 
2 x SATA 6Gb/s port(s), red
2 x eSATA 6Gb/s port(s), red

LAN 
Intel, 1 x Gigabit LAN Controller(s)

Áudio
SupremeFX III built-in 8-Channel High Definition Audio CODEC 
– Supports : Jack-detection, Multi-streaming, Front Panel Jack-retasking
Audio Feature :
– SupremeFX Shielding™ Technology
– 1500 uF Audio Power Capacitor
– Gold-plated jacks
– Blu-ray audio layer Content Protection 
– DTS Ultra PC II
– DTS Connect
– Optical S/PDIF out port(s) at back panel

Portas USB 
ASMedia USB 3.0 controller : 
6 x USB 3.0 port(s) (4 at back panel, blue, 2 at mid-board)
AMD SB950 controller : 
12 x USB 2.0 port(s) (8 at back panel, black+white, 4 at mid-board)

Características de Overclock
ROG Connect:
– RC Diagram
– RC Remote
– RC Poster
– GPU TweakIt
Extreme Engine Digi+ II:
– 8 + 2 phase power design
– 2 -phase Memory power design
UEFI BIOS features:
– ROG BIOS Print
– GPU.DIMM Post
GameFirst
iROG
Extreme Tweaker
Overclocking Protection:

– COP EX (Component Overheat Protection – EX)
– ASUS C.P.R.(CPU Parameter Recall)

Características Especiais
ASUS Power Design:
– ASUS EPU 
TurboV
ASUS Exclusive Features:
– AI Suite II
– Ai Charger+
– USB 3.0 Boost
– Disk Unlocker
ASUS Quiet Thermal Solution:
– ASUS Fan Xpert 
ASUS EZ DIY:
– ASUS O.C. Profile
– ASUS CrashFree BIOS 3 
– ASUS EZ Flash 2 
– ASUS MyLogo 3 
ASUS Q-Design:
– ASUS Q-Shield
– ASUS Q-Code
– ASUS Q-LED (CPU, DRAM, VGA, Boot Device LED)
– ASUS Q-Slot
– ASUS Q-DIMM 
– ASUS Q-Connector

Portas I/O traseiras 
1 x PS/2 keyboard/mouse combo port(s)
2 x eSATA 6Gb/s
1 x LAN (RJ45) port(s)
4 x USB 3.0 
8 x USB 2.0 (one port can be switched to ROG Connect)
1 x Optical S/PDIF out
6 x Audio jack(s)
1 x Clear CMOS button(s)
1 x ROG Connect On/ Off switch(es)

Portas I/O internas 
1 x USB 3.0 connector(s) support(s) additional 2 USB 3.0 port(s) 
2 x USB 2.0 connector(s) support(s) additional 4 USB 2.0 port(s)
1 x TPM connector(s) 
8 x SATA 6Gb/s connector(s)
2 x CPU Fan connector(s) 
3 x Chassis Fan connector(s) 
3 x Optional Fan connector(s) 
1 x S/PDIF out header(s)
1 x 24-pin EATX Power connector(s)
1 x 8-pin ATX 12V Power connector(s)
1 x 4-pin ATX 12V Power connector(s)
1 x Front panel audio connector(s) (AAFP)
1 x System panel(s) 
1 x DirectKey Button(s)
1 x DRCT header(s)
8 x ProbeIt Measurement Points
3 x Thermal sensor connector(s)
1 x EZ Plug connector(s) (4-pin Molex power connector)
1 x Power-on button(s)
1 x Reset button(s)
1 x Go Button(s)

Acessórios
User's manual
I/O Shield
6 x SATA 6Gb/s cable(s)
1 x 3-Way SLI bridge(s)
1 x SLI bridge(s)
1 x CrossFire cable(s)
1 x Q-connector(s) (2 in 1) 
1 x ROG Connect cable(s)
1 x 12 in 1 ROG Cable Label(s)

BIOS
64Mb Flash ROM, UEFI BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.5, ACPI2.0a, Multi-Language BIOS

Gerenciabilidade
WOL by PME, WOR by PME, PXE

Disco de suporte
Drivers
GameFirst II
Kaspersky Anti-Virus
DAEMON Tools Pro Standard
ROG CPU-Z
ASUS WebStorage
ASUS Utilities (AI SUITE II/TurboV EVO/ASUS Update)

Form Factor
ATX Form Factor 
12 inch x 9.6 inch ( 30.5 cm x 24.4 cm )


SupremeFX III audio
Exclusivo de placas-mãe ROG, o SupremeFX III é uma placa de Áudio integrada de oito canais HD com um capacitador de 1500uF para oferecer um som limpo e sem ondulações. Com uma capa EMI metÁlica e design especial no PCB, a tecnologia SupremeFX Shielding isola os sinais de Áudio anÁlogos de fontes digitais para alta fidelidade e clareza, com uma tomada folheada a ouro que assegura distorção mínima.


Extreme Engine Digi+ II
A mais recente versão deste design de fornecimento digital de energia exclusivo da ROG utiliza uma arquitetura de 8+2+2 fases, com componentes fortes para overclock mais estÁvel. VRMs digitais dedicados a CPU e memória significam que ambos podem ser ajustados com mais precisão, com a DRAM DDR3 facilmente atingindo velocidades acima de 2400 MHz.


DirectKey, Fast Boot e Thunderbolt
Novidades na placa são o botão DirectKey e o interruptor FastBoot, que foi especialmente desenhado para suporte à tecnologia 'Fast Boot' do Windows 8. Além disso, um TB_Header adiciona suporte à placa ThunderboltEX, que serÁ lançada pela ASUS.

Suporte a Multi-GPU SLI e Multi-GPU CrossFireX
A placa-mãe oferece ao usuÁrio a opção multi-GPU tanto para SLI ou CrossFireX. Através das portas de expansão PCI-Express 2.0, o usuÁrio pode escolher entre montar um sistema com quatro placas de vídeo da NVIDIA em SLI ou três placas da AMD em CrossFireX.


GameFirst II
Ativando o programa Game First II, é possível gerir e moldar o trÁfego da rede para eliminar a latência da rede interna, algo considerado crítico por jogadores. Os usuÁrios podem ouvir música on-line, fazer downloads ou uploads de ficheiros e conversar via chats na internet sem sacrificar os tempos de ping necessÁrios para dominar os seus oponentes.


Topologia de memória T-Topology
A ROG oferece um controle de DRAM avançado, que mantém distância igual entre a CPU e os canais de módulo de memória. A latência reduzida aumenta a margem de overclock de memória por 15% para maior estabilidade e frequências mais rÁpidas com todos os slots DIMM utilizados.

A empresa criou um vídeo para demonstrar as principais tecnologias da placa, confira abaixo:

YouTube video

As placas da ASUS da série ROG estão entre as mais bonitas e bem acabadas do mercado, independente da plataforma. Na Crosshair V Formula-Z, plataforma AMD, o destaque visual fica por conta de um “filete” de LED na cor vermelha que percorre boa parte da placa, destacando ainda mais as cores características dessa linha.

Quatro slots PCI-Express dão a ela suporte a multiplacas placas de vídeo. Ainda podemos destacar os botões de power, reset, overclock automÁtico, debug led e o DirectKey, que leva automaticamente para a BIOS no próximo boot da mÁquina. Outra característica interessante é uma conexão chamada TB_HEADER, possibilitando o suporte a conexão Thunderbolt através de uma placa vendida separadamente pela ASUS, alternativa para quem precisa dessa conexão e não pretende montar uma solução Intel.

Confiram abaixo, nas fotos em detalhes, o que acabamos de destacar: 

BIOS
Comprovadamente a ASUS estÁ entre as três melhores empresas quando o assunto é BIOS. A companhia é uma das pioneiras quando se trata de novas funcionalidades e funções avançadas, além de atualizações que mantém suas placas acima de grande parte da concorrência no que diz respeito, por exemplo, a compatibilidade.

A Crosshair V Formula-Z traz uma série de opções para usuÁrios avançados, sendo uma das melhores opções do mercado para quem deseja overclockar o sistema. Recomendamos a atualização da BIOS para melhor compatibilidade com memórias e novos processadores diante da versão original da placa.

Abaixo, uma série de screens da BIOS mostrando algumas características disponíveis dentro dela.


Abaixo algumas fotos do sistema com a mainboard analisada, algumas fotos mostrando como a placa fica com o ambiente escuro, e em seguida os sistemas utilizados nos comparativos.

MÁquinas utilizadas nos testes:
– AMD FX-8350 + ASUS Crosshair V Formula-Z
– AMD FX-8350 + MSI 990FXA-GD80

– Cooler: Cooler Master TPC 812
– Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 680
– Memórias: 8 GB G.Skill ARES @ 1600MHz (2x4GB)
– SSD: Corsair Force Series GT 240GB
– HD: WD Velociraptor 1TB VR333M
– Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 7 64 Bits com Updates
– AMD Catalyst 12.11 SB Drivers
– NVIDIA GeForce 310.33

Aplicativos/Games:
– CineBENCH 11.5
– x264 FHD Benchmark 1.0.1
– Adobe Photoshop CS5
– wPrime 2.09
– 3DMark 11
– Aliens vs Predator (DX11)
– Crysis 2 (DX11)
– Far Cry 2 (DX10)

Antes de começarmos com os testes, nas imagens abaixo, que são screens do CPU-Z, vemos alguns detalhes da mainboard, processador e demais características do sistema utilizado.



Antes de começar os testes, vamos destacar novamente o que sempre falamos em reviews de placas-mãe. Praticamente qualquer modelo utilizando o mesmo chipset terÁ a mesma performance em situação normal, sem que envolva overclock, desde que todos os sistemas utilizem os mesmos hardwares. O que vai mudar de uma placa-mãe para outra serÁ quando se trata de overclock e dos diferenciais que a marca adiciona a esses modelos, como acabamento, tecnologias extras etc. 

CineBENCH 11.5
Como a diferença não chega a 2%, podemos considerar empate técnico entre as duas placas, mesmo que a Crosshair fique um pouco abaixo.

x264 Full HD Benchmark
A distância entre as duas continua a mesma. Novo empate técnico.

Photoshop CS5
A Crosshair consegue ultrapassar a placa da MSI por menos de três segundos.

wPrime
A placa se mantém na frente, mas por poucos centésimos de segundo.

Nos testes em games, utilizamos uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 680 com os drivers GeForce 310.33.

3DMark 11
A placa da MSI volta a tomar a frente, mas por apenas 0,3%.

Aliens vs Predator
Novo empate técnico, jÁ que a vantagem da Crosshair não chega a 0,2%.

Crysis 2
Pela primeira vez observamos uma vantagem um pouco considerÁvel para uma das placas. A Crosshair consegue desempenho mais de 2% acima da 990FXA-GD80.

Para o overclock da placa usamos o método manual via BIOS, setando as opções a fim de chegar a um clock razoÁvel para o processador utilizado.

Como o FX-8350 tem clock padrão de 4.0GHz, aumentamos em 25% e deixamos ele trabalhando de forma estÁvel em 5.0GHz. Para isso tivemos que subir a voltagem do processador para 1.5v. Vale destacar que não é recomendado utilizar clocks muito altos para evitar que o processador ou mesmo outros componentes, como a própria placa-mãe, apresentem problemas, afinal, estão sendo estressadas.

Abaixo a tela principal do CPU-Z. Também tentamos overclockar o sistema pelo TurboV EVO, aplicativo da ASUS destinado a realizar o overclock no sistema de forma mais amigÁvel e fÁcil. Infelizmente o sistema não passou de 4.2GHz pelo perfil “extreme”, como não traria grandes benefícios prÁticos, nem chegamos a dar sequência nos testes.

Destacamos também que esse processador tem excelente potencial de overclock, mesmo placas mais antigas socket AM3+ devem conseguir bons resultados com o AMD FX-8350. 


O processador FX-8350 e a placa-mãe ASUS Crosshair-V Formula-Z bateram o recorde mundial de overclock e atingiram a marca de 8.670,22MHz. Abaixo, uma imagem que detalha o resultado. Para conferir mais informações da conquista, acesse esse link.


CineBENCH 11.5
Ganho de 24% na performance sobre o clock base, dando uma vantagem de 22% sobre a placa da MSI.

Photoshop CS5
A placa consegue diminuir seu tempo em 146 segundos, uma melhora de performance de quase 15%.

wPrime
Aumento de 17% em relação ao clock base, garantindo menos 45 segundos no seu tempo.

Agora vamos aos testes em games com o sistema overclockado. Vale destacar que não fizemos nenhuma alteração no clock da placa de vídeo, apenas no processador, para ter a noção exata do quanto seu clock influencia nesse tipo de aplicação.

3DMark11
Aumento de apenas 3% na performance sobre o clock base, suficiente para ultrapassar a placa da MSI também em seu clock base.


Aliens vs Predator
A placa não ganha nem meio fps, demonstrando sua pequena influência na performance de um game.

Crysis 2
Aqui ela consegue 1,4 fps a mais, confirmando sua baixa influência nesse tipo de processamento.

Apesar da demora para ser lançada, seu projeto visa tirar maior proveito dos processadores codinome Vishera, os últimos da linha AMD FX, como o modelo utilizado nos testes, um FX-8350. A Crosshair V Formula-Z pode ser considerada uma das melhores placas socket AM3+ do mercado, trazendo o que existe de melhor para essa plataforma.

Em relação ao desempenho, ela se equiparou com outra placa top de linha com o mesmo chipset, o 990FX, como jÁ era esperado. Ambas se alternaram na liderança, nunca se distanciando demais entre si. Com o overclock, a Crosshair consegue um bom aumento, chegando a melhorar sua performance em até 24% em um dos testes. No entanto, fica claro que o aumento de clock da placa-mãe não influencia tanto no processamento de games, como jÁ é conhecido por todos que acompanham o Adrenaline.

Infelizmente, mesmo sendo uma das melhores placas para essa plataforma, atualmente estÁ difícil investir em placa-mãe AMD quando se trata de um produto tão diferenciado como esse modelo, visto que mesmo sendo uma das melhores, não possui suporte a PCI-Express 3.0 e outras tecnologias encontradas mais facilmente em plataforma Intel, como WiFi e Bluetooth. Entre os motivos, é que os produtos ficariam ainda mais caros e, consequentemente, perderiam o maior atrativo por parte de produdos AMD: O custo/benefício.

A placa estÁ custando cerca de $230 dólares em cenÁrio internacional (newegg.com). Preço elevado para uma placa-mãe AMD. Para nível de comparação, fizemos uma busca por preço no mesmo dia. Com o processador AMD FX-8350 custando U$219 e a Crosshair V Formula-Z = U$230, temos o mesmo valor de um processador Intel Core i5 3570K e uma placa-mãe ASUS P8Z77-V PRO/THUNDERBOLT, que possui ainda conexão Thunderbolt e WiFi e Bluetooth. A placa MSI 990FXA-GD80 usada para os comparativos estÁ custando U$ 159 dólares também na Newegg.

O lado positivo se é que podemos falar assim em relação ao preço, é que tanto o processador FX-8350 como a mainboard analisada são lançamentos, e tendem a ter o preço reduzido até o final do ano ou inicio de 2013.

{galeria::ASUS_Crosshair_V_Formula-Z,ASUS Crosshair V Formula Z}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções