ANÁLISE: EDIMAX BR-6428n

ANÁLISE: EDIMAX BR-6428n

O EDIMAX BR-6428n é um roteador de banda larga sem fio, o primeiro da nova geração Edimax de roteadores "QI", que trazem como principal diferencial a tecnologia iQoS, capaz de definir de forma simples e intuitiva quais são as atividades que ganharão a prioridade na rede, garantindo a preferência de certas ações quando a largura de banda não é o suficiente para todas as aplicações que utilizam a conexão com internet.

O roteador é uma opção interessante para quem deseja montar uma rede simples, sem um grande número de dispositivos ou uma grande Área de cobertura, e deseja este diferencial do iQoS. Outra vantagem deste modelo, no comparativo com outros roteadores de entrada, é que opera com duas antenas, o que costuma refletir em uma melhor qualidade de sinal comparado aos modelos de apenas uma, mais comuns neste segmento.

Visando o mercado bÁsico, tem como característica importante o preço. Apesar de relativamente barato, hÁ modelos mais em conta neste segmento, e outro ponto importante é que consumidores que desejam um gerenciamento de rede mais complexo, ou mais recursos, devem buscar modelos mais completos. Este modelo tem ausências importantes como, por exemplo.

{break::Especificações técnicas e fotos}O Edimax é um roteador voltado ao público doméstico ou pequena empresa, com poucos dispositivos conectados na rede. Tem entre seus destaques a tecnologia iQos, além de alguns recursos como um botão dedicado para desativar a rede wireless e duas antenas.

 

Especificações técnicas 

- Continua após a publicidade -


Funções
Suporta AP, AP Client, Bridge, Bridge+ WDS,  e repetidores universais
Port Triggering para aplicações específicas
DDNS e SIP
Virtual Server e DMZ hosting
Filtragem de MAC/IP filter e bloqueio de URLs
Static routing
UPnP architecture
VPN Pass-Through (IPSec/PPTP)


Hardware

Uma porta RJ-45 WAN
Four RJ-45 Fast Ethernet LAN ports
LED: Energia, Wireless, WAN, LNK/ACT para LAN
Duas antenas 3dBi
Botões WPS e Reset
Switch para ligar e desligar o wireless

Adminsitração
Interface de administração em 12 línguas
Suporte a administração remota
Status do sistema e login de segurança (interface web)
Firmware atualizÁvel

WAN
Suporte a conexão WISP
Suporte a cabo RJ-45  e xDSL modem
Protocolos WAN: PPPoE/Static IP/PPTP/Dynamic IP/ L2TP

Segurança
NAT/NAPT IP Sharing
64/128-bit WEP Encryption and WPA-PSK, WPA2-PSK security
DHCP Server/Client
QoS for critical operations
SPI Anti-DoS Firewall

Dimensões
134 x  110 x 26 mm

Energia
DC 5V, 1A

- Continua após a publicidade -

{break::Instalação e administração}A instalação e configuração do roteador da Edimax é bastante simples, podendo ser feita de forma automatizada, com auxílio do CD incluso no kit. As instruções estão em português, com imagens e textos claros para ajudar no processo de configuração do roteador.

Sem complicar muito, o tutorial bÁsico auxilia ligar o roteador à internet e configurar a rede wireless. Para quem deseja fazer configurações mais avançadas, e entende um pouco mais de gerenciamento de redes, é preciso acessar a interface de configuração via browser. 

Diferente do guia rÁpido do CD, não hÁ opção em português para configurar o EDIMAX. Isto não chega a ser um transtorno pois o layout aqui é bem simples, com explicações na lateral direita de cada opção disponível. O destaque é o iQoS, que através de uma interface bem visual possibilita definir quais tipos de aplicações receberão a prioridade na rede. Isto torna possível definir, em momentos em que a rede estÁ sobrecarregada, quais são as ações que ganharão prioridade, garantindo que games online não sejam comprometidos, ou vídeos por streaming, como o YouTube e NetFlix, rodem de forma fluída, mesmo em momentos que a "banda larga fica estreita".

Alguém que quiser além do iQoS, porém, não encontrarÁ muitas opções. A interface e configuração do roteador se limita ao bÁsico, servindo bem ao propósito de formar uma rede simples doméstica ou de um estabelecimento pequeno, mas não indo além disto.

- Continua após a publicidade -

{break::Intensidade de sinal}No primeiro teste prÁtico com o roteador, onde verificamos a intensidade de sinal em diversas situações, o Edimax não se destacou, ficando abaixo dos demais modelos testados, diferença que aumentou a medida em que afastamos mais o dispositivo conectado a ele. A desvantagem chega a quase 25% quando testado com o dispositivo a 10 metros de distância, no comparativo com um aparelho também operando e 2.4GHz, e quase 50% quando comparado a um roteador em 5GHz.

 

{break::Qualidade de sinal}No segundo testes vemos que apesar da desvantagem na intensidade, o roteador da DIMAX entregou a mesma qualidade de sinal que seus concorrentes operando em 2.4GHz. Em distâncias maiores, o roteador da Cisco operando em 5GHz leva vantagem, possivelmente reflexo da grande quantidade de dispositivos conectados na frequência de 2.4GHz, o que gera interferência e reduz a qualidade do sinal.

 

{break::Transferência de arquivos}Realizando uma transferência de arquivos vemos que o modelo da EDIMAX tem um desempenho intermediÁrio, ficando 20% abaixo do resultado da Cisco e sendo 14% superior ao modelo da Intelbras.

{break::Conclusão}O roteador EDIMAX BR-6428n se mostrou, em nossos testes, eficiente para situações de redes menores, como residências ou demais situações onde o número de dispositivos conectados, e a distância deles para o roteador, não seja muito grande. É um produto de entrada interessante para quem não faz questão de gerenciamentos avançados em sua rede local, e quer apenas compartilhar uma conexão com internet entre seus aparelhos.

O design não traz grandes diferenciais, se limitando a elementos como um botão para desativar a rede wireless, o que pode não ser interessante para uma boa parte dos consumidores, assim como um painel frontal um tanto escuro e difícil de ser lido. Além dos textos serem escritos em uma fonte escura, em um fundo também escuro, os LEDs indicativos  só são visíveis em um ângulo praticamente reto em relação ao aparelho. Como vantagem, essas luzes são mais discretas e vão incomodar pouco quem precisa colocÁ-lo em um local como o quarto.

O iQoS é um recurso interessante para quem quer dar preferência a algumas aplicações, para conseguir assistir conteúdos por streaming sem precisar esperar muito tempo para que o conteúdo seja carregado, ou acabar com os lags em partidas online. Porém, para quem deseja muito mais que isto, como configurações avançadas de rede ou recursos como conectar um HD e disponibilizar na rede local, melhor buscar outra opção.

Por fim, o principal diferencial do EDIMAX é o seu preço: o modelo analisado se encontra entre as opções mais em conta de roteadores. Não chega a bater modelos como o Intelbras WRN 240, com seus 89 reais de custo, mas traz como vantagem operar com duas antenas, o que pode melhorar a qualidade do sinal em locais com muitos obstÁculos ou interferências. Como notamos nos testes, mesmo entregando menos intensidade de sinal, o aparelho da EDIMAX conseguiu a mesma qualidade de sinal que o modelo da Intelbras, sendo que, possivelmente, a desvantagem foi compensada graças as duas antenas.

PRÓS
Opera com duas antenas
iQoS
Configuração simples
CONTRAS
Poucos recursos e configurações adicionais
HÁ aparelhos neste segmento mais em conta
Intensidade de sinal abaixo de concorrentes (mas ao menos não comprometeu a qualidade do sinal)
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.