ANÁLISE: Tt eSports Isurus

ANÁLISE: Tt eSports Isurus

A Tt eSports é uma linha de produtos da Thermaltake especializada no público gamer. Fabricam teclados, mouses especiais e até acessórios como luvas aderentes e mousepads. O Isurus, produto analisado aqui, é um fone de ouvido intra auricular que promete ser ideal para jogos, mas também serve para ser conectado ao celular para ouvir música e atender ligações com o microfone. 

Nos Estados Unidos, o produto estÁ custando US$ 29. Em lojas virtuais brasileiras, encontramos o Isurus por aproximadamente R$ 120, o que equivale ao dobro do preço americano na cotação atual. No entanto, é ainda um preço menor do que outros fones de ouvido intra auriculares de alta categoria. JÁ adianto aqui que, em questão de qualidade na reprodução de músicas, o Isurus é indiscutível. Ótimos graves, agudos e médios, atende a exigência de qualquer consumidor que queira no mínimo um ótimo fone para escutar música no computador. Mas quanto à validade como um fone para usar em jogos ou como acessório do celular, vamos analisar com calma na próxima pÁgina.

Especificações

  •  Fone de ouvido
    Diâmetro do driver: 13,5mm
    Frequência de resposta: 20Hz - 20KHz
    Impedância: 16 Ohms
    Sensitividade: 106dB +/- 3dB, a 1KHz
  • Microfone 
    Frequência de resposta: 100Hz~10KHz
    Sensitividade: -42 +/- 3dB (0dB=IV/ubar)
    Captação Omnidirecional

{break::Review}Comparado a outros produtos espalhafatosos voltados para o público gamer, o Isurus é bem discreto. Nada de cores vibrantes, o fio é preto e os fones vêm nas cores preto, vermelho e branco. Assim como outros fones desse tipo, o fio do lado direito é maior para que seja passado por trÁs do pescoço. Esse tamanho também faz com que o microfone fique bem perto do rosto. Uma ótima facilidade que a fabricante oferece é o cabo que divide a conexão do fone em duas: uma com dois pinos, que deve ser conectada na entrada do microfone do PC, e outra com três pinos, que transmite o som dos fones. A função desse cabo é adaptar a conexão do celular para o computador. E funciona bem.

Fones de ouvido como o Isurus são acessórios interessantes porque podem ser carregados em qualquer bolso, mas isso também quer dizer que os riscos de enroscar o fio em algum lugar são grandes. Se o encapamento é frÁgil, o tempo que ele dura na mão do consumidor é pequeno. E tendo isso em vista, a Tt eSports poderia ter reforçado a borracha para aumentar a durabilidade, o fio do fone é muito fino. Mas hÁ uma compensação, no entanto, que é a "carteira" de couro sintético que vem na caixa e serve para guardar o fone. Isso pode ajudar a transportar o acessório sem grandes traumas. Não é todo consumidor que vai usÁ-la, mas a alternativa foi fornecida.

- Continua após a publicidade -

Também esbarramos em um problema de compatibilidade com outros produtos. O Isurus conseguiu se conectar a quase todos os aparelhos encontrados na redação: iPod, celulares Motorola, Samsung e Apple. Mas quando foi ligado em um Sony Ericsson Xperia, uma mensagem de "acessório incompatível" apareceu na tela. Isso quer dizer que certos modelos de telefone podem rejeitar o Isurus, e infelizmente a fabricante não nos diz em quais situações isso pode acontecer. Esse também pode ser um problema do próprio celular e não do fone. 

Sobre o microfone, o fato de ser omnidirecional quer dizer que capta sons que tem origem em qualquer direção. Você não vai precisar apontÁ-lo para a boca para conversar com alguém no telefone, pois a captação é boa o bastante. O botão que você vê na lateral esquerda da foto abaixo é uma das maiores facilidades para quem usÁ-lo com o celular. Se o telefone toca, você nem precisa tirar o aparelho do bolso. É só apertar o botão do microfone para começar a falar, e pressionar novamente para encerrar a ligação


Novamente, voltamos à questão da qualidade sonora. Eu diria que é mais do que satisfatória. Não é fÁcil achar graves tão bons em fones desse tamanho. O formato do intra auricular faz com que ele funcione também como isolante sonoro, portanto você não só terÁ ótimos graves mas também vai ouvir muito menos ruído de fora - comparado aos fones convencionais. A quantidade de som que vaza para o ambiente também é muito pequena, ou seja, mesmo a volumes insanos, a pessoa ao seu lado mal se incomoda.

Depois de bastante tempo de uso, o fone pode começar a incomodar o ouvido. Mas uma solução para isso são as borrachas de tamanhos diferentes que vem junto com a embalagem. Instalada no fone estÁ uma borracha de tamanho médio, sendo que hÁ ainda um par de borrachas pequeno e outro grande.

Não podemos nos esquecer que este é um fone de ouvido feito para funcionar com jogos. Espera-se que ele consiga direcionar o som para indicar de onde vêm as vozes e tiros durante um jogo em primeira pessoa. Nesse quesito o Isurus tem uma desempenho razoavelmente bom, mas não se compara à capacidade de um headset. Ele com certeza terÁ um desempenho em jogos muitos melhor do que outros fones de ouvido pequenos e, pelo seu preço, é uma boa alternativa. E nada mais.

- Continua após a publicidade -

PRÓS
Cabo de conexão PC/Celular
Nitidez dos graves acima da média
Reduz a interferência de ruídos do ambiente
CONTRAS
Encapeamento frÁgil
Não se conectou a um celular Sony Ericsson
Fones intra auriculares não entregam uma boa noção da direção do som
Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.