Índice do Artigo

A Tt eSports é uma linha de produtos da Thermaltake especializada no público gamer. Fabricam teclados, mouses especiais e até acessórios como luvas aderentes e mousepads. O Isurus, produto analisado aqui, é um fone de ouvido intra auricular que promete ser ideal para jogos, mas também serve para ser conectado ao celular para ouvir música e atender ligações com o microfone. 

Nos Estados Unidos, o produto estÁ custando US$ 29. Em lojas virtuais brasileiras, encontramos o Isurus por aproximadamente R$ 120, o que equivale ao dobro do preço americano na cotação atual. No entanto, é ainda um preço menor do que outros fones de ouvido intra auriculares de alta categoria. JÁ adianto aqui que, em questão de qualidade na reprodução de músicas, o Isurus é indiscutível. Ótimos graves, agudos e médios, atende a exigência de qualquer consumidor que queira no mínimo um ótimo fone para escutar música no computador. Mas quanto à validade como um fone para usar em jogos ou como acessório do celular, vamos analisar com calma na próxima pÁgina.

Especificações

  •  Fone de ouvido
    Diâmetro do driver: 13,5mm
    Frequência de resposta: 20Hz – 20KHz
    Impedância: 16 Ohms
    Sensitividade: 106dB +/- 3dB, a 1KHz
  • Microfone 
    Frequência de resposta: 100Hz~10KHz
    Sensitividade: -42 +/- 3dB (0dB=IV/ubar)
    Captação Omnidirecional

Comparado a outros produtos espalhafatosos voltados para o público gamer, o Isurus é bem discreto. Nada de cores vibrantes, o fio é preto e os fones vêm nas cores preto, vermelho e branco. Assim como outros fones desse tipo, o fio do lado direito é maior para que seja passado por trÁs do pescoço. Esse tamanho também faz com que o microfone fique bem perto do rosto. Uma ótima facilidade que a fabricante oferece é o cabo que divide a conexão do fone em duas: uma com dois pinos, que deve ser conectada na entrada do microfone do PC, e outra com três pinos, que transmite o som dos fones. A função desse cabo é adaptar a conexão do celular para o computador. E funciona bem.

Fones de ouvido como o Isurus são acessórios interessantes porque podem ser carregados em qualquer bolso, mas isso também quer dizer que os riscos de enroscar o fio em algum lugar são grandes. Se o encapamento é frÁgil, o tempo que ele dura na mão do consumidor é pequeno. E tendo isso em vista, a Tt eSports poderia ter reforçado a borracha para aumentar a durabilidade, o fio do fone é muito fino. Mas hÁ uma compensação, no entanto, que é a “carteira” de couro sintético que vem na caixa e serve para guardar o fone. Isso pode ajudar a transportar o acessório sem grandes traumas. Não é todo consumidor que vai usÁ-la, mas a alternativa foi fornecida.

Também esbarramos em um problema de compatibilidade com outros produtos. O Isurus conseguiu se conectar a quase todos os aparelhos encontrados na redação: iPod, celulares Motorola, Samsung e Apple. Mas quando foi ligado em um Sony Ericsson Xperia, uma mensagem de “acessório incompatível” apareceu na tela. Isso quer dizer que certos modelos de telefone podem rejeitar o Isurus, e infelizmente a fabricante não nos diz em quais situações isso pode acontecer. Esse também pode ser um problema do próprio celular e não do fone. 

Sobre o microfone, o fato de ser omnidirecional quer dizer que capta sons que tem origem em qualquer direção. Você não vai precisar apontÁ-lo para a boca para conversar com alguém no telefone, pois a captação é boa o bastante. O botão que você vê na lateral esquerda da foto abaixo é uma das maiores facilidades para quem usÁ-lo com o celular. Se o telefone toca, você nem precisa tirar o aparelho do bolso. É só apertar o botão do microfone para começar a falar, e pressionar novamente para encerrar a ligação


Novamente, voltamos à questão da qualidade sonora. Eu diria que é mais do que satisfatória. Não é fÁcil achar graves tão bons em fones desse tamanho. O formato do intra auricular faz com que ele funcione também como isolante sonoro, portanto você não só terÁ ótimos graves mas também vai ouvir muito menos ruído de fora – comparado aos fones convencionais. A quantidade de som que vaza para o ambiente também é muito pequena, ou seja, mesmo a volumes insanos, a pessoa ao seu lado mal se incomoda.

Depois de bastante tempo de uso, o fone pode começar a incomodar o ouvido. Mas uma solução para isso são as borrachas de tamanhos diferentes que vem junto com a embalagem. Instalada no fone estÁ uma borracha de tamanho médio, sendo que hÁ ainda um par de borrachas pequeno e outro grande.

Não podemos nos esquecer que este é um fone de ouvido feito para funcionar com jogos. Espera-se que ele consiga direcionar o som para indicar de onde vêm as vozes e tiros durante um jogo em primeira pessoa. Nesse quesito o Isurus tem uma desempenho razoavelmente bom, mas não se compara à capacidade de um headset. Ele com certeza terÁ um desempenho em jogos muitos melhor do que outros fones de ouvido pequenos e, pelo seu preço, é uma boa alternativa. E nada mais.

Prós

Cabo de conexão PC/Celular

Nitidez dos graves acima da média

Reduz a interferência de ruídos do ambiente

Contras

Encapeamento frÁgil

Não se conectou a um celular Sony Ericsson

Fones intra auriculares não entregam uma boa noção da direção do som

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções