ANÁLISE: ASUS SBW-06D2X-U

ANÁLISE: ASUS SBW-06D2X-U

A ASUS lançou recentemente no mercado nacional quatro modelos de gravadores de disco, sendo três deles externos (SBW-06D2X-U, SBC-06D2X-U e SDRW-08D2S-U) e um interno (DRW-24B5ST). Os dois primeiros modelos são compatíveis com o novo formato de mídias Blu-ray BDXL. Este novo padrão expande a capacidade mÁxima do disco Blu-ray, de 50GB, fornecendo aos usuÁrios a possibilidade de gravar até 100GB em um disco BD-R(TL), ou até 128GB em um único disco BD-R(DLQL). Este último oferece o equivalente a 27 DVDs comuns (de 4,7GB cada), com capacidade de armazenamento em massa para qualquer tipo de informação. Além disso, um único disco Blu-ray de 128GB ainda é capaz de armazenar até 1000 minutos de vídeo em HD.


Nós recebemos para anÁlise aqui na redação o modelo SBW-06D2X-U que, equipado com o ASUS Turbo Engine, promete melhorar em até seis vezes o desempenho na gravação de uma mídia Blu-ray. Dessa forma, seria necessÁrio apenas 23 minutos para que 25GB de dados fossem gravados. Para ver se o gravador cumpre o que promete, confira a nossa review completa.

 

{break::Conteúdo da embalagem e especificações}Acompanham o drive óptico na embalagem um suporte para colocÁ-lo em pé caso o usuÁrio deseje, um cabo USB Y, um CD com os softwares e um guia de instalação rÁpida.


- Continua após a publicidade -

Especificações

Cor

Preto

Velocidades de Leitura

BD-R : 6X
BD-RE : 6X
BD-ROM : 6X
BD-R(DL) : 6X
BD-RE(DL) : 6X
BD-ROM(DL) : 6X
BD-R(TL/QL) : 4X
BD-RE(TL) : 2X
DVD+R : 8X
DVD-R : 8X
DVD+RW : 8X
DVD-RW : 8X
DVD-ROM : 8X
DVD+R(DL) : 6X
DVD-R(DL) : 6X
DVD-ROM(DL) : 6X
DVD-RAM : 5X
CD-R : 24X
CD-RW : 24X
CD-ROM : 24X
BDMV Playback : 2X
DVD Video Playback : 4X
VCD Playback : 10X
Audio CD Playback : 10X

Velocidade de Gravação

BD-R : 6X
BD-R(DL) : 6X
BD-R(TL/QL) : 4X
BD-RE : 2X
BD-RE(DL) : 2X
BD-RE(TL) : 2X
DVD+R : 8X
DVD-R : 8X
DVD+RW : 8X
DVD-RW : 6X
DVD+R(DL) : 6X
DVD-R (DL) : 6X
DVD-RAM : 5X
CD-R : 24X
CD-RW : 16X

Modo de gravação

BD-RE : Random Write
BD-R : Sequential Write
DVD+R & DVD+R (DL) : Sequential Write
DVD-R & DVD-R(DL) : DAO/Incremental Recording
DVD+RW : Random Write
DVD-RW : DAO/Restricted Overwrite/Incremental Recording
DVD-RAM : Random Write
CD-R/RW : DAO/TAO/SAO/Packet Write

Tempo de acesso

- Continua após a publicidade -

BD(SL/DL) : 300 ms
BD(TL/QL) : 450 ms
DVD : 190 ms
CD : 190 ms

Interface

USB 2.0

Buffer

2 MB

Sistemas operacionais suportados

Windows 7
Windows Vista
Windows XP
Windows Server 2003
Windows Server 2008
Mac OS X 10.6 ou superior

Requisitos de sistema

CPU: Intel Pentium D 945(3.4GHz) ou superior
RAM: É recomendado 1GB ou mais
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 7600 GT ou série ATI X1600 ou superior

Softwares

- Continua após a publicidade -

Cyberlink Power2Go 7
Cyberlink PowerDVD 10 with Magic Cinema (optional)
Cyberlink PowerBackup 2.5 (optional)
Cyberlink InstantBurn 5 (optional)
TurboEngine

Formatos compatíveis

Audio CD, Video CD, CD-I, CD-Extra, Photo CD, CD-Text, CD-ROM/XA, Multi-session CD, DVD Video, BD video

Diâmetro do disco

12cm/8cm

Dimensões

157 x 140 x 18.5 mm (profundidade x largura x altura)

Peso

290 g
335 g (Com Stand)

Carregador

USB Power +5V ± 5%

Temperatura Operação

5 ℃ até 40 ℃

Armazenamento

-30 ℃ to 60 ℃

Umidade Operação

15 % ~ 80 % (Non-condensing)

Armazenamento

10 % ~ 90 % (Non-condensing)

{break::Design}O gravador externo SBW-06D2X-U ganhou em 2011 o prêmio iF Design pela inovação, versatilidade e estética pois foi inspirado nas formas arquitetônicas em miniatura, usando elegantes linhas quadradas e um suporte de metal único, que permite o posicionamento do dispositivo tanto na horizontal quanto na vertical e busca oferecer maior comodidade e economia de espaço.

O aparelho é todo preto, brilhante, e com alguns detalhes em prata no logo da ASUS, no botão para ejetar o CD/DVD e no encaixe com o suporte. Na parte de trÁs, a oposta à entrada da mídia, estÁ localizada a conexão para o cabo USB.

{break::Funcionalidade}A grande vantagem do leitor/gravador externo é poder transportÁ-lo para todo lugar e adicionÁ-lo a qualquer computador ou laptop para gravar ou assistir conteúdos, inclusive em blu-ray. Em todos os aspectos ele cumpre o que promete. A leitura é eficiente, oferecendo a qualidade esperada na imagem de um blu-ray, e a gravação só não é tão poderosa porque o cabo de conexão entre o computador e o drive é um USB 2.0.



O desempenho em números do gravador, com as velocidades de gravação e de leitura, você confere na próxima pÁgina.

{break::Testes}Realizamos os testes de velocidade para criação de disco de dados e a taxa de transferência (ou de leitura) no ASUS SBW-06D2X-U com DVD e CD gravÁveis. Não possuímos outro drive óptico blu-ray para comparar, portanto, realizamos os mesmos testes em um leitor de DVD LG 52X genérico e em um drive óptico comum da Samsung, modelo SE-208 (apenas um teste foi realizado neste último). Os resultados do gravador da LG foram melhores que os do drive da ASUS e da Samsung, porém, é importante lembrar que ele utiliza conexão SATA II, que é muito mais rÁpida que a USB 2.0 dos gravadores portÁteis.

Quando foi utilizado um CD para testar a velocidade de criação do disco, a leitora da LG foi 175,88% mais rÁpida que o drive da ASUS, jÁ no DVD, a porcentagem diminui para 87,52%. Com um DVD, podemos comparar os dois drives portÁteis. Ambos atingiram velocidade inferior que o gravador da LG, porém, na disputa entre os dois, o leitor da Samsung obteve melhor resultado, sendo 3,71% superior.


Ao testar a velocidade de transferência dos dados, novamente a leitora da LG ficou à frente, pelo motivo da conexão SATA II. No CD, foi 386,03% superior. No DVD, 69,31%.

Como não poderia faltar, fizemos os testes com duas mídias Blu-ray, uma gravÁvel e outra regravÁvel. Como a leitora da LG e o drive da Samsung não são compatíveis com essas mídias, não conseguimos comparar velocidades. Dessa forma, mostramos os resultados individuais de cada disco no teste.

Criando Disco de Dados

Blu-Ray GravÁvel

A velocidade esperada era de 6X. O mÁximo alcançado foi 2,25X.



Blu-Ray RegravÁvel

Da velocidade 2X esperada, alcançou 0,94X.


Taxa de Transferência

Blu-Ray GravÁvel

Atingiu a velocidade 6X esperada.


Blu-Ray RegravÁvel

Assim como o BD-R, também atingiu a velocidade esperada. 6X.


Todos os testes foram realizados através de um cabo USB Y. Vale ressaltar que utilizamos também os dois drives ópticos portÁteis com um cabo USB normal e não houve qualquer limitação. Lembrando que as mÁquinas utilizadas são recentes e as portas USB mais novas, mesmo que 2.0, oferecem energia superior a portas mais antigas.

{break::Conclusão}A portabilidade e o fornecimento de vídeo em alta qualidade são as principais funções de um drive óptico. A primeira é sempre um fator positivo para qualquer produto e o ASUS SBW-06DX-U não perde ponto nesse quesito. Com a ascensão de computadores ultrafinos que vêm, em sua maioria, sem entrada para CDs/DVDs (muito menos Blu-Rays), um drive portÁtil tem muita utilidade para quem gosta de assistir a filmes de alta resolução nas telas de um laptop. E a leitura não decepciona. Toda a qualidade de um filme Blu-Ray pode ser vista através do leitor, que roda o vídeo sem travar. Nos testes, notamos que as velocidades de gravação em mídias CD-R, BD-R e BD-RE e a velocidade de leitura do CD-R não condizem com o especificado pela empresa. Sobre o preço, a portabilidade do gravador o encarece bastante. No Brasil é incomum este tipo de produto. Em sites de vendas internacionais hÁ outros drives com as mesmas características e que custam menos.


PRÓS
Design moderno e bonito. É possível colocar o drive em pé para economizar espaço.
Leitura eficaz de todas as mídias
É portÁtil. Mas é um portÁtil confortÁvel para levar para qualquer lugar e não um trambolho
CONTRAS
Velocidades de gravação de três, das quatro mídias testadas, não atingem a metade do esperado
Perdeu em teste para outro drive óptico não blu-ray
Preço elevado
Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.