Índice do Artigo

A Wacom é conhecida como a empresa que projeta os melhores tablets para atender à demanda de profissionais criativos, entusiastas de arte, design e fotografia. Nós recebemos para anÁlise aqui na redação a mesa digitalizadora Intuos5 Touch da empresa que possui também o recurso multitoque e permite utilizÁ-la como um grande touchpad. A Intuos5 Touch conta com 2048 níveis de pressão e sensibilidade e sensor de ponta de caneta que permite capturar até mesmo as nuances de pressão mais sutis. O modelo estÁ disponível em três tamanhos: Pequeno, médio e grande. O que temos em mãos é o Medium PTH-650L (médio).

É a primeira vez que faremos uma review de um produto do gênero aqui no Adrenaline. Nas próximas pÁginas você pode conferir as nossas impressões sobre o tablet.

Prós

Caneta com traço preciso

Bom “arsenal” de pontas

Design discreto e funcional

Cabo USB comprido

Suporta kit Wi-Fi

Contras

Entra multitoque ineficaz

Não vem com o kit Wi-Fi

Preço elevado

 

Antes de analisarmos a mesa digitalizadora, queremos explicar, para quem não conhece, o que ela faz. Se você é entendedor do assunto, pule para a próxima pÁgina. Agora, se você não entende muito bem, nós explicamos abaixo. 

Uma mesa digitalizadora, também chamada de tablet grÁfico, é um dispositivo periférico de computador que permite a alguém desenhar imagens diretamente no computador, geralmente através de um software de tratamento de imagem. Tablets grÁficos consistem em uma superfície plana sobre a qual o utilizador pode “desenhar” uma imagem usando um dispositivo semelhante a uma caneta. A imagem geralmente não aparece no tablet propriamente dito, mas é exibida na tela do computador.

Mesas digitalizadoras, por causa de sua interface baseada em caneta e, em alguns casos, habilidade para detectar pressão, inclinação e outros atributos, são amplamente considerados por fornecer um método bastante natural de criar grÁficos de computador, especialmente os bidimensionais. Com efeito, muitos pacotes grÁficos (por exemplo, Inkscape, Photoshop e GIMP) são capazes de fazer uso da informação de pressão (e, em alguns casos, da inclinação da caneta) gerada por um tablete e modificar atributos tais como tamanho do pincel, opacidade e cor baseados nos dados recebidos do tablet.

No Oriente, tablets grÁficos são largamente usados em conjunção com programas de edição de entrada para escrever em caracteres chineses, japoneses e coreanos. Os dispositivos do gênero também são muito populares para desenhos técnicos em CAD, visto que se pode colocar uma folha de papel sobre os mesmos sem interferir no seu funcionamento. Muitos dos mais bem sucedidos artistas que desenham para a Internet usam tablets para colorir diretamente no computador.

As mesas digitalizadoras estão ganhando popularidade como substitutos do mouse no papel de dispositivo apontador. Os defensores do seu uso citam o alívio da LER e uma grande intuitividade como seus principais atrativos.

Os itens incluídos no pacote da Intuos5 médio são:

  • Tablet Intuos5 Pen and Touch médio
  • Grip Pen da Intuos5
  • Suporte da caneta (pontas da caneta armazenadas na embalagem)
  • Dez pontas de reposição (cinco pontas padrão, uma ponta flexível, uma ponta para desenho e três pontas de feltro rígidas)
  • Ferramenta de remoção da ponta da caneta
  • Cabo USB de (8.2 ft) 2,0m
  • Guia de introdução rÁpida
  • CD de instalação (inclui software de driver do tablet e manual eletrônico do usuÁrio)
  • Chave de download do pacote de software (esta chave permite que os consumidores originais das mesas digitalizadoras Intuos5 façam o download dos aplicativos incluídos na compra.) 

Especificações


O design da Intuos5 Touch é bem discreto – todo na cor preta fosca -, funcional e reversível (ambidestro). Apresenta laterais inclinadas, acabamento delicado e suporte para a mão.

Em uma lateral, hÁ o ExpressKey com botões de ativar/desativar a entrada de toque, configurações, modo de precisão, alternar monitor, shift, ctrl, alt, deslocar/rolar e no centro, um botão semelhante ao click whell do iPod, o Touch Ring. O botão é sensível aos dedos e oferece controle intuitivo de rolagem, aplicação de zoom, tamanho do pincel, rotação da tela e mais. Para saber a função de cada botão, basta deixar o dedo sobre eles. Através das configurações, é possível personalizar o que cada um dos botões pode representar em um aplicativo.

Embaixo do produto, quatro pés de borracha dão aderência à mesa digitalizadora. Nos locais onde estão os pés do lado direito do tablet, hÁ duas partições que possibilitam a conexão sem fio da Intuos 5 ao computador. Em uma, é adicionada a bateria, e em outra, o restante do Kit Wi-Fi. O kit é vendido separadamente, mas ainda não estÁ disponível no Brasil, o que obriga o usuÁrio a depender do cabo USB, que é conectado entre os dois pés da lateral direita do dispositivo.

A Intuos5 mostrou-se eficiente naquilo que compete a ela. Muitos consideram a Wacom a melhor marca de produtos do gênero. Não temos outros modelos para comparar, mas, o tablet da empresa mostrou-se uma boa ferramenta de trabalho. Os 2048 níveis de sensibilidade de pressão da caneta oferecem precisão ao traço e facilitam o desenho e o tratamento de imagens. Através de recursos de inclinação da caneta também é possível adicionar efeitos na imagem ou no desenho.

A caneta, além da própria ponta, ainda conta com mais dez que estão armazenadas dentro do seu suporte. São cinco pontas padrão, uma flexível, uma para desenho e três de feltro rígidas. A escolha da ponta não interfere  no traço do desenho, porém, muda o deslizar, digamos assim, da caneta na mesa. A ponta para desenho, por exemplo, é a melhor para ser usada quando estÁ se fazendo um… adivinhe… desenho. Sim, parece uma constatação lógica, porém, o desenho abaixo, único realizado com afinco por mim nesta anÁlise, foi feito com uma ponta padrão. Se eu tivesse escolhido a ponta de desenho, de repente o resultado não seria diferente, mas, a suavidade para desenhar seria melhor. Ela é que melhor representa o estilo “lÁpis no papel”. As outras não deslizam tão bem no tablet.

É possível também utilizar a mesa como um grande touchpad. Claro que você não vai comprar uma só para usar dessa forma. Digo que é apenas uma possibilidade. Através da funcionalidade multitoque também é possível rotacionar e navegar na sua arte. Os movimentos não são infalíveis, muito pelo contrÁrio. Às vezes funcionam, às vezes não. Do nada, um gesto que era para responder a uma determinada ação, faz outra. Esses gestos podem ainda ser personalizados para que sirvam como atalhos e modificadores específicos a um aplicativo.

Abaixo, você confere um vídeo de apresentação da mesa.

YouTube video

A Intuos 5 Touch da Wacom é uma mesa digitalizadora de alto nível. Ela cumpre quaaaase tudo o que promete. A única falha do tablet é a função multitoque, que não responde tão bem aos toques quanto deveria. JÁ a caneta e a precisão do traço realizado com ela são excelentes. Não hÁ nenhum lag entre desenhar na mesa e aparecer o desenho no software, o que torna o ato do desenho mais próximo do real. A caneta da Intuos 5 vem ainda com outras 10 pontas, o que deixa o usuÁrio com um bom e variado “arsenal”.

É possível ainda utilizar o tablet sem a utilização do cabo, através do sinal Wi-Fi, porém, a Wacom não disponibiliza o kit sem fio com o produto. E ainda não possui – pelo menos é o que a empresa diz no próprio site do produto – o kit para ser vendido aqui no Brasil. Quanto ao preço, ele espanta: R$1.799,00.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções