Índice do Artigo

Se você se preocupa com a segurança de seus eletrônicos, jÁ deve ter percebido que, com o aumento da quantidade de aparelhos “inteligentes” que precisamos usar no dia-a-dia, aumenta também a demanda por precaução. Com isso, é preciso procurar uma penca de softwares diferentes para fazer a defesa de cada aparelho.

JÁ pensou, porém, em adquirir uma só licença que servirÁ para tudo (ou quase tudo) que você usa? A Kaspersky pensou e disponibiliza o Kaspersky ONE, que integra vÁrias soluções de segurança da companhia mediante a compra de apenas uma licença. Assim, você pode proteger, ao mesmo tempo, até cinco dispositivos, entre PCs, Macs, smartphones, netbooks, laptops e tablets.


A companhia garante que os softwares são fÁceis de instalar e o usuÁrio pode fazer a combinação que quiser. Ele pode usar o Kasperky ONE em três PCs, um Mac e um smartphone. Ou em dois PCs, dois tablets e um smartphone. Enfim, vai depender unicamente das suas necessidades.

É uma proposta inovadora, mas, com certeza, desafiante. SerÁ que a Kaspersky dÁ conta do recado? Confira nas pÁginas a seguir.

PCs com Windows XP
Processador:
800MHz ou superior
Memória: 512MB
Espaço livre no HD: 480MB

PCs com Windows Vista e 7
Processador:
1GHz ou superior
Memória: 1GB (32 bits) ou 2GB (64 bits)
Espaço livre no HD: 480MB

Netbooks
Processador:
Intel Atom 1.6GHz
Memória: 1GB DDR2
Disco rígido: 160GB
Placa de vídeo: Intel GMA950
Monitor: 10.1 polegadas com 1024×600 widescreen
Sistema operacional: Windows XP Home Edition

Mac OS X 10.5, 10.6 ou 10.7
Processador:
Intel
Memória: 512MB
Espaço livre no HD: 270MB

Smartphones
Android 1.6 a 2.3
BlackBerry 4.5 a 6.0
Symbian^3 ou Series 60 9.1, 9.2, 9.3, 9.4
Windows Mobile 5.0 a 6.5

Tablets
Android 1.6 a 3.2

Recursos exclusivos

As funcionalidades do Kaspersky ONE variam de acordo com o smartphone utilizado. Confira uma tabela com as características presentes em cada sistema operacional:

PCs e Laptops Windows

  • Reação rÁpida em tempo real a novas ameaças
  • Detecção proativa de malwares desconhecidos e emergentes
  • Detecção de roubo de identidades e phishing
  • Reversão de atividades de malware prejudiciais
  • Segurança para operações em bancos, compras e redes sociais online
  • Firewall bidirecional 
  • Controle para pais

Macs

  • Verificação em tempo real de arquivos, downloads da Internet e anexos de email
  • Monitoramento de sites e aplicativos baseado em nuvem
  • Evita que o Mac infecte os PCs da rede
  • Avisa quanto um site é suspeito ou perigoso
  • Trabalha em segundo plano, para ter um impacto mínimo sobre o desempenho
  • Interface familiar e fÁcil de usar no estilo Mac

Smartphones

  • Desativa telefones roubados ou limpa seus dados, mesmo que o chip tenha sido substituído
  • Localização do telefone que fornece coordenadas do Google Maps
  • Bloqueia chamadas e mensagens de texto indesejadas de números especificados ou desconhecidos
  • Verificação de vírus em tempo real 
  • Firewall 
  • O modo de privacidade oculta determinados contatos, chamadas e mensagens de texto

Tablets

  • Proteção em tempo real contra vírus, spyware, cavalos de Troia, bots e outros
  • Pequenas atualizações frequentes que não tornam o dispositivo lento
  • Verificação de vírus em aplicativos baixados do marketplace
  • Gadget de Segurança da Área de Trabalho para fÁcil acesso ao seu status de proteção 

Instalar o Kaspersky ONE é muito fÁcil. Após realizar a compra do produto, uma só pÁgina exibe os links para download de todos os produtos. No caso do Mac e do PC, é só clicar e baixar. Para Tablets e smartphones, hÁ três opções: baixar diretamente pelo dispositivo, ao colocar a URL indicada no navegador móvel; baixar o .apk para o computador e transferi-lo para o portÁtil através de um cabo USB; ou o método mais fÁcil: escanear o QR Code.



Nesse momento, você vai perceber que os aplicativos do Kaspersky ONE são as mesmas soluções que a empresa comercializa separadamente. Logo, o processo de instalação não muda em nada: em tablets e smartphones é instantâneo. No Mac e no PC, você só precisa seguir alguns passos rÁpidos para completar tudo. No sistema da Microsoft, aliÁs, o processo correu bem mais rÁpido durante os nossos testes.


Você pode usar suas cinco licenças como quiser. Se precisar proteger apenas PCs, tudo bem. Ou pode usar algumas para smartphones e outras para PC e Macs, tanto faz. Infelizmente, não hÁ nenhuma integração entre os softwares, o que seria interessante para um produto convergente. 

A interface muda de acordo com o dispositivo em que você usa o Kaspersky ONE. No PC, trata-se do Kaspersky Internet Security, que jÁ analisamos aqui no Adrenaline. O visual é o mesmo: bem mais bonito e intuitivo que o da versão 2011, com janelas com a predominância do branco e do cinza, com alguns destaques no verde-azulado que jÁ é a marca registrada da empresa.

A janela principal traz um sumÁrio da proteção atual do PC e as principais ferramentas logo abaixo, em ordem de importância. As setas nas laterais servem para rolar as funções, mas se você quiser ver todas ao mesmo tempo, basta “maximizar” esse espaço. Algumas ferramentas abrem novas janelas e outras aparecem no mesmo espaço, o que pode confundir um pouco o usuÁrio.


No Mac, o software é bem menos completo: trata-se apenas de um antivírus. O visual, porém,é bem diferenciado, tentando se adequar ao padrão do sistema operacional da Apple. Sem muito sucesso, porém. O visual prateado pode até ser bonito, mas é rebuscado demais. E os ícones das suas funções são pequenos e não muito intuitivos: é preciso deixar um pouco o mouse sobre eles para saber do que se trata. Ou, então, sair clicando mesmo. O interessante é que as telas de configuração e atualização e os botões seguem o padrão Apple, o que é um ponto positivo.


Quanto aos smartphones, testamos a solução para Android, a mesma que também jÁ analisamos por aqui. Felizmente, tem um visual muito acertado: todo no típico verde da empresa, com ícones grandes, ideais para a seleção com os dedos na touchscreen. 

Uma solução muito boa para a interface móvel é o menu “sanfona”: quando você seleciona uma das opções principais, todo o menu se estica, revelando os sub-menus. Apenas ao clicar em um desses sub-itens você serÁ levado a outra tela. Com isso, fica fÁcil ajeitar rapidamente os ajustes principais do aplicativo, jÁ que você não vai precisar fuçar nada para chegar as configurações: antirroubo, filtro de chamadas e SMS, proteção da privacidade e antivírus estão todos facilmente acessíveis pela tela principal.


A Kaspersky só não foi muito feliz na versão para tablets (por enquanto, apenas para os Androids). A empresa não aproveitou bem as telas maiores, portanto, mesmo que seja um app totalmente diferente do app para smartphones, parece mesmo um aplicativo “esticado”. 

A tela principal é tomada por um enorme escudo que indica o status da proteção e os botões ficam relegados a segundo plano, em uma barra relativamente pequena. O mesmo ocorre nas outras telas: os avisos que eventualmente surgem são pequenos e ficam no meio da tela.




A Kaspersky podia muito bem aproveitar a possibilidade de telas grandes para concentrar mais funções em uma única tela, sem a necessidade de mudanças ou do menu “sanfona”. Poderia existir um menu lateral permanente enquanto a parte central exibe o conteúdo variÁvel, mais ou menos como ocorre no Gmail para tablets.

Como cada software age separadamente, eles terão características e recursos distintos em cada plataforma. De longe, o mais completo é o Kaspersky Internet Security para Windows, como vocês podem ver na nossa anÁlise completa. Isso porque é o único dos softwares que é realmente uma solução de segurança completa.

Para começar o KIS 2012 tem um antivírus que estÁ entre as melhores taxas de detecção do mercado: nos testes de verificação sob demanda do AV-Comparatives de março de 2012, ele conseguiu nada menos que 99,3%. A suíte também chegou a detectar 98% das ameaças dia-zero e 100% daquelas jÁ conhecidas, na avaliação realizada em abril de 2012 pelo AV-Test.org. Tudo isso sem consumir muitos recursos do computador, mantendo o desempenho em um nível aceitÁvel.



Felizmente, o KIS, por padrão, sempre tenta desinfectar um arquivo malicioso quando encontrado durante a varredura. Se não conseguir, porém, ele solicita uma ação do usuÁrio, que pode achar mais adequado enviar o arquivo para quarentena antes de apagÁ-lo por completo. É uma característica muito importante, visto que ajuda a recuperar arquivos erroneamente detectados (em casos de falso-positivo), embora isso não ocorra quase nunca com o software da Kaspersky.

Como uma suíte de segurança completa, o KIS 2012 também inclui vÁrios recursos extra, que tornam o aplicativo muito mais do que um simples antivírus. Um deles é a execução segura, marca registrada da Kaspersky, que cria um ambiente protegido do sistema operacional para você executar arquivos ou visualizar sites suspeitos: trata-se de uma nova Área de trabalho, “sobreposta” à comum, mas onde arquivos potencialmente perigosos não poderão afetar o funcionamento do sistema.



O KIS 2012 ainda conta com um completo e intuitivo sistema de controle dos pais, para monitorar e bloquear certos conteúdos indesejados em sites, redes sociais e comunicadores instantâneos. Outro recurso muito útil é a verificação de vulnerabilidades, uma espécie de varredura que, ao invés de buscar por malware, procura brechas no sistema e nos softwares que devem receber correções. A suíte da Kaspersky ainda traz um ótimo firewall, que funciona como deve perfeitamente sem exigir que o usuÁrio faça complexas configurações. 

No Mac, a Kaspersky poderia ter entregue um software mais completo, Trata-se, no entanto, somente de um antivírus. Dizem que o sistema da Apple não precisa desses artifícios (e, de fato, sempre usei meu Mac sem nenhum tipo de software de segurança), mas quem tem alguns PCs em uma rede mista com Macs pode achar a ideia interessante. Isso porque o antivírus é capaz de detectar ameaça específicas de Windows e evitar que os Macs sirvam de “vetores”. 



Claro, ele também vai bloquear malware para Mac, mas essa ainda não é a maior preocupação dos adeptos do sistema. Por isso mesmo é que a Kaspersky poderia ter introduzido algumas funções mias legais no software para Mac como, por exemplo, um gerenciador de senhas (à exemplo do que existe no Kaspersky PURE). Um controle parental também poderia ser interessante.

O Kaspersky Tablet Security sofre com o mesmo excesso de simplicidade do Antivírus para Mac. Quando se fala em segurança de dispositivos móveis, o mais importante ainda é oferecer recursos para quem perde o aparelho ou é furtado. Infelizmente, nisso o app da Kaspersky fica devendo. Ele é só um antivírus para tablets, e nada mais.

Como vantagem, ele funciona em multitarefa. Ou seja, pode mandar o app fazer a verificação e fazer outras coisas no portÁtil que o progresso não serÁ perdido. Inclusive, dÁ para acompanhar o andamento do processo na barra de notificações do Android. A varredura é tranqüila e não compromete muito o desempenho do portÁtil, embora a usabilidade caia um pouco. Isso significa que o tablet ficarÁ um pouco mais lento, mas com um pouco de boa vontade você conseguirÁ utilizÁ-lo tranquilamente.



Fora a varredura, quando o app estÁ “quietinho”, você poderÁ até esquecer que ele existe. Ele é bem leve, mesmo rodando em background. E para acompanhar o status da proteção, você ainda pode adicionar um widget na Área de trabalho. Outra possibilidade é agendar verificações automÁticas para horÁrios nos quais você sabe que não vai usar o portÁtil. Pena que as opções se limitam a isso. Não hÁ nenhum recurso antirroubo nem localização por GPS.


Nos smartphones, especialmente no Android (o único sistema que tivemos a oportunidade de testar), a Kaspersky dÁ um show, como jÁ pudemos conferir previamente na nossa review. O Kaspersky Mobile Security é praticamente uma suíte de segurança móvel. O antivírus é só um coadjuvante. Embora funcione muito bem sem comprometer o desempenho geral do smartphone, fica ofuscado diante de opções muito mais interessantes para a segurança móvel, principalmente o antirroubo.

Com ele, você pode bloquear remotamente o smartphone, bastando enviar um comando por SMS. O mesmo vale se você quiser apagar todos os dados contidos no aparelho. Mas na hora de localizÁ-lo é que o app da Kaspersky se mostra a melhor opção do segmento: ele não só encontra as coordenadas do Google Maps como envia de volta tanto por SMS quanto para o seu endereço de e-mail, facilitando demais o rastreio do dispositivo.


Outra característica importantíssima do KMS é o SIM confiÁvel. Assim como na localização por GPS, o app avisa o usuÁrio via e-mail se o chip da operadora for trocado. Com isso, não adianta de nada o ladrão trocar de número pensando que vai sair impune: você vai receber o novo número direto por SMS e e-mail e poderÁ ir atrÁs dele. Mexendo nas configurações, você ainda pode mandar o KMS bloquear o telefone automaticamente se o SIM for trocado.


Por fim, o aplicativo ainda conta com um anti-SPAM, que oferece a possibilidade de bloquear chamadas e torpedos indesejados. Sob medida para evitar aquele vizinho mala ou as propagandas de operadoras que te acordam às 4 da madrugada.

O Kaspersky ONE é uma ideia excelente, mas ainda precisa amadurecer. Para começar, o preço é convidativo. Por R$199 você leva cinco licenças, sendo que três só do Kaspersky Internet Security custam R$149,95. Mas fica a sensação de que os demais softwares deveriam ser bem melhores para que a solução completa valha esse preço. 

Para muitos, o Kaspersky Tablet Security vai ser simplesmente inútil (especialmente para quem conhece alternativas de antivírus gratuitos para o Android), assim como o Antivírus para Mac. O Kaspersky Móbile Security, porém, realmente vale a pena, mas ele sozinho pode ser adquirido por R$39,95. Falta ainda uma integração entre todos os softwares, o que seria um belo diferencial para quem optar por comprar todas as licenças. Imagine poder gerenciar as atualizações e agendar varreduras do PC através do smartphone?

De qualquer forma, a Kaspersky tem uma bela tradição no ramo. Todos os aplicativos funcionam muito bem e não comprometem quase em nada o desempenho das mÁquinas. Apenas fica a ressalva no caso dos smartphones: é certo que o app vai se sair bem melhor em modelos mais recentes com processadores dual-core, mas quem tiver aparelhos com hardware mais fraco também podem utilizar – apenas vão precisar de um pouco mais de paciência. Na primeira geração do Motorola Milestone, por exemplo, o app se saiu bem, só deixou as demais atividades um pouco mais lentas durante a varredura. O uso geral do aparelho também pode ficar um pouco mais “travado”, mas nada que impeça a experiência.

Todos ainda têm interfaces bonitas, simples e intuitivas. No Mac e nos tablets, porém, fica a sensação que ainda dÁ para melhorar um bocado. O mesmo vale para as funcionalidades. Para que o Kaspersky One realmente faça sentido para um maior número de usuÁrios, é preciso acrescentar recursos mais interessantes nesses casos. Ficamos na expectativa para as próximas atualizações! 

Prós

Uma licença para cinco dispositivos

Permite vÁrias combinações (cinco PCs; um PC, um Mac, dois smartphones e um tablet; etc)

Ótimo desempenho

EstÁ entre as melhores taxas de detecção do mercado

Contras

Faltam soluções mais completas para Macs e tablets

Prejudica um pouco a performance geral do sistema nos Macs

Não tem integração entre os softwares


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções