Índice do Artigo

A XtremeMac, fundada em 2001 assim que foi lançado o primeiro iPod, é uma empresa que fabrica cases, carregadores e soluções de Áudio para dispositivos Apple. Hoje, a marca faz parte do portfólio de marcas da Corporação Imation e possui uma linha de produção completa de acessórios para os mais recentes dispositivos da maçã. Os produtos são desenvolvidos de entusiastas para entusiastas Apple.

Entre os acessórios lançados pela empresa estÁ a XtremeMac Soma Stand, uma caixa de som desenvolvida para iPhone, iPod e iPad, que permite ser levada para qualquer lugar, sem muito incomodo. Além disso, o dock possui entrada para pilhas que duram até 6 horas, não sendo necessÁria a disponibilidade de energia elétrica para o funcionamento.

Muitos acreditam que as caixas de som minimalistas não oferecem o som ideal para determinadas ocasiões. Ou porque o som é muito baixo, ou quando alto, ruim. Os desenvolvedores de acessórios do tipo estão dando maior atenção a esses detalhes essenciais, e os produtos que estão chegando no mercado podem desconstruir a atual ideia das caixinhas. Os dias daqueles trambolhos de trinta quilos para sonorizar um ambiente razoavelmente grande podem estar com os dias contados. Nas próximas pÁginas você confere maiores detalhes sobre a XtremeMac Soma Stand e pode tirar suas próprias conclusões.


O XtremeMac Soma Stand vem acompanhado de Manual de Instruções, alimentador de energia CA e 4 adaptadores globais para o alimentador (sendo um o padrão utilizado no Brasil).


Principais características

  • Modos de alimentação CA ou com pilhas, que não vêm incluídas.
  • Apoios expansíveis da caixa acústica estéreo para maior estabilidade.
  • Funcionalidade aprimorada com aplicativo Despertador.
  • Projetado para funcionar com o dispositivo, mesmo alojado na maioria dos estojos protetores.
  • Até seis horas de reprodução constante com pilhas.
  • Indicador luminoso de estado da alimentação e da bateria.
  • Entrada de linha para uso com outros dispositivos MP3

Especificações Técnicas

  • Tipo de entrada: Base de ligação de 30 pinos
  • Conector estéreo de 3,5 mm
  • Utilização: Relógio despertador, PortÁtil
  • Fonte de alimentação: CA, pilha
  • Som: Estéreo
  • Altura: 13 cm
  • Comprimento: 6 cm
  • Peso: 756 g
  • Largura: 16 cm

O visual do XtremeMac Soma Stand não é nada tão sofisticado, mas sim algo simples e prÁtico. A cor preta ajuda na discrição do produto, que curiosamente, quando estÁ acoplado em um iPod ou iPhone da mesma cor, como na imagem abaixo, lembra o personagem Darth Vader da famosa série Star Wars. Quando utilizado com um iPad, a caixa de som em forma de pirâmide arredondada se esconde atrÁs do tablet.


“Se vocês conhecessem o poder do lado negro…”


O acabamento poderia ser melhor, não hÁ nenhum parafuso à vista com o Soma Stand fechado ou em utilização, mas alguns alguns detalhes incomodam. Para ser utilizada, é necessÁrio que as ‘pernas’ da caixa de som, fechadas para transporte, sejam abertas. O conector para os dispositivos estÁ embutido em uma das pernas e deve ser puxado para fora em um ângulo de 90º para se encaixar à outra perna. O suporte que faz o movimento, por ser de plÁstico, não passa muita segurança. Todas as vezes que puxei o conector, fiquei com aquela sensação de fragilidade. Em alguns momentos, até puxar o conector foi difícil, pois não tem nenhum tipo de ‘pegador’ para quem não tem um dedo fino o suficiente para colocar no vão ente o conector e a perna. Uma adaptação para tornar esse processo mais fÁcil seria interessante.


Os botões de desligar, aumentar e diminuir volume, localizados na parte de trÁs da perna direita são intuitivos e as entradas para a fonte e o cabo auxiliar também. Em cada perna do produto, embaixo, hÁ dois pés de borracha que dão maior aderência e segurança. O mesmo acontece na parte debaixo do conector, mas com apenas um pé maior. Na parte da frente, hÁ também dois apoios de borracha para que o dispositivo não encoste diretamente na caixa de som, evitando possíveis arranhões.


Funcionalidade

A fonte bi-volt do Soma Stand vem com 4 adaptadores, ou seja, problemas com tomadas aqui, ou em qualquer outro lugar do mundo não serão os maiores. Outra forma de utilizar o produto, essa sem a necessidade de energia elétrica, é com 4 pilhas AA que inseridas na parte inferior da perna esquerda oferecem até seis horas de duração com uso constante da caixa de som. Uma bateria recarregÁvel seria melhor, não sendo necessÁrio a compra de novas ou o descarte das pilhas AA toda vez que elas perderem a carga. Sempre que a caixa de som estiver ligada, uma luz vermelha se acenderÁ próximo ao dock.

Mas como o que mais interessa em um produto do tipo é a qualidade e o volume do Áudio, vamos lÁ. O XtreMac Soma Stand provou ser capaz de oferecer um som de qualidade, sem nenhum tipo de distorção ou ruído, e relativamente alto. Pra explicar melhor, não muito alto para uma festa que precise de sonorização em todos os cômodos de uma casa, mas alto o suficiente para fazer todos “se remexerem muito” à la o lêmure de Madagascar em um imóvel com dois cômodos, como aqui na redação do Adrenaline que possui cerca de 30 metros quadrados. Classifico como alto a partir do momento que você não consegue manter uma conversa agradÁvel com alguém, sem alterar o volume da voz, estando a 1,5 metro da caixa de som.

Falando em volume, ele pode ser alterado tanto pelo dispositivo iOS quanto pelos botões localizados na parte de trÁs do Soma Stand. A primeira opção é a mais prÁtica.

Além de caixa de som, o aparelho também funciona como carregador para o dispositivo. No caso do iPhone, até atender ligação no alto-falante enquanto estiver conectado é possível, porém, algo que de repente fosse legal, seria a voz de quem estÁ do outro lado da linha passar pela Soma Stand, o que não acontece.

Através de um cabo auxiliar, que não vem junto com o produto, é possível conectar também outros dispositivos MP3 ao alto-falante.

Para quem quiser tirar um maior proveito dos alto-falantes, através de um aplicativo para iPhone é possível utilizÁ-lo como caixa de som de um despertador. O app da XtremeMac para o Soma Stand permite configurar até dois alarmes, modificar a aparência e programar a função soneca para até 59 minutos.

Como alarme, é possível adicionar a sua música favorita (ou a mais odiada, para quem usa esse recurso para acordar mais rÁpido), o famoso “bip” dos despertadores, ou sons da natureza, como o de ondas ou da chuva. Eu, particularmente, utilizaria esses sons naturais para dormir ainda mais e não para acordar. Por isso, através do botão “Timer” na interface do aplicativo, é possível colocar esses sonzinhos agradÁveis como background ambiente para quem quiser pegar no sono sentindo como se estivesse numa praia, ou em um dia chuvoso.

Através do mesmo botão também é possível acionar a função “tirar um cochilo”. Para programar o tempo do cochilo, é necessÁrio ir nas configurações através do botão do meio na interface. Nesse mesmo botão serão definidos os horÁrios dos alarmes, o tema do aplicativo, o brilho do display no modo noturno (pode ser configurado para apagar totalmente, não tendo o incomodo da luz do celular à noite) e o timer de suspensão. No aplicativo também é possível adicionar lembretes aos alarmes.

Para quem deseja uma caixa de som padronizada para os dispositivos Apple e que forneça um som de qualidade para uma Área não muito grande, a XtremeMac Soma Stand oferece a reprodução de Áudio sem ruídos e com volume relativamente bom/alto. O fato de o aparelho ganhar carga quando conectado ao dock e não ser necessÁrio tirar o case de proteção do dispositivo para conectar também são pontos positivos para a caixa de som. O transporte do alto-falante também é bem prÁtico, sendo possível fechar as pernas do Soma Stand para colocÁ-lo na bolsa ou na mochila.

A autonomia impressiona. Seis horas de reprodução constante quando estiver funcionando com 4 pilhas é um tempo muito bom. JÁ realizamos aqui no Adrenaline a anÁlise da Edifier MP15 que tinha autonomia de até 8 horas, porém, 6 ainda é um ótimo tempo. O aplicativo para o despertador também é bem interessante e eficiente para quem tem 'problemas' ao acordar. E para dormir, os barulhos de ondas e chuva agradam bastante como som ambiente.

O que desagrada na Soma Stand é o preço que serÁ vendida aqui no Brasil. Enquanto no site da ExtremeMac estÁ por US$99,00, aqui o valor estimado é de R$499,00. Com esse preço, se o interesse for só a qualidade do som, é possível comprar caixas melhores. Alguns detalhes no acabamento também ajudam a fazer o custo/benefício não valer a pena.

Prós

Qualidade do som

Volume relativamente alto

DÁ carga na bateria do dispositivo quando conectado

Autonomia de 6 horas

Aplicativo para despertador

4 adaptadores globais para o alimentador

Fonte bi-volt

Contras

Preço muito alto

Problemas no acabamento

Não reproduz a voz de quem estÁ no outro lado da linha numa ligação

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções