Índice do Artigo

ANÁLISE: Razer Goliathus e Razer Vespula

A Razer é uma empresa californiana especializada em acessórios e eletrônicos gamers, fundada em 1998. Nos últimos anos, vem se afirmando como grande potência do ramo e referência no quesito inovação, sendo considerada uma das gigantes do mercado com cada vez mais produtos de qualidade.

Como é especializada em público gamer,e todos os seus produtos têm cunho entusiasta, uma acessório que não poderia faltar em sua linha são os Gaming Mouse Mats, também conhecidos como Mouse Pads. Estes produtos, representam bem este nicho de mercado pois são quase que totalmente desvalorizados pelo público “comum” e – em contrapartida – substancialmente valorizados pelo público gamer ou que trabalha com edição de (qualquer tipo de) imagens no computador.

Enquanto que um usuÁrio dito normal, não gasta um real sequer em  mouse pads, uma vez que este é geralmente o produto que a maioria das empresas do ramo escolhe para dar de brinde – justamente por ser barato e “irrelevante”, os entusiastas valorizam tal acessório a ponto de pagar até o mesmo preço de seu mouse, simplesmente pela base de tecido, borracha ou plÁstico que darÁ mobilidade à sua “arma”.

Por esta razão, hoje faremos uma anÁlise de dois deste produtos, com características até que bastante distintas, em se tratando de um acessório que passa despercebido para a maioria dos usuÁrios e que é tratado como a “carta na manga” por aqueles que compreendem seu verdadeiro valor. Os produtos analisados a seguir serão: Razer Goliathus – versão Speed – e Razer Vespula.

Confira a seguir as especificações de ambos: (Sim, existem especificações de mouse pads)

Especificações:

Goliathus (versão Speed)

  • Material próprio para o deslize com velocidade sem esforço
  • Costura anti-desgastante, para prolongar a durabilidade
  • Construído para dar precisão e controle com velocidade
  • Parte de trÁs feita de borracha, para uma aderência segura em superfícies lisas
  • 270mm (comprimento) x 215mm (largura) x 3mm (Altura) .

Vespula

  • Material anti-derrapante, anti-reflexo e resistente
  • Uma das superfícies do tipo SPEED, para movimentos rÁpidos
  • Uma superfície do tipo CONTROL, para movimentos mais precisos do mouse
  • Descanso de pulso com gelComes with a gel-filled wrist rest
  • 320 mm / 12,61 “(comprimento) x 260 mm / 10,24” (largura) x 20 mm / 0.79 “(Altura)
  • Peso aproximado: 332 g / 0.73 lbs

Se você disser que “mouse pad não faz a menor diferença”, provavelmente nunca usou um decente. Eu te digo que faz, e muita. Claro que não vai te transformar de “noob” para um first-class-sniper em uma simples sessão. Mas mais do que isso, vai te dar a oportunidade de evoluir o seu pobre “status”. Como? Simples: um bom mouse pad te ajuda a ficar confortÁvel o suficiente para gastar horas e mais horas jogando sem se irritar com dores por esforços repetitivos ou desconfortos, além de permitirem uma fluência tal, que seus movimentos serão muito mais fluídos do que aquilo que você usa embaixo do seu mouse, mais conhecido como propaganda do que com qualquer coisa que remeta a um rato.

Pois bem, das características que compõe um bom mousepad, você irÁ muitas variações conforme o gosto de cada um. Existem tipos mais voltados às velocidade de manejo do mouse, e outros mais voltados ao controle de precisão dele. É mais ou menos como comparar os movimentos de um gamer que costuma jogar de metralhador de primeira linha de batalha, com um sniper camperão, independente de seu conceito sobre os estilos de jogo. O primeiro vai precisar da maior velocidade do mouse possível para mirar em vÁrios alvos, se esconder, saltar enquanto mantém o alvo na mira e assim por diante. JÁ o segundo, precisarÁ da maior precisão que conseguir, sem que um ligeira mudança de posição do mouse, não comprometa totalmente sua mira. Cada milímitro a mais no movimento do mouse pode ser a diferença entre um perfeito headshot e uma bala disperdiçada.


Superfície tipo Speed


Superfície tipo Control

É para isso que existem os tipos de mousepads: Control e Speed. E depois dessa longa explanação, voltamos ao Goliathus e o Vespula. O Goliathus, o preto das fotos, é vendido separadamente em uma versão Speed ou Control, o que significa que você o comprarÁ jÁ indentificando qual estilo mais combina com você. JÁ o Vespula, traz um lado com uma superfície Speed e outra com uma superfície Control, para aqueles que têm uma certa crise de itentidade e gostam de variar estilos conforme a estratégia. Mas é claro que isso tem um custo, o Vespula sai mais caro, obviamente.

E não é só essa a diferença na usabilidade de ambos. O material que ambos são feitos – explicado melhor na pÁgina seguinte, destinada ao acabamento – é bastante diferente, enquanto um usa uma espécie de tecido entrelaçado, o outro é de plÁstico, com texturas específicas.

A última diferença é o apoio de pulso.O vespula, por ser mais caro, traz um destes apoios, todo preenchido com um tipo de gel, um tanto quanto mais firme que os de silicone que você deve estar acostumado. A utilização desse apoio gera divergências, enquanto uns acham a maior maravilha do mundo moderno, outros acham desconfortÁvel e têm agonia, não conseguindo utilizÁ-los. Eu, particularmente, gosto de usÁ-los. Me deixa mais confortÁvel e com a mão firme para movimentos variados. Mas para quem não gosta, tem a opção de comprar um mousepad sem este apoio – como o Goliathus – ou simplesmente virar o Vespula de cabeça para baixo, de modo que o protetor fique na parte de cima, sem qualquer “prejuízo” à sua jogatina.


Ambos são da mesma empresa. E como tal, têm as mesmas características jÁ bastante comuns a qualquer produto da Razer, qual sejam, o design arrojado, (quase) sempre com detalhes em verde-limão, seu símbolo inconfundível com – o que me parece ser – três cobras entrelaçadas e acabamento do tipo impecÁvel.

O dois mousepads são muito bonitos, embora nesse quesito eu prefira o Goliathus, por todo preto, apenas com detalhes em verde. O tom de cinza do Vespula, dependendo do dia e do meu estado de espírito, não me agrada muito.

Os material que os compõe são quase que totalmente distintos. Enquanto o Goliathus é feito em um tipo de tecido encruzilhado, costurado milimetricamente em formas que se assemelham a minúsculos pixels, com borracha antiderrapante na parte debaixo, o Vespula jÁ é feito em plÁstico, com duas superfícies texturizadas, com detalhes e uma base emborrachada, para também evitar qualquer tipo de deslize do mousepad.

A escolha vai depender, também, do gosto de cada um. No meu caso, novamente, eu prefiro o material do Goliathus. Não sei porque, mas tenho sérios problemas com coisas feitas de plÁstico. Não se preocupe, jÁ marquei um plasticanalista.

Veja fotos de ambos os mousepads na pÁgina seguinte.

Compare os dois mousepads:






















Como visto nesta review, a utilização de um bom mousepad pode fazer a diferença no seu desempenho, conforto e consequentemente no tempo que você conseguirÁ dedicar aos jogos ou qualquer atividade hardcore no computador, seja em lazer ou trabalho pesado. Não hÁ dúvidas quanto ao fato de tanto o Goliathus quanto o Vespula serem excelentes exemplos destes mousepads. O que vai realmente contar na decisão de qual comprar, vai ser exatamente o seu estilo e com quais características mais se identifica nos aspectos avaliados nesta anÁlise. O que significa que o seu escolhido vai depender do que você busca, do que gosta e de quanto dinheiro tem no bolso.

Se eu tivesse que chegar a uma conclusão concreta sobre qual dos dois eu particularmente compraria, seria: se eu tivesse bastante dinheiro no bolso para isso, e pode parecer maluquisse, mas eu compraria os dois, para usÁ-los justamente como estou usando agora, um sobre o outro. Pois o material do Goliathus me satisfaz mais, mas o descanso de pulso do Vespula realmente me dÁ muito mais conforto. Claro que tenho a opção de comprar apenas o Golitahus e um descanço de pulso. Enfim, como falei, vai do quanto de dinheiro você tem disponível e quais suas preferências. Eu, como exemplo, não tenho muita necessidade de movimentos tão precisos, não edito imagens que precisem de muitos detalhes e muito menos gosto de ser o sniper do jogo. Então, prefiro uma superfície do tipo Speed, mas como disse, isso varia conforme o estilo e demandas de cada um.

Prós

Goliathus:

Acabamento,

Design

preço

Material do qual é feito

Vespula:

Acabamento

Possui tanto a superfície speed quanto a control

Descanso de pulso

Contras

Goliathus:

Tem que escolher no ato da compra se quer a superfície speed ou control

Não tem descanso de pulso

Vespula:

Preço

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções