Índice do Artigo

Não é de hoje que empresas competem entre si para exibir um design cada vez mais convidativo ao público. Mas o ramo dos smartphones, com certeza, é palco de uma competição muito forte e rÁpida. Prova disso é que, quando a Motorola anunciou o RAZR em outubro de 2011, ele era o smartphone mais fino do mundo. Agora, na CES 2012, a Huawei jÁ exibiu um ainda mais fino.

Mas isso não tira o mérito da Motorola. Ao menos, por enquanto, o RAZR é o smartphone mais fino disponível no mercado. Ainda mais aqui no Brasil, onde ainda não hÁ previsão de chegada do modelo da Huawei. Com apenas 7,1mm, o aparelho é ainda mais delgado que o Galaxy S II e seus 8.5mm.

Não bastasse isso, o desempenho do RAZR é excelente, assim como sua durabilidade. Além de ser protegido por Gorilla Glass, os componentes do aparelho ainda são revestidos por um material resistente à Água. Por fim, ainda fica a versatilidade: assim como o Atrix, o RAZR também pode ser acoplado a um lapdock para virar quase um netbook. Confira nas pÁginas a seguir todas as nossas impressões sobre ele.

YouTube video

Especificações
Tamanho: 130,7 x 68,9 x 7,1 mm
Peso: 127 g
Tipo de bateria: Li-ion 1780 mAh
Frequências GSM: 850 / 900 / 1800 / 1900 
GPRS: Sim
3G: Sim
HDSPA: Sim
LTE: Sim
Processador: ARM Cortex-A9 dual-core de 1.2GHz
Cores disponíveis: Preto
Tamanho do display: 4.3 polegadas
Resolução: 540 x 960 pixels
Resolução da câmera traseira: 8 megapixels
Resolução da câmera frontal: 1.3 megapixels
Flash: Sim (LED)
Gravação de vídeo: Sim (1080p @30fps)
Formatos de Áudio: MP3/AAC+/WAV/WMA
Formatos de vídeo: MP4/H.263/H.264/WMV
RÁdio FM: Não
Entrada de fone de ouvido: 3.5mm
Memória interna: 16GB
Memória RAM: 1GB
Expansão de memória: Sim (até 32GB)
Infravermelho: Não
Bluetooth: Sim
Wi-Fi: Sim
USB: Sim
HDMI: Sim
DLNA: Sim
GPS: Sim
Sistema operacional: Android 2.3.5 (Gingerbread)

Conteúdo da embalagem
1 smartphone Motorola RAZR
Cabo HDMI
Carregador Veicular
Cabo USB
Carregador
Fone de Ouvido
Adaptador webtop

A review começa justamente pelo aspecto mais alardeado pela Motorola: o RAZR é tido como o “smartphone mais fino do mundo”. E por enquanto ele é mesmo (tirando o ad Huawei, que ainda não chegou ao mercado) com apenas 7,1mm de espessura, pouco menos que o jÁ finíssimo Samsung Galaxy S II e seus 8,5mm. O problema é que na primeira “pegada” a impressão não é bem essa: isso porque, apesar de magrinho, o RAZR é meio “trambolhudo” e consideravelmente mais pesado. São 127g contra 116g do rival coreano. Até o Xperia arc (também bem fininho) é mais leve, com 117g.

Outro detalhezinho é que o RAZR não é todo tão fino assim. Na verdade, ele tem uma saliência na parte superior que quase chega a 1cm. Nada que atrapalhe, é claro, mas o visual fica bem diferente do Galaxy S II, que é todo fino, e do Arc, que, apesar de ter pontos mais grossos, tem uma transição “suave” entre esses pontos graças ao design curvado, o que deixa o aparelho bem mais bonito. O RAZR é quadradão, o que parece ser uma tendência da Motorola.


Comparação entre o RAZR e o Xperia arc



Falando nisso, olhando o RAZR de frente, dÁ pra ver que ele tem uns detalhes levemente sextavados, o que ficou um pouco esquisito. Parece que o aparelho derreteu e entortou. Sorte que o detalhe é muito sutil e, essencialmente, gostar dele ou não é uma questão totalmente pessoal. Mas uma coisa é certa: ele é grande e pesado. O espaço na parte inferior, para os tradicionais botões capacitivos do Android, é enorme, muito maior que o realmente necessÁrio. E as bordas da tela também estão grandes.



EstÁ na hora, porém, de falar de uma grande bola dentro da Motorola: o slot para o chip da operadora e o cartão MicroSD na lateral do aparelho. Chega de sofrer abrindo a traseira e removendo a bateria para encaixar esses pequenos acessórios. O Galaxy S II (sim, vamos comparar os dois o tempo todo) tinha uma tampa medonha de retirar. Mas aqui temos também outro probleminha: a bateria não é removível. Ao menos não para usuÁrios comuns. Caso seja preciso retirÁ-la (algo útil em casos de travamentos) ou trocÁ-la, vai ser preciso procurar um especialista, assim como jÁ ocorre com o iPhone. E por falar nele, a Motorola também pegou outra característica do aparelho da Apple: a necessidade de um chip MicroSIM. Se você jÁ usa um chip normal de longa data e não quer trocar e nem cortar o cartãozinho, isso pode ser um ponto negativo.


No mais, o design do RAZR é bastante decente. Não tem grandes ousadias ou novidades, mas apresenta um estilo clÁssico e discreto, embora grande demais para carregar no bolso. Em um tom de grafite escuro com a parte frontal preta, o aparelho tem uma traseira diferenciada, que dÁ a sensação de algo levemente emborrachado, o que dÁ muita segurança na hora de segurar. Na parte superior, onde hÁ a “saliência”, fica a câmera e o flash.



Na parte frontal, hÁ um logo da Motorola no topo, com um fundo prateado, que acaba chamando muito a atenção e destoando um pouco do restante do visual sóbrio e escuro. Um pouco abaixo, estÁ o led de notificações e a câmera frontal. Logo acima, a entrada para fones de ouvido, a porta USB e a HDMI, infelizmente ambas sem proteção.



Na parte inferior, a jÁ citada borda excessivamente grande para os botões. A lateral esquerda contém o compartimento para microSD e microSIM, devidamente protegido por uma tampinha. Por fim, a lateral direita tem os botões de volume, um pouco escondidinhos por serem ambos pretos, e o botão liga/desliga em prata. O posicionamento deste, aliÁs, é bem acertado, jÁ que ligar o aparelho torna-se um movimento muito natural  com o dedo indicador ou o polegar, dependendo da posição em que se segura.



A tela Super AMOLED é lindíssima. Ligar o aparelho pela primeira vez causa uma sensação de surpresa e deslumbramento: as cores estão bem vivas e tudo aparece com uma tremenda nitidez. A iluminação também é ótima, com três níveis, sendo que mesmo o mais baixo deles permite uma perfeita visualização (desde que o sol não incida diretamente sobre a tela). A responsividade é excelente, bem como a transição entre telas e menus. Cada toque responde rapidamente e basta um movimento suave para que o smartphone responda aos seus comandos.

A Motorola não desiste do MotoBLUR. A companhia, apesar de não alardear mais a marca, continua customizando o Android a seu bel prazer. Mas até que desta vez as coisas funcionam bem. O aparelho jÁ vem com alguns widgets de redes sociais, que você pode configurar para exibir as últimas atualizações ou, simplesmente, esquecer e mandar para a lixeira.

O visual estÁ bem mais discreto, sem aquela cara colorida dos outros aparelhos, mesmo no dock de aplicativos, que, antes, exibia ícones com cores diferentes. O visual estÁ bem mais sóbrio, o que diminui bastante a antipatia com as customizações proprietÁrias da empresa. É uma pena apenas que os widgets ainda não sejam redimensionÁveis.



A tela de desbloqueio merece destaque, pois inclui o atalho para a câmera. Algo muito acertado jÁ que, não raro, as pessoas pegam o aparelho apenas para tirar uma foto rÁpida. Com esse recurso, elimina-se a necessidade de desbloquear o telefone e procurar o app da câmera para então abri-lo (ainda mais porque o RAZR, infelizmente, não possui botão físico para acionar e disparar a câmera).

O dock de aplicativos mais usados fica na parte inferior da tela. A diferença em relação aos outros ícones é que eles aparecem independentemente da homescreen ativa no momento (por padrão, são cinco no total). São quatro ícones, e é impossível adicionar novos. O que dÁ para fazer é trocar os que jÁ vêm de fÁbrica: basta tocar o dedo sobre qualquer um deles e esperar um pouco para que surja a lista de apps disponíveis para substituição. Um fato que pode causar estranheza é a impossibilidade de deslizar a tela para revelar todos os aplicativos do telefone: é preciso, ao invés disso, clicar no ícone “aplicativos” no dock. Portanto, não é uma boa ideia removê-lo.



O aparelho ainda tem uns efeitos bem legais. Quando a tela apaga, por exemplo, ocorre um efeito como ao desligar uma televisão. Ao alternar entre homescreens, a tela seguinte aparece em perspectiva e com um leve fade-in. A tela de notificações, por sua vez, tem um preenchimento degradê que fica levemente transparente na parte inferior, mostrando um pouco dos ícones no dock. Tudo isso deixa a interface e a navegação muito bonita.

Ambas as câmeras Fo RAZR foram uma boa surpresa. Boa, apenas. Nada surpreendente.  A Motorola não tem lÁ um histórico muito favorÁvel em câmeras, mas o RAZR até que faz um bom trabalho.

Com 8 megapixels de resolução, a câmera traseira faz boas imagens em condições favorÁveis de iluminação. Especialmente em ambientes externos, que geram fotos nítidas e com bom contraste. Nos nossos exemplos, o sol não estava no pico, portanto, o resultado é um pouco “morto”. Mesmo assim, nada mal para uma câmera de smartphone.


Sem flash/com flash



Algo que a torna mais interessante são as possibilidades de efeitos. Coisas jÁ manjadas, como o efeito sépia e negativo, fazem conjunto com a possibilidade de ajustar a exposição. É bom, porém, tomar cuidado com esse recurso, jÁ que o branco pode estourar demais e a foto, inevitavelmente, vai sair com algum nível de ruído. O flash acaba não fazendo muita diferença, mas é necessÁrio muitas vezes – até mesmo em ambientes internos bem iluminados, as fotos sem ele saíram um pouco escuras. Faltou um estabilizador de imagem: não raro, as fotos saem um pouco tremidas e você precisa ficar bem paradinho para conseguir um bom resultado.


Cuidado para não exagerar



O mais legal com certeza é o modo panorama. Com ele, você pode facilmente tirar fotos panorâmicas, bastando selecionar o recurso e movimentar a câmera para as marcações que surgem na tela: assim, o aparelho monta automaticamente a imagem. O resultado é ótimo e não leva nem cinco minutos para fazer todo o processo.


Na gravação de vídeo, o smartphone oferece a opção de estabilização, um recurso muito útil, jÁ que, tendo em vista a espessura e do celular em conjunto com seu tamanhão, não fica muito difícil dar uns tremeliques durante o uso da câmera (algo que vocês podem comprovar no nosso vídeo de exemplo). Apesar de filmar em 1080p, o resultado poderia ser um pouco melhor. A nitidez não é um ponto forte e, por alguma razão desconhecida, o vídeo dÁ umas travadas ao longo do tempo.

YouTube video


A câmera frontal, de 1.3 megapixels, surpreendeu com boa nitidez, clareza e captação de detalhes. Mas sofre do mesmo mal da traseira: a falta de estabilizador. E, é claro, apresenta menos nitidez. Mesmo assim, “dÁ um caldo”. Falta só um app nativo de videochamadas: até agora, só vi uma solução desse tipo no Galaxy Tab de 7 polegadas.


Dois aspectos em que o RAZR se sai incrivelmente bem são a reprodução de músicas e exibição de vídeos. Trailers e filmes em 1080p rodam sem problemas no formato mp4, sem travadas. A tela do aparelho é ótima para visualizar esse tipo de conteúdo com clareza, contraste e cores fieis. Ainda por cima, é possível conectar o smartphone a um televisor via cabo HDMI jÁ incluso – outra bola dentro da Motorola.

Uma vez conectado o cabo, é possível fazer o espelhamento da imagem (nesse momento, a Motorola oferece mais duas opções: música e galeria, mas nada mais é que o mesmo espelhamento, só que com os apps correspondentes jÁ abertos). Assim, você vê na tela do televisor exatamente o mesmo conteúdo que aparece no smartphone. Inclusive, ao rotacionar o aparelho, a imagem também gira na TV – tudo isso praticamente sem lags. DÁ, inclusive, para jogar um pouco, embora em momentos com ação mais frenética e muitos movimentos, ocorram algumas travadas.

YouTube video


Outra possibilidade é a de assistir a filmes em uma tela maior. E isso é um dos grandes trunfos do RAZR: ele roda os filmes numa boa, mesmo em FullHD. HÁ uma pequena perda de qualidade nos contornos e detalhes e um pouco nos cenÁrios ao fundo, mas nada preocupante, especialmente se você estÁ posicionado a uma distância decente do televisor. O importante é que o smartphone executa os vídeos muito bem, de forma lisa e fluida.

Também dÁ para visualizar suas fotos e ouvir suas músicas. E por falar nelas, o RAZR dÁ um show à parte. Com um player turbinado pelo Last.fm, a biblioteca de músicas fica mais interativa. A interface inicial é bonita, embora nada muito especial, com uma colagem de suas capas de discos. Uma pena que o aparelho não detecte bem todas as capas (no nosso caso, nenhuma) e nem encontramos uma forma de alterar essa personalização manualmente.



O ponto alto são as informações que o app oferece. Tocando no nome do artista, você pode acessar a biografia, discografia, artistas semelhantes, fotos e vídeos. O menu de vídeos o leva diretamente ao Youtube, com uma lista de clipes da banda. Esse recurso é muito útil na hora de procurar por artistas novos parecidos com os que você jÁ gosta. Tudo funciona de maneira simples e intuitiva.


Uma boa surpresa a favor do RAZR: o aparelho tem um desempenho excelente, comparÁvel ao do Galaxy S II, o melhor Android que avaliamos no ano passado. No AnTuTu Benchmark, ferramenta que utilizaremos daqui pra frente como padrão para medição de performance em Androids nas nossas reviews, o aparelho da Motorola ficou atrÁs só do Galaxy Nexus (o primeiro Ice Cream Sandwich) e do Galaxy Note, o portÁtil que não sabe se é smartphone ou tablet. Isso sem falar do tablet Asus Transformer Prime, na liderança absoluta graças ao seu chip quad-core NVIDIA Tegra 3. Mas, falando ainda nos dual-cores, o RAZR é um pequeno monstrinho.



De fato, isso se percebe facilmente ao usar o pequeno diariamente. Os comandos respondem rapidamente, as transições de tela são fluidas e o desempenho é excelente tanto na navegação web, quanto em jogos e multimídia. A reprodução de vídeos em FullHD não decepciona nem um pouco, por exemplo. E o aparelho é capaz de rodar os melhores games disponíveis para Android sem muito esforço.

Além das funções comuns na maioria dos smartphones do mercado, o RAZR tem alguns recursos interessantes. Um deles é o Smart Actions, que permite personalizar vÁrios perfis no aparelho para economizar bateria. O aplicativo é muito útil e extremamente versÁtil, recheado de opções para que o usuÁrio consiga configurar o RAZR do seu jeito, para as mais diversas ocasiões. DÁ para definir uma série de ações durante à noite, por exemplo. Ou fazer com que o aparelho desligue automaticamente o Wi-Fi, 3G e diminua ao mínimo o brilho da tela quando o nível da bateria cair abaixo de determinado nível. Quase tudo que sua imaginação permitir. Bola dentro da Motorola!



Outra função é o Motorola Print, que permite a impressão de documentos via Wi-Fi, bastando instalar um software no PC. A companhia ainda oferece uma forma de sincronizar os arquivos de mídia, assim como o iTunes faz com os gadgets da Apple. É uma alternativa que pode ser interessante para alguns, mas também pode incomodar aqueles que primam pela simplicidade de plugar o aparelho no computador e arrastar arquivos. Além disso, ele instala automaticamente um software que sempre cisma em abrir e carregar por um tempo semper que você conecta o smartphone à USB, o que é um tanto incômodo. O software ainda recorre a outro aplicativo para realizar a sincronização, o Windows Media Player. Fica a impressão de que apenas usar o RAZR como um pendrive comum seria bem mais prÁtico e rÁpido.



Mas o aparelho se sai muito bem, pelo menos, na sincronização por Wi-Fi, que dispensa os cabos e é realmente mais eficaz e rÁpida. Basta escolher, na tela do smartphone, um PC disponível no qual o software da Motorola estiver instalado e começar a explorar seus arquivos. Antes disso, porém, é preciso configurar no próprio PC quais pastas serão compartilhadas.



A duração da bateria continua sendo o calcanhar de Aquiles do smartphone, assim como em todos os Androids. No AnTuTu Tester, o desempenho do RAZR ficou atrÁs do HTC Incredible S e, surpreendentemente, do primeiro Milestone. Se você for um heavy-user, antes mesmo de um dia inteiro de uso, vai precisar recarregar o telefone. Mas pelo menos as Smart Actions ajudam bastante na hora do sufoco. E, na verdade, em todo o cotidiano também. Se você tiver bastante paciência para configurar e testar perfis, pode fazer com que o aparelho consiga uma boa economia de energia.

A Motorola finalmente acertou com o RAZR, apresentando um concorrente de peso para o iPhone 4 e o Samsung Galaxy S II, além de ditar os parâmetros para os smartphones ultrafinos que devem sair ao longo de 2012. Com melhoramentos no MotoBLUR e requintes visuais introduzidos pela empresa na sua customização do Gingerbread, o smartphone apresenta uma interface bonita e funcional. Seria bem melhor um Android puro, é verdade. Mas a empresa parece estar aprendendo com os erros e jÁ oferece uma experiência melhor do que com o Atrix, que decepcionou um pouquinho.

O design não é um ponto forte do aparelho. Claro, ele é robusto e realmente fino. Mas seu peso decepciona e faz com que andar por aí com um Galaxy S II ou um Xperia arc seja mais prÁtico. Além disso, o visual é quadradão e convervador – mas isso é uma questão de gosto pessoal. Fica o elogio ao slot para Micro-SIM e para cartão microSD na lateral, poupando o usuÁrio de ter que abrir a tampa traseira.

Como grande destaque do RAZR, estÁ o desempenho. O smartphone surpreendeu nos benchmarks e se saiu muito bem nas tarefas diÁrias, e ainda mais na reprodução de vídeos em FullHD. A experiência multimídia nele, aliÁs, é uma das melhores que jÁ tivemos em um aparelho Android.

Prós

Ultrafino

Ótima experiência multimídia

Desempenho excelente

As Smart Actions ajudam a economizar bateria

Contras

As câmeras ainda podem melhorar, especialmente na captura de vídeo

Relativamente pesado para um smartphone tão fino



Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções