ANÁLISE: Logitech Harmony 650 Remote

ANÁLISE: Logitech Harmony 650 Remote

Com diversos aparelhos eletrônicos em um mesmo espaço, é normal estarmos cheios de controles remotos em um mesmo ambiente. Cito meu exemplo, onde tenho nada menos que 5 controles, um para cada um dos seguintes aparelhos: TV, Receiver, Conversor de TV a cabo, Media Center e controle remoto do ar-condicionado.

Além de ser muito "chato" ficar trocando de controle para cada ação que eu queira dar a um determinado aparelho, o ambiente fica bem poluído visualmente pela quantidade de controles, sem contar a dificuldade para algumas pessoas em saber qual controle aciona um determinado aparelho.

Como resolver isso? Comprar um controle remoto universal, mas ai vem a pergunta, um controle remoto universal conseguirÁ substituir todos esses controles? Ele conseguirÁ executar funções de 2 controles ao mesmo tempo? Ex.: Trocar o canal do conversor de TV a cabo e aumentar o volume na TV ou mesmo no receiver? Ou terei que fazer a mudança de controle sempre que desejar dar comandos específicos de um determinado aparelho?

A Logitech é uma das empresas pioneiras no segmento de controles remotos, possui modelos que vão de $30 a mais de $300 dólares. Em nossa última ida à CES, comprei o Logitech Harmony 650, modelo que custa $49 dólares na Amazon, e é um dos controles remotos universais mais vendidos do mundo. Nessa review vamos ver do que esse produto é capaz.

Logitech Harmony 650
Como um dos modelos de melhor custo benefício da empresa, o Harmony 650 tem como destaque suportar o gerenciamento de até 5 controles ao mesmo tempo, além de vir com uma tela LDA colorida. Como os demais controles, ele traz suporte superior a 5.000 marcas, sim, marcas, isso que dizer que o número de aparelhos compatíveis é muito superior a esses 5.000, visto que a base de dados é atualizada constantemente na medida que novos aparelhos chegam ao mercado. Em meados de 2010 a linha de controles Harmony jÁ suportava mais de 225.000 aparelhos, hoje esse número deve ser muito superior.

A Logitech possui uma série de outros modelos mais avançados, com telas touchscreen e suporte a mais controles simultâneos, chegando a 15 controles em modelos como o Harmony One, 900 ou 1100.

{break::Fotos}Antes de começarmos a mostrar como funciona o Harmony 650, vamos conferir algumas fotos do controle.

Como podemos ver abaixo, o Harmony 650 tem ótimo acabamento, diferente de modelos que acompanham alguns aparelhos, com aparência e resistência duvidosa.

Reparem nas teclas de acesso rÁpido, "Watch TV", "Watch a Movie" e "Listen to Music". Essas teclas são programÁveis e servem para controlar diversos aparelhos combinados.

- Continua após a publicidade -

O formato do controle foi definido após estudo ergonômico da empresa a fim de deixar ele o mais fÁcil e confortÁvel de se manusear. Acessando o site da Logitech, serÁ possível conferir que os demais controles da série possuem formatos bem parecidos.

Mais abaixo podemos ver algumas fotos com o Harmony 650 ao lado dos controles que ele passou a substituir.

- Continua após a publicidade -

{break::Configuração: Aparelhos}Para configurar o controle, serÁ necessÁrio instalar um aplicativo da Logitech (o Harmony Remote Software), que faz uma atualização do banco de dados online nos servidores da empresa. A instalação é simples e rÁpida.


Aplicativo estÁ disponível em vÁrias línguas, mas o português é de Portugal

Após feita a instalação (versão 7.7.0), basta conectar o controle ao computador onde o software foi instalado, para isso, o mesmo vem com um cabo USB. Após o software detectar o controle e fazer as devidas atualizações, ele darÁ ao usuÁrio uma série de opções, assim como definir quais dispositivos o Harmony irÁ controlar. 

São, ao todo, 3 abas, uma destinada às atividades (botões do controle), uma aos aparelhos e outra com definições (configurações).

Fui adicionando os meus aparelhos, sendo eles uma TV Samsung UN40B7000, Receiver Onkio R380, Media Center WD TV Live e o conversor da TV a cabo, que a principio eu não sabia o modelo exato, dessa forma, antes de procurar pelo modelo na internet, vi que o controle possuia dois sensores, um frontal e outro na parte de baixo, ai veio a bela surpresa, esse sensor na parte de baixo serve para captar sinais de um controle que o usuÁrio não consegue achar a marca do aparelho, sendo que o sistema da Logitech tenta descobrir qual é esse aparelho apenas pelos sinais do controle. E o melhor de tudo: funciona. Depois acabei que achando o modelo exato na internet e fiz a configuração informando o aparelho exato para ficar tudo 100%.

- Continua após a publicidade -

Reparem que ele detecta um modelo, de mesma marca, não o mesmo, mas funcionou todas as opções do controle. 

Dando sequência, adicionei os demais aparelhos, primeiro selecionando a categoria, e depois entrando com o modelo na caixa para essa opção. Pronto, jÁ posso colocar os controles originais em uma gaveta, uma bem grande alias.

Para quem possui vídeo game, ele traz suporte a modelos que aceitem controle remoto, como XBox 360 e PS3. 

Até o ar-condicionado
Meu ar-condicionado, que também controlo pelo sistema, adicionei no processo de captura do sensor, jÁ que não existe suporte nativo ao modelo exato de meu aparelho, mas o sistema detectou um semelhante e estÁ funcionando tudo 100%, agora inclusive com botões de acesso rÁpido a uma determinada temperatura, ex.: posso escolher 18 graus ou 27 graus, sem ter que aumentando de grau em grau. Vale destacar que consigo personalizar comandos da forma como eu desejar.

{break::Configuração: Botões de acesso rÁpido}Após adicionar os aparelhos que o Harmony 650 vai controlar, achei que estava tudo pronto, mas não tinha dado conta de como funcionava os botões de acesso rÁpido, sendo eles "Watch TV / Ver TV", "Watch a Movie / Ver um Filme" e "Listen to Music / Ouvir Música".

Ai veio mais uma bela surpresa. Diferente de controles remotos universais convencionais, o Harmony 650, e demais aparelhos da linha Logitech Harmony, controlam simultaneamente diversos aparelhos. Para ser mais claro, em modo "Watch a Movie / Ver um Filme", no meu caso, o controle comanda opções como pause, passar o filme para frente, para trÁs e etc. do Media Center "WD TV Live", mas ao pressionar a tecla para aumentar volume, o mesmo dÁ o comando para o receiver da Onkyo, sem ter que selecionar o Receiver.

Para ter uma noção do nível de comodidade e perfeição do sistema, se estou em modo "Ver TV", ao pressionar o botão "Ver um Filme", o controle muda o "input" da TV do modo AV para HDMI1, liga o Media Player e o Receiver e desliga o conversor da TV a cabo, caso pressione o botão "Ver TV", ele faz o mesmo processo inverso, desligando os equipamentos que não serão utilizados, assim como definir sobre qual aparelho cada botão do controle ficarÁ responsÁvel. Engana-se quem pensa que o processo de configuração é complexo, muito pelo contrÁrio, o modo "wizard / passo-a-passo" é bem intuitivo e auto explicativo, ficando ainda mais fÁcil após algumas vezes que se configura. Sem contar que é possível fazer mudanças no "perfil" criado após o processo wizard terminar.

Abaixo podemos ver algumas telas mostrando o processo de configuração, onde o sistema pergunta o que cada aparelho deve fazer, por fim, atualiza o controle. Destacando que o controle deve estar conectado ao computador pelo cabo USB durante o processo de atualização.

{break::Funcionalidades}Não tem como comparar um controle como o Harmony 650 com modelos normais que encontramos no mercado, quando falo normais, coloco no "saco" todos esses controles universais genéricos ou mesmo modelos de marcas conceituadas, com funcionalidade semelhantes e bem diferentes na prÁtica.

Como função semelhante, mas melhorada sobre outros modelos corriqueiros, o Harmony 650 possui teclas iluminadas, muito útil quando utilizado à noite ou em ambientes escuros. A diferença do sistema dele sobre os demais, assim como acontece com outros modelos da Logitech, é seu sensor que liga a iluminação das teclas assim que você mexe o controle, basta movimenta-lo, mesmo sem pressionar nenhuma tecla, que a iluminação abaixo das teclas irÁ acender. A mesma funcionalidade do sensor da iluminação vale para o visor LCD, que "liga" assim que o sensor detecta movimento. Essa situação é muito importante para a utilização do controle em ambientes com pouca iluminação, muito utilizado para quem gosta de ver filmes por exemplo, sem contar o benefício para a economia de bateria, jÁ que ele trabalha com baixo consumo quanto supostamente "desligado".

Se tratando das teclas, ele possui uma grande variedade, quase todas podendo ser programadas. Caso algum dos aparelhos adicionados não esteja com alguma função funcionando, basta editar o perfil do controle e definir qual tecla assumirÁ um determinado comando, excelente funcionalidade, principalmente pela liberdade de configuração, deixando o usuÁrio escolher a tecla que ele acha melhor pressionar para cada comando que desejar dar. 

Não gostei muito da posição de teclas numéricas. Por ficarem localizadas na parte inferior, quando estou vendo TV a cabo e quero trocar os canais pelo teclado numérico, tenho que segurar o controle bem na parte inferior para pressionar, não é nem um pouco confortÁvel, principalmente porque ele pesa muito mais que o controle padrão do conversor de TV a cabo, mesmo com o costume que deve acontecer naturalmente, acredito que esse teclado poderia ter sido posicionado no meio do controle.

Outra característica bem legal são suas teclas coloridas nas cores vermelho, verde, amarelo e azul, jÁ padrão em controles de diversos dispositivos nos dias atuais, e que assumem as mesmas funções desde que os aparelhos estejam devidamente cadastrados na base de dados da Logitech.

O modelo Harmony 650 utiliza duas pilhas AAA, que acompanham o produto. Modelos superiores jÁ possuem baterias integradas, carregÁveis pelo cabo USB. Mas mesmo que este ainda não traga mais essa comodidade extra, jÁ é bem melhor utilizar apenas duas pilhas ao invés de 10 - necessÁrias para energizar os outros 5 controles remotos.

Mas nem tudo é 1000 maravilhas no Harmony 650. Por algumas vezes o controle perde alguma configuração, na verdade em quase um mês de uso não consegui ter certeza se o tal problema é do Harmony ou mesmo do aparelho, afinal isso acontece apenas com a tecla rÁpida "Watch a Movie" e com o aparelho WD TV Live, que em determinadas situações não liga junto com os demais, a forma simples de resolver é selecionando o aparelho pelo controle e dando o comando de power. Em algumas situações, se pressionar duas (ou mais vezes) o botão "Watch a Movie", o controle faz o processo novamente, felizmente ele não desliga e religa, ele simplesmente tenta dar os mesmo comando, que no caso é sempre LIGAR os aparelhos, caso queira desligar, existe um botão chamado "All Off" que desliga todos os aparelhos controlados por ele ao mesmo tempo.

Outro detalhe que é importante deixar claro: apesar das teclas rÁpidas para controlar vÁrios aparelhos simultaneamente, o Harmony 650 e qualquer outro controle da Logitech, também controla os aparelhos independentemente. Não poderia deixar de ser diferente, afinal esse é seu principal propósito, as teclas rÁpidas são o diferencial da linha sobre demais modelos do mercado, sem contar logicamente o suporte a inúmeras marcas e modelos, desde uma TV a uma geladeira, basta ela ter um controle remoto.

{break::Conclusão}Todo mundo que tem um espaço com TV e diversos aparelhos como Blu-Ray, DVD, Receiver, Media Center, Conversor de TV a Cabo e até mesmo ar-condicionado ou qualquer outro aparelho, deve ficar indignado pela quantidade de controles, um diferente do outro, grandes, pequenos, bonitos e na maioria das vezes, feios. Enfim, uma grande quantidade de controles não é apenas muito feio visualmente, mas um prato cheio para uma pessoa que não sabe mexer, fazer uma série de "lambanças" na configuração dos aparelhos, mesmo depois afirmando que não mexeu em nada.

Um controle remoto universal pode resolver esses dois problemas facilmente, afinal, vai sumir com aquela grande quantidade de controles até então necessÁrias para deixar todo sua sala de TV operacional. Se o controle tiver detalhes que o tornam ainda melhor, pronto, é o desejo de consumo de todo mundo. A Logitech conseguiu fazer isso com a série Harmony.


Note que mesmo os aparelhos estando dentro da portinha de vidro no móvel não hÁ perda de sinal

O primeiro ponto positivo é o número de marcas e aparelhos suportados, mais de 5.000 e 225.000 respectivamente, sendo atualizado todos os dias. Como se não bastasse, se um determinado aparelho não estiver disponível na base de dados da Logitech, o sistema procura um aparelho semelhante através de um sensor no controle remoto, e adiciona as configurações compatíveis para tornar possível controlar o aparelho, pelo menos em parte.

Depois temos os botões de acesso rÁpido com criação de perfil de controle, onde é possível associar o controle de diversos aparelhos simultaneamente para uma determinada ação, como ver TV, Filme ou escutar música. Na verdade esse é o grande diferencial da linha Harmony, jÁ que torna uma ação incomoda mesmo para controles remotos universais, que é a necessidade de alternar o aparelho que o controle vai comandar. Com a série Harmony, você poderÁ trocar de canal no conversor de TV a cabo, e aumentar o volume no receiver, sem que tenha que apertar qualquer botão extra para isso. Caso clique no botão "Watch a Movie", o controle trata de desligar o conversor da TV a cabo, ligar os demais aparelhos e controlar cada comando em um aparelho específico, tudo configurado anteriormente pelo PC, de uma forma simples e bem intuitiva.

Se tratando de acabamento e visual, ele possui material acima da média, com destaque logicamente para sua mini tela LCD, que em outros modelos da série Harmony pode ser sensível ao toque. Como destaquei, não gostei do teclado numérico ter ficado muito em baixo do controle, pois devido seu peso, atrapalha na escolha das teclas, situação que deve ir amenizando na medida em que nos acostumamos com o controle. Outro detalhe que alguns modelos superiores da série Harmony possuem é em relação à bateria, interna e recarregÁveis através do cabo USB, no caso do Harmony 650 são 2 pilhas AAA, com duração normal de qualquer outro controle do gênero, mas hÁ quem prefira assim.

Curiosamente esse modelo não estÁ mais visível no site da Logitech, agora o modelo superior a ele é o Harmony 700 Advanced, que vem com tela sensível ao toque, no mais é muito parecido com o Harmony 650. O preço que mudou bastante, saltando para $ 119,99 dólares direto no site da Logitech.

Um grande problema do Harmony 650 e de outros controles universais da série Harmony da Logitech, é que não é fÁcil encontrar ele à venda, e quando encontrado, custa em média R$ 300,00, mais de três vezes o valor cobrado nos EUA.

PRÓS
Suporte a mais de 5.000 marcas e mais de 225.000 modelos de aparelhos
Teclas de acesso rÁpido (perfis) com controle de aparelhos simultaneamente
Visor LCD colorido
Modo de detecção de aparelhos sem que você precise saber seu modelo ou marca
Atualização de aparelhos constante no banco de dados da Logitech
Possibilidade de configuração das teclas e dos perfis de controle
Teclas iluminadas com sensor de movimento
CONTRAS
Teclado numérico mal posicionado e de difícil manuseio pelo peso/tamanho do controle
Em determinadas situações alguns aparelhos teimam em não responder na troca de perfil
Não é vendido oficialmente no Brasil
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.