ANÁLISE: Noctua NH-D14 SE2011

ANÁLISE: Noctua NH-D14 SE2011

A Noctua é uma empresa austríaca especializada em componentes de resfriamento. Presente em mais de 30 países ao redor do mudo, com produtos direcionados à refrigeração de computadores. Seus produtos são coolers, fans e pastas térmicas e, por se dedicar a apenas uma Área específica no mercado de hardware, a Noctua se tornou uma das referências no ramo.

O produto desta review é considerado um dos melhores da empresa, sendo indicado para computadores de alta performance.Trata-se do Noctua NH-D14 Special Edition 2011, cooler com suporte aos novos processadores Intel Sandy-Bridge-E.

NH-D14 SE2011
Este novo modelo Special Edition difere-se da versão original em alguns aspectos. Este é compatível com os o socket Intel LGA 2011, utilizados pela nova linha de processadores Sandy-Bridge-E, enquanto o anterior era compatível com os sockets Intel LGA1366, LGA1156, LGA775 e AMD AM2, AM2+, AM3. Além disso, uma redução na voltagem de um dos fans - de 1.08v para 0.96v, e a incrementação da tecnologia SecuFirm2, adaptada e melhorada para o novo socket, são os diferenciais entre as duas versões. Este cooler foi desenvolvido para oferecer altíssima refrigeração com baixo nível de ruído. É indicado para o uso em conjunto com mÁquinas com altos requerimentos, overclockadas ou que demandem um alto nível de resfriamento.

O NH-D14 SE2011 traz um dissipador com seis heatpipes e dois dissipadores, mecanismo de retenção SecuFirm2 para LGA 2011 e dual Fan, NF-P14 e NF-P12, o que faz com que o cooler tenha um tamanho enorme de (160 x 140 x 130 mm). É importante notar seu dimensionamento para que se calcule o tamanho do gabinete que irÁ comportÁ-lo.

Toda sua base é feita em cobre e alumínio, lhe dando um peso total de 1.240 gramas.


Especificações dos dois fans:

Fan NF-P14:

  • SSO-Bearing
  • Velocidade de rotação: 1200 RPM
  • Velocidade de rotação com U.L.N.A: 900 RPM
  • Airflow: 110.3 m³/h
  • Airflow with U.L.N.A: 83.7 m³/h
  • Ruído: 19.6 dB/A
  • Ruído com U.L.N.A: 13.2 dB/A
  • Voltagem: 1.2 W
  • MTBF: 150.000 h
Fan NF-P12:
  • SSO-Bearing
  • Velocidade de rotação: 1300 RPM
  • Velocidade de rotação com U.L.N.A: 900 RPM
  • Airflow: 92.3 m³/h
  • Airflow with U.L.N.A: 63.4 m³/h
  • Ruído: 19.8 dB/A
  • Ruído com U.L.N.A: 12.6 dB/A
  • Voltagem: 0.96 W
  • MTBF: 150.000 h

A seguir, confira a performance do cooler em nossa review.

{break::Tecnologias}Tamanho, neste caso, é documento. Mas não é só um grande fan que faz a temperatura de todo um sistema cair, evitando complicações para o computador. Além dos dois ventiladores presentes no NH-D14 SE2011, existem outros itens que contribuem para uma alta performance no resfriamento, conheça-os melhor:

- Continua após a publicidade -

Award-winning NH-D14 cooler
O modelo referência deste cooler (o NH-D14), ganhou foi considerado por público e crítica como um produto com qualidade e performance excelente. Por esta razão, foi recomendado por mais de 250 sites e revistas de hardware internacionais, descrito como um dos melhores coolers do mercado.

6 heatpipe dual radiator design
Os dois radiadores, com 6 heatpipes cada,  proporcionam uma maior Área de superfície, fazendo com que a distribuição de calor (por aumentar a eficiência de fluxo de ar) seja melhor que o estilo convencional de torre de dissipadores de calor.

Dual NF-P14/NF-P12 fan setup
O NH-D14SE2011 possui dois fans, um de 14cm e outro de 12cm de diâmetro, juntos eles proporcionam um ótimo equilíbrio entre desempenho e ruído. Desta maneira você tem o seu sistema com alto poder de resfriamento sem abrir mão de um ambiente silencioso.

Asymmetrical design for high compatibility

O design assimétrico do cooler (com os lados diferentes), permite uma maior liberdade para encaixe das memórias ram, sem atrapalhar o bom funcionamento do sistema, levando em conta o tamanho descomunal do NH-D14. Em último caso, o fan menor (12cm) pode ser removido, liberando mais espaço sem perder tanto desempenho.

Excellent component cooling
O alto rendimento dos coolers conseguem não só diminuir  a temperatura do processador como também da própria placa-mãe, assim como os periféricos presentes. Isso acontece devido ao imenso tamanho do cooler, da Área de contato dos radiadores e dos 2 fans existentes de 14 e 12 cm.

SecuFirm2™ mounting system for LGA2011
O sistema de montagem do NH-D14 SE2011 foi projetado para dar suporte ao socket LGA2011.



- Continua após a publicidade -

NT-H1 thermal compound
A pasta térmica da Noctua é uma das mais conceituadas no mundo, trazendo um bom nível de resistência térmica, facilidade e confiabilidade em sua utilização.

- Continua após a publicidade -

{break::Fotos}Abaixo temos uma série de fotos do cooler, com destaque, como não poderia deixar de ser, seu tamanho bastante grande, sendo um dos maiores coolers do mercado, e idêntico ao modelo NH-D14. Reparem nas caixas do NH-D14 SE2011 e de um Cooler Master Hyper 212 EVO

Podemos destacar também o ótimo acabamento no desenvolvimento do cooler, com seus dois heatsinks, cada um com 6 heatpipes, visando proporcionar o mÁximo em dissipação de calor.

Abaixo temos algumas fotos do NH-D14 SE2011 sendo comparado com o Hyper 212 EVO da CM, reparem na diferença de tamanho, praticamente o dobro, que por lógica vai acabar gerando limitações na instalação de algumas memórias ou mesmo outros hardwares.

{break::Instalação}Começamos a instalação separando o "equipamento" que iremos utilizar como base, uma sistema baseado em uma mainboard MSI X79A-GD65 8D com um  Intel Core i7 3960X e 8 GB Corsair Vengeance com 2 pentes de 4GB.

Em seguida, utilizando o kit de fixar a base que acompanha o cooler, damos sequencia no processo de instalação, relativamente simples e sem mistérios.

Base presa, começamos o processo para "fixar" a estrutura do heatsink sobre o processador, jÁ devidamente encaixado. Vale destacar que a Noctua envia junto uma pasta térmica. Coloque um pouco no centro do processador e a pressão do heatsink quando fixado farÁ a distribuição.

Pronto, cooler instalado, basta prender o FAN central e a instalação serÁ concluída.

Como podem ver, o cooler é bem grande e toma bastante espaço sobre a mainboard, alguns pentes de memórias, principalmente modelos com dissipadores de calor, podem não encaixar no slot mais próximo ao processador, justamente devido o cooler estar sobreposto. É bom ter cuidado com esse "detalhe" na hora da compra. Vejam abaixo que removendo o "dissipador" do pente de memória o problema é resolvido, mas diversos modelos de memória TOP vem com dissipador, alguns deles rígidos e difíceis de tirar, sem contar que remover o dissipador acaba que tirando um dos atrativos de memórias TOP que é justamente sua finalidade, além da perda da garantia.

Vale destacar que, apesar de existir uma posição ideal para o cooler de acordo com cada gabinete, na prÁtica, dependendo do gabinete, não terÁ grande mudança de desenpenho a posição que o cooler estiver, até porque nesse caso pode ser que seja possível utilizar ele em apenas uma posição, jÁ que em outra inviabilize a instalação de outro hardware.

Outro ponto importante, é que é possível remover o FAN da extremidade para ganhar um pouco de espaço, sem grandes perdas de desempenho, isso logicamente dependendo do sistema utilizado.

{break::Testes}Como destacamos na instalação, o Noctua NH-D14 SE2011 foi montado sobre uma mainboard  MSI X79A-GD65 8D com um processador Intel Core i7 3960X e 8 GB Corsair Vengeance (2x4GB), quando se trata de processador, melhor que existe atualmente no que diz respeito a desempenho destinado a desktop. A placa de vídeo utilizada foi uma XFX Radeon HD 7970 BE DD.

Para os comparativos, utilizamos dois coolers jÁ testados sobre a plataforma LGA 2011, mas refizemos todos os testes. Modelos utilizados no comparativo, Intel RTS2001LC e Cooler Master Hyper 212 EVO. Vale destacar que utilizamos a mesma pasta térmica do Hyper 212 EVO no RTS2011LC, dessa forma ele teve um ganho considerÁvel em seu desempenho frente a pasta que o acompanhava, mesmo ela sendo em teoria uma solução da Antec, que desenvolveu o cooler.

Começaremos pelo testes com o Core i7 3960X em modo stock, ou seja, com seu clock 3.3GHz padrão. 

Os testes estão na seguinte sequência: IDLE (sistema em modo ocioso), 3DMark 11 e wPrime, sendo esse último o mais exigente porque gera um stress test em todos os núcleos do processador.

IDLE (ocioso)
Começamos pelo teste em modo ocioso, com o sistema operacional em espera sem estar executando nenhuma tarefa onerosa para o processador. Como podemos ver, as três soluções conseguem resultados praticamente idênticos, com variação de apenas 3 graus do primeiro para o último.

{benchmark::2634}

3DMark 11
Rodando o 3DMark 11 novamente equilíbrio entre as soluções, mas o NH-D14 SE2011 acabou caindo para terceiro, a 2 graus do water cooler RTS2011LC.

{benchmark::2635}

wPrime
Por fim, com o teste de stress do wPrime o cooler da Noctua assume novamente a segunda posição na tabela, mas como vemos, novamente existe um equilibro bem grande entre as três soluções testadas.

{benchmark::2636}

{break::Overclock}Colocamos o Core i7 3960X trabalhando a 4.7GHz, clock interessante se levarmos em conta que o clock padrão desse processador é de 3.3GHz, ou seja, aumento de 42%.

Abaixo fizemos os mesmos testes anteriores, mas agora comparando todos os processadores na mesma situação do processadores overclockado para 4.7GHz, vamos ver se temos alguma mudança no comportamento do NH-D14 SE2011, quem sabe melhor desempenho que os demais jÁ que possui 2 FANs.

IDLE (ocioso)
Note o arroba (@) nos resultados. Estes, assim identificados, mostram os resultados dos testes com o sistema em overclock. Compare os resultados com e sem overclock de um mesmo cooler olhando paras as barras da mesma cor.

Veja que quando o sistema estÁ em modo ocioso e overclockado, todos as três soluções de resfriamento alcançaram como temperatura mínima 47 graus, resta saber o comportamento deles quando o sistema estiver sendo exigido.

{benchmark::2637}

3DMark 11
Quando rodando o 3DMark 11 a temperatura sobe em todos os coolers, e apesar do bom resultado do cooler da Noctua, ele ainda ficou atrÁs dos demais modelos comparados, com destaque para o Hyper 212 EVO, que faz muito bem seu trabalho, ótimo custo benefício.

{benchmark::2638}

wPrime
Em nosso último teste, o mais exigente diga-se de passagem, finalmente o Noctua consegue a ponta da tabela, mas teve ao seu lado o RTS2011LC, e a solução da Cooler Master não ficou longe.

{benchmark::2639}

{break::Conclusão}Analisando o tamanho e estrutura do NH-D14 SE2011, esperava mais de seu resultado nos testes. Ele possui nada menos que o dobro do tamanho do Cooler Master Hyper 212 EVO, mesmo assim tem resultado semelhante em praticamente todos os testes de desempenho, o que é um pouco frustrante principalmente por vir acompanhado de 2 FANs.

A instalação do NH-D14 é simples e rÁpida, semelhante ao Hyper 212 EVO, apesar do cooler da Noctua ser bem maior e exigir mais de cuidado, principalmente no seu heatsink com pontas que incomodam um pouco.

O  NH-D14 SE2011 se complica quando comparamos ele com o Hyper 212 EVO, alias, situação que vai acontecer com a grande maioria dos coolers desse porte, principalmente porque quando analisamos um produto levamos em conta dois critérios bÁsicos, desempenho final e preço. No caso o cooler da Cooler Master estÁ entre os mais baratos do mercado quando falamos de produto diferenciado, e seu desempenho é comparÁvel as melhores soluções existentes.

O NH-D14 SE2011 estÁ custando U$ 89,99 dólares, jÁ o Hyper 212 EVO custa U$ 39,00, menos da metade.

Ainda temos que levar em conta que o tamanho acima da média do NH-D14 SE2011 gera limitações na instalação de alguns hardwares, memórias especialmente. Como vimos na review, diversos modelos de memória com dissipadores podem acabar que não tendo espaço de altura para encaixar, a não ser que o dissipador seja removido, opção descartada na grande maioria dos casos, afinal é um belo contrassenso. Como estamos falando de uma plataforma LGA 2011, com produtos para usuÁrios entusiastas, gerar uma limitação grande com memórias é um grande problema, afinal quem compra memórias para uma plataforma desse tipo quase que sempre opta por modelos diferenciados, grande parte deles com dissipadores mais altos.

PRÓS
Bom desempenho com sistema overclockado
Gera pouco ruído
Instalação simples
Indicado para sistemas com overclocks extremos
Dois FAN´s de alta qualidade
CONTRAS
Gigantesco
Preço não justifica desempenho final
Gera limitação na instalação de alguns modelos de pentes de memória
Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.