ANÁLISE: Just Dance 2

ANÁLISE: Just Dance 2
OK, eu sei. Jogos de dança, "casuais", ainda mais no Wii, não são, nem de longe, a preferência de vocês. Mas, sério: tentem dar uma chance a este inusitado game que recebemos aqui na redação se quiserem dar boas risadas. "Just Dance 2" chegou aqui de repente, e como quem não quer nada, nossa equipe resolveu jogar um pouco. A surpresa foi um momento hilariante, queimação de filme e até mesmo algumas calorias perdidas.

Como o nome jÁ diz, "Just Dance 2" é um jogo musical, que coloca o jogador frente a coreografias dos mais variados estilos musicais. Mas, ao contrÁrio dos reconhecidos títulos do gênero (como a franquia "Dance Dance Revolution"), o foco aqui não é acertar corretamente os passos, que se tornam mais difíceis na medida em que a habilidade aumenta. O game da Ubisoft, na verdade, prima pela liberdade e pela criatividade, sem Game Over.



Com uma mecânica simples e de rÁpido aprendizado, o título mostra-se perfeito para uma reunião de amigos ou para um fim de festa (depois de todos os convidados estarem devidamente alcoolizados). Com canções que passam de clÁssicos dos anos 70 e 80 até sucessos de Rihanna e Avril Lavigne, o acervo deve agradar a muita gente.

{break::Dance com ou sem técnica}Sacudir o esqueleto com o game da Ubisoft é moleza: basta segurar o Wii Remote em uma das mãos, escolher uma música e repetir os movimentos mostrados na tela. O game exibe o espectro de um personagem, com uma das mãos "brilhante". É ela que você deve imitar. A tela da TV funciona como se fosse um espelho.

Isso significa o seguinte: as coreografias assustam de início pela complexidade. Mas você logo vai notar que é só o movimento da mão que segura o Wii Remote que importa. Isso tira um pouco da graça e muito da dificuldade do jogo: mexa apenas um braço que, certamente, alguma pontuação você vai fazer.



Por outro lado, dÁ uma ampla liberdade de movimentos para quem se arriscar a perder a vergonha. Você pode ser um exímio dançarino e reproduzir exatamente os mesmos passos, ficar parado e mexer apenas o braço correto ou inventar novos movimentos. E nisso, a nossa equipe aqui é expert:



Felizmente, o jogo é preciso o suficiente para que não permita a trapaça de sacudir o braço feito um louco. Sim, tÁ certo que a gente tentou aí no vídeo, mas os resultados não foram os melhores. Até mesmo algum passo que parece ter sido feito de acordo acaba computado como "erro". E não é bug do jogo: é que o movimento foi mal feito mesmo. A experiência só ficaria mais aprimorada em um título assim utilizando um sistema de câmeras, como no Kinect e no PS Move.

{gametrailers::700098}

Esqueça achievements, progressão, ou conteúdos desbloqueÁveis na medida em que se avança no jogo. O título jÁ diz tudo: apenas dance. Sem preocupações. Parece enfadonho? De jeito nenhum: é só colocar o DVD no drive e descobrir. São 44 músicas, que incluem sucessos de Kesha, The Pussycat Dolls e Outkast, por exemplo.

Os clÁssicos dos anos 70 também estão presentes, como It's Raining Man das Weather Girls e o funk de I Feel Good na voz e suingue de James Brown. Outros estilos musicais completam a coleção, que traz canções de Elvis Presley, Jamiroquai, The Rolling Stones e Wham!. Até mesmo o Eurodance dos anos 90 (sabe, "poperô"?) estÁ lÁ, com The Power, do Snap! – mesma música utilizada no trailer do "épico" filme Super Mario Bros (preparem-se para péssimas lembranças):



{break::Visual psicodélico e multiplayer variado}Estamos falando de um jogo extremamente casual em um console sem tanto poderio grÁfico, portanto, não dÁ para esperar muita coisa de Just Dance 2. Mas ao menos dÁ pra notar que os produtores arrumaram uma forma criativa de explorar as capacidades do Wii de uma forma simples, mas que funciona.



Tudo é muito colorido, com tons florescentes dominando o visual, o que combina muito bem com a proposta do jogo. O legal é que cada música tem caracterizações diferentes, com cenÁrios e personagens distintos. Estes, aliÁs, são "espectros" 2D de pessoas reais, o que deixa os movimentos muito realistas. Vai ser difícil um game de dança com a movimentação tão suave. Finalmente, podemos nos livrar das ações robóticas dos dançarinos de "Dance Dance Revolution", por exemplo.



Por falar em efeitos, cada canção tem uma identidade especial, o que ajuda a dar ainda mais clima para os estilos diferentes. Em "It's Raining Men", por exemplo, começa a chover e, em certos movimentos especiais, surge um raio na tela, como que "invocado" pelo dançarino.

Outro detalhe muito legal são as letras das músicas que aparecem no canto inferior da tela. Quem estÁ jogando, provavelmente, não vai conseguir coordenar o procedimento de imitar os passos com o acompanhamento da letra, mas quem ficou de fora e estÁ só assistindo a jogatina pode se beneficiar um pouco disso.

O game é divertido, mas tem vida curta no modo single player. O mais legal mesmo é reunir uma turma e, para isso, "Just Dance 2" conta com variadas formas de organizar a jogatina multiplayer. São vÁrios modos, começando pelo mais tradicional, em que ambos os jogadores realizam os movimentos para um único dançarino ou dois. No final, vence quem fizer mais pontos, ou seja, acertar mais passos.



Outras opções incluem um modo "Race", no qual leva a melhor quem atingir determinada pontuação primeiro. Quando isso ocorre, a música acaba. Outro modo interessante é o Medley, no qual trechos de vÁrias músicas são tocados em sequência, sem parar, e o jogador deve realizar todas as coreografias. Mas o modo mais interessante é o Duet, no qual dois jogadores interagem, cada um com passos diferentes.

{gametrailers::703198}


Esses modos também podem ser jogados no Dance Battle, que divide até oito jogadores em times, para disputar qual equipe faz a maior pontuação. Ao contrÁrio do Quickplay, aqui é preciso ter pelo menos quatro malucos dispostos a jogar e o desempenho não é medido individualmente, mas sim em grupo. É uma opção a mais para aumentar a longevidade do game, jÁ que não hÁ multiplayer online.

Felizmente, o game usa a conexão do Wii para vender músicas extras por download, cada uma por 300 points. É uma pena que não existam canções dentro do próprio jogo que possam ser desbloqueadas no cumprimento de certos objetivos, como atingir determinada pontuação, por exemplo. Isso seria uma forma de aumentar o apelo single player do game, jÁ que a jogatina solitÁria logo enjoa.

{break::Setlist}1.    Avril Lavigne – "Girlfriend"
2.    Bangles – "Walk Like An Egyptian"
3.    Beastie Boys – "Body Movin' (Fatboy Slim Remix)"
4.    Benny Benassi presents "The Biz" – "Satisfaction"
5.    Blondie – "Call Me"
6.    Bollywood – "Katti Kalandal"
7.    Boney M. – "Rasputin"
8.    Charleston – "Mugsy Baloney"
9.    Cher – "The Shoop Shoop Song (It's In His Kiss)"
10.    Digitalism – "Idealistic"
11.    Donna Summer– "Hot Stuff"
12.    Elvis Presley – "Viva Las Vegas"
13.    Fatboy Slim – "Rockafeller Skank"
14.    Franz Ferdinand – "Take Me Out"
15.    Harry Belafonte – "Jump In The Line"
16.    Ike & Tina Turner – "Proud Mary"
17.    James Brown– "I Got You (I Feel Good)"
18.    Jamiroquai – "Cosmic Girl"
19.    Junior Senior – "Move Your Feet"
20.    Justice – "D.A.N.C.E."
21.    Ke – "TiKToK"
22.    Mardi Gras – "Iko Iko"
23.    Marine Band – "Sway (Quien Sera)"
24.    MIKA – "Big Girl (You Are Beautiful)"
25.    Outkast – "Hey Ya!"
26.    Quincy Jones & His Orchestra – "Soul Bossa Nova"
27.    Reggaeton – "Baby Girl"
28.    Rihanna – "S.O.S."
29.    Snap! – "The Power"
30.    Sorcerer – "Dagomba"
31.    Studio Allstars – "Jump"
32.    Studio Musicians – "Crazy In Love"
33.    Studio Musicians – "Jungle Boogie"
34.    Supergrass – "Alright"
35.    The Frighteners – "Monster Mash"
36.    The Hit Crew – "Holiday"
37.    The Hit Crew – "Toxic"
38.    The Jackson 5 – "I Want You Back"
39.    The Pussycat Dolls – "When I Grow Up"
40.    The Rolling Stones – "Sympathy For The Devil (Fatboy Slim Remix)"
41.    The Ting Tings – "That's Not My Name"
42.    The Weather Girls – "It's Raining Men"
43.    Vampire Weekend – "A-Punk"
44.    Wham! – "Wake Me Up Before You Go Go"

{break:: Conclusão} "Just Dance 2" é um jogo essencialmente casual. Não é algo como "Guitar Hero", por exemplo, que pode ser definido como um "casual hardcore" – hÁ quem jogue meia dúzia de vezes no Easy, enquanto alguns experts dominam todas as técnicas do game e conseguem 100% de performance até no modo mais difícil. O título de dança da Ubisoft não impõe desafios, superação e até mesmo a pontuação não é um grande apelo. O foco é a diversão – e as gargalhadas das coreografias desengonçadas.



Vendo por esse lado, o game é bom, consistente e diverte um bocado. Um ponto muito positivo é a variedade de estilos musicais. Assim, praticamente qualquer pessoa que encarar o game terÁ pelo menos uma música que se encaixe em suas preferências.

No entanto, a Ubisoft poderia dar mais vida ao game no modo para apenas um jogador. Não hÁ muito o que fazer – só dançar mesmo, sem desbloquear novas músicas, cenÁrios ou qualquer outra coisa. Isso desanima e não motiva a jogar nada além de algumas poucas canções e depois trocar para um jogo melhor.

Quem quiser conhecer "Just Dance 2", recomendo que o faça com mais amigos. A primeira impressão é bem melhor caso todos estejam dispostos a se divertir sem compromisso e rir das mais diversas situações. Sozinho, a coisa enjoa rÁpido.


PRÓS
Variedade de estilos musicais
Diversos modos multiplayer
Precisão na detecção dos movimentos
Rende boas risadas
CONTRAS
Vida curta no modo single-player
Nenhuma música extra para desbloquar dentro do game
Pouca novidade nos grÁficos, que podem enjoar com o tempo
Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.