ANÁLISE: Intel dá os primeiros passos no desenvolvimento de CPUs em 22nm

ANÁLISE: Intel dá os primeiros passos no desenvolvimento de CPUs em 22nm

É com enorme satisfação que anunciamos a estreia de uma nova série de reviews de jogos antigos, ideia amplamente incentivada por vocês, nossos leitores, surgida em meio a um de nossos podcats.E para estrear esta magnífica seção de reviews de jogos lendÁrios, nada melhor do que um dos grandes clÁssicos da indústria dos games, Rock'n Roll Racing.

Lançado em 1993 pela Silicon & Synapse, hoje conhecida com  Blizzard, Rock'n Roll Racing tem uma jogabilidade pra lÁ de empolgante, enredo futurístico, inovações no estilo de jogo e uma trilha sonora de arrepiar. Este jogo marcou toda uma geração, sendo considerado por muitos dos amantes da jogatina virtual e da boa música como um dos melhores jogos jÁ criados em toda a história dos videogames,  tanto que até hoje milhares de pessoas ainda o jogam mundo afora.
Se você, por infelicidade plena, ainda não o conhece, teremos o enorme prazer de apresentÁ-los, e se jÁ conhece, teremos o mesmo prazer em trazer-lhe tanta nostalgia quanto possível.

Rock'n Roll Racing é um jogo de corrida multiplayer, até 2 jogadores, criado para Super Nintendo e Mega Drive, onde quatro carros disputam, em meio a tiros, explosões e derrapagens, um torneio interplanetÁrio.

E para te dar muita Água na boca, adiantamos que você encontrarÁ em nossa review o enredo, a trilha sonora, os personagens, os carros, os planetas e tudo que você tem direito! Você sabia, por exemplo, que estão fazendo um remake de Rock'n Roll Racing em 3D? Confira tudo isso a seguir.

*Com a ajuda de nosso leitor Thiago Salles, gostaríamos de informar que alguns aspectos do jogo podem variar de acordo com a versão utilizada, tais como nomes dos carros, dinheiro ganho ao final das corridas, número de pistas em cada planeta entre outros.
{break::O surgimento da lenda} No início da década de 90, com o sucesso de Top Gear (lançado em 1992), os produtores da Electronic Arts, resolveram criar uma continuação para seu jogo de corrida de maior sucesso na época, o Radical Psycho Machine (1991), neste projeto, o responsÁvel pela trilha trilha sonora acabou optando por músicas, digamos, muito ligadas ao Rock.



Radical Psycho Machine, antecessor de Rock'n Roll Racing.

O resto do projeto se tornou consequência desta opção, jÁ que o estilo das músicas não combinava com o primeiro jogo da série, além do que, as vÁrias músicas escolhidas por este produtor acabaram se mostrando muito pesadas para serem inseridas em um cartucho de apenas 16 bits.

Encantados com a ideia de combinar um jogo de corrida com clÁssicos do rock - sim, naquela época jÁ eram clÁssicos - os desenvolvedores resolveram mudar todo o jogo, criando um totalmente novo com esta proposta. Sem saber, estariavam criando um novo conceito em jogos, tanto na escolha dos temas, quanto na jogabilidade - uma mistura de dimensões conhecida como 2,5D que dava uma visão em diagonal entre a pista e os carros, totalmente diferente das perspectivas utilizadas na época, com uma visão traseira dos carros.

- Continua após a publicidade -


O resultado disso tudo você jÁ conhece, um excelente jogo de corrida que jamais conseguiu emplacar um sucessor. Conheça agora a estória do game, ou seja, o enredo que dÁ vida a Rock'n Roll Racing.

{break::Personagens}Na estória, Rock'n Roll Racing é um torneio interplanetÁrio, também conhecido como Super Copa de IndianÁpolis, e sua disputa traz um participante de cada planeta da galÁxia.

Conheça os sete personagens selecionÁveis do grande campeonato:

Snake Sanders
Sanders é um terrÁqueo que tem o sonho de ganhar o torneio intergalÁtico, pois quer provar que os verdadeiros inventores dos carros são os melhores em sua condução. Seus pontos fortes são velocidade e aceleração.


Cyberhawk
É um ciborgue  produzido a partir do corpo de Boomer Bradshaw, do planeta Serpentis. Bradshaw foi geneticamente modificado para ser aficcionado por corridas. Suas especialdiades são a aceleração e os pulos.

- Continua após a publicidade -

Ivanzypher
Considerado um herói no planeta Fleagull, Ivan, como é carinhosamente conhecido, tem a missão de lutar pelo reconhecimento de seu planeta, jÁ que é o mais novo membro do torneio mundial. Para isso, Ivanzypher lança mão de sua alta velocidade e bons pulos.

Katarina Lyons
A única representante feminina de Rock'n Roll Racing, Katarina, quer provar que pode ser soberana aos pilotos machos de toda a galÁxia, sendo a primeira mulher a conquistar o mundo. Para trazer o título ao planeta Panteros V, utilizarÁ suas melhores armas: boas curvas e pulos, herança de sua família Lyons.

Jake Badlands
Ex-líder de uma das maiores gangues do planeta Xeno Prime, Jake é um badboy arrependido com sede de vitória, suas conquistas são doadas para programas beneficentes. De seu passado negro, Badlands trouxe o alto poder de aceleração e de fazer curvas.

Tarquinn
A profissão de Tarquinn no planeta Aurora era de Capitão de Nave Espacial, a maior patente existente. Hoje em dia, ganha a vida fazendo comícios cósmicos, sendo considerado um herói interplanetar. Por causa da carreira militar, Tarquinn se tornou especialista em fazer curvas em alta velocidade.

- Continua após a publicidade -

Olaf
Desconhecido pela maioria, este é um personagem secreto do jogo. Olaf foi trazido diretamente do planeta Valhalla, ou se você preferir, do jogo The Lost Vikings. Suas habilidades são aceleração, velocidade e curvas, o único que possui 3 delas. Para selecionar o viking perdido você deve apertar L + R + Select + direcional direito até o encontrar, na tela de seleção de personagens.

{break::Planetas} Depois de escolher um dos personagens, sua carreira jÁ estÁ pronta para começar, porém, fique sabendo que cada etapa do torneio intergalÁtico serÁ disputada em diferentes planetas, cada um com sua especificidade e seu próprio rival.

Chem Vi
Localizado a 90º, Chem Vi tem uma peculiar atmosfera constituída de cloro e metano, motivo pelo qual fez os cientistas quererem colonizÁ-lo. LÁ, você enfrentarÁ o destemido Viper Mackay, um ex-membro dos Lutadores de Assalto da Classe de Águia que agora tenta a sorte no mesmo campeonato que você.

Drakonis
Passando por Chem Vi, e subindo 20º, você encontrarÁ Drakonis, a mais ou menos 110º, um planeta desolado onde habitam criaturas que comem humanos. Seu rival em Drakonis serÁ Grinder X19, um robô feito de aço, com coração de ferro e sangue de fluído de transmissão. Dizem que Grinder não é de ter pena dos adversÁrios.


Bogmire
Este foi o primeiro planeta descoberto pelo homem. Localizado a 80º, Bogmire é habitado por seres parecidos com os animais terrestres, com a diferença de serem inteligentes. Seu principal adversÁrio neste planeta serÁ Ragewortt, o Príncipe dos Saurianos, que tornou-se herdeiro do trono ao derrotar os melhores pilotos do universo. Agora, Ragewortt quer trazer o título de Rock`n Roll Racing para o reinado de seu pai.

New Mojave
Este planeta não pode ter sua localização aqui revelada pois se trata de uma prisão. Com uma temperatura média de 46º Celsius, New Mojave serÁ o quarto planeta sede do torneio. Nele você enfrentarÁ Kelly, um prisioneiro que estÁ cumprindo 14 prisões perpétuas consecutivas. Prometeram a Kelly sua absolvição, caso seja campeão de Rock'n Roll Racing, e claro que ele jurou não deixar uma alma viva entre os competidores em troca de sua liberdade.

Nho
Este planeta de gelo, localizado a -20º, foi colonizado para suprir as necessidades de Água do universo. Obviamente que nele as pistas são cobertas de gelo e seu carro vai precisar de aparelhagem especial e de um bom piloto. Para dificultar ainda mais o seu objetivo, você enfrentarÁ o simpÁtico Butcher Icebone, um dos homens mais brilhantes do mundo e o único dos pilotos que pode ser considerado um sÁbio, com exceção de você, claro. Você pode até conseguir vencê-lo nas pistas, mas dificilmente terÁ um óculos mais cool que o dele.

Inferno
Do extremo frio ao intenso calor. Este é o último planeta de sua saga para conquista do mundo das pistas, você estÁ literalmente no Inferno. E como tal, ennfrentarÁ o demônio em carne e sei-lÁ-mais-o-quê, mais conhecido como Slash. Vale lembrar que ele é o atual campeão de todas as edições do torneio, ou seja, se você conseguir vencê-lo, serÁ com  certeza uma lenda de Rock'n Roll Racing.

Para conseguir isto, melhor escolher bem o seu carro, conheça-os na pÁgina seguinte.

{break::Carros}Ao longo do jogo você terÁ a opção de escolher cinco veículos de diversos preços, disponíveis em cinco cores diferentes - azul, verde, amarelo, vermelho e preto - cada um com armas e especialidades diferentes.

 Você começa com $20.000 no bolso, o que te dÁ a opção de escolher um dos dois carros mais baratos. Depois é suar nas pistas para conseguir comprar os mais potentes, ou equipÁ-los na Loja de Presentes do Sauriano, "Gordo". Nesta loja, você pode melhorar todos os seus equipamentos, desde mísseis e minas, a motores, amortecedores e blindagem para seu carro.

Conheça os cinco automóveis vendidos em Rock'n Roll Racing:

Dirt Devil - ($18.000)
Uma espécie de fusquinha de guerra que carrega mísseis, latas de óleo e pode pular! EstÁ disponível jÁ no começo do jogo, você terÁ que optar de início por ele ou por um Marauder.

Marauder - ($18.000)

É o resultado da mistura de um Bigfoot com um Mustang, adicionado de um supercharger. Este é sem dúvida a escolha da maioria dos jogadores para começar a jornada. Suas "habilidades especiais" são iguais às do Dirt Devil: míssil, óleo e jump.



AirBlade - ($70.000)
É geralmente a primeira meta dos gamers. Ao invés de equipar os carros iniciais, alguns optam por juntar toda a grana e pegar logo o AirBlade, jÁ que além dos mísseis, este é o primeiro carro a ter nitros e minas terrestres, o que facilita muito. Seu design lembra o de um foguete com rodas.


BattleTrak - ($110.000)
Literalmente um tanque de guerra. As vantagens do BattleTrak  em relação ao AirBlade é que ele tem esteiras no lugar das rodas, o que o faz não derrapar nas poças de óleo, além de sua mina ser mais potente, dividindo-se em sete partes que se espalham pela pista. Os mísseis são comuns a ambos.


Havac - ($130.000)
O melhor e mais caro carro do jogo é na verdade um híbrido, uma espécie de carro-lancha, conhecido no mundo real como HoverCraft. É melhor que o BattleTrak na estabilidade, tanto nas retas quanto nas curvas, jÁ que "flutua" sobre a pista; e pelo míssil, que segue o adversÁrio mais próximo de você. A mina e o nitro são iguais às de seu antecessor.


Agora vamos ao que interessa, ao jogo propriamente dito. Como diria o épico narrador do game, Larry "Supermouth" Huffman, "Let the Carnage Begin"!

{break::"Let the Carnage Begin!"}Tudo pronto! Você jÁ pode começar sua batalha para se tornar o melhor piloto do universo. Tudo que terÁ que fazer é ganhar corridas, coletar dinheiro, somar pontos e ir passando as fases.


Funciona assim, cada corrida dÁ ao vencedor 400 pontos e 10 mil "dinheiros", o segundo colocado fica com 200 pontos e 5 mil no bolso, o terceiro, por sua vez, leva pra casa um prêmio de consolação: 100 pontos e nenhum tostão furado. JÁ o quarto colocado não sobe nem ao pódio e não leva nada além da experiência.

Você tem que somar os pontos necessÁrios para ir para o próximo planeta em todas as corridas do circuito, por exemplo, no planeta Chem Vi (o primeiro do jogo), você terÁ que somar 1.400 pontos em 8 corridas. Utilizando a matemÁtica bÁsica você consegue descobrir de quantas vitórias precisa. Cada planeta repete uma certa quantidade de vezes as quatro pistas diferentes de cada planeta, além de cada um ter o número de pontos a se alcançar diferentes, aumentado gradativamente conforme o andamento do jogo.

Mas não é só pontos que você precisa conseguir. Quando Larry "Supermouth" Huffman manda a carnificina começar, entre outros jargões simplesmente hilÁrios, ele estÁ dizendo que você deve tentar ser o primeiro colocado. Certo, isso você jÁ sabe. O que você ainda não sabe, mas desconfia, é que ele estÁ sendo literÁrio. Você terÁ que lançar mão de toda artilharia que seu carro possuir para conseguir esta vitória, ou seja, terÁ que explodir o adversÁrio, no sentido denotativo da palavra mesmo, com seus mísseis e minas, ou até com se próprio carro, caso o oponente esteja em chamas e você não pise no freio antes de colidir em sua traseira. Estamos falando de carros, fumaça e batida, não faça piadinhas.

Quanto melhor você se sair nas primeiras corridas, mais dinheiro ganharÁ em prêmios, e poderÁ fazer upgrades em seus equipamentos, comprando mais mísseis e minas, ou melhorando a potência de seu motor ou blindagem do carro. Além disso, hÁ os que preferem economizar dinheiro para comprar o segundo carro de suas carreiras, ou seja, de assassino e economista todo piloto em Rock'n Roll Racing terÁ de ter um pouco.

Existe também uma outra forma de juntar grana. Ao longo de todas as pistas ficam distribuídos dois tipos de itens, o primeiro é branquinho e tem um cruz no centro, que serve para completar o seu, ou sua, "life", ou seja, se você pegÁ-lo, aguentarÁ tantos mísseis quanto no começo da corrida. O outro item disponível é mais amarelado e significa dinheiro, bufunfa, cascalho, dindin ou como você esteja mais habituado a chamar. Cada bolo de dinheiro corresponde a $1.000 e para pegÁ-los basta passar exatamente por cima deles. Parece simples, mas não é.

Estes são basicamente os objetivos de todo o jogo. Ganhar corridas, somar pontos, ganhar dinheiro, evoluir seu carro e depois trocar por novos e melhores, e consequentemente, ganhar mais corridas, concluir os planetas e ser campeão da Super Copa de IndianÁpolis, ou torneio intergalÁtico Rock'n Roll Racing.

Tudo que você precisa saber para ser um campeão universal de corridas com muito tiro, explosão e rock'n roll você jÁ sabe. AliÁs, a parte do rock ainda não. Então confira a trilha sonora, um dos  pontos mais fortes, e com certeza um dos diferencias deste jogo, na pÁgina seguinte.
{break::Trilha Sonora}Em tempos de seleção de melhores trilhas do mundo dos games no Adrenaline, nada melhor do que mostrar esta, considerada por muitos como a melhor trilha sonora de um jogo de todos os tempos.

Sendo a melhor ou não, sem dúvida se trata de uma das mais marcantes, jÁ que traz músicas de sucesso, excelentes, e em versões exclusivas. Com certeza o estilo de som escolhido, que dÁ inclusive nome ao jogo, é o que diferencia este jogo de outros clÁssicos, tão bons quanto, e que também fizeram muito sucesso na época, como Top Gear e Lamborghini.

Confira as músicas presentes no jogo, em suas versões originais e as tocadas no jogo, em 16 bits, organizadas por bandas em ordem alfabética:

Black Sabbath - Paranoid
Versão em 16 bits (utilizada no jogo):

Versão original:

Deep Purples - Highway Star
Versão em 16 bits (utilizada no jogo):

Versão original:

George Thorogood - Bad To The Bone

Versão em 16 bits (utilizada no jogo):

Versão original:

Golden Earring - Radar Love
Versão em 16 bits (utilizada no jogo):

Versão original:

Henry Mancini - Peter Gun

Versão em 16 bits (utilizada no jogo):

Versão original:


SteppenWolf - Born To Be Wild
Versão em 16 bits (utilizada no jogo):

Versão original:

{break::Fotos}Confira mais fotos  do game:











{image}
{image}{image}{image}

{break::Rock'n Roll Racing 3D}Existe uma lenda de que houve um Rock'n Roll Racing 2 para Playstation One, mas é apenas uma falÁcia. Definitivamente não existiu uma segunda versão deste grande clÁssico. Algumas pessoas confundiram, ou quiseram confundir, um jogo chamado Red Asphalt com este suposto Rock'n Roll Racing 2. Isso aconteceu, pois alguém se deu ao trabalho de criar uma capa falsa com este nome fake.


Red Asphalt e a capa fake de Rock'n Roll Racing 2

Mas não é disso que vamos falar aqui. A grande novidade para os fãs é que uma espécie de remake (nem tão exatamente igual assim) estÁ sendo produzido por uma empresa russa. Esta nova versão traz o game em 3D, sem perder as peculiaridades do clÁssico a qual foi espelhado, como trilha sonora, câmera em terceira pessoa e jogabilidade inconfundível - além de outros detalhes.

Confira no vídeo abaixo como estÁ ficando esta remasterização de Rock'n Roll Racing.


Para quem gosta é, no mínimo, irado!


E aí, o que acham?

Esta versão redesenhada ainda estÁ em processo de produção, mas estão a pleno vapor, fazendo testes e melhorando a interface e a jogabilidade. Fique ligado aqui no Adrenaline que daremos mais notícias assim que disponíveis.
{break::Conclusão}Sem dúvida nenhuma, este é um dos melhores jogos da longa história dos videogames. Se você jÁ o jogou, a probabilidade de concordar comigo é grande - e se ainda não jogou, faça o favor de fazê-lo o quanto antes! No início, a jogabilidade pode te confundir, com os direcionais apontando para os lados (teoricamente) contrÁrios, mas depois de algumas pistas e muita explosões, você pega a manha. E aí jÁ era, viciou!

Destaque para a excelente trilha sonora presente no jogo, com clÁssicos do rock que fazem sucesso até hoje. Se você tem um Super Nintendo ou Mega Drive, ou conhece alguém que tem, não deixe de relembrar este grande jogo, como jÁ não se fazem hoje em dia.

Rock'n Roll Racing, é sem dúvida alguma um excelente jogo e vai ficar na galeria de melhores jogos da história por muito tempo.

Para a avaliação a seguir consideraremos, obviamente, a época em que foi produzido.


PRÓS
Jogabilidade inovadora
Narração impagÁvel de Larry "Supermouth" Huffman
Possibilidade de upgrade nos carros
Corridas viciantes
Multiplayer
Trilha sonora maravilhosa
CONTRAS
Jogabilidade às vezes confusa e difícil no início
Os grÁficos tiveram que ser reduzidos para a inserção das músicas, pesadas para a época
Pistas ligeiramente repetitivas
Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.