ANÁLISE: Asus P8Z68-V Pro

ANÁLISE: Asus P8Z68-V Pro

Depois da anÁlise da Rampage III Black Edition, equipada com o chipset X58 para os processadores Core i7 socket LGA1366 (Bloomfield/Gulftown), eis que apresentamos aos nossos leitores, a review da P8Z68-V PRO, placa mãe da ASUS baseada no recém anunciado chipset Z68 para a nova geração de CPUs Sandy Bridge da Intel, socket LGA1155.

Apesar de não fazer parte da cobiçada linha Republic of Gamers (ROG), a P8Z68-V PRO apresenta uma boa lista de atrativos para os jogadores. a começar pelo chipset Z68, que une em um único produto o que hÁ de melhor no P67 e H67, ou seja, alto potencial de overclock e possibilidade de explorar a GPU integrada do processador Sandy Bridge.


Outro recurso bastante interessante é o Intel Smart Response Technology que, a grosso modo, "transforma" um drive de estado sólido (SSD) em uma grande memória cache, acelerando o desempenho do sistema.

JÁ o LucidLogix Virtu promete racionalizar os recursos do sistema, reduzindo o consumo global de energia ao gerenciar de forma dinâmica e transparente para o usuÁrio, o uso da GPU integrada com uma VGA externa, na medida, é claro, das necessidades de poder de processamento grÁfico.

Além dos jÁ mencionados destaques, e outros que serão vistos com ênfase, a P8Z68-V PRO suporta memórias DDR3 em 2200Mhz, possui um robusto circuito de energia DIGI+ VRM 16 (sendo 12 fases para a CPU e 4 para a iGPU), 3 slots PCI Express (CrossFireX / SLI), 4 slots SATA de 6Gbps, 1 eSATA e 4 USB 3.0.

{break::O chipset Z68}Com o lançamento da geração Sandy Bridge, a Intel desenvolveu de início duas linhas de chipsets da série 6 para o consumidor doméstico: a H e P, ambas compatíveis com a nova pinagem 1155. O que basicamente diferenciava uma da outra era o fato da H67 suportar a GPU on die dos novos processadores, enquanto que a P67 tinha como destaque a possibilidade de explorar o recursos de overclock das CPUs.

Passados os meses, a Intel – em um movimento curioso – lançou o Z68, que une o melhor dos chipsets P67 (possibilidade de OC) e H67 (saída de vídeo para a GPU integrada). A princípio, a conclusão natural seria a de que com a chegada do Z68, a Intel (ou o mercado) colocaria um fim nos dois primeiros chipsets, uma vez que estes acabariam que de uma forma ou de outra, "perdendo" o sentido, uma vez que o Z68 seria uma espécie de P67 + H67.

- Continua após a publicidade -

Entretanto, ao que parece, os 3 chipsets deverão coexistir por algum tempo: o H67 como uma opção de baixo custo; o Z68 como a versão top do segmento intermediÁrio de alto desempenho da Intel (especialmente voltado para explorar os processadores Sandy Bridge da série "K"), enquanto que o P67 ficaria como um meio termo entre os dois primeiros. Contudo, tudo indica que se o P67 não for extinto de forma oficial pela a Intel, as fabricantes parceiras tenderão a explorar bem menos este em favor do Z68, bem mais atrativo em termos comerciais.

O Z68 conta com 16 linhas de PCIe, permitindo assim as configurações 1x16 ou x8 + x8 para CrossFire ou SLI (mÁximo de 2 VGAs).

Por falar em camadas do PCI Express, a nova geração de chipsets da Intel turbinou a comunicação do barramento de 2,5GT/s para 5GT/s. Desta forma, um único slot PCIe x1 suporta agora uma largura de banda de 500MB/s por direção, ou 1GB/s de forma bidirecional. Esta mudança foi fundamental, entre outras coisas, para o uso de controladoras externas de USB 3.0.

O Z68 (assim como os demais chipsets da plataforma Cougar Point) atua como um hub controlador para todos os periféricos, vídeo e conectores de armazenamento. Entre o processador e o chipset, hÁ apenas um link DMI de 20 GB/s e o FDI (Flexible Display Interface) usado pelo sinal de vídeo da GPU integrada.

O chipset possui nativamente 2 portas do SATA de 6Gbps e 4 do tipo de 3Gbps, 14 portas USB 2.0, Áudio HD de 8 canais e rede. Embora nativamente a série 6 de chipsets da Intel não conte com o suporte ao USB SuperSpeed, a Asus colocou um chip da NEC na P8Z68-V PRO, garantindo assim 4 portas USB 3.0.


Abaixo, um resumo dos principais recursos presentes no chipset Z68:

- Suporte para a segunda geração da família de processadores Intel Core
Suporta a segunda geração da família de processadores Intel Core com a tecnologia Intel Turbo Boost 2.0, processador Intel Pentium e processador Intel Celeron. O chipset Z68 também habilita os recursos de overclocking dos processadores Intel Core de segunda geração.

- Tecnologia de armazenamento Intel Rapid (Intel RST)
Com a adição de outros discos rígidos, fornece um acesso mais rÁpido a arquivos de foto digital, vídeo e dados com o RAID 0, 5 e 10 e maior proteção dos dados contra falhas de disco rígido com o RAID 1, 5 e 10. Suporte para configurações de RAID com HD de mais de 2.2 TB. O suporte para SATA externo (eSATA) ativa a velocidade mÁxima da interface SATA fora do gabinete de até 3 Gb/s.

- Intel Smart Response
Esta tecnologia promete alcançar desempenho próximo aos sistemas que utilizam apenas armazenamento em SSDs, utilizando um caching inteligente baseado em blocos frequentemente utilizados pelos programas, para aumentar o desempenho do sistema. De acordo com a Intel, o ganho poder ser até 4 vezes maior que se utilizar unicamente um HD.

- Tecnologia Intel Rapid Recover (Intel RRT)
A mais nova tecnologia de proteção de dados da Intel fornece um ponto de recuperação que pode ser utilizado para recuperar rapidamente o sistema em caso de falha no disco rígido ou se os dados forem danificados. O clone pode, também, ser montado como um volume "somente leitura" para permitir a recuperação de arquivos individuais.

- Continua após a publicidade -

- LucidLogix Virtu
Com essa tecnologia, os PCs com processadores Sandy Bridge passarão a contar de forma dinâmica, com um avançado sistema de gerenciamento de energia e recursos grÁficos, disponibilizando assim a potência necessÁria para cada tipo de atividade.

Desta forma, se o usuÁrio, por exemplo, estiver navegando na internet ou utilizando uma suíte de escritório, o Virtu irÁ acionar a GPU integrada do Sandy Bridge - economizando energia - ao "adormecer" a VGA principal (seja ela GeForce ou Radeon). Caso seja necessÁria mais potência, como por exemplo, em um jogo, o programa da LucidLogix desabilita a GPU integrada, passando a utilizar da placa 3D "stand alone".

- Suporte a discos rígidos maiores que 2.2TB
Suporta nativamente discos rígidos maiores que 2.2TB em 64 bits, com plena utilização de espaço de armazenamento.

- Suporte para HDMI, DisplayPort, eDP e DVI2
O HDMI (High Definition Multimedia Interface) oferece vídeo de alta definição e Áudio de múltiplos canais descompactados em um único cabo, com suporte para todos os formatos de alta definição, inclusive 720p, 1080i e 1080p. O Vídeo duplo independente expande o espaço de trabalho visualizÁvel para dois monitores.

- Suporte a vÁrios monitores    
Suporte para múltiplos monitores com Windows 7

- Áudio de Alta Definição (Intel HD Audio)
O suporte para Áudio integrado possibilita som digital surround de alta qualidade e fornece recursos avançados como streams múltiplos de Áudio e reatribuição de tomadas.

- Serial ATA (SATA) 6Gb/s
Interface de armazenamento em alta velocidade de próxima geração com apoio para taxas de transferência de até 6Gb/s para excelente acesso a dados com até duas portas SATA.

- Serial ATA (SATA) 3Gb/s
Interface de armazenamento de alta velocidade com suporte para até quatro portas SATA.

- Interface PCI Express 2.0
Oferece até 5 GT/s para acesso rÁpido a dispositivos periféricos e redes com até oito portas PCI Express 2.0 x1, configurÁveis como x2 e x4 conforme os designs das motherboards.

{break::Os recursos da P8Z68-V PRO}A placa mãe P8Z68-V PRO possui uma série de recursos exclusivos da Asus que agregam mais valor para o produto. Abaixo listamos alguns deles, com uma pequena introdução sobre cada um.

- DIGI+ VRM
A segunda geração de Dual Intelligent Processors tem a tecnologia inovadora DIGI + VRM, permite definir um novo padrão de gestão digital de energia. O DIGI + VRM que substitui o regulador de tensão analógica (VRM), os controladores tem um microprocessador digital programÁvel que integra a totalidade do sistema de alimentação de 12 fases VRD no CPU, eliminando a necessidade de conversão digital em analógico. A tecnologia DIGI + VRM melhora o desempenho completo do PC, otimiza a capacidade de overclock, aumenta eficiência energética e assegura estabilidade e segurança em todo o sistema.

- Continua após a publicidade -

Vantagens do design digital ASUS DIGI+VRM

[ASUS Exclusive Digital Power]
Mais rÁpida detecção e resposta: ASUS DIGI + VRM como um controlador digital para combinar perfeitamente com sinal de potência digital (SVID) os pedidos do CPU, eliminando o atraso de conversão digital-analógico.

Melhor refrigeração: driver duplo e design exclusivos MOS duplica a Área de dissipação de calor com o aumento das superfícies de resfriamento para melhorar o desempenho térmico. O espaçamento dos componentes é amplo, com Área mais ampla e acelerando o resfriamento para melhor confiabilidade e estabilidade.

[Active Cooling for Extreme Durability- Super Cool VRM]
2X fontes de alimentação para CPU: o motor exclusivo do mesmo design MOS também fornece o dobro da oferta de energia para a CPU com dois estÁgios de alimentação completa, resultando maior tolerância de carga, aumentando o desempenho e potencial de overclock.


- TPU
O chip TPU oferece um avançado controle de voltagem precisa através de AutoTuning e funções TurboV. Auto Tuning oferece uma forma amigÁvel para otimizar automaticamente o sistema de forma rÁpida com velocidade de clock estÁvel, enquanto o TurboV permite liberdade ilimitada para ajustar freqüências da CPU.

- EPU
Este recurso tem como finalidade otimizar o consumo de energia do sistema, detectando automaticamente cargas de trabalho do processador, fornecendo assim a exata quantidade de energia. De quebra, a EPU reduz o ruído do ventilador do cooler e a aumenta a longevidade dos componentes.


- BIOS UEFI (modo EZ)
É um recurso muito interessante, que promete facilitar a vida dos usuÁrios na hora de configurar os parâmetros do computador. Trata-se do primeiro sistema controlado por interface grÁfica da BIOS projetada com dois modos selecionÁveis. Oferece uma interface amigÁvel que vai além do tradicional controle por teclado, permitindo o controle mais flexível e conveniente, com movimentação rÁpida através do mouse. Os utilizadores podem facilmente navegar no UEFI BIOS com a suavidade de seu sistema operacional.

O exclusivo Modo EZ exibe informações de configuração mais frequentemente acessadas, enquanto o modo avançado é para os entusiastas de desempenho onde necessita-se de um controle do sistema muito mais complexo, incluindo informações detalhadas DRAM.

- GPU Boost
Este recurso acelera a GPU integrada para um desempenho grÁfico extremo. A interface amigÁvel do GPU Boost facilita os ajustes de frequência de forma flexível, fornecendo "poder de fogo" exato para cada necessidade.


- BT GO!
Com bluetooth integrado, a placa dÁ ao usuÁrio a opção de conectar diversos acessórios ao computador, facilitando o compartilhamento de dados, bem como o controle de algumas funções da mÁquina através de aparelhos como smartphones.

{break::Especificações da P8Z68-V PRO}Abaixo seguem as especificações completas da placa, incluindo as tecnologias suportadas e conexões disponíveis, assim como slots para placas adicionais.

Além disso, a imagem em Thumbnail apresenta uma espécie de diagrama da P8Z68-V PRO, detalhando o que cada parte representa.

CPU 
- Intel® Socket 1155 for 2nd Generation Core™ i7/Core™ i5/Core™ i3 Processors
- Supports Intel® 32 nm CPU
- Supports Intel® Turbo Boost Technology 2.0

Chipset
- Intel Z68

Memory 
- 4 x DIMM, Max. 32GB, DDR3 2200(O.C.)/2133(O.C.)/1866(O.C.)/1600/1333/1066 Hz Non-ECC, Un-buffered Memory
- Dual Channel Memory Architecture
- Supports Intel® Extreme Memory Profile (XMP)

Graphic   
- Integrated Graphics Processor
- Multi-VGA output support : HDMI/DVI/RGB ports
  - - Supports HDMI with max. resolution 1920 x 1200 @ 60 Hz
  -- Supports DVI with max. resolution 1920 x 1200 @ 60 Hz
  -- Supports RGB with max. resolution 2048 x 1536 @ 75 Hz
- Maximum shared memory of 1748 MB

Multi-GPU Support 
- Supports NVIDIA® Quad-GPU SLI™ Technology
- Supports AMD Quad-GPU CrossFireX™ Technology
- Supports LucidLogix® Virtu™ Technology

Expansion Slots  
- 2 x PCIe 2.0 x16 (x16 or dual x8)
- 1 x PCIe 2.0 x16 (x4 mode, black)
- 2 x PCIe x1
- 2 x PCI

Storage  
- Intel® Z68 chipset :
  -- 2 x SATA 6Gb/s port(s), Gray
  -- 4 x SATA 3Gb/s port(s), blue
  --Support Raid 0, 1, 5, 10
  --Support Intel® Smart Response Technology on 2nd generation Intel® Core™ processor family
- Marvell® PCIe SATA 6Gb/s controller :
  --2 x SATA 6Gb/s port(s), navy blue
- JMicron® JMB362 controller :
  --1 x eSATA 3Gb/s port(s), red

LAN 
- Intel® 82579, 1 x Gigabit LAN Controller(s)
Bluetooth   
- Bluetooth V2.1+EDR
- ASUS BT GO! Utility

Audio
- Realtek® ALC 892 8-Channel High Definition Audio CODEC
  -- Supports : Jack-detection, Multi-streaming, Front Panel Jack-retasking
- Audio Feature :
  -- Absolute Pitch 192kHz/ 24-bit True BD Lossless Sound
  -- Blu-ray audio layer Content Protection
  -- DTS Surround Sensation UltraPC
  -- Optical S/PDIF out port(s) at back panel

IEEE 1394   
- VIA® 6308P controller
- 2 x IEEE 1394a port(s)
- (2 at mid-board)

USB Ports   
- ASMedia® USB 3.0 controller :
  --4 x USB 3.0 port(s) (2 at back panel, blue, 2 at mid-board)
- Intel® Z68 chipset :
  --12 x USB 2.0 port(s) (6 at back panel, black+red, 6 at mid-board)

Overclocking Features  
- Overclocking Protection :
  -- ASUS C.P.R.(CPU Parameter Recall)

Special Features   
- ASUS Dual Intelligent Processors 2 with DIGI+ VRM :
- ASUS TPU :
  -- Auto Tuning
  -- TurboV
  -- GPU Boost
  -- TPU switch
- ASUS EPU :
  -- EPU
  -- EPU switch
- ASUS Digital Power Design :
  -- Industry leading Digital 16 Phase Power Design (12 -phase for CPU, 4 -phase for iGPU)
  -- ASUS DIGI+ VRM Utility
- ASUS BT GO! :
  -- Folder Sync
  -- BT Transfer
  -- Shot & Send
  -- BT to Net
  -- Music Player
  -- Personal Manager
- ASUS BT Turbo Remote :
  -- Exclusive Smartphone Interface supporting iPhone, Android, Windows Mobile, and Symbian systems
- ASUS Exclusive Features :
  -- MemOK!
  -- AI Suite II
  -- Ai Charger+
  -- Anti-Surge
  -- ASUS UEFI BIOS EZ Mode featuring friendly graphics user interface
  -- Disk Unlocker
- ASUS Quiet Thermal Solution :
  -- Stylish Fanless Design Heat-sink solution
  -- ASUS Fan Xpert
- ASUS EZ DIY :
  -- ASUS Q-Shield
  -- ASUS O.C. Tuner
  -- ASUS CrashFree BIOS 3
  -- ASUS EZ Flash 2
- ASUS Q-Design :
  -- ASUS Q-LED (CPU, DRAM, VGA, Boot Device LED)
  -- ASUS Q-Slot
  -- ASUS Q-DIMM
  -- ASUS Q-Connector

Back I/O Ports 
- 1 x Bluetooth module(s)
- 1 x DVI
- 1 x D-Sub
- 1 x HDMI
- 1 x eSATA 3Gb/s
- 1 x LAN (RJ45) port(s)
- 2 x USB 3.0
- 6 x USB 2.0
- 1 x Optical S/PDIF out
- 6 x Audio jack(s)

Internal I/O Ports
- 1 x USB 3.0 connector(s) support(s) additional 2 USB 3.0 port(s) (19-pin, moss green)
- 3 x USB 2.0 connector(s) support(s) additional 6 USB 2.0 port(s)
- 4 x SATA 6Gb/s connector(s)
- 4 x SATA 3Gb/s connector(s)
- 2 x IEEE 1394a connector(s)
- 2 x CPU Fan connector(s) (4 -pin)
- 2 x Chassis Fan connector(s) (1 x 4 -pin, 1 x 3 -pin)
- 2 x Power Fan connector(s) (3 -pin)
- 1 x S/PDIF out header(s)
- 1 x 24-pin EATX Power connector(s)
- 1 x 8-pin ATX 12V Power connector(s)
- 1 x Front panel audio connector(s) (AAFP)
- 1 x System panel(s) (Q-Connector)
- 1 x MemOK! button(s)
- 1 x TPU switch(es)
- 1 x EPU switch(es)

Accessories   
- User's manual
- ASUS Q-Shield
- 2 x SATA 3Gb/s cable(s)
- 2 x SATA 6Gb/s cable(s)
- 1 x SLI bridge(s)
- 1 x Q-connector(s) (2 in 1)
- 1 x ASUS USB 3.0 Bracket(s)

BIOS
- 64 Mb Flash ROM, EFI AMI BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.5, ACPI 2.0a, Multi-language BIOS, ASUS EZ Flash 2, ASUS CrashFree BIOS 3, F12 PrintScreen Function
Manageability   
- WfM 2.0, DMI 2.0, WOL by PME, WOR by PME, PXE

Support Disc  
- Drivers
- ASUS Utilities
- ASUS Update
- Anti-virus software (OEM version)

Form Factor   
- ATX Form Factor
- 12 inch x 9.6 inch ( 30.5 cm x 24.4 cm )

Abaixo comparativo entre os modelos de placas equipadas com Z68:

{break::Fotos}Abaixo temos uma série de fotos da P6Z68-V Pro, design que lembra muito a P8P67 Pro, que serÁ utilizada nos testes comparativos. Entre as poucas diferenças, temos o fato da mainboard baseada no chipset Z68 vir com conexões de vídeo.

O acabamento é muito bom, com destaque para botões de power/reset integrados, conexão USB 3.0 na placa e logicamente o bluetooth, "tecnologia" que deve ser cada vez mais presente em mainboads.


BIOS
A BIOS é outro destaque da placa, assim como todas as mainboards da Asus para Sandy Bridge(socket 1155), a bios amigÁvel foi um grande salto da empresa, que acabou com os controles e grÁficos limitados que lembram em muito a interface de DOS, agora é possível utilizar o mouse além da BIOS ter acabamento muito melhor no que diz respeito a parte visual.

{break::MÁquinas/Softwares utilizados}Utilizamos quatro mainboards nos comparativos, todas baseadas na plataforma Sandy Bridge e utilizando o mesmo processador, um Core i7 2600K. Abaixo, uma foto do sistema montado com a Asus P8Z68-V Pro, além de detalhes dos sistemas e drivers utilizados.


MÁquinas utilizadas nos testes:
- Motherboards: Asus P8Z68-V Pro, Asus P8P67 Pro, ECS H67H2-I, Gigabyte H67MA-UD2H
- Processador: Intel Core i7 2600K @ 3.4GHz
- Placa de vídeo: Integrada e Nvidia GeForce GTX 560 Ti
- Memórias 4 GB DDR3-1333MHz Corsair Vengeance
- HD 1TB Sata3 Seagate
- Fonte Thermaltake 450W
- Intel BOX

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 7 64 Bits com Updates
- Intel HD Graphics 15.22.1.2361
- Intel INF 9.2.0.1030
- ForceWare 270.61 WHQL

Aplicativos/Games:
- WinRAR 4.0
- Sandra Lite 2011
- CineBENCH 11.5
- x264 HD Benchmark 4.0
- wPrime 2.04
- Far Cry 2

CPU-Z
A seguir, algumas telas do CPU-Z, mostrando as principais características da placa e sistema. A última tela é do GPU-Z, que não mostra os dados corretos de clock do vídeo integrado ao processador.


{break::Winrar, Sandra, CineBench}Como destacamos em diversas reviews de placas-mãe, hÁ diferença muito baixa de desempenho entre modelos com mesmo chipset, se é que podemos dizer que existe diferença. Nesta review veremos muito isso, uma vez que os comparativos mostram três placas bem semelhantes, duas com chipset H67 (ECS e Gigabyte) e uma P67 (Asus).

WinRAR
No teste com o WinRAR, vemos um equilíbrio entre as placas, mostrando como as mainboards pouco influenciaram no resultado alcançado.

{benchmark::1915}

SiSoftware Sandra 2011
Novamente, as placas-mãe diferentes não trouxeram grande diferença entre os resultados alcançados, sendo praticamente idênticos os resultados.

{benchmark::1916}

CineBENCH 11.5
No teste como CineBENCH, temos uma diferença mais evidente entre a primeira e última placa do comparativo, chegando a pouco mais de um ponto. Ainda assim, os resultados são bastante próximos.

{benchmark::1917}

{break::x264 HD, wPrime, Far Cry 2}x264 HD Benchmark
Um novo equilíbrio entre as placas, com exceção do alcançado no second test, onde a placa da ECS apresentou um desempenho um pouco inferior as demais. Mesmo assim, muito equilíbrio nos resultados das quatro placas.

{benchmark::1918}

wPrime
Neste teste, a P8Z68-V Pro alcançou o melhor resultado, mas por uma margem muito pequena. Novamente notamos que as quatro placas tem um desempenho semelhante, como wPrime.

{benchmark::1919}

Far Cry 2
Fizemos alguns testes com o vídeo integrado Intel Graphics HD 3000 do processador Core i7 2600K utilizado. Como podem ver abaixo, não temos o resultado com a placa da Asus por ela ser baseada no chipset P67, sem conexões de vídeo, assim como todos que utilizam esse chipset.

No teste em qualidade grÁfica LOW, a Asus P8Z68-V Pro e a Gigabyte H67MA-UD2H se saem ligeiramente superiores a ECS H67H2-I.

{benchmark::1920}

Quando testamos com qualidade alta em DX10, podemos constatar que não é possível rodar o game de forma satisfatória, como jÁ era de se esperar, com as três placas alcançando praticamente o mesmo FPS.

{benchmark::1921}

{break::Overclock}Não poderiamos deixar de overclockar o sistema, afinal um dos principais atrativos de mainboards com chipset Z68 é o suporte avançado para overclock, assim como mainboards baseadas no P67.

Colocamos o Core i7 2600K de 3.4GHz para 4.3GHz, ganho considerÁvel, principalmente por estarmos utilizando um cooler BOX. Apesar de temperaturas altas como com o teste do wPrime, o conjunto mostrou-se bastante estÁvel.

Para o overclock, apenas colocamos o multiplicador em 43x, desativamos o Turbo Boost e funções de gerenciamento como C1E e Controle de temperatura. Não foi necessÁrio nenhuma alteração manual na voltagem, mantemos a opção em "auto", mostrando o alto poder de overclock da mainboard e processador, sem necessidade de mudanças avançadas, mesmo que a placa tenha tais opções.

Abaixo a tela principal do CPU-Z


WinRAR
No teste com o WinRAR, temos um ganho bastante alto, apresentando uma performance quase 50% superior ao obtido sem o overclock.

{benchmark::1922}

CineBENCH 11.5
Apesar de não tão expressiva como aconteceu no WinRAR, a diferença de desempenho do sistema com o overclock também é perceptível no CineBENCH, com um aumento do desempenho em 20%.

{benchmark::1923}

x264 HD Benchmark
Neste teste temos o menor ganho de performance, com o sistema sendo 9% superior graças ao overclock.

{benchmark::1924}

wPrime
Outro teste em que o overclock resultou em um bom ganho de performance do sistema, que foi 25% mais rÁpido com a modificação.

{benchmark::1925}

{break::Intel Rapid Storage Benchmarks}Um dos grandes atrativos de mainboards com chipset Z68 estÁ na tecnologia Intel Rapid Storage, que a grosso modo dÁ ao HD grande parte do excelente desempenho de um SSD, com a vantagem do espaço de armazenamento que um HD oferece, ainda consideravelmente superior a um SSD, principalmente quando se trata de custo por MB, jÁ que hoje compramos um HD de 2TB pelo preço de um SSD de 60GB.

O conceito é simples: serÁ necessÁrio um HD e um SSD, sendo que o SSD não precisa ter uma capacidade muito grande. Inclusive um de 20GB jÁ possibilita o uso da tecnologia. No caso, utilizamos um HD de 1TB e um SSD de 120GB. O sistema vai gerar um "cache" do que for utilizado e armazenar no SSD. Como a leitura dele é muito mais rÁpida do que o HD, quando tais dados jÁ cacheados no SSD forem requisitados o sistema consegue-se acessÁ-los de maneira muito mais rÁpida do que se fosse dentro do HD, que possui desempenho bem inferior.

Não iremos entrar em detalhes de configurações, mas serÁ necessÁrio ativar o RAID na BIOS e o sistema operacional tem que estar configurado para tal tecnologia. Após feito isso, é necessÁrio instalar o "Intel® Rapid Storage Technology Driver", utilizamos a versão 10.5.0.1026. Com ele o usuÁrio tem controle total da tecnologia, com algumas opções de gerenciamento. Abaixo algumas telas.


HD Tune
Rodamos o HD Tune 3 vezes, mostrando bem como a tecnologia vai gerando ganho na medida que o sistema vai gerando cache do que é "utilizado", até logicamente chegar a um limite.

Como é possível observar, em pouco tempo de uso, o usuÁrio jÁ pode perceber o benefício do recurso, com ganho de desempenho na casa dos 45%, chegando até ao "teto" de 100%. Ou seja, o sistema dobra de performance em se tratando de velocidade de armazenamento.

{benchmark::1934}

PCMark Vantage
JÁ no PCMark Vantage, o ganho de desempenho é impressionante, chegando a ser um pouco mais de 10 vezes superior que o uso exclusivo de um HD, comprovando de vez o imenso benefício da tecnologia para os usuÁrios.

{benchmark::1935}

{break::Conclusão}A P8Z68-V PRO demonstrou ser uma ótima opção para quem não se incomoda por dispensar alguns recursos e diferenciais das linhas mais hardcores, como é o caso da Republic of Gamers (ROG) da própria ASUS, mas que nem por isso, dispensa uma placa mãe de alto padrão.

A mobo possui um acabamento acima da média do que se encontra no mercado, com um belo visual em tons de preto, cinza e azul, um bom conjunto de dissipadores e um robusto circuito de energia DIGI+ VRM 16 (sendo 12 fases para a CPU e 4 para a iGPU), garantindo ótimas condições para um expressivo overclock com segurança.

AliÁs, falando em OC, a P8Z68-V PRO mostrou-se bastante receptiva, com ganho de 900Mhz sobre o clock padrão do Core i7 2600K (3.4Ghz para 4.3Ghz), ainda que utilizando o sistema de refrigeração de referência da CPU da Intel. Além disso, o suporte a memórias DDR3 em 2200Mhz ajudam no resultado final do desempenho da placa.

Para quem estÁ preocupado com o bolso e meio ambiente, o LucidLogix Virtu é um "prato cheio", uma vez racionaliza os recursos do sistema, reduzindo o consumo global de energia, ao gerenciar de forma dinâmica e transparente para o usuÁrio, o uso da GPU integrada  com uma VGA externa.

Contudo, um dos recursos mais impressionantes presentes na P8Z68-V PRO foi sem dúvidas a tecnologia Intel Smart Response, que "transforma" o SSD em uma grande memória cache. Em nossos testes, o recurso possibilitou um ganho de 100% na transferência de dados no HD Tune e de mais de dez vezes no PCMark Vantage!

Somando todos esses recursos à possibilidade de utilizar as tecnologias multi VGAs da AMD e NVIDIA (CrossFire / SLI), a presença de 4 slots SATA de 6Gbps, 1 eSATA e 4 USB 3.0, a P8Z68-V PRO reúne todas as condições necessÁrias para fazer bastante sucesso no mercado e fazer bonito frente a outras rivais.

PRÓS
Ótimo acabamento
Nova interface amigÁvel da BIOS com suporte ao mouse
Muito boa para overclock
Suporte à GPU integrada Sandy Bridge com ótima gama de saídas de vídeo
O Intel Smart Response é show!
Suporte ao LucidLogix Virtu
Belo layout na cor azul com preto
CONTRAS
Poderia ter o suporte à tecnologia HydraLogix
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.