ANÁLISE: Cooler Master Storm Enforcer

ANÁLISE: Cooler Master Storm Enforcer

A Cooler Master, empresa fundada em 1992, nos enviou para testes o gabinete modelo Enforcer SGC-1000-KWN1 da linha Storm.  O case, voltado para gamers, entre outras especificações que mostraremos a seguir suporta os padrões Micro-ATX e ATX, traz 2 coolers e suporta sistema de water cooling;  tem painel frontal com 2 entradas USB 3.0, 2 entradas USB 2.0, 1 para microfone e 1 para saída de Áudio.


Cooler Master Storm Enforcer SGC-1000-KWN1

Neste link você pode conferir um hands-on que fizemos assim que o recebemos.
No hands-on acima jÁ dÁ pra ter uma ideia do acabamento do produto, além do destaque deste gabinete, que são as soluções encontradas pela CM, para trazer praticidade à manutenção periódica de seu computador. Confira no vídeo ou continue lendo para saber quais são elas.


Abaixo estão as principais especificações do gabinete:

  • Model Number     SGC-1000-KWN1
  • Available Color     Black
  • Material     Steel body, ABS plastic, Mesh bezel
  • Dimensions     (W) 229 x (H) 484.5 x (D) 523.5 mm
  • (W) 9.0 x (H) 19.0 x (D) 20.6 inch
  • Net Weight     8.9 KG / 19.5 lb
  • M/B Type     Micro-ATX, ATX
  • 5.25" Drive Bay     4 Exposed (one could be converted to 3.5" bay)
  • 3.5" Drive Bay     1 Exposed (converted to 5.25" bay) / 6 Hidden
  • 2.5" Drive Bay     4 Hidden (two converted from 3.5" bay)
  • Cooling System     Front: 200mm Red LED fan x 1, 1000 RPM, 19 dBA
  • Rear: 120mm black fan x 1, 1200 RPM, 17 dBA
  • Top: 200 mm black fan x 1 (optional ; can be swapped for two 120mm fans)
  • Expansion Slots     7 + 1
  • I/O Panel     USB3.0 x 2 (internal), USB2.0 x 2, Mic x 1, Audio x 1
  • Power Supply     Standard ATX PS2 / EPS 12V (Optional)
  • Maximum Compatibility     CPU cooler height: 175mm
  • VGA card length: 270mm (with HDD cage)
  • 390mm (without HDD cage)
{break::Design, Acabamento}A Cooler Master caprichou neste Enforcer, embora tenha insistido na tampa de abertura frontal do gabinete, que, no nosso ponto de vista só serve para que algum desavisado o quebre acidentalmente. 

Acidentes à parte, as ferramentas que o case traz consigo são muito boas para facilitar o dia-a-dia com seu desktop.

A porta lateral esquerda (de quem olha) do gabinete, que é o que você precisarÁ abrir mais vezes para realizar manutenções, utiliza aquele parafuso maior, que te dÁ a possibilidade de abrir apenas com os dedos.

Outro ponto interessante é o sistema de encaixes para HDs, SSDs, drives de CD, Blu-Ray e etc., estas baias têm um sitema de travamento que basta virar para o lado e destravar (no caso das baias de 5,25") e umas pecinhas que se encaixam nos HDs e no suporte aos SSD (que vêm junto com o gabinete) que basta plugar e deslizar para encaixar nas baias de 3.5 ". Para retirar é só forçar minimanente as laterais.


Basta encaixar a peça à direita no suporte à esquerda fixado ao SSD e deslizÁ-lo  na baia



Para encerrar o kit de ferramentas que vem junto com o gabinete, temos ainda mais dois itens. O primeiro é um adaptador que elimina a necessidade de uma chave hexagonal para instalar a placa-mãe. O adaptador, colocado em cima do parafuso de seis lados, permite você apertÁ-lo usando uma chave philips convencional. 

O segundo é um organizador de fios. Espetando-o em seu gabinete você pode evitar que os fios fiquem entrelaçados, dificultando a manutenção periódica, além de evitar que acessórios como mouses, teclados e joysticks sejam facilmente surrupiados por qualquer um. Útil para ambientes corporativos ou lan-houses, por exemplo.


{break::Comparativo}Nos testes de temperatura, que virão nas próximas pÁginas, faremos uma comparação entre o CM Storm Enforcer e o Thermaltake V6, o qual fizemos review hÁ alguns dias.  E para uma melhor relação, compararemos agora um pouco do design de ambos.


Thermaltake V6 X Cooler Master Storm Enforcer



Os dois têm bom acabamento. O V6 é mais bonito e tem detalhes em black piano, porém o Enforcer é mais alto e mais robusto, o que dÁ mais espaço interno ao gabinete da Cooler Master. Só não dÁ pra esquecer a porta frontal desnecessÁria que a empresa apostou...

Em ambos a lateral tem uma "vitrine" de acrílico para você  observar o seu hardware, no Enforcer essa janela é consideravelmente maior, uma vantagem pra quem gosta de assistir o funcionamento do sistema.


Um ponto negativo deste gabinete é a inferioridade no número de coolers,  03 para o V6e 02 no Enforcer. Embora você tenha a opção de colocar mais um fan de até 20 cm de diâmetro na parte superior do gabinete, ou até trocar de lugar os outros dois jÁ existentes. Mudança, que você vai conferir mais adiante nos teste,s que pode fazer bastante diferença na temperatura interna.

Assim como no V6, a fonte no Enforcer fica na parte de baixo do case, e os compartimentos destinados a HDs e etc. ficam virados para a lateral, facilitando a manutenção não só deles,  como de todo o gabinete.

{break::Instalação}Para fazer a instalação de todo o seu hardware no Enforcer você vai precisar apenas de uma chave philips. Além da praticidade de instalação e manutenção, o espaço interno é grande e bem distribuído, possibilitando uma melhor organização dos cabos, jÁ que foi projetado com entradas e saídas ao longo de toda a carcaça para que os cabos de instalação possam passar por baixo da placa-mãe e subirem apenas do lado de onde serão conectados.

Os cabos dos dois coolers têm adaptadores que possibilita escolher entre plugÁ-los na fonte ou na placa-mãe. Todos os outros cabos são os convencionais de instalação de qualquer mainboard, com a exceção do conector das entradas frontais USB 3.0, que apenas algumas motherboards mais novas possuem.










{break::Temperatura interna, Ruído}Montamos um sistema bem potente para fazer os testes de temperatura do gabinete, abaixo detalhes.

Mainboard: Asus Rampage III Extreme
Processador: Intel Core i7 980X
Cooler: Cooler Master V6
VGA: XFX Radeon HD 5770

Os testes foram feitos com o processador em stock (clock padrão), overclockado para 4.2GHz, e também adicionamos um cooler de 12cm ao gabinete CM Enforcer, para mostrar como ele se comporta quando o usuÁrio adicionar um cooler extra, jÁ que ele possui espaço na parte superior para isso(porque a CM não adicionou um cooler por padrão a esse espaço? :O).

Teste em modo Ocioso
Com o sistema utilizando o clock padrão do processador, em modo ocioso temos uma diferença significativa entre a temperatura dos dois gabinetes. JÁ dÁ pra atribuir esta diferença e as outras que se seguirão ao número de coolers do V6 ser maior em relação ao Enforcer (3 contra 2).

{benchmark::1850}

Em uso: 3DMark 11
Rodando o 3DMark 11 a diferença é mais gritante ainda, chega a 10º a diferença entre os dois.

{benchmark::1851}

Em uso: wPrime
No teste com o wPrime, onde o processador fica rodando em seu mÁximo, a diferença é a menor aferida até agora, mas não dÁ pra ignorar.

{benchmark::1852}

Ruído
Seu ruído é semelhante ao do Thermaltake V6, mas como possui um cooler a menos, é considerado alto.

{break::Sistema Overclockado}Sistema Overclockado
Colocamos o clock do processador trabalhando a 4.2GHz(default = 3.4GHz), dessa maneira o sistema gera mais calor, boa forma de ver como os gabinetes se comportam nessa situação.

Teste em modo Ocioso
Com o sistema utilizando o clock padrão do processador, em modo ocioso não temos variação significativa, mas convenhamos que isto não faz muita diferença, jÁ que você não espera super-aquecimento quando não estÁ sequer usando o computador.

{benchmark::1853}

Em uso: 3DMark 11
Rodando o 3DMark 11 a diferença surpreendentemente fica parecida entre os dois sistemas. Os coolers de ambos não deram conta do recado, trazendo a temperatura a níveis próximos.

{benchmark::1854} 

Em uso: wPrime
No teste com o wPrime, onde o processador fica rodando em seu mÁximo, a lóigica é parecida, super-aquecimento com assistência insuficiente dos coolers dÁ em temperaturas parecidas.
Os dois últimos testes mostram que se você for overclockar sua mÁquina é bom tomar o cuidado de melhorar seu sistema de refrigeração, neste caso o Enforcer te dÁ uma mãozinha: ele tem preparação para mais um cooler de até 20 cm de diâmetro e até para sistema de refrigeração water cooling.

{benchmark::1855}

{break::Temperatura da VGA, +1 FAN 120mm}Teste de temperatura da VGA
Fizemos alguns testes de temperatura da VGA, abaixo o comportamente dos dois gabinetes.

{benchmark::1856}

Ficamos curiosos devido a temperatura estar acima do que esperavamos, principalmente na comparação com o V6 da Thermaltake. Para isso pegamos um FAN de 120mm e adicionamos nos encaixes da parte superior, e obtivemos resultados consideravelmente melhores em algumas situações, confiram abaixo.

Teste em modo Ocioso
Com o sistema utilizando o clock padrão do processador, em modo ocioso temos a explicação que esperÁvamos. O aquecimento superior do Enforcer em relação ao V6 é exatamente a desvantagem no número de coolers, ao colocarmos um de 120mm, a diferença entre os dois se mostrou praticamente nula em modo ocioso e consideravelmente menor com overclock, e olha que ainda caberia um fan de 200mm, caso essa seja a sua opção.

{benchmark::1857}

Em uso: 3DMark 11
Rodando o 3DMark 11 o comportamento é igual ao do teste anterior, sem overclock os níveis ficam emparelhados. Com overclock o enforcer diminui impressionantes 11º em relação ao concorrente.

{benchmark::1858}

Em uso: wPrime
No teste com o wPrime, onde o processador fica rodando em seu mÁximo, mais duas conclusões acertadas. Primeiro o enforcer adicionado de um cooler de 120mm iguala os resultados sem overclock e, segundo, rodando no mÁximo e com overclock você com certeza precisarÁ reforçar seu sistema de refrigeração (um water cooling, citado na pÁgina anterior, é uma boa sugestão, e o Enforcer jÁ estÁ preparado para receber).

Por último deixamos uma dica. Não é este o intuito dos nossos teste e por isso não o fizemos, mas você pode substituir o cooler frontal do Enforcer, colocando-o na parte superior, pois, como vimos, a adição de um cooler neste local faz diferença extremamente significativa. E ainda dÁ pra frisar que este cooler frontal, que jÁ vem com o enforcer, é um fan de 200mm. Não dÁ pra entender é porque a Cooler Master optou por colocÁ-lo lÁ ao invés da parte superior.

{benchmark::1859}

OBS.: Vale destacar que o Enforcer não possui encaixe para coolers no tamanho 140mm na parte superior, apenas 120mm e 200mm.

{break::Conclusão}O Enforcer se mostrou um ótimo gabinete. Tem alguns pequenos detalhes que não agradaram, como a porta frontal, que é um prato cheio para que quebras acidentais ocorram, e a falta de um cooler na parte superior do case, deveriam vir 3 fans ou pelo menos o cooler frontal deveria ser colocado no local  que sugerimos. Uma opção errada da Cooler Master em nossa opinião.

Mas isso não estraga a qualidade do produto. Pelo contrÁrio, sua praticidade, robustez e até o suporte a water cooling fazem do Enforcer uma ótima opção. O bom espaço interno e a possibilidade de organização dos cabos deixam o sistema bonito, aí entra a janela de acrílico lateral, você pode admirar os leds do seu hardware e o funcionamento geral do seu computador a hora que quiser.

Além de tudo, traz consigo a qualidade jÁ conhecida dos produtos da Cooler Master, um ponto forte na hora de escolher seu hardware. Preço bom, funcionalidades atualizadas e a certeza de estar comprando um produto com qualidade reconhecida no mercado.

Vale destacar que aqui no Brasil deve custar perto de R$ 400,00, preço um pouco acima do esperado, principalmente pela ausência do FAN na parte superior, afinal o resultado na prÁtica quase que força o usuÁrio a comprar esse FAN extra.

PRÓS
Acabamento bom;
Painel frontal com USB3.0;
Praticidade na instalação;
Organização interna;
Preparado para water cooling;
Custo / benefício;
CONTRAS
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.