ANÁLISE: Veho MUVI Micro Camcorder

ANÁLISE: Veho MUVI Micro Camcorder

De acordo com a Veho, a  MUVI Micro Camcorder é a menor câmera de alta qualidade do mundo. Este tipo de afirmação sempre gera dúvidas e é bem provÁvel que haja outras câmeras menores, mas de fato a MUVI Micro é impressionantemente pequena. Com 55x20x20mm, ela é pouco maior que uma pilha AA e menor do que a maioria daqueles fones Bluetooth mono. E, se estes fones, maiores que a MUVI Micro são levados pendurados em orelhas por aí, isto é a prova de que portabilidade é o forte desta câmera.

Claro que para conseguir acomodar uma câmera de "alta qualidade" - e explicaremos mais adiante o que a Veho considera alta qualidade - em um dispositivo que parece um brinquedo, algumas coisas foram sacrificadas. A primeira obviamente foi a tela. Ou seja, se você quer enquadramentos maravilhosos, procure outra opção.

O número de controles também foi reduzido ao mÁximo para priorizar o espaço. A câmera conta apenas com três "switches". Um serve para ligÁ-la, outro habilita o modo standby com  gravação por ruído e o terceiro é o disparador, cuja função é iniciar e parar as filmagens. Como seu foco é filmar a prÁtica de esportes, estÁ de bom tamanho.

{break::Design}

O desenho minimalista da MUVI Micro agrada e vai perfeitamente ao encontro da proposta do aparelho. Os comandos são bem posicionados e tem acionamento simples, o que é indispensÁvel quando se filma esportes.

A carcaça de metal  também ajuda, passando um ar de robustez e esmero na qualidade. A MUVI Micro é leve, mas passa a impressão de solidez das antigas câmeras fotogrÁficas analógicas de metal.

- Continua após a publicidade -

 Além dos três switches jÁ mencionados, outros elementos da câmera são o slot para cartão microSD, o led que indica o seu funcionamento, a entrada USB na parte inferior e a lente estilo pin hole.

{break::Acessórios}

 A MUVI Micro é por si só uma "camerazinha" legal, mas é com os acessórios que a diversão de verdade começa. Uma vasta gama de equipamentos "a la James Bond" disponíveis para a câmera, que vão desde um singelo cordão até um case à prova d'Água, que infelizmente é vendido separadamente.

Para uso sem o case, hÁ uma presilha estilo "boca de jacaré" que pode ser acoplada na parte traseira da câmera. O encaixe prÁtico e firme, não deixando espaço para temores de que a câmera virÁ a se desprender. A presilha ainda pode ser girada em 360°, o que assegura o encaixe nas mais diversas superfícies.

Sem dúvidas o brinquedo mais interessante para a MUVI Micro é o case à prova d'Água.  Fechada hermeticamente por pressão, a "caixinha" permite a utilização da MUVI na chuva e na prÁtica de esportes aquÁticos. O encaixe não é dos mais prÁticos, mas funciona bem. O case também conta com um disparador externo, para poder parar e começar a filmagem mesmo debaixo d'Água. A captura de Áudio utilizando o case é, como se espera, prejudicada devido à vedação. O funcionamento do sistema de ativação por ruído (que serÁ detalhado mais adiante) também é prejudicado. Como a Veho não informa qual a profundidade mÁxima que o case suporta, não convém exagerar, mas para esportes como surfe o equipamento parece mais do que adequado, além de servir para proteger a câmera de choques. Durante os testes, a câmera foi colocada debaixo d'Água em uma piscina e utilizada para filmar um passeio de moto sob chuva, sobrevivendo ilesa a ambas as empreitadas.


- Continua após a publicidade -

Para prender o case durante as filmagens, além de uma presilha estilo "boca de jacaré", hÁ uma fita elÁstica regulÁvel.

{break::Operação e testes}

Operar a MUVI Micro é simples, graças aos três comandos que jÁ foram citados. Como não hÁ tela, o controle da operação da câmera é feito por um pequeno led ao lado do disparador que muda de cor e passa a piscar de acordo com o que a câmera estÁ fazendo. Como são três cores e vÁrios "comportamentos" possíveis, mesmo a Veho desistiu da tarefa de tentar explicar com um texto o que cada um significa e apelou para uma tabela. Resolvi seguir o exemplo e traduzir a tabela abaixo.

 Cor do LED indicativo
 Atividade do LED
 Atividade do MUVI
 AZUL  Ligado  Ligado
 AZUL  Desligado  Standby/desligado
 AZUL  Piscando devagar
 Bateria Fraco
 AZUL  Piscando rÁpido
 Copiando dados
 VERDE  Ligado  Cartão SD Cheio
 VERDE  Piscando devagar
 Gravando
 VERDE  Piscando rÁpido
 Sem cartão
 VERMELHO  Ligado
 Carregando
 VERMELHO  Desligado  Totalmente carregado

Apesar de parecer confuso, com pouco tempo de uso é fÁcil habituar-se ao funcionamento do aparelho.

A MUVI Micro conta com uma bateria interna de 500mAh que pode parecer pouco, mas é o suficiente para 3 horas de operação direta. O tempo em stand by não foi informado pelo fabricante.  O cartão microSD de 2GB que acompanha o produto é o suficiente para 90 minutos de gravação.


O modo de gravação acionada por ruído é bastante funcional. Nele, a câmera fica em stand by até que algum barulho com mais de 65db ative a gravação. Se nenhum ruído desta intensidade for detectado por dois minutos, a câmera volta ao stand by. Este modo é particularmente útil para uso como câmera oculta de vigilância, função reforçada pelo tamanho pequeno e aspecto discreto, além de possibilitar o início da gravação sem uso das mãos, o que pode ser útil em alguns esportes.

Durante os testes, os acessórios que acomanham a câmera se mostraram muito úteis e funcionaram bem. As presilhas garantem a segurança do equipamento em quase todas as situações. Faltou apenas um suporte que possa ser preso por velcro ou parafuso.

- Continua após a publicidade -

No teste abaixo, a câmera foi presa na jaqueta de um motociclista  durante um passeio, enfrentou o piso irregular e a chuva sem problemas. A câmera foi montada no case à prova d'Água, o que prejudicou um pouco a qualidade do Áudio e do vídeo (jÁ que o case acabou embaçando um pouco). Um problema notado durantes os testes é uma limitação chata no tamanho do vídeo. Após gravar por meia hora, a câmera para e é necessÁrio ativÁ-la novamente.

Qualidade de imagem
Falando em termos absolutos, a qualidade de imagem da Veho MUVI Micro não é nada extraordinÁrio. Praticamente todas as câmeras de vídeo contemporâneas superam-na neste quesito. Mesmo assim, para uma boa avaliação é necessÁrio pensar no tamanho da da câmera e a sua proposta. Com câmeras maiores consegue-se uma qualidade de imagem superior, mas hÁ certas cenas que só uma câmera como a MUVI Micro pode capturar, como o vídeo mostrado acima.

{break::Conclusão}

A Veho MUVI Micro é uma câmera que surpreende pela robustez associada a uma incrível portabilidade, que a tornam a câmera perfeita para ser utilizada presa ao corpo ou a equipamentos durante a prÁtica de esportes. Sua discrição e o acionamento por voz habilitam-na também ao uso como câmera espiã.

A qualidade de imagem não se sobressai se comparada com câmeras profissionais, mas levando em conta a proposta do equipamento, passa longe de decepcionar.




PRÓS
- Acabamento
- Portabilidade
- Robustez
CONTRAS
- Voltada exclusivamente a usos muito específicos
Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.