ANÁLISE: Sentey Arvina GS-6400

ANÁLISE: Sentey Arvina GS-6400

Recebemos para review da Sentey, empresa com sede na Florida, EUA, o gabinete Arvina GS-6400, um dos modelos TOP de linha da empresa, com diversos diferenciais buscando atingir o público entusiasta, que procura um gabinete robusto e imponente.


Arvina GS-6400
Como destacamos, o gabinete Arvina GS-6400 da Sentey estÁ entre os modelos mais "completos" da empresa, como destaque, além de seu visual imponente, traz suporte a mainboards padrão E-ATX(maiores do que as ATX), 6 coolers inclusos, além de diversas conexões externas, como para cartões de memórias e HD, além é claro, das padrões USB e Áudio.

Entre suas principais características temos:

{break::Design, Acabamento}A caixa, jÁ de cara, impressiona. É bastante grande e pesada, dando uma idéia do tamanho do gabinete.

Como acompanhamento, a Sentey incluiu um kit bÁsico de ferramentas, que ainda se destaca por ter um encaixe especial no gabinete, evitando assim que o usuÁrio o perca, jÁ que ele pode ficar sempre preso ao gabinete.

- Continua após a publicidade -

Assim que removemos ele da caixa, jÁ podemos confirmar seu tamanho maior do que a média, com acabamento muito bom. A primeira vista o destaque fica pelas conexões na parte superior frontal, desde USB à eSata, Sata+Power e botões de liga/desliga dos FANs internos e entradas de cartões de memória no "bico" da parte frontal.

Vale destacar que a Sentey desenvolveu esse modelo em três cores, Preta, Vermelha e Azul.


Quando abrimos novamente temos algumas características muito interessantes, com destaque para o FAN exclusivo para a placa de vídeo, que pode ser removido caso o usuÁrio não tenha interesse em utilizar, ou mesmo desligado por um dos botões superiores frontais.

A fonte fica na parte inferior, e as gavetas de HD são viradas para a lateral, facilitando muito o manuseio.

Como podemos ver nas demais fotos abaixo, a Sentey teve bastante cuidado com o projeto, o que me impressionou pelo preço do gabinete. Custando em média R$ 330,00 reais, ele "briga" com outros modelos como o V6 BlacX Edition da Thermaltake, mas tem ao seu lado o fato de ser mais robusto e ter um projeto um pouco mais interessante, sem contar as conexões frontais e este cooler exclusivo para a VGA.

- Continua após a publicidade -

A tampa da lateral que fica por traz do fundo da mainboard contem presilhas para organização de cabos, como abertura por baixo do processador na base onde a mainboard é presa, facilitando assim a troca de cooler, sem necessidade de desmontar todo o sistema.

Outra característica importante e muito comum nesse tipo de gabinete é o fato da maioria das situações onde temos que fixar um hardware, isso é feito por uma presilha ou sistema que não necessite de ferramentas, facilitando muito a instalação, inclusive dando um aspecto mais bonito a parte interna do gabinete, vimos bem isso na forma como as placas PCI e os HDs são fixados.

{break::Instalação}A instalação é outro ponto bastante positivo do Arvina-GS6400. Como destacamos, ele praticamente não necessita de ferramentas, quando precisa, podemos utilizar as que acompanham o gabinete através do "pequeno case vermelho".

Tirando os "parafusos" para fixar a mainboard e a fonte de energia, o resto é tudo feito sem necessidade de ferramenta, muito prÁtico.


- Continua após a publicidade -

O espaço interno é muito bom, facilitando a instalação de maior quantidade de placas, com destaque também aos diversos buracos interno para passagem de cabos, que deixa o interior mais organizado.


Os cabos para conectar as entradas frontais são comuns e de fÁcil entendimento mesmo para quem não tem experiência na montagem de um sistema dentro de um gabinete com muitas opções como o Arvina GS-6400.

O cooler exclusivo para a placa de vídeo é outro atrativo no que diz respeito aos FANs que acompanham o gabinete, alias, totalizando 4 FAN´s, todos podendo ser desligados pelos botões frontais, bom para quem não tem um sistema muito "parrudo" e presa por menos ruido, ou mesmo facilitando ligar e desligar, na medida que o sistema necessita de  maior circulação do ar interno.


{break::Temperatura interna, Ruído}O sistema montado é baseado em um AMD Phenom II X4 940 @ 3.0GHz com uma mainboard Asus M4N82 Deluxe e cooler OCZ, bom teste para o gabinete e seus FAN´s internos.

Teste em modo Ocioso / FULL
Com o sistema utilizando o clock padrão do processador, em modo ocioso temos ótimo comportamento, com o CPU trabalhando em 31 graus, muito bom.

Quando rodamos o wPrime e exigimos o mÁximo do processador, novamente o comportamento é excelente, 51º graus, temperatura muito boa, logicamente sabendo que para manter o processador em boa temperatura o serviço principal fica a cargo do cooler do processador, nesse caso da OCZ.

{benchmark::1758}

Sistema Overclockado
Fizemos os mesmos testes anteriores com o processador overclockado de 3.0GHz para 3.6GHz, e o resultado novamente foi muito bom, com o processador continuando a 31º graus em modo ocioso, e ficando em 65º graus em FULL load com o wPrime, temperatura dentro de valores aceitÁveis para esse tipo de situação.

{benchmark::1759}

Teste de temperatura da VGA
Também fizemos alguns testes sobre a temperatura de uma VGA para ver como se comportava o sistema de cooler, mas como isso estÁ diretamente ligado a VGA, afinal se a placa jÁ possui um bom sistema de cooler, pouco vai exigir do FAN sobre ela, e foi justamente o que aconteceu.

Como vemos abaixo, temos uma mudança de apenas 1º graus com o FAN ligado, justamente devido a Radeon HD 6850 da XFX utilizada no teste se comportar bem devido seus dois coolers. Mas mesmo assim o que chama a atenção é que esses FANs sobre a placa de vídeo não geram alto ruído, passando despercebido, sendo uma boa alternativa para diminuir a temperatura dependendo da placa de vídeo que o usuÁrio possuir.

{benchmark::1760}

Ruído
Seu ruído é bastante aceitavel, menor do que o gerado pelo V6 BlacX da Thermaltake, tendo ainda como vantagem a possibilidade de se desligar os FAN´s através de botões externos, diminuindo ainda mais o ruído gerado.

{break::Conclusão}Quando vemos um gabinete do porte do Arvina GS-6400, com bom acabamento, diversos diferenciais como conexões frontais e FAN´s integrados, além do ótimo projeto de organização interna, imaginamos que o custo serÁ bastante alto. EstÁ ai um dos maiores destaques do gabinete, que custa em média R$ 330 reais, sendo poucos os modelos no mercado que oferecem o que esse modelo possui, custando este preço.

Apesar de modelos de marcas renomadas ainda possuirem um acabamento um pouco melhor no plastico externo, o Arvina GS-6400 não deixa nada a desejar, como destacamos, com excelente preço e que vai agradar quem procura um produto com uma série de extras em relação a modelos padrão.

Ele possui conexões frontais(externas) para todos os gostos, USB, Áudio, cartões de memória, eSata, conexão externa para HD(Sata + power), um prato cheio para quem odeia abrir o gabinete a fim de conectar um hardware como um HD.

Outro destaque ficou por conta do cooler posicionado direto sobre a placa de vídeo, que pode abaixar alguns graus a mais da placa, muito interessante dependendo a inteção do usuÁrio, como em situações de overclock, por exemplo, ou se a placa de vídeo for de algum modelo que esquenta de mais.

Ainda não encontramos com tanta facilidade o gabinete aqui no Brasil, mas a Sentey vem trabalhando para aumentar sua atuação, não apenas em gabinetes, jÁ que ela também possui outros produtos diferenciados como fontes de energia.


PRÓS
Bom acabamento;
Diversos tipos de conexões frontais;
Bastante prÁtico de instalar hardwares;
Ótima organização interna;
Acompanha FAN´s, inclusive um específico para a placa de vídeo;
Bom custo / benefício.
CONTRAS
Poucas lojas vendem no Brasil
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.